Jogos de ação

NOTA tt
7.5

Review Middle-Earth: Shadow of Mordor

Middle-Earth: Shadow of Mordor tem muito potencial, mas alguns problemas impedem que o jogo atinja exelência. Confira o review!

Bernardo Dabul
por
em

Middle-Earth: Shadow of Mordor, desenvolvido pela Monolith Productions, leva os jogadores de volta ao universo de Senhor dos Anéis, porém desta vez com uma história anterior aos acontecimentos da famosa trilogia. O jogo traz ideias novas para o seu gênero, porém não atingindo o nível de excelência para o qual tinha potencial. Confira a análise completa!

Shadow of Mordor: jogo traz a opção de jogar em resolução Ultra HD no PC

som-capaMiddle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)


História que deixa a desejar

O jogo começa com Talion, um patrulheiro de Gondor, e sua família sendo capturados por orcs e sacrificados em um ritual. Surpreendentemente, o espírito de Talion não morre, permanecendo eternamente em Mordor, até que a maldição seja quebrada. Em sua “vida após a vida”, o patrulheiro é acompanhado por um elfo espectro que perdeu sua memória. Juntos, eles devem caçar a Mão Negra de Sauron para libertar seus espíritos.

A narrativa começa de forma impactante, especialmente com a cena do sacrifício de Talion e sua família, estabelecendo bem o objetivo do jogo. É uma pena que o que se segue deixe bastante a desejar. Parte da história foca em recuperar a memória do elfo espectro, enquanto a outra vê Talion tentando achar a Mão Negra para libertar seu espírito.

Nenhuma delas é muito interessante, não possuindo senso de urgência e apresentando personagens coadjuvantes fracos. Até mesmo as partes que contam com a participação de Gollum não se mostram interessantes, uma vez que a dinâmica Talion-Espectro-Gollum é quase idêntica à de Sam-Frodo-Gollum, como é vista na trilogia do Senhor dos Anéis.

som-talion-espectro-gollumMiddle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)


Talion, o Batman da terra média

O combate de Shadow of Mordor é muito semelhante aos jogos da série Arkham do Batman. Existem ataques básicos, atordoamentos, contra-ataques e esquivas. Além disto, um medidor de combo cresce conforme são dados golpes em sequência sem tomar dano, permitindo que execuções sejam feitas contras os inimigos. Assim como em Batman, o combate é fluido e fácil de aprender, com mais níveis de complexidade sendo adicionados conforme o jogador avança na história.

Existe também uma série de upgrades que podem ser comprados para o protagonista, conforme vai passando de nível. Estes apresentam grande variedade, dando liberdade para o jogador escolher as que melhor lhe convêm.

Além disto, as armas de Talion (arco, adaga e espada) apresentam espaços para runas que adicionam atributos especiais, ativados durante o combate. Como as runas são adquiridas ao matar capitães orcs, a frequência com que estas são obtidas é grande, garantindo que sempre haja alguma que se encaixe em um estilo determinado de jogo.

Middle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)Middle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)


Capitães para todo lado!

Um dos pontos fortes de Shadow of Mordor é seu sistema de capitães. Dentro de cada uma das duas regiões exploráveis pelo jogador existem hierarquias de orcs que dominam o território. Cada região possui 5 chefes e vários capitães, cada qual com um nível de poder diferente. Talion pode caçá-los tanto para conseguir experiência quanto para obter novas runas para suas armas.

Os orcs também lutam entre si por poder fazendo com que missões apareçam no mapa e permitam que Talion entre na disputa. Este pode matar um ou até mesmo os dois capitães. Caso o conflito não seja interrompido, o orc vitorioso ganhará poder, possivelmente subindo de patente no processo.

som-capitaoMiddle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)

Adicionalmente quando Talion, por ser um espírito e ter fama de matar orcs, é derrotado por um inimigo, este ganha poder e sobe de patente. Além disto, o capitão vitorioso fica marcado mostrando que prevaleceu contra o jogador. Este sistema é dinâmico e adiciona longevidade ao jogo, uma vez que sempre há novos capitães surgindo no lugar daqueles que já foram derrotados.

Movimentação controlada

A movimentação de Shadow of Mordor, por outro lado, é um de seus aspectos problemáticos. Escalar paredes é muito imprevisível, várias vezes bloqueando a movimentação do jogador arbitrariamente. Um exemplo disto é o fato de ser necessário apertar um botão para terminar de escalar uma parede e outro botão diferente para terminar de descer a mesma. Isto leva a uma complexidade maior, desnecessária ao esquema de controle do jogo.

Adicionalmente, durante as partes furtivas do jogo, o protagonista às vezes encosta em uma parede para ter cobertura melhor. Infelizmente, sair desta ação na maioria das vezes, é problemático, sendo necessário colocar o analógico em uma direção não desejada.  A movimentação deixa bastante a desejar, o que é uma pena.

Middle Earth: Shadow of Mordor traz história baseada nas obras de Tolkien (Foto: Divulgação)Middle Earth: Shadow of Mordor é baseado nas obras de Tolkien (Foto: Divulgação)


Gráficos e Som

Graficamente, o jogo utiliza bem o poder do Xbox One e do PlayStation 4. A primeira região é mais sombria, devastada e com muitas construções destruídas. Já a segunda apresenta bastante vegetação, o que é bem diferente do esperado de Mordor.

Ambos os cenários apresentam qualidade gráfica alta, com texturas detalhadas e a possibilidade de enxergar grandes distâncias sem pesar no desempenho. Às vezes, quando muitos inimigos estão em cena ao mesmo tempo, o jogo apresenta uma pequena queda de quadros por segundo, não quebrando ou atrapalhando porém a imersão e experiência.

som-vistaMiddle-Earth: Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)

O som é outro aspecto que também deixa a desejar. A atuação dos personagens é distante, nenhum deles sendo realmente memorável após terem seu momento em cena. Até mesmo o protagonista, Talion, tem atuação fraca e nenhum peso em suas falas. A trilha sonora faz seu papel de estabelecer o clima, mas também não se destaca de nenhuma forma.

Conclusão

Middle-Earth: Shadow of Mordor é um jogo que puxa os básicos de franquias como Batman e adiciona algumas ideias próprias por cima. Embora o combate seja muito bom e seu sistema de capitães inovador e divertido, a movimentação exageradamente complicada e a história com sua narrativa fraca impedem que atinja seu potencial.


PS4, Wii U ou Xbox One: qual sua escolha?
 Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
7

Prós

  • - Combate dinâmico
  • - Gráficos e altas texturas
  • - Hierarquia entre Orcs

Contras

  • - Movimentação difícil
  • - Atuação pouco marcante
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Machado
    2015-08-11T09:32:50  

    Esse.jogo merece uma nota maior... muito bom. Minimo 9!

    recentes

    populares

    • Daniel Machado
      2015-08-11T09:32:50  

      Eu comecei a jogar agora ele é pra mim, ja é o melhor, só esperando shadow of war.

  • Rommel Pino
    2015-04-07T11:13:16  

    9, no minimo. Review muito, muito fraco. Criticar o som desse jogo é um absurdo. A trilha sonora é baseada e produzida no mesmo molde dos filmes, além disso a dublagem está impecável. Gráficos excelentes e nada pesados, jogabilidade não senti nenhuma dificuldade. Leiam o review desse jogo no site Adrenaline, outro nível. Os reviews do techtudo estão deixando muito a desejar.

    recentes

    populares

    • Rommel Pino
      2015-04-07T11:13:16  

      Só discordo da dublagem, quem teve a brilhante ideia de colocar sotaque caipira nos orcs?

    recentes

    populares

    • Rommel Pino
      2015-04-07T11:13:16  

      dublagem do wendel bezerra sempre mitando

  • Fernando Barros
    2015-02-19T12:59:07  

    Movimentação Difícil pra quem? pra um retardado só se for!

    recentes

    populares

    • Fernando Barros
      2015-02-19T12:59:07  

      Nunca deve ter jogado Prince of Persia - Sands of Time.... aquilo sim é horrível para se movimentar

    recentes

    populares

    • Fernando Barros
      2015-02-19T12:59:07  

      sands of time eh sensacional

  • Luis Viana
    2014-10-21T16:38:46  

    Eu acho que o maior problema do jogo está entre o controle e a televisão. kkkkk

    recentes

    populares

    • Luis Viana
      2014-10-21T16:38:46  

      na verdade é entre o controle e o sofá rsrsrs

  • Diego Silva
    2015-12-17T15:57:32

    Tem gente que não sabe jogar... rsrs. aí diz que é ruim.

  • Diego Silva
    2015-12-17T15:55:08

    concordo, no mínimo 9

  • Pedro Guilherme
    2015-06-20T19:48:54

    Na boa, eu não joguei o game ainda, mas sei que essa analise é a coisa mais non sense que já vi.

  • Paulo Rossi
    2015-02-23T10:43:32

    Esse Bernardo Dabul, ou melhor Whornardo Whobul é o pior analista de Games que já vi, ele simplesmente deu 7,5 pro Goty do povo em 2014 e tb maior vencedor de gotys no geral, sim perdeu o principal mas venceu a grande maioria. Não basta ser um analista Horrivel como ainda dá 9,5 pro jogo Destiny kkkkkk Jogo horroroso e decepcionante, meu amigo, vc como analista de jogos é um grande jogador de peteca...

  • Fernando Barros
    2015-02-19T12:59:42

    Estão depreciando um dos melhores jogos.

  • Marcia Alvim
    2015-01-17T19:07:11

    Tive que entrar na conta da minha mãe pra poder falar como esse Review está equivocado. Comprei esse jogo no steam e não me arrependi, um dos melhores jogos de 2014 com certeza e pra mim um GOTY tranquilamente. O jogo mistura jogos como batman, assassins creed e Farcry, e o citado no review foi apenas o batman. O som foi dado como "deixa a desejar", como isso? Um jogo que é totalmente dublado em PT-BR e bem dublado, você sente a historia fluir com mais compreensão. Sinceramente esse colunista não entende nada de jogos. Daria 10 mais 9,5 seria perfeito.

  • Arthur Nascimento
    2015-01-10T14:55:42

    No mínimo 9 muito bom jogo

  • Diego Honorato
    2014-12-28T17:20:23

    IGN da nota 9.3... Mas Techtudo e seus colunistas... 7.5 hahahahahahaahaha! Ainda tenho fé que se salva alguém nesse site!

  • Yan Oliveira
    2014-12-18T16:32:59  

    Cara que absurdo esta análise, esse jogo pra mim é o melhor de 2014 até agora, acabei de terminar, estou fascinado, minha única ressalva é que eu jogo no xbox360, e por vezes demora pra carregar as texturas, e há alguns erros de sincronização de movimentos (Com certeza pela limitação do hardware do console), vocês estão perdendo a credibilidade com essas análises de vocês, estou preferindo muito mais as do baixaki jogos (se bem que elogiaram a narração do PES 2015 na analise), tá difícil confiar nessas análises!

    recentes

    populares

    • Yan Oliveira
      2014-12-18T16:32:59  

      Verdade,Techtudo já foi melhor em análises,tá deixando a desejar e concordo com vc esse ano Shadow of Mordor é o melhor jogo desse ano

  • Erichsen Ribeiro
    2014-11-11T10:48:08  

    analista louco esse, o jogo e nota 9,5 Sim. maluco não deve saber jogar e fica de mimimi

    recentes

    populares

    • Erichsen Ribeiro
      2014-11-11T10:48:08  

      ele deve ter os dedos atrofiados para dizer que a movimentação é difícil, ou nunca jogou videogame, pois ela é normal ou até mesmo boa.

  • Charif Termos
    2014-10-07T10:35:24  

    Sla, mas o melhor jogo dos ultimos meses realmento foi o Watch Dogs, esse ai n curti e o Destiny é bom mas nd demais

    recentes

    populares

    • Charif Termos
      2014-10-07T10:35:24  

      parei no watchdogs.. jogo se resume em ficar agachado, pulando de camera em camera.. jogao ein.

    recentes

    populares

    • Charif Termos
      2014-10-07T10:35:24  

      Watch Dogs é tão ruim que joguei duas vzs e doei.. não quis nem vender p nao enganar o comprador hahhahahahahha

  • Carlos Zanuto
    2014-11-05T16:11:22

    Concordo com o Luis Viana.. O problema esta na pecinha que segura o controle.. Amigo vá jogar os jogos online do Uol hahahahhaha não entende bulhufas nenhuma de fazer analise

  • Paulo Rossi
    2014-11-04T10:38:14

    Minha opinião é a seguinte, nota 10 pro jogo e nota 0 pra esse analista! Deve ser ruim demais pra reclamar dos controles do jogo! kkkk E outra se esse jogo não ter diversão nota 10, não sei qual pode ter...

  • Weslen Maricato
    2014-10-31T09:31:06

    E depois dessa matéria inútil feito por uma pessoa mais ainda, de pouquíssimo conhecimento, lá se vai a imagem de um ÓTIMO JOGO baseado na história do Senhor dos Anéis, ignore a matéria e leia só os comentários leitores, a nota pra mim desse jogo é 9.5. (Como dizer que a nota do som é 8? são trilhas sonoras do nível do filme do Senhor dos Anéis, e como dizer que a movimentação é dificil? se o que é dificil são as lutas, o controle do personagem é nota 10!)

  • José Rodrigues
    2014-10-09T22:30:29

    Movimentação difícil???? GG tech tudo

  • Charles Wilson
    2014-10-19T01:11:03

    De forma alguma este jogo merece apenas 7,5. Eu daria um 9. Estou me divertindo muito. Requer estratégia e não apenas sair apertando botões. Finalmente um jogo digno da nova geração.

  • Luiz Junior
    2014-10-11T17:02:24  

    Alguém sabe me dizer se esse jogo vai ser lançado pra ps3 também

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2014-10-11T17:02:24  

      Sim, vai sair pro X360 e PS3 senão me engano à partir do dia 18/10 aqui no Brasil.

  • Bruno Richelly
    2014-10-14T07:30:25

    7,5???!!! Caramba, o jogo é muito bom, apesar de claramente ser inspirado em Batman e Assassin's Creed, porém mesmo assim consegue mostrar sua própria identidade...com a questão do som e a atuação dos personagens vocês só podem ter jogado o jogo na versão dublada, onde mesmo sendo boa não tem comparação com a versão original, pra mim a nota é 9,0

  • Saulo Nogueira
    2014-10-13T01:45:47

    7.5 vou nem comentar, vai que é doença, olha essa nota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Saulo Nogueira
    2014-10-13T01:45:34

    7.5 vou nem comentar, vai que é doença, olha essa nota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Branco
    2014-10-09T17:12:11

    copia do assassins creed tem que ter muita paciencia pra jogar umtrem desses