Publicidade

Por Helito Beggiora; Por TechTudo

TechTudo

O Lumia 535, um dos primeiros aparelhos a ostentar a marca Microsoft após a aquisição da Nokia, veio com uma árdua missão: atrair usuários, especialmente quem não quer gastar muito, para o Windows Phone. Para isso, a empresa usou como principal atrativo a combinação de tela grande, preço pequeno e abundância de recursos – como câmera frontal e flash, nem sempre encontrados em smartphones de entrada.

O TechTudo testou o celular “baratinho” e destaca as principais características do aparelho, além de indicar em que ele fica devendo. Veja o review e descubra tudo sobre o Lumia 535.

Lumia 535 é um dos primeiros celulares com Windows Phone depois da troca entre Nokia e Microsoft (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Assim como a maioria dos aparelhos da Microsoft, o Lumia 535 traz uma carcaça removível de plástico. Apesar disso, o material aparenta ser de qualidade superior ao que é usado pela Samsung, por exemplo. Entretanto, no modelo testado, o acabamento contribui para que manchas da oleosidade das mãos e sujeira apareçam com mais facilidade.

O corpo do aparelho traz o básico: botão para ligar a tela e de volume na lateral, entrada para cabo USB e carregador na parte inferior, saída de som na traseira e entrada para fones em cima. Não existe botão dedicado à câmera e os botões de função do sistema operacional, como menu Iniciar, voltar e buscar, são virtuais, na parte inferior tela – como ocorre nos aparelhos Android.

Detalhe da lateral do Lumia 535 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

A pegada do aparelho não é muito confortável por causa do formato das bordas – arredondas na traseira e mais pontudas junto à tela. Devido ao tamanho avantajado, usá-lo com apenas uma mão é praticamente impossível. O pequeno ressalto da câmera principal deixa o celular “bambo” quando apoiado sobre a mesa e incomoda um pouco.

Além do tradicional branco e preto, o Lumia 535 está disponível nas cores laranja e azul. Como já citado, a traseira é removível, então, o usuário pode adquirir carcaças em outras cores e trocar. Ela é um pouco difícil de ser removida, mas isso não é algo que você fará com frequência.

Entrada do fone de ouvido do Lumia 535 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Como qualquer aparelho com Windows Phone, o desempenho é satisfatório e deve atender até mesmo aos usuários mais exigentes. O processador quad-core de 1,2 GHz dá conta do recado, e o 1 GB de memória RAM está bem acima da média para aparelhos na mesma faixa de preço. Isso faz com que os aplicativos rodem sem problemas, inclusive aqueles que são considerados pesados. Dá até para arriscar um jogo como Asphalt 8: Airborne.

Lumia 535 apresenta bom desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

O desempenho da bateria está dentro dos padrões do mercado: os 1.905 mAh são capazes de fornecer energia suficiente para um dia inteiro de uso moderado, com frequência diária de recarregamento. Caso não use muito o celular, talvez a bateria aguente até dois dias, mas não espere nada além disso.

O aparelho tem entrada para dois chips (dual SIM) e, de acordo com a ficha técnicas, possui conectividade “3,5 G” – ou seja, nada de suporte à rede 4G.

A tela grande de 5 polegadas traz uma resolução de 960 x 540 pixels, o que resulta em 220 ppi. Em condições normais, a boa definição impede que os pixels sejam enxergados individualmente. Por outro lado, as imagens parecem “apagadas”, com poucas cores, e a alta sensibilidade ao toque pode atrapalhar às vezes. É comum qualquer esbarrão resultar em um toque acidental.

Tela do Lumia 535 tem resolução de 960 x 540 pixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Com intensidade de brilho no máximo, a tela do Lumia 535 é legível sobre a luz do sol, embora o excesso de reflexo atrapalhe um pouco a leitura. Apesar do preço reduzido, o aparelho também conta com um sensor de luminosidade. Graças a ele, o brilho é ajustado automaticamente quando o usuário está em um ambiente muito claro ou muito escuro.

A câmera principal de 5 MP também está acima da média para os celulares da mesma categoria, como Moto E de 2014. O flash ajuda bastante em fotos noturnas ou com pouca iluminação. Ela também tem foco automático e, para quem gosta e entende de fotografia, também dá para brincar com alguns controles manuais. Mas os recursos acabam por aqui: a câmera sequer possui zoom.

Câmeras traseira e frontal do Lumia 535 têm 5 MP (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Já a câmera frontal, também de 5 MP, é só para realizar chamadas com vídeo mesmo. O usuário até pode tirar selfies e gravar vídeos em resolução 848 x 480 pixels, mas não espere nada além de imagens granuladas e de baixa qualidade.

Interface da câmera do Lumia 535 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Um “detalhe” que merece ser destacado é que o Lumia 535 já tem atualização garantida para o novo Windows 10 Mobile, cujo lançamento está previsto para dezembro deste ano. O aparelho, inclusive, será um dos primeiros a receber a atualização – antes mesmo de alguns irmãos mais velhos e melhores, como o Lumia 730 e o Lumia 630.

Considerando o preço médio de R$ 400, o Lumia 535 é uma excelente opção de compra para quem não quer gastar muito. O sistema operacional otimizado e rápido, tela grande, câmera frontal e flash na traseira fazem o aparelho se destacar em relação aos concorrentes com valores próximos. O aparelho é mais que indicado para quem está migrando de um celular comum para o primeiro smartphone.

Lumia 535 é uma boa opção entre os smartphones baratinhos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

 Windows: qual o melhor de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo

Por outro lado, se você possui um aparelho com Android ou iOS e está acostumado com a abundância de apps, provavelmente sentirá falta de alguns no Windows Phone. Apesar de os principais aplicativos já possuírem versão para a plataforma da Microsoft, o sistema ainda sofre com apps de qualidade inferior e lançamentos demorados ou que nunca chegam.

O espaço interno é de apenas 8 GB e, apesar de suprir as necessidades de muita gente, pode ser um inconveniente para quem costuma tirar muitas fotos ou encher o celular de músicas e vídeos. Nesse caso, basta inserir um cartão microSD para expandir a memória do aparelho em até 64 GB.

Outro ponto negativo que merece ser comentado é que, para deixar o celular barato, a Microsoft economizou no que pôde. Os fones são frágeis e provavelmente não durarão por muito tempo, e o cabo USB não está incluso na caixa – apenas o carregador de parede. Se você precisar conectar o aparelho ao computador, terá que comprar um cabo micro-USB. Felizmente, o padrão é popular, fácil de achar e qualquer cabo deve servir.

Tabela Tudo Sobre Lumia 535 (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

8.6

Design
9
Desempenho
9
Tela
7
Câmera
8
Custo-benefício
10

Prós

  • Sistema rápido e estável
  • Câmera frontal e flash na traseira
  • Design simples e bem acabado
  • Dual SIM e entrada para cartão SD

Contras

  • Tela com baixa qualidade de imagem
  • Pegada desconfortável
  • Impossível usar com apenas uma mão
  • Sistema ainda carece de aplicativos melhores

Mais do TechTudo