Teclados

NOTA tt
8.0

Review Mini teclado sem fio Clone

Um problema recorrente dos media centers são os teclados. Mesmo os sem fio, são grandes e desajetiados para serem usados como um simples controle remoto. Pensando nesse nicho de mercado, a Clone resolveu lançar um pequeno teclado multimídia com trackball, que se encaixa perfeitamente nessa função.

Gustavo Ats
por
em

Media centers são o futuro do entretenimento multimídia na sala de estar. Através deles, é possível acessar à Internet, abrir vídeos e até instalar jogos. Entretanto, um problema recorrente desses computadores são os teclados, que devem ser colocado próximo à tela. Mesmo os sem fio, são grandes e desajetiados para serem usados como um simples controle remoto.

Pensando nesse nicho de mercado, a Clone resolveu lançar um pequeno teclado multimídia com trackball, que se encaixa perfeitamente nessa função.

Mini teclado sem fio Clone (Foto: Divulgação)Mini teclado sem fio Clone (Foto: Divulgação)

Design

Ao contrário da maioria dos teclados sem fio, este, da clone, é super compacto e muito bonito, cheio de detalhes cromados, com uma moldura que dá um toque especial no design.

Na parte direita do teclado, há uma bola que tem a função de trackpad, com alguns botões de comando e teclas para multimídia. Essa interface torna o equipamento um verdadeiro controle-remoto para seu media center.

As teclas têm boa construção, mas o espaço entre elas (bem menor do que as de um netbook comum) atrapalham um pouco a digitação de quem tem os dedos grandes. Passada a fase de adaptação, contudo, dá para se familiarizar com o teclado.

Uma coisa que não gostamos foi o enorme conector USB que a Clone incluiu. Acontece que na era dos mouses e teclados com micro receptores, era de se esperar que este tecladinho já viesse com um mini receptor também.

Desempenho

Como teclado, o aparelho cumpre suas funções e funciona muito bem. Durante os testes, avaliamos a resposta do produto, o alcance do receptor sem fio e a facilidade de instalação do aparelho, entre outras coisas.

Apesar de ser um teclado sem fio, o tempo de resposta dele nem é muito perceptível. Claro que para jogos, qualquer milissegundo de atraso pode significar um headshot para o time adversário, mas este teclado não serve para isso.

O alcance também é muito bom: entre 6 e 8 metros sem barreiras. Num dos testes, nosso editor resolveu pregar uma peça num colega: plugou o teclado numa USB e se escondeu numa outra sala. A resposta do teclado foi muito positiva.

A instalação é 100% plug and play. Literalmente, é só plugar e usar, tanto no Windows quanto no Ubuntu 10.10. Claro que para usar algumas teclas multimídia em versões mais antigas do Windows ou do Linux é necessário baixar um driver (ou usar o do CD que vem no pacote). Em versões novas não é necessária essa instalação.

Para nossa decepção, entretanto, notamos um pequeno problema com o mini teclado sem fio da Clone: ele trabalha na mesma frequência que o Bluetooth e que os roteadores sem fio, o que pode ocasionar algumas interferências.

Durante nossos testes, ao ligar o teclado pela primeira vez, um dos mouses sem fio que estávamos usando parou de funcionar. No entanto, bastou reiniciar o mouse para que ele voltasse ao normal.

Custo-benefício

O aparelho vale a pena, principalmente pelo preço. Custa entre R$ 69,00 e 100,00, dependendo da loja. É uma ótima compra para quem tem um media center ou quer usar o PC à distância.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Leve e compacto.
  • * Bonito.
  • * Bom alcance.

Contras

  • * Baixa duração de bateria.
  • * Preço meio salgado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Domingues
    2014-05-23T15:52:51

    Tenho esse mini teclado É muito bom porém preciso só do receptor USB .que quebrou ,e não consigo achar.(conclusão ,tenho que comprar outro teclado.)

  • Bruno Paes
    2014-11-10T21:49:08

    Sabe dizer se esse conjunto é reconhecido por uma smart tv da LG? Modelo 42lb5800