Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Modern Combat 4: Zero Hour

Modern Combat 4: Zero Hour é o quarto do jogo da franquia de sucesso da Gameloft. Com versões para iOS e Android, a Gameloft se inspira novamente em games de sucesso para fazer sua própria versão de uma guerra futurista.

Dário Coutinho
por
em

Modern Combat 4: Zero Hour é o quarto do jogo da franquia de sucesso da Gameloft para smartphones e tablets. Com versões para iOS e Android, a Gameloft se inspira novamente em games de sucesso como “Call of Duty: Black Ops II” para fazer sua própria versão de uma guerra futurista.

Modern Combat 4: Zero Hour (Foto: Reprodução)Modern Combat 4: Zero Hour (Foto: Divulgação)

A história se passa em um futuro muito próximo, no qual drones de batalha e tablets fazem parte da guerra. Nesse cenário, o presidente americano é sequestrado por um grupo terrorista de americanos anti-capitalismo (vejam só) e, no comando do soldado Walker, você terá a missão de resgatá-lo.

A novidade, pelo menos na franquia, é a possibilidade de jogarmos também com o vilão, Edward Page. Porém, o antagonista de Modern Combat 4 está longe de ter o carisma do vilão do Black Ops II. Ao contrário de Menendez (Black Ops II), que tinha lá seus motivos, Edward Page é só um cara chato que sempre tem uma resposta malvada para tudo.

Se a História não agrada muito, o tiroteio em Modern Combat 4 é o mais próximo que se pode chegar de uma experiência de console em um smartphone ou tablet. Com comandos simples e bem dispostos, é possível mirar e atirar com facilidade. As novidades em relação a versão anterior fica por conta das novas mecânicas para pular obstáculos e escorregar para esconder-se do fogo cruzado.

Modern Combat 4 Zero Hour tem gráficos bonitos e efeitos de física (Foto: Reprodução)Modern Combat 4: Zero Hour tem gráficos bonitos e efeitos de física (Foto: Reprodução)

A Qualidade gráfica

A primeira coisa que chama a atenção, como sempre, são os gráficos. Visualmente, este é um dos jogos mais bonitos para iOS. Explosões, fumaças, ondas de choque causadas por bombas e até efeitos de sombra em tempo real irão surpreender jogadores que não estavam acostumados com essa qualidade nos smartphones e tablets.

Porém, em vários aparelhos com Android, o jogo aparece com texturas borradas e sem vários dos efeitos que estão presentes na versão para iPhone e iPad. Aparelhos como o Nexus 7, que tem uma boa configuração, não apresentam gráficos que se equiparam as versões para iPad Mini ou iPad 2. Veja um pequeno comparativo feito pelo site PocketGamer.

Comparativo  das versões de Modern Combat 4 (Foto:PocketGamer)Diferenças entre iOS e Android (Foto:PocketGamer)

A Havok, engine de efeitos de física que é utilizada em vários jogos famosos para consoles como Assassin’s Creed e outros, faz sua estreia em um jogo para mobiles. Ela torna os cenários de Modern Combat 4 mais interativos, destrutíveis e deixa o jogo mais realista.

A campanha, anunciada para durar até 15 horas, na realidade, dura menos de cinco. As primeiras fases do jogo são um pouco enfadonhas, pois são tão variadas, com tanta coisa acontecendo, que o jogador fica meio perdido em situações inúteis como usar um drone que vai ser destruído ou um passeio de carro sem destino aparente.

Contudo, a partir da terceira fase as coisas se acertam e o modo fica emocionante, virando uma caçada implacável ao vilão Edward Page. Ao encerrar a campanha single, muita coisa no enredo fica aberta, sugerindo um Modern Combat 5 para concluir a história do jogo.

Edward Page é um americano que não gosta do seu país (Foto: Reprodução)Edward Page é um americano que não gosta do seu país (Foto: Reprodução)

Com algumas falhas no roteiro e na execução de algumas ideias, o modo Single Player não agrada tanto quanto o Multiplayer. Não existe qualquer recompensa para quem terminar o jogo no nível mais difícil, por exemplo. O que pode desestimular alguns jogadores mais competitivos.

Multiplayer de alto nível

A Gameloft preparou Modern Combat 4 para ser um jogo de campeonato. Prova disso é a possiblidade de acompanhar o ranking dos jogadores no site oficial do game. Há também um editor de partidas online,  que permite realizar disputas “privadas”, apenas com jogadores convidados por você.

Modo multiplayer é a melhor parte de Modern Combat 4 (Foto: Divulgação)Modo multiplayer é a melhor parte de Modern Combat 4 (Foto: Divulgação)

Houve um grande rebalanceamento para equilibrar os jogadores. Agora, ao estar em um nível mais avançado, você não fica automaticamente “indestrutível”. Ao invés disso, são liberadas habilidades e killstreaks, como em Call of Duty, sendo agrupadas de modo a não deixar o jogador montar uma combinação que o deixe virtualmente invencível.

Outra grande novidade no modo multiplayer é o editor de armas. Nele é possível customizar seu armamento colocando miras lasers, silenciadores, coronhas e cabos. Há opções de melhorias para precisão, potência, mobilidade da arma e redução do coice.

Agora é possível customizar sua arma (Foto: Reprodução)Agora é possível customizar sua arma (Foto: Reprodução)

As partidas podem ser disputadas por até 12 jogadores, que podem escolher o famoso mata-mata ou combates em equipes. Os modos multiplayer disponíveis são: Batalha, Luta em Equipe, Rouba-Bandeira, Caçada, Controle de Área, VIP, Caixa Vazia e Modo Guerra.

De longe, o formato mais divertido do jogo é o Modo Guerra. O cenário é dividido em zonas e cabe aos times controlar as áreas. As equipes são divididas em duas, SGS, que representam os terroristas e Unidade Phantom, os contra-terroristas. Vence a equipe que atingir o limite máximo de pontos estabelecidos. As Killstreaks com suporte aéreo são amplamente utilizadas, deixando o combate muito mais intenso. Este é também um dos melhores modos para subir a patente do seu soldado mais rapidamente.

Ausente na App Store brasileira

Infelizmente, quem tem conta na App Store brasileira ainda não pode conferir nenhum jogo com conteúdo mais violento e Modern Combat 4: Zero Hour é um dos jogos mais brutais para iOS. Desta vez, além do habitual sangue, a Gameloft incluiu decapitações e desmembramentos.

Modern Combat 4 tem sangue e decaptações, mas tudo pode ser desativado pelo menu (Foto: Reprodução)Modern Combat 4 tem sangue e decaptações, mas tudo pode ser desativado pelo menu (Foto: Reprodução)

O jogo tem classificação indiciativa acima dos 18 anos, mas é possível “desligar” o sangue no menu de opções. Infelizmente a recente portaria divulgada pelo Ministério Público, em agosto de 2012, ainda não entrou em vigor. O que deixa os jogadores brasileiros de iOS com uma única opção: baixar o jogo através de outras App Stores.

Conclusão

Modern Combat 4: Zero Hour é um dos melhores jogos de tiro para iPhone e Android ao lado de N.O.V.A 3, também da Gameloft. A melhor parte do game é, sem dúvidas, o seu modo multiplayer. Porém, os jogadores que buscam uma intensa experiência no modo singleplayer podem se decepcionar um pouco.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
8

Prós

  • - Gráficos sensacionais
  • - Havok Engine
  • - Controles fáceis de aprender
  • - Multiplayer online
  • - Customização das armas

Contras

  • - Versão do Android não tem os gráficos do iOS
  • - Vilão sem carisma
  • - Modo single player descartável
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Heitor Ferreira
    2013-02-02T14:48:24  

    Por que nao tem Modern Combat e NOVA na app store brasileira??? Já tem um monte de jogos da gameloft lá.... E tbm tem jogos de tiro... A gameloft costuma dar atenção ao Brasil, fazendo jogos em Pt-br, nao sei pq deram essa mancada com esse jogo.

    recentes

    populares

    • Heitor Ferreira
      2013-02-02T14:48:24  

      Dario Coutinho, mas essa coisa de que é muito violento é uma desculpa esfarrapada... Na app store brasileira tem jogos muito violentos, como o Dead Trigger, por exemplo, que tbm inclui desmembramentos e decapitações.

    recentes

    populares

    • Heitor Ferreira
      2013-02-02T14:48:24  

      Heitor Ferreira também não entendo, mas parece política da própria Gameloft em não arriscar e respeitar 100% a legislação brasileira. O que é correto. Vamos esperar que a tal portaria entre logo em vigor.

  • Márcio Silva
    2013-02-01T09:51:36  

    Excelente jogo, nota 10... mas achei a jogabilidade no Galaxy S3 muito difícil, ainda estou apanhando do jogo e do celular.

    recentes

    populares

    • Márcio Silva
      2013-02-01T09:51:36  

      Olá Márcio. Tudo depende de calibrar a sensibilidade do touch. Regule isso acessando menu opções. Dá pra customizar os botões virtuais também, facilitando o acesso a alguns comandos.