Jogos de ação

NOTA tt
9.8

Review Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Despedida do aclamado produtor japonês da Konami é um "grand finale" para a franquia. Confira a análise completa do game.

Thiago Barros
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Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain é a cereja do bolo da famosa série de games de “espionagem”. A despedida do aclamado produtor Hideo Kojima da Konami não poderia ser em melhor estilo: o novo Metal Gear tem toques de uma obra-prima. Daquelas que, sem dúvida, podem entrar para a história dos jogos eletrônicos. É um grand finale, para aplaudir de pé e gritar “Bravo!”. Confira a análise completa do título disponível para PlayStation 3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é o grande lançamento da semana

Se o “prólogo” dessa história, Ground Zeroes, que foi lançado no ano passado como um game à parte, causou uma ótima impressão e deixou os gamers com água na boca, sua “versão final” não decepciona. Gráficos de alto nível, trama envolvente, muito suspense, um mundo aberto para se explorar e a excelente jogabilidade são os destaques. É como se Kojima tivesse trabalhado todos estes anos pensando neste momento.


Começo de tirar o fôlego

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain começa com Snake, protagonista da série, sendo acordado em um hospital de administração britânica após passar nove anos em coma. A trama se desenrola a partir dali, e mostra o personagem e seu parceiro Kazuhira Miller (Kaz) em busca de vingança contra a organização Cipher.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, enfim, chegou aos consoles (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, enfim, chegou aos consoles (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O prólogo de The Phantom Pain por si só já é de tirar o fôlego. Snake precisa fugir de seu leito e escapar do hospital para fugir dos vilões da Cipher, que querem terminar o que foram incapazes de fazer há nove anos: matá-lo. A fuga é cheia de reviravoltas – e tem um “quê” paranormal ao mesmo tempo surpreendente e agoniante.

É mais do que o suficiente para deixar o jogador no clima do que está por vir. Demora um pouco, mas assim que a introdução, que é para lá de cinematográfica, acaba, o jogador vai para o Afeganistão com Snake. É lá que começa a história do game, que tem seu enredo linear, porém é baseado em um mundo totalmente aberto.

Snake tem que escapar de hospital no começo do game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Snake tem que escapar de hospital no começo de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O enredo é bastante atrativo e prende o jogador do início ao fim. As sidequests acabam sendo um bom complemento e tornam a experiência mais prolongada e divertida. O seu trabalho visual é praticamente impecável. Os gráficos são muito bonitos, especialmente, claro, nas cutscenes, mas no in-game também agradam bastante.

Os diálogos é que são um pouco pobres – especialmente por parte do protagonista. Ele fala pouco. E, às vezes, como as animações são um pouco longas, a parte que é menos jogo e mais “cinema” pode incomodar alguns jogadores – especialmente na reta final ou até mesmo durante o comecinho de The Phantom Pain.

Depois, hora de explorar o Afeganistão (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Depois, hora de explorar o Afeganistão em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Jogabilidade impressionante

Mas nada impressiona tanto quanto a jogabilidade de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. Para os fãs da franquia, é a consagração. Para os novatos, uma prova de que eis aqui uma série que merece todo o reconhecimento que tem. Os controles são simples e os movimentos de Snake são perfeitos. 

Game tem muitas cutscentes longas, mas bem feitas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Metal Gear Solid V: The Phantom Pain tem muitas cutscentes longas, mas bem feitas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Destaca-se ainda a interação com veículos, como helicópteros, e até mesmo com o seu principal companheiro de aventuras: um cavalo. Sem falar na infinidade de armas que se pode desbloquear e nos diferentes visuais que Snake pode utilizar nas missões. É como jogar o Metal Gear dos anos 90 com tudo de bom da nova geração.

Um ponto interessante é que The Phantom Pain lembra um pouco mais de Hitman do que do próprio Metal Gear Solid em alguns pontos. A estratégia ainda é importante. Fazer seu caminho de forma furtiva ainda é o ponto mais desafiador. Porém, os jogadores que possuem o estilo mais “atirador” também irão se divertir.

Comandar Snake no cavalo é muito simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Comandar Snake no cavalo é muito simples em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

As camuflagens estão ótimas. Tem até caixa de papelão para colocar no corpo e fazer o inimigo não ver o personagem. Ou, então, ir agachado/rastejando, derrubá-lo e fazê-lo falar tudo que você quer ouvir. Além disso, também é possível colocar um fuzil ou um lança-foguetes e atirar até matar todos eles. O importante é completar os objetivos, não importa como.

Ser o “Big Boss” é divertido, desafiador e empolgante. Ele se encaixa muito bem nos dois estilos de jogo. Afinal, motivado pela vingança, ele pode usar o “stealth”, que sempre foi o seu ponto forte, ou estar tão irritado que não quer nem saber o que vem pelo caminho. No geral, é uma experiência incrível, de qualquer maneira.

Você pode se disfarçar com uma caixa de papelão (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Você pode se disfarçar com uma caixa de papelão em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Uma adição bem pensada é a nova base que abriga soldados da Diamond Dogs, o exército de Snake. Para liberar armas e itens, é preciso que eles trabalhem para você por lá. Há alguns soldados, mas o jogador “recruta” outros, derrotando seus inimigos do game, e transportando-os para a Base Mãe. Há um tutorial bem legal sobre isso no jogo.

Base Mãe é um local bem legal e que merece atenção (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Metal Gear Solid V The Phantom Pain: base Mãe é um local bem legal e que merece atenção (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Vale a pena, até para quem não é fã da série

A experiência de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, claro, é muito mais “satisfatória” para quem acompanha a série há algum tempo. É o desfecho para uma franquia que tem contornos épicos desde sua criação. Entretanto, o jogo está longe de ser voltado só para este público. 

Pelo contrário. Até mesmo quem nunca jogou um game sequer de Metal Gear pode (ou melhor, deve) desfrutar deste game tranquilamente. A jogabilidade é supersimples, seu enredo tem ligações com o passado, mas não é difícil de compreender e o que ele pode oferecer é tão bom que, sem dúvida, vale o investimento.

Snake te espera em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Snake te espera em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Conclusão

Pense em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain como aquele final épico para uma série que marcou gerações. É como Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei ou Harry Potter e as Relíquias da Morte. É algo para ver e rever. No caso, jogar e "rejogar". Apreciar as animações, jogar a história inteira, fazer as sidequests. Não é todo dia que temos uma obra-prima dos games como essa. Vale, e muito, aproveitar.

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Nota TechTudo

NOTA tt
9.8
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
10

Prós

  • Jogabilidade impressionante
  • Gráficos muito bem trabalhados
  • Mundo aberto com muitas sidequests
  • Enredo envolvente e instigante
  • Nível de dificuldade crescente e desafiador
  • Permite abordagens “stealth” ou “run and gun”

Contras

  • Animações um pouco longas podem incomodar
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populares

  • William Pereira
    2018-09-30T16:10:57

    Aos boboes que reclamam de uma obra prima destas, vão brincar de barbie que ganham mais

  • Guilherme Cavalcanti
    2018-05-29T11:25:56

    Jogaço! Espetacular! Obra prima dos games! O prólogo já deixa de você de queixo caído! E está de graça pra que tem gold no Xbox One! Repito: está de graça pra quem tem gold no Xbox One!

  • Paulo Uequed
    2015-11-10T17:52:35  

    Pra mim esse jogo só tem um contra: a baixa quantidade de cenários fechados. Tanto no modo campanha quanto no Metal Gear Online. Para quem basicamente ensinou uma geração de jogadores a se esconderem atrás de paredes e armar emboscadas em esquinas de corredores, MGSV acabou perdendo alguma coisa pelo caminho.

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    • Paulo Uequed
      2015-11-10T17:52:35  

      Pra mim tem vários contras, missões repetitivas, história e enredo razoável, história dos personagens pouco explorados e desenvolvidos fracamente. Mas tem mais prós, com certeza!

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    • Paulo Uequed
      2015-11-10T17:52:35  

      historia e enredo razoável ? historia dos personagens pouco exploradas ? mano vc usa drogas

  • Robsonbf
    2015-12-04T22:47:50  

    o cara não dá um 10 por causa das animações nunca jogou metal gear! já entrou pra história uns do melhores jogos de todos os tempos.

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    • Robsonbf
      2015-12-04T22:47:50  

      Ao que parece você também não jogou, ou jogou e não entendeu a historia. Se você tivesse jogado os outros Metal Gears, teria percebido que esse TPP é o pior de todos, com a pior historia. As cutscenes nem são longas e o snake quase não fala.

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    • Robsonbf
      2015-12-04T22:47:50  

      Com certeza estão dando nota alta só para tentar vender. Comprei, joguei e não gostei. Não joguei nenhum Metal Gear anterior e achei a jogabilidade péssima, cenários muito simples e feio na maior parte do tempo e jogo extremamente repetitivo e sem graça. Não proporciona a única coisa que um jogo deve proporcionar: a diversão. Se pudesse pediria reembolso!

  • Olavo Rego
    2016-11-14T21:53:14  

    Péssima jogabilidade (movimentação do personagem é muito travada, ele não salta em qualquer lugar mas só em poucos locais específicos). O jogo só tem 2 tipos de cenários: deserto e floresta. O deserto até que é bonito, porém muito grande e vazio e perde-se muito tempo apenas correndo por ele sem ação alguma. A floresta tem um gráfico horrível (parece jogo do inicio do ano 2000).

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    • Olavo Rego
      2016-11-14T21:53:14  

      Pior historia, personagens rasos e pouco ou nada explorados. Vilão que quase não aparece e morre bem rápido.

  • Luiz Vasconcelos
    2015-09-03T19:25:01  

    Snake? Não seria o Big Boss?!!

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    • Luiz Vasconcelos
      2015-09-03T19:25:01  

      Venon Snake

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    • Luiz Vasconcelos
      2015-09-03T19:25:01  

      big boss foi o primeiro snake

  • Moises Silva
    2015-12-21T16:43:47

    METAL GEAR É UM JOGO PARA SER APRECIADO AOS POUCOS!

  • Renato Moura
    2015-11-17T10:58:00

    O Capítulo I é bem legal, o capítulo II foi feito sob uma correria extrema, repetiram missões, e perderam a chance de ligar Big Boss aos clones "Snakes" de metal gear solid. O jogo é bom, mas se torna massante e cansativo pois as missões se repetem bastante. As cut-scenes são bem legais, e Kojima, se tivesse mais tempo e dinheiro, com certeza faria The Phantom Pain ser o épico dos épicos. Review antigo e exagerado desse site. Não jogaram!!!

  • Kelvin Morcillo
    2015-09-01T11:17:49  

    Alguém que fez esse review horrível chegou a jogar o jogo ou foi só copiar e colar mesmo? O jogo tem modo online que sai em setembro, uma pesquisa no Google de 5 segundos vocês saberiam isso.

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    • Kelvin Morcillo
      2015-09-01T11:17:49  

      Os caras até retiraram o contra do modo online kkkkk

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    • Kelvin Morcillo
      2015-09-01T11:17:49  

      Joguei ontem de novo e servidores online ainda em manutenção (jogando pelo X1)

  • Fábio Santos
    2015-09-01T11:02:40  

    "Animações um pouco longas podem incomodar"...sério...vocês jogaram os outros jogos da franquia pra apontar esse Contra?? 9.8 é uma grande nota, mas esse contra aí não faz sentido...

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    • Fábio Santos
      2015-09-01T11:02:40  

      Melhor saga vou comprar todos! :)

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    • Fábio Santos
      2015-09-01T11:02:40  

      Realmente pra quem conhece MGS sabe que um dos pontos mais fortes é a história e suas cutscenes seguindo da jogabilidade, etc fiquei feliz de saber que o jogo continua com suas cutscenes longas e tem um final legal.

  • Luciano Telles
    2015-09-04T10:12:53

    Cara, revejam essa nota 9.8. Dê logo um 10, pois falar das cust cenes é chover no molhado. Faz parte da franquia, é onde tudo se originou, onde Hideo Kojima faz tudo em tempo real, não é uma CG, e isso é desde o MGS 1, MGS 2, MGS 3, etc, até hoje. Com a fox engine. essas cenas devem ser aplaudidas de pé, por dar vida a cada personagem da tela em tempo reaal. Sem contar que esse estilo faz com que muitos jogos hoje sigam essa premissa. Tirar dois décimos por isso é muito "egoísmo". Agora se fosse GTA tava um 10 estampado aqui.

  • Deivid Silva
    2015-09-02T15:23:14  

    O jogo chegou ontem e já tem um review?

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    • Deivid Silva
      2015-09-02T15:23:14  

      Chegou ontem para o povo, mas essa galera que faz review e tem patrocínio ou empresas por trás, recebem uma cópia do jogo muito antes.

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    • Deivid Silva
      2015-09-02T15:23:14  

      Sei não, eu acho que recebem junto com todo mundo, esse review do techtudo é bem superficial.

  • Antonio Carvalho
    2015-09-02T10:05:50

    e o meu jogo que não chegou ainda....

  • Luiz Assunção
    2015-09-01T23:20:18

    Muito bom merecia um 10.

  • Ah5n1
    2015-09-01T22:05:30

    Tirar 0.2 da diversão só pra não dar 10?