Monitor

NOTA tt
7.8

Review Monitor Sharp PN-L703B

Com boa qualidade de imagem, design discreto e atraente e tela que suporta até dez toques simultâneos, o aparelho pode ser uma ótima opção para quem procura um display multitouch versátil e voltado ao segmento corporativo.

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

Com uma proposta absolutamente voltada ao universo corporativo, a Sharp traz ao Brasil o seu mais novo monitor interativo de 70 polegadas, conhecido como PN-L703A. O TechTudo testou todos os recursos do inédito produto multitouch, que se destaca pela versatilidade. Confira:

Tela 4K para smartphone produzida pela Sharp pode chegar em 2016

Review monitor Sharp PN-L703A (Foto: Divulgação)Review monitor Sharp PN-L703A (Foto: Divulgação/Sharp)

Suporte a dez toques simultâneos

A aposta da Sharp chega para suprir a necessidade dos consumidores que precisam de um aparelho superior às lousas digitais. O modelo possui uma tela sensível ao toque, com tecnologia de detecção de bloqueio infravermelho, permitindo até 10 toques simultâneos no painel. Dessa forma, um número maior de usuários pode aproveitar os recursos do produto ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de restrição.

O equipamento está apto a trabalhar nos mais variados ambientes, incluindo eventos e reuniões corporativas, hotéis, shoppings, museus, escolas, universidades etc. Inclusive, há um modo dedicado a webconferências e compartilhamento de tela, compatível com diversos aplicativos de terceiros.

Uma das grandes vantagens da linha PN-L703 é que seus produtos possuem um baixo nível de manutenção, dispensando complexas calibrações manuais - exigidas por lousas interativas baseadas em projeção.

Ao iniciarmos o PN-L703A, nos deparamos com um “Whiteboard” dinâmico, ideal para ambientes educacionais e e empresariais. Através do quadro branco, o usuário é capaz de selecionar diferentes tipos de pincéis e cores, além da espessura da caneta digital.

sharp-pn-l703b (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Whiteboard em ação (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

Além disso, o Whiteboard conta com uma ferramenta de aplicação de objetos geométricos, bem como uma opção para compartilhar textos, sendo possível personalizar manualmente o tipo de fonte, tamanho e cor. Há também ícones bem localizados para imprimir conteúdos e inserir imagens e vídeos a partir de dispositivos externos.

Embora todas as funções do quadro branco funcionem bem, o tempo de resposta dos comandos fica aquém do esperado, já que a sensibilidade da tela deixa a desejar em ocasiões pontuais como, por exemplo, quando há mais de um usuário interagindo com o display.

Quer ajuda sobre qual TV comprar? Opine no Fórum do TechTudo

É válido salientar que o painel não registra as tão indesejadas marcas de dedo. Isso significa que, mesmo depois de diversos toques no display, as manchas temporárias vão passar despercebidas, evitando assim a necessidade de limpá-lo a todo momento.

sharp-pn-l703b (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Monitor possui o tamanho ideal para ambientes educacionais e corporativos (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

Navegar pelo menu de configuração é uma tarefa bastante descomplicada, posto que todos os ícones virtuais podem ser acessados com poucos toques na tela (ainda que muitos comandos do controle não sejam sempre reconhecidos).

A tela de LCD de 70 polegadas do monitor profissional PN-703A foi projetada para inibir qualquer luminosidade excessiva presente no ambiente, visto que a luz de fundo é composta por um LED branco. Em vista disso, há também uma camada de proteção anti-reflexo que, na prática, funciona de forma exemplar. Durante os nossos testes, felizmente, as lâmpadas da localidade pouco interferiram no material exibido na tela.

Para testarmos a qualidade de imagem do painel LCD com resolução máxima de 1920×1080 pixels, reproduzimos vídeos diretamente de um computador, inserimos imagens armazenadas em um HD externo e ainda conectamos um PlayStation 4 para avaliarmos a exposição de cores.

sharp-pn-l703b (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Detalhes das portas na parte traseira (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

O desempenho com entretenimento é versátil, uma vez que os vídeos e imagens foram reproduzidos com cores vívidas e os games apresentaram um ótimo contraste, proporcionando um visual bastante agradável e com brilho na medida certa.

O monitor também mostrou-se competente ao apresentar configurações prontas para todos os gostos, que podem ser acessadas facilmente através do botão display do pequeno controle remoto.

Design clean e discreto

Por se tratar de um produto robusto e que na maioria das vezes deve permanecer estático, é completamente compreensível que o seu peso seja bastante exagerado:  cerca de 59 kg. Os botões, estrategicamente alocados na parte frontal, acompanham as bordas em preto fosco, que unem-se à plataforma branca da parte traseira, originando uma espessura bem grossa. É bom destacar que a grossura do vidro é de aproximadamente 3,4 mm.

sharp-pn-l703b (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Monitor interativo conta com diversas entradas para integrar componentes externos (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

As laterais também são constituídas por alças de apoio removíveis, que servem para facilitar a locomoção do monitor sensível ao toque, caso ele esteja acoplado ao pedestal metálico com rodas, vendido separadamente. Embora o design não seja surpreendente, ele faz jus à proposta corporativa, oferecendo um visual simples, bonito e discreto, capaz de se adaptar a qualquer ambiente.

O modelo PN-703A conta com conexões HDMI, Displayport 1.1, RGB, terminais de saída para speakers, portas LAN e USB. Todas as entradas encontram-se do lado esquerdo na região traseira. No quesito conectividade, realmente não há do que reclamar, posto que o produto oferece entradas de sobra para integrar diversos componentes simultaneamente.

Acessórios

O kit do monitor PN-703A inclui um cabo de força, um controle remoto pequeno, bandeja de canetas touch e apagador, além de um cabo USB 3.0 e guias de instalação. Durante os nossos testes, o produto foi embutido em um pedestal metálico, que comprovou ser, de fato, um acessório imprescindível. Por se tratar de um aparelho segmentado para um nicho específico de consumidores, ele está disponível apenas na rede de revendedores especializados da companhia japonesa. O preço, como de se esperar, é bem salgado: em torno de R$16 mil.

sharp-pn-l703b (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Modelo se destaca pela versatilidade e visual discreto (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

Conclusão

Não há dúvidas de que o monitor interativo da Sharp de 70 polegadas é um produto com atributos bem interessantes, mesmo que o  touchscreen apresente uma precisão insatisfatória em ocasiões pontuais. Com uma boa qualidade de imagem, um design discreto e atraente e uma tela dinâmica que suporta até 10 toques simultâneos, o aparelho pode ser uma ótima opção para quem procura um display multitouch versátil e voltado ao segmento corporativo.

PN-L703A tabela (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do monitor Sharp PN-L703A (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
5

Prós

  • Função Whiteboard
  • Qualidade de imagem
  • Diversas entradas e saídas para componentes externos
  • Interface acessível
  • Design discreto
  • Tela sensível a até dez toques simultâneos
  • Revestimento anti-reflexo

Contras

  • Peso pode ser um agravante
  • Sensibilidade da tela deixa a desejar em ocasiões pontuais
  • Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares