Jogos casuais

NOTA tt
8.8

Review Minecraft: PS Vita Edition

O incrivelmente popular jogo de blocos chega agora ao portátil da Sony com Minecraft: PS Vita Edition, uma perfeita transposição da versão lançada para PlayStation 3, com interação entre as plataformas e até mesmo cross-buy.

Rafael Monteiro
por
em

Minecraft, jogo de blocos que fez um incrível sucesso nos PCs e consoles está agora recebendo uma versão portátil para o PS Vita. Não é a primeira vez que vemos Minecraft portátil, porém a Pocket Edition para smartphones e tablets é muito aquém ao título como o conhecemos. Isso não acontece com a versão do PS Vita que transpõe perfeitamente o jogo dos consoles.

Minecraft PS3 Edition: veja como transferir mundos para o PlayStation 4

Minecraft chega ao PS Vita com uma perfeita conversão dos consoles (Foto: GameStop)Minecraft chega ao PS Vita com uma perfeita conversão dos consoles (Foto: Divulgação)


Blocos por toda parte

Os blocos de Minecraft compõem um grande mundo gerado aleatoriamente no qual você pode explorar livremente. Tudo pode ser destruído e remoldado. Árvores podem ser cortadas, virar madeira e se tornarem a matéria-prima da sua casa. Tudo isso no entanto tem um objetivo ainda maior, sobreviver aos hostis monstros que aparecem durante a noite.

Após uma longa trajetória de sucesso nos PCs, onde o jogo se tornou um dos mais populares da plataforma, Minecraft chegou aos consoles com uma versão simplificada. No PlayStation 3 e Xbox 360 os mundos são menores, porém a interface se tornou muito mais intuitiva e acessível.

A versão do PS Vita é basicamente a mesma do PlayStation 3, com mínimos ajustes na jogabilidade para o portátil. Elas inclusive são compatíveis uma com a outra. É possível usar o mesmo mundo do console no portátil e vice-versa. O jogo também é cross-buy, o que significa que comprar qualquer uma das versões dá acesso também a outra.

Minecraft: PS Vita Edition traz um grande mundo de blocos para explorar (Foto: GameZone)Minecraft: PS Vita Edition traz um grande mundo de blocos para explorar (Foto: Divulgação)


Sobreviva e seja criativo

Todos os modos da versão para consoles estão presentes aqui. Há o modo Sobrevivência, onde você poderá viver uma grande aventura cheia de monstros e locais para explorar, e também o modo Criativo, no qual você pode construir livremente, sem ser incomodado por inimigos e com acesso a todos os blocos do jogo.

Jogadores mais experientes sabem também como encontrar “modos alternativos”. Por exemplo, existe um mundo plano que é voltado para usuários que querem erguer criações sem lidar com uma geografia acidentada. Porém, jogadores procurando um desafio tentam enfrentá-lo no modo sobrevivência, lidando com recursos limitadíssimos.

Controles intuitivos

Um dos maiores problemas de Minecraft: Pocket Edition estava em seus péssimos controles, baseados na tela de toque de smartphones e tablets. A versão PS Vita não sofre desse problema, trazendo muito bem-vindos controles físicos. A transição entre jogar Minecraft nos consoles e no PS Vita é completamente natural, quase imperceptível.

Minecraft no PS Vita incorpora o menu de crafting simplificado dos consoles (Foto: IGN)Minecraft no PS Vita incorpora o menu de crafting simplificado dos consoles (Foto: IGN)

Você poderá construir utilizando blocos, enfrentar monstros, explorar cavernas e templos, com total controle do seu personagem e da câmera, graças aos dois analógicos do PS Vita. A tela de toque é utilizada apenas para pequenos toques opcionais, como selecionar itens.

A única coisa que faz um pouco de falta é um par extra de botões de ombro. Os botões L e R são usados para as principais ações do jogo, assim como no PlayStation 3 são os botões L2 e R2. Porém, ficam faltando os botões de ombro extras para circular entre os itens ativos.

No PS Vita a função do L1 e R1 foi mapeada para o D-Pad à esquerda, sendo necessário tirar o dedo do analógico esquerdo, que move o personagem, para circular entre os seus itens. O problema é que Minecraft é extremamente hostil e às vezes não é uma opção parar de correr para selecionar um item.

Botões e direcionais analógicos eram exatamente o que Minecraft precisava em sua versão portátil (Foto: Powered by Redstone)Botões e direcionais analógicos eram exatamente o que Minecraft precisava em sua versão portátil (Foto: Divulgação)


Grandes blocos, pequenas telas

Com certeza algum sacrifício gráfico teve que ser feito para que Minecraft rodasse no PS Vita, porém não é possível notar tal diferença. Apesar de sua aparente simplicidade, Minecraft é um jogo relativamente pesado devido a complexidade do mundo a sua volta e até mesmo nos consoles ele apresenta certa lentidão.

A versão PS Vita tem um pouco mais de lentidão em grandes ambientes abertos ou quanto vários inimigos de reúnem na tela, porém não chega a ser incômodo. Em outros momentos o jogo inclusive parece rodar mais rápido do que as versões console, permitindo que você quebre blocos mais rapidamente, algo muito útil em uma versão portátil.

O tamanho do mundo é o mesmo da versão do PlayStation 3 e Xbox 360, o que não é tão grande quanto da versão PC ou mesmo do PlayStation 4 e Xbox One, porém traz um bom espaço para explorar. Uma curiosidade é que salvar o jogo está muito mais rápido do que nos consoles e o autosave leva algo em torno de míseros 2 segundos.

Gráficos de Minecraft no PS Vita não devem em nada aos consoles (Foto: PlayStation Blog)Gráficos de Minecraft no PS Vita não devem em nada aos consoles (Foto: Divulgação)


Conclusão

Minecraft: PS Vita Edition é a edição definitiva portátil do jogo, onde a produtora simplesmente fez tudo certo. É uma transposição realmente perfeita da versão para consoles, permitindo importar e exportar seu progresso a qualquer momento e ainda com cross-buy, exigindo que você compre o título apenas uma vez. O PS Vita era o que faltava para Minecraft portátil, assim como Minecraft era o que faltava ao PS Vita.


Qual foi o seu maior feito em Minecraft?
Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
8

Prós

  • - Minecraft em qualquer lugar
  • - Ótima versão portátil
  • - Cross-buy com PlayStation 3

Contras

  • - Falta de botões de ombro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Júnior Cardoso
    2014-12-20T01:49:23

    Na minha opinião a nota do som ficou baixa!