Jogos de estratégia

NOTA tt
8.5

Review Metro 2033: Wars

Game de estratégia se baseia no romance russo e faz referências ao FPS

Daniel Ribeiro
por
em

Metro 2033: Wars é um game de estratégia por turnos disponível para Android e iOS que coloca o jogador para administrar uma das muitas facções refugiadas nas antigas linhas de metrô de Moscou. O jogo é inspirado no livro Metro 2033, escrito pelo russo Dmitry Glukhovsky e consagrado pelo jogo de tiro em primeira pessoa de mesmo nome.

H1Z1: saiba tudo sobre o jogo e requisitos para rodar no PC

Diferente do FPS, este jogo não reproduz fielmente a saga de Artyom pela distópica realidade do romance. Há algumas referências ao livro e ao game anterior, mas o jogador encontra uma história mais rica, com muitos personagens diferentes, diálogos sobre as missões e informações sobre outros grupos de sobreviventes, unidades e criaturas.

O game de estratégia faz o jogador mergulhar no universo do livro de Dmitry Glukhovsky (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Metro 2033: Wars faz o jogador mergulhar no universo do livro de Dmitry Glukhovsky (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Metro 2033: Wars mistura a dinâmica de turnos e combates de RPG táticos com características de simulador de gerenciamento de cidades, exigindo muita atenção para defender os territórios e administrar a produção de recursos.

No subterrâneo de um mundo pós-apocalíptico

A introdução de Metro 2033: Wars narra rapidamente a trama do game, apresentando a caótica fuga dos sobreviventes para as estações de metrô e os estranhos mistérios que a região passa a abrigar.

Sem explorar a superfície devastada de Moscou, o jogo foca na conturbada relação entre as diversas facções (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Sem explorar a superfície devastada de Moscou, Metro 2033: Wars foca na conturbada relação entre as diversas facções (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O jogador não controla um protagonista, porém deve sempre ter um personagem da classe “Commandant” disponível em uma das cinco tropas que irá coordenar, responsáveis pelos ataques e defesas do território dominado.

O progresso do jogo segue uma sequência de missões principais e secundárias, aumentando gradualmente a região a ser exploradas e o relacionamento com as outras facções que habitam o subterrâneo de Moscou.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O jogador terá que enfrentar hordas de mutantes e mercenários de outras facções (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O jogador terá que enfrentar hordas de mutantes e mercenários de outras facções em Metro 2033: Wars (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, cada estação colonizada pelo jogador pode abrigar determinado número de construções, fazendo com que os recursos de munição e alimentos sejam produzido e novas unidades para treinar são desbloqueadas.

Conforme a história principal de Metro 2033: Wars se desenvolve, uma série de referências ao livro e ao FPS são apresentadas. Porém, o jogador tem total liberdade para seguir as missões secundárias, alterando o relacionamento com as facções, a dificuldade dos combates e a evolução da trama.

Combates em uma atmosfera sombria e envolvente

Apesar de toda a administração dos territórios se limitar a um mapa de linhas subterrâneas cheio de rabiscos e desenhos, Metro 2033: Wars tem combates em uma interessante perspectiva de terceira pessoa e ótimos visuais tridimensionais.

O gerenciamento do território é todo feito pelos desenhos de mapas do metrô de Moscou (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O gerenciamento do território em Metro 2033: Wars é todo feito pelos desenhos de mapas do metrô de Moscou (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Os cenários variam bastante, mas muito do ambiente bizarro e caótico do universo de Dmitry Glukhovsky é apresentado no panorama. Ao mesmo tempo, as animações e os modelos gráficos são bem caprichados, tornando a experiência de jogo envolvente e divertida.

Alguns dos combates do game podem ser longos ou até muito repetitivos, porém, cada vitória é recompensada com pontos de experiência, desbloqueando habilidades e melhorando os atributos dos personagens sobreviventes.

Com mais de 20 mercenários para contratar, o jogador terá que enfrentar também diferentes criaturas mutantes(Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com mais de 20 mercenários para contratar, o jogador terá que enfrentar também diferentes criaturas mutantes em Metro 2033: Wars (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, as partidas de Metro 2033: Wars são embaladas por uma trilha sonora sinistra e envolvente, ao mesmo tempo em que cada monstro, mercenário ou máquina tem diferentes guinchos, falas ou barulhos.

Uma guerra desafiadora e instigante

Metro 2033: Wars combina muito bem as características de estratégia por turnos com simulador de administração e RPG tático. O game ainda oferece um eficiente tutorial interativo, explicando cada detalhe dos combates e as mecânicas para desenvolver a facção e seus territórios.

O game tem combates animados por excelentes animações e diferentes efeitos sonoros, (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Metro 2033: Wars tem combates animados por excelentes animações e diferentes efeitos sonoros (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A ausência de gráficos do jogo é recompensada pelas ótimas ilustrações sobre cada construção e unidade, sempre acompanhadas de detalhadas informações sobre os atributos, bonificações e habilidades especiais.

O jogador ainda pode contar com um eficiente sistema para gravar e carregar os turnos do game, oferecendo maior segurança para desenvolver as missões ou o retorno a momentos decisivos.

Cada vitória do game proporciona pontos de experiência que aprimoram personagens e desbloqueiam novas habilidades (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Cada vitória em Metro 2033: Wars proporciona pontos de experiência que aprimoram personagens e desbloqueiam novas habilidades (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Apesar de Metro 2033: Wars não oferecer ainda suporte para o português, sua jogabilidade é simples e muito intuitiva. Os comandos durantes as batalhas são práticos e limitados a toques na tela, enquanto a administração do território apresenta os dados sobre recursos e construções de forma clara e objetiva.

Conclusão

Ideal para os fãs dos livros de Dmitry Glukhovsky, Metro 2033: Wars consegue oferecer uma divertida imersão no macabro universo pós-apocalíptico da Rússia. Com uma história envolvente e pouco linear, o jogador tem cada vez mais liberdade para explorar os sombrios subterrâneos de Moscou, ao mesmo tempo em que precisa administrar o relacionamento com as dezenas de facções sobreviventes. O game reúne excelentes qualidades da indústria de jogos mobile: os comandos limitados e eficientes, mecânica progressivamente mais desafiadora, efeitos sonoros envolventes e excelentes gráficos.

Qual livro você acha que deveria se transformar em um jogo? Comente em nosso Fórum!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
9
Som
10

Prós

  • Visual envolvente e caprichado
  • Efeitos sonoros empolgantes
  • Trama divertida e com um ótimo desenvolvimento
  • Jogabilidade instigante e cada vez mais desafiante
  • Conta com mais de 20 unidades e facções inimigas
  • Eficiente sistema para salvar e carregar turnos

Contras

  • Os combates podem ser demorados e repetitivos
  • Não oferece suporte para o português
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares