Jogos de luta

NOTA tt
8.8

Review Mortal Kombat X

Com gráficos excelentes e adições certeiras à jogabilidade, a franquia para PS4, Xbox One e PC chega ao seu ápice.

Felipe Vinha
por
em

Mortal Kombat X parece ter concluído uma tarefa que muitos julgavam impossível: superar seu antecessor. Lançado para Xbox One, PS4 e PC, e posteriormente para PS3 e Xbox 360, o jogo chegou com muitas qualidades e uma história inédita que surpreende. Confira a análise completa e veja o que mudou neste capítulo da serie.

Mortal Kombat X: saiba tudo sobre o novo game da série


Era uma vez, em um mundo de caos

Um helicóptero sobrevoa escombros e confrontos entre humanos e demônios quando, de repente, Scorpion aparece e abate o seu piloto. É com essa cena que Mortal Kombat X começa mais ou menos de onde o anterior parou. Em sua história, vimos o imperador Shao Kahn derrotado e consumido pelos deuses antigos. Porém, o deus caído Shinnok revelou suas verdadeiras intenções em dominar a Exoterra e o plano terreno, além de qualquer mundo que ver pela frente.

Mortal Kombat X mostra a que veio na nova geração (Foto: Divulgação)Mortal Kombat X mostra a que veio na nova geração (Foto: Divulgação)

É claro que as chamadas “forças do bem” não deixariam isso ocorrer de forma barata, e assim Johnny Cage, Sonya Blade, Kenshi, Raiden, Fujin e outros heróis correm em socorro do nosso mundo, honrando ainda heróis que haviam caído em combate, como Jax e Liu Kang. O grupo se reúne para combater Shinnok durante um período de cinco anos iniciais e, logo, conseguem o objetivo.

Depois de aprisionar Shinnok em seu amuleto e salvar os mundos, mais uma vez, os heróis vão viver suas vidas como podem e a história dá um salto – 20 anos adiante. Johnny agora está bem mais velho, assim como Sonya e outros personagens. Tudo isso para dar lugar a uma nova geração de heróis, formada por herdeiros daqueles combatentes do passado, incluindo Cassie Cage, filha dos dois militares.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Apesar dos novos, lutadores clássicos ainda são destaques (Foto: Divulgação)

Durante todo esse tempo, Cassie e um novo grupo de heróis cresceram para se tornar novos membros das Forças Especiais, que lutam ao lado de alguns heróis da Exoterra para continuar mantendo a paz em todos os mundos. Ainda assim, nada vai ser fácil quanto parece, já que uma guerra civil se deflagra por lá, entre a “verdadeira herdeira” Mileena e o atual imperador, Kotal Kahn.

Estes são apenas alguns dos primeiros momentos de Mortal Kombat X. Novamente o jogo dá um banho em termos de história e narrativa, e conta tudo isso de forma cinematográfica, frente aos fatos que precisamos acompanhar para entender tudo: quem são os novos personagens? Onde está Quan Chi? Como Scorpion ainda vive? Por quanto tempo mais os guerreiros precisarão participar de combates mortais?

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Cenários serão interativos assim como em Injustice (Foto: Divulgação)

Com Mortal Kombat 9, a NetherRealm Studios ensinou aos jogos de luta que eles podem ter momentos de sua história que vão além de rápidas cenas ou de imagens paradas e com poucas legendas. Com momentos repletos de ação, este tipo de narrativa se repetiu em Injustice: Gods Among Us, jogo anterior do estúdio, e está novamente presente em Mortal Kombat X, agora de forma ampliada e melhorada.

Ainda é de se espantar que o ritmo seja mantido ao longo de toda história. Se em MK9 tínhamos uma grande releitura de toda a antiga série – incluindo reinterpretações de MK1, 2 e 3 -, aqui temos um enredo que lida com futuros incertos de personagens que conhecemos e outros que estamos conhecendo agora. Novamente, um show de história, narrativa e na forma de entreter seu jogador.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)História traz diversas novidades e um salto de 20 anos (Foto: Divulgação)

É claro que MKX não é apenas história, e por isso mesmo traz uma jogabilidade que continua apostando na fórmula de sucesso que os jogadores já conhecem, mas com muitas novidades que podem, e devem, agradar.

Três estilos, três vezes mais combates

Logo de cara podemos jogar todos os modos do game, mas o mais aconselhável é seguir o caminho de lutas simples antes de encarar a história. Testar alguns golpes no modo tutorial também pode ser adequado, já que há uma grande novidade no sistema de lutas: as três possíveis instâncias de golpes de cada lutador.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Escolha a variação que mais combina com seu estilo de luta (Foto: Divulgação)

Imagine que Scorpion, por exemplo, pode ter três estilos de luta – ninja, demoníaco e furtivo. Cada estilo tem golpes diferentes e deve ser escolhido antes da luta. Durante o embate não é possível alternar seu estilo, o que torna aquele lutador único durante aquele conflito. Mais tarde, em outra luta, você pode testar outra versão de Scorpion, sem necessariamente mudar o personagem.

Isso se estende por todos os lutadores deste capítulo, incluindo novos e antigos. De acordo com o estilo você também pode ter algumas pequenas variações na aparência deste personagem, quase imperceptível, mas que pode ajudar na identificação e variação daquela escolha.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Todos os personagens possuem três estilos diferentes (Foto: Divulgação)

No restante dos combates, muita coisa continua da mesma forma. É claro que MKX representa uma evolução, e por isso mesmo traz alguns elementos que foram herdados de Injustice, o jogo anterior do estúdio. Por exemplo, é possível interagir com o cenário novamente, mas de forma bem mais extensa. Os combos, X-Rays e agarrões seguem da mesma forma que conhecíamos, só que muito mais brutal, claro.

Os mais experientes, porém, logo vão notar que MKX mudou algo bem clássico da série: este é um Mortal Kombat mais “rápido”, mais “frenético”. As lutas são mais ferozes e apresentam um ritmo bem mais rápido do que no capítulo anterior, fazendo cair por terra aquele conto de que Mortal Kombat era um game de evolução mais lenta do que seus “concorrentes”.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)MKX é bem mais rápido do que qualquer antecessor da série (Foto: Divulgação)

Fatalities, Brutalities (que retornam por aqui), combos e outros elementos-chave e que fizeram sucesso na série estão presentes. Os Fatalities ganharam mais variedade e, em alguns momentos, podem ser executados com mais facilidade, mas só para quem quiser. Aliás, facilidade é algo proeminente neste capítulo, onde é possível até mesmo pular as lutas no modo história, apenas para acompanhar o enredo. Nada de errado, já que é uma opção apenas para quem desejar.

Em termos de jogabilidade, é incrível como MKX pode ter mudado tão pouco e, ao mesmo tempo, apresentar tantas coisas novas. É a velha história de que “em time que está ganhando não se mexe”, mas não levado tão ao pé da letra assim. O que o estúdio NetherRealm resolveu fazer foi realmente remodelar alguns aspectos de sua saga, sem deixar a identidade cair de qualidade.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Fatalities estão ainda mais sangrentos e Brutalities retornam (Foto: Divulgação)

Identidade é uma palavra que é reforçada a cada momento nas lutas de MKX. Os golpes, aliás, continuam muito criativos e com comandos relativamente fáceis de se realizar. Os combos também se encaixam com facilidade e todo o restante é muito amigável a jogadores de todos os tipos. É claro que só os melhores devem se sobressair nos modos online, mas a verdade é que qualquer um pode aproveitar o game, no geral.

Kombate recheado

Mortal Kombat X vem com muitos modos de jogo, alguns deles apostando forte na conexão com a Internet, como o modo de guerra de facções. Aqui o jogador escolhe sua facção no início do game e vai lutando enquanto pode. Conforme suas vitórias aumentam, sua facção também sobe de nível e o mesmo acontece com usuários ao redor do globo, que estejam jogando conectados com a Internet.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Modo de facção promete aumentar bastante o fator replay (Foto: Divulgação)

O mais interessante é que isso independe de plataformas. Assim, quem está jogando no Xbox One ou PC e escolher a facção Lin Kuei poderá ajudar esse time a subir de nível juntamente com você, que está jogando no PS4, por exemplo. Foi uma forma inteligente e clara de unir as plataformas, ainda que seja de forma bem indireta.

Outro modo que retorna de forma bem interessante é o Teste sua Sorte, que está mais divertido do que nunca. Aqui você deve encarar lutas aleatórias, contra oponentes escolhidos na sorte e com modificadores selecionados da mesma forma. Você pode, por exemplo, encarar um inimigo com o chão escorregadio, ou saindo chamas a todo o momento, ou com facas voando pelo cenário e acertando os dois ao mesmo tempo e por aí vai. Divertido e curioso, no mínimo.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Outros diversos modos estão presentes e valem a jogatina (Foto: Divulgação)

Os modos extras são muitos e variam bastante. Além do óbvio multiplayer online com seus submodos, como o “Rei da Montanha”, temos o retorno da Torre de Desafios, que agora possui três variantes, entre elas a Torre Viva, que vai sempre mudando, de acordo com o tempo. A Torre em si continua a mesma, com desafios específicos e lutas pré-programadas que devem ser vencidas pelo jogador.

Por fim, há ainda a Krypta, contendo diversos extras que podem ser destravados por meio de uma moeda fictícia obtida pelo jogador ao longo das lutas. Desta forma é possível destravar Fatalities, artes dos personagens, roupas adicionais e outros benefícios, da mesma forma que existia em MK9, mas com um exploração mais “solta”, lembrando um jogo de tiro em primeira pessoa.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Diferentemente de MK9, Goro será personagem controlável (Foto: Divulgação)

É claro que, com tantos modos, Mortal Kombat X deve durar bastante nas mãos do jogador mais exigente. O modo de história não dura tanto quanto parece, apesar de ser demorado para os padrões de um jogo de luta, mas vai ser difícil ficar jogar por algum tempo, principalmente pelo modo online.

Kombate imperfeito

Mortal Kombat X é muito bom e divertido, mas não é perfeito. Há pequenos problemas no modo online, como lags que podem atrapalhar as partidas. Esse tipo de problema parece ser comum em jogos de luta quando são recém-lançados no mercado, porém, e por isso esperamos por melhorias através de “patches” de atualização.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Famoso lag no online não ficou de fora, infelizmente (Foto: Divulgação)

Outros problema curioso inclui a participação de alguns personagens no modo história, mas que não são jogáveis nas outras modalidades, como o multiplayer. Isso pode decepcionar enormemente alguns fãs, já que muito provavelmente esses personagens serão lançados por meio de pacotes adicionais, via download – ou seja, você vai ter que desembolsar mais dinheiro para comprá-los, mesmo estando presentes na história e, inclusive, com lutas contra seus personagens.

Visual e som: dois mundos distintos

Assim como Exoterra e plano terreno, som e gráficos em Mortal Kombat X andam em lados diferentes, ao menos na versão brasileira, a qual testamos. O visual é incrível, com muitos efeitos bem explorados em prol do poder de consoles da nova geração, como partículas e muita destruição ao mesmo momento, tudo isso rodando suave, a 60 quadros por segundo, e na resolução máxima. Os personagens podem não ser os mais bem modelados do mundo, mas não decepcionam nem um pouco.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação)Ambientação visual boa, já a sonora... nem tanto (Foto: Divulgação)


Já o som, por outro lado, não é dos melhores. Não se engane, pois Mortal Kombat X continua com uma trilha sonora arrasadora e vozes originais que podem ser consideradas em bom nível. Porém, a edição brasileira conta com algumas decisões questionáveis no elenco de dublagem, que é recheado de bons dubladores, mas que também conta com algumas vozes bem estranhas em alguns personagens – entre eles Cassie Cage, que é dublada pela cantora Pitty. Enquanto roqueira, Pitty faz um ótimo trabalho e sucesso entre seus fãs, mas na voz da personagem ela não brilha tanto e, na verdade, deu um resultado bem estranho e questionável.

Conclusão

Mortal Kombat X é o MK definitivo. Perto dele, o anterior fica parecendo “brincadeira de criança”, sem desmerecer, mas sim enaltecendo a evolução natural da série. Os gráficos estão excelentes e as adições à jogabilidade foram bem pontuais e nada exageradas. O modo de história continua muito bem dirigido e os modos multiplayer e extras seguem interessantes. É claro que nem tudo é perfeito e, no caminho, temos problemas com personagens que serão vendidos por DLC e uma dublagem questionável.


Qual é o seu game de luta preferido?
 Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
7

Prós

  • Fatalities criativos
  • Gráficos
  • Personagens novos
  • Modos extras
  • Modo história
  • Multiplayer
  • Três estilos de luta

Contras

  • Personagens travados por DLC
  • Dublagem nacional
  • Pequenos lags no modo online
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Derlaney Junior
    2015-09-15T19:13:04

    Me ajudem. Toda vez que insta-lo o MK X xbox one. quando conecto na internet o mesmo não da acesso ao modo Historia e online fica em vermelho

  • Derlaney Junior
    2015-09-15T19:11:35

    Não consigo Jogar instalo o MK x e depois de instala-lo pedi atualização e os modulos online e historia aparecem em vermelho

  • Fernando Caserta
    2015-05-07T09:22:24

    Perfeito a Analise do TT. Sou fã do Mortal Kombat, e o X superou todas as minhas expectativas. Porem por melhor que seja, realmente não é perfeito, a imparcialidade do TT, demostra a realidade. Fãs são blindados contra criticas, não da pra levar em consideração suas opiniões. Concordo com as notas. No quesito som, a nota baixa deve-se a limitação de profissionais de dublagem no Brasil, que são muito bons mas escassos, por muitas vezes a voz não condiz com o perfil do personagem, mas é oq temos pra hoje, a versão original levaria a nota a 9.5, porem a sonoplastia é maravilhosa.

  • dulce bastos
    2015-04-16T01:11:15  

    Fiquei insatisfeito pelo review, ficou claro a falta de conhecimento sobre a série e sobre o jogo em si, muitas informações erradas e algumas faltando, sinto muito mas não curti. Acho um absurdo uma pessoa que não deve ser especializada nos jogos de luta dizer que esse MK ficou mais fácil, me pergunto em qual dificuldade o jogo foi jogado. Os combos básicos são fáceis de fazer mas esses dão 4 hits no máximo e com pouco dano, já os avançados requerem um timing preciso coisa que o MK9 não tinha, os comandos podiam ser apertados um atrás do outro e o combo era feito.

    recentes

    populares

    • dulce bastos
      2015-04-16T01:11:15  

      afinal, ele não sabe ser criticado sem dar xilique.

    recentes

    populares

    • dulce bastos
      2015-04-16T01:11:15  

      Que lástima.

  • Arthur Nascimento
    2015-04-20T12:06:59

    9 de gráficos? Os gráficos estão sensacionais, a jogabilidade merece 10 e merecia no mínimo 8 de som

  • Rogerio Games
    2015-04-19T00:00:13

    não comprem a versão do pc!!! comprei e me ferrei!!! tá cheio de bug!!! só conseguir jogar legal no ps4 do meu vizinho

  • Bruno Nardini
    2015-04-15T11:38:27  

    Com qualidade gráfica top, somente na plataforma Master Race. Contemplem, camponeses.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-04-15T11:38:27  

      Bruno Nardini Tb é 1080p e 60fps no PS4, onde o jogo roda sem bugs. Adeus.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-04-15T11:38:27  

      Bruno Cruz kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. 60fps? Tá certo...

  • Phelipe Coutinho
    2015-04-15T10:07:08  

    Essa nota deveria ser maior viu! A dublagem eh o único problema e nem compromete muito, o som em geral tá legal demais! Tanto elogios, que são devidos, merecem um rating maior!

    recentes

    populares

    • Phelipe Coutinho
      2015-04-15T10:07:08  

      Cesar, podia largar se não tivesse efeito nenhum de dublagem em um jogo com tantas falas né!

    recentes

    populares

    • Phelipe Coutinho
      2015-04-15T10:07:08  

      Quer dizer que você é uma das poucas pessoas no mundo que não estão tendo problemas com lag no modo online ? Parabéns !

  • Bruno Cruz
    2015-04-17T12:13:23

    REVIEW PIOR QUE O DE CASTLEVANIA LORDS OF SHADOW 2, HEIN? VEM REBATER COMMENTS, VEM, MIMADÃO

  • Marcelo Medeiros
    2015-04-16T21:08:44  

    Bom, pra mim tirando as partidas online, o resto esta mais do que eu esperava, o jogo esta show de bola, os bombos estão mais complexos e melhores de quebrar, bem diferente do lonnngos combos de mk9, que terminava uma luta num tapa. Sobre o online, tomara que melhorem os server, pois esta impossivel de jogar, tenho net de 25mb com 2mb de up, jogo muitos games online com uma boa latencia, mas no mk x ta injogavel, tomara que seja por causa do booom de lançamento, pois se continuar assim, o negocio é ficar soh no off mesmo.

    recentes

    populares

    • Marcelo Medeiros
      2015-04-16T21:08:44  

      Marcelo, estou jogando de boa, me add na PSN que testamos: DeLaurentis

  • Eduardo Santos
    2015-04-16T16:51:15

    Achei o review bem raso. Dá a ideia de que o reviewer jogou pouco ou desconhece dos jogos do gênero para falar com propriedade e relevar pontos importantes. A qualidade dos reviews E reviewers vem decaindo hoje em dia. Dá a ideia de que eles jogam umas duas, três horas e escrevem um review baseado no achismo. Uma lástima mesmo. Tem que dar adeus aos reviewers mesmo.

  • Gustavo Cardoso
    2015-04-16T15:24:56

    OI QERIA SABER SE AVERA REVIL DO CASTLEVANIA LORDS OF SHADOW 2 VLWW FLW!!

  • Thiago Coelho
    2015-04-16T10:06:08

    Review Mãe Dinah em muitas partes, mais a dublagem está porca mesmo.

  • Walking Disaster
    2015-04-16T02:08:34

    Amigos consolistas como ficou o modo online do MKX nas suas plataformas? Aqui na versão PC continua um lixo igual o MK9. Batalhas super lagadas e desconexão no meio da partida. Parece q os desenvolvedores do MK não aprenderam kkkkk

  • dulce bastos
    2015-04-16T01:15:15

    O review menciona os Quick fatalities e deixa a entender que os mesmos podem ser feitos a esmo, quando na verdade é necessário obter uns tokens (fichas) que podem ser desbloqueados na Kripta ou comprando com dinheiro real. Além de falar que é possível pular lutas mais dificeis e mais uma vez não menciona que também precisam de tokens que são obtidos da mesma maneira. Me pergunto quanto tempo foi dedicado ao game para o review ser feito.

  • Leandro Rocha
    2015-04-16T00:42:04

    Review feito pelas coxas. Como informado por outro usuário, várias informações ERRADAS. Uma maior dedicação e pesquisa já resolvia. Infelizmente, é coisa para poucos profissionais da área.

  • Marcelo Assis
    2015-04-15T11:36:53  

    Deveria ter uma versão mais compacta para quem não pode ter um pc poderoso. Com isso eles teriam mais venda de jogos e muito mais gente feliz

    recentes

    populares

    • Marcelo Assis
      2015-04-15T11:36:53  

      Fernando Ruivo Claro, até porque já vem capado.

    recentes

    populares

    • Marcelo Assis
      2015-04-15T11:36:53  

      Não David, ainda não tenho, tenho o XBox 360, mas pelo jeito vou ter q comprar o ONE pra jogar kkkkkkk

  • Road Dogg
    2015-04-15T23:00:25

    Esse modo história do MKX não foi nem de longe melhor que o do MK9. Cheio de personagens "tapa buracos"/"bundões".

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T23:00:01

    Outro GRAVE erro da análise, é que ela diz que você pode pular as lutas que quiser. NÃO! Assim como os EASY FATALITIES, isso funciona por COINS/TOLKENS... tem um ícone no hud ao lado direito inferior que te diz quantos SKIP FIGHT você pode usar. Infelizmente a análise está CHEIA de furos.

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T21:16:14

    Acho que um ponto negativo pra mim seria terem poucas arenas (levando em conta o último título) e o fim dos Stage Fatalities, que são clássicos da série.

  • Anderson Silva
    2015-04-15T10:56:28  

    Eu baixei o meu Premium edition na pré-venda mais não apareceu nem o Jason nem o Predador

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-04-15T10:56:28  

      Anderson Silva você recebeu o Kombat Pass (Season Pass do Kombat Pack). Quando eles forem saindo, vc baixa automaticamente, pois junto sai patch de atualização pra quem não comprou, para poderem lutarem CONTRA nós que compramos e não dividir a base instalada.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-04-15T10:56:28  

      David Coelho comprei a premium edition mesmo

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T20:59:42

    E pra terminar, o modo TEST YOUR LUCKY é igual ao anterior, apenas com mais modificadores de combate. Não há novidades ali. Novidades, além das Torres Vivas citadas, são outros tipos de Torres, como as de sobrevivência. Também há combates por equipes e facções. O modo online continua contando com os modos anteriores sem novidades. É isso, com essas infos, a análise fica mais completa.

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T20:58:06

    Faltou falar também sobre outro tipo de fatality, o Faction Kill. Cada facção tem 5 tipos, totalizando 25 Faction Kills. O mais interessante é que em algum deles, personagens antigos fora do cast do jogo (mas presente no Story Mode em CG) aparecem como assistants pra finalizar o adversário por você. Por sinal, faltou explicar melhor o que são as facções, e como funcionam! Todo jogador deve escolher uma ao iniciar, e você ganhará pontos por tudo que fizer no jogo, online ou offline. Tudo mesmo! Esses pontos serão adicionados à facção e toda semana alguma sagrar-se-á campeã, gerando recompensas

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T20:55:03

    Os fatalities mais fáceis não são feitos por quem quiser. Existe um ícone vermelho com uma caveira no hud, no lado direito inferior, que é o EASY FATALITY. Se você tem algum, o fatality fácil fica habilitado via R2+quadrado ou R2+triângulo. Ainda assim você pode soltá-los da forma tradicional. É uma espécie de Fatality Coin, você pode achar na Krypta, ganhar por desafios ou até comprar via DLC. Um pacote com 30 custa 4,99 dólares.

  • Bruno Cruz
    2015-04-15T20:52:43

    Os modos de luta mudam sim sempre um aspecto do personagem visualmente. Sempre. Os 3 modos citados do Scorpion na verdade são Inferno, Hellfire e Ninjutsu.