Celular

NOTA tt
8.2

Review Moto E

Testamos o novo Moto E, o 'baratinho' da Motorola. A tela maior, o processador melhor e a presença de câmera frontal são as novidades da versão 2015 do aparelho. Conheça o Moto E 2º Geração.

Carol Danelli
por
em

A Motorola conseguiu reunir desempenho, qualidade e bom preço em um smartphone. O TechTudo analisou a segunda geração do Moto E e gostou do que viu. O verdadeiro "baratinho" da linha Moto chega no mercado mostrando a que veio. Confira o review completo e todos os prós e contras do novo celular da Motorola.

Confira, abaixo o review em vídeo do Moto E




Design

A Motorola está experiente em fazer celular bonito e com o Moto E 2º Geração não foi diferente. O smart está disponível nas cores branco e preto e não conta mais com as capinhas coloridas que fizeram sucesso, já que não é mais possível retirar a traseira. Elas foram substituídas por bands texturizadas que acompanham o celular, com opções em branco, preto, roxo e azul. A textura na lateral do Moto E melhora a experiência do usuário e impede que o celular escorregue da mão.

A textura da band não deixa o smartphone escorregar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Band texturizada do Moto E, que não deixa o smartphone escorregar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Uma novidade que a Motorola implementou no Moto E foi a etiqueta de especificações. Para não "sujar" o smartphone, as configurações do aparelho vêm em uma etiqueta abaixo dos botões de liga/desliga e volume, que fica escondida pela band. Uma forma inteligente de deixar o corpo do aparelho menos poluído.

Confira o review do top de linha da Motorola, o Moto Maxx

Etiqueta de especificações (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Etiqueta de especificações do Moto E (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

O Android Lollipop ajuda na beleza, já que os ícones com Material Design deixam a interface mais bonita e agradável aos olhos do usuário. As dimensões dele (129,9 x 66,8 x 12,3 mm) agradam: cabe no bolso e é leve, pesando apenas 143 g.

Bateria

Nessa versão, a bateria não é removível (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Nessa versão do Moto E, a bateria não é removível (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

A bateria do Moto E 2015 dá um show à parte! Os 2.390 mAh fazem com que a carga do smart dure mais de 12h por dia. Em nossos testes, em um dia de uso normal, com acesso à Internet (3G e Wi-Fi), fazendo ligações e jogando, ela durou 15 horas. Ideal para quem passa o dia todo fora.

Tela

A tela mudou pouca coisa quando falamos de tamanho: o antigo tinha 4,3 polegadas e o atual tem 4,5. A resolução permaneceu a mesma, com 960 x 540 pixels, o que faz com que a nova versão tenha uma quantidade menor de pixels por polegada. Como o aumento do display foi modesto, na prática isso faz pouca diferença. A tela continua boa, mas pela faixa de preço que o Moto E se encontra atualmente já daria para exigir uma resolução HD...

Moto E 2015 E 2014 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Moto E 2015 ao lado da versão de 2014 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Há ainda o revestimento repelente a respingos d’água e tecnologia Corning Gorilla Glass 3 para ajudar na proteção contra arranhões e riscos. A tela do Moto E é pequena o suficiente para o usuário utilizá-lo com uma mão só, mas grande o suficiente para rodar vídeos e jogos em boa qualidade, sem ficar destorcido. Sob a luz do dia, ela é bem confortável para os olhos do usuário, o brilho não atrapalha e é possível ver a interface sem dificuldades.

Usar smartphone enquanto carrega estraga a bateria? Descubra no Fórum

Desempenho

O Moto E conta com a última versão do Android, o Lollipop, e um poderoso processador Qualcomm Snapdragon com uma CPU quad-core de 1,2 GHz e gráficos avançados. Sua memória RAM é de 1 GB e a interna é de 8 ou 16 GB, que pode ser expandida via cartão microSD de até 32 GB. 

Nem jogo, nem vários apps abertos atrapalharam o desempenho do celular (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Nem jogo, nem vários apps abertos atrapalharam o desempenho do celular (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Nos testes, o novo Moto E não deixou a desejar em nenhum momento e seu desempenho pode ser comparado ao Moto G. Os jogos demoravam um pouco a abrir, mas não travaram e nem o deixaram mais lento. Podemos dizer que ele cumpre o prometido. 

Temple Run 2 e Sonic Dash trabalharam bem no novo Moto E (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Temple Run 2 e Sonic Dash trabalharam bem no novo Moto E (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Testamos a versão de 16 GB e por isso não tivemos problemas quanto à memória. O sistema operacional ocupa 9,19 MB desse espaço. 

Funcionalidade

O diferencial do Moto E é a presença das funções que antes só existiam nos tops de linha da Motorola. Nesta versão é possível utilizar comandos de voz, a notificação inteligente exibida sem precisar tocar na tela do celular e a ativação da câmera com um gesto. 

Uma função já conhecida dos usuários da Motorola é o Assist, que possibilita acionar algumas opções automaticamente. Se você não quer ser incomodado enquanto está em uma reunião ou durante o sono, por exemplo, basta definir suas preferências no Motorola Assist que ele saberá quando você pode ou não atender ligações e receber notificações.

Menu Moto no Moto E (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Menu Moto no Moto E 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Com o Google Voice Search, o usuário ativa várias ações usando apenas a voz. É possível fazer chamadas, enviar e-mails, navegar pela Web e muito mais. A ativação da câmera fica por conta do Moto Ações. O usuário precisa apenas mover o punho duas vezes para abrir a câmera. Fácil não?

A Moto Tela é uma função que veio do Moto X. Ela facilita o acesso às notificações. Ao configurá-la, o novo Moto E mostra as notificações de forma muito discreta na tela do seu aparelho. Basta tirar do bolso ou dar um toque no aparelho para ver a informação completa.

Todas essas funcionalidades, disponíveis no menu Moto, possibilitam ao usuário uma melhor experiência, tirando o Moto E da lista dos smarts mais "basiquinhos'.

Câmera

A novidade do Moto E 2015 é a câmera frontal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A novidade do Moto E 2015 é a câmera frontal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Esse quesito não sofreu muitas alterações, pois a câmera traseira continua com 5 megapixels. A novidade toda fica por conta da presença da câmera frontal, uma das maiores reclamações dos usuários da primeira geração do smartphone. Apesar da novidade, a qualidade não é animadora, já que ainda utiliza resolução VGA. Outra coisa que deixa a desejar é falta de flash. 

A câmera traseira ainda não tem flash (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A câmera traseira do Moto E 2015 ainda não tem flash (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

As vantagens são a presença de HDR automático, foco automático ou manual, modo panorama e a gravação de vídeo em câmera lenta. Quanto a esse quesito, a filmagem é de alta resolução (720p) com 30 fps. A qualidade de som também não fica atrás.

A câmera foi testada em diversas luminosidades (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A câmera do Moto E foi testada em diversas luminosidades (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Custo-benefício

O custo-benefício é ótimo, mesmo com o aumento de preço do novo Moto E. O hardware de qualidade, aliado ao design agradável, faz do Moto E uma ótima opção e totalmente dentro do valor estipulado. O modelo atual custa R$ 569 em sua versão mais barata (dual-chip, sem TV, 8 GB e sem Motorola Bands), podendo chegar a R$ 729 (TV Digital, 4G, dual-chip, 16 GB e Motorola Bands).

Se o usuário procura um smart “em conta”, com bateria duradoura e bom desempenho, mas não é exigente quanto à câmera, pode ficar tranquilo que o Moto E cumprirá suas expectativas.

Novo smart da Motorola tem ótimo desempenho (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do Moto E (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
10
Desempenho
8
Tela
8
Câmera
6
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Bom desempenho;
  • Design agradável;
  • Preço intermediário;
  • Filmagem e som de qualidade.

Contras

  • Câmera sem flash e com pouca qualidade.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ernani Júnior
    2016-03-29T16:39:15

    O meu é super novo, e com apenas uma semana de uso deu prolema. A assistência técnica disse que houve entrada de vapor ou água. Na verdade fiz caminhada com ele no bolso do short, e o calor do meu corpo e o vapor do suor foi o suficiente para ele morrer... Achei super frágil, já fiz este mesmo tipo de exercício com diversas marcas e nunca havia ocorrido algo assim. E o pior é que não tem garantia para este tipo de problema...

  • Renan Carvalho
    2015-03-20T12:30:08  

    Pelo menos esse não trava com Clash of Clans, porque é impossível jogar Clash no Moto G, trava de mais!

    recentes

    populares

    • Renan Carvalho
      2015-03-20T12:30:08  

      Tenho Moto G e jogo Clash... Nunca tive nenhum tipo de travamento nele.

    recentes

    populares

    • Renan Carvalho
      2015-03-20T12:30:08  

      Eita, estou com um Moto G geração 1 e nunca travou.

  • Rafael Comitre
    2016-02-28T19:31:12

    Meu moto E qnd gravo video no snap ele desliga,pq????

  • Alexsander Duboc
    2015-09-25T21:10:59

    Meu moto e ,está com 60% da RAM ocupada ,mas não consigo enviar nada pró cartão SD!! E foca travando as vezes! O que eu posso fazer??

  • Isaquehg
    2015-06-28T16:12:40  

    Tenho esse celular e roda liso gangstar Vegas e ainda e 4G

    recentes

    populares

    • Isaquehg
      2015-06-28T16:12:40  

      Qual o melhor MOTO Smart Com Bateria Durável ?

    recentes

    populares

    • Isaquehg
      2015-06-28T16:12:40  

      O melhor de todos e o moto maxx mas o moto E vem logo depois

  • Mahatma Torres
    2015-03-20T13:36:15  

    sabemos que vcs aman a motorola, só que o custo-beneficio n é tão bom existindo o zf5 o motog eo l 730!

    recentes

    populares

    • Mahatma Torres
      2015-03-20T13:36:15  

      posso falar pq tenho um l 730, esse moto e foi um meio de alavancar o preço dos intermediários! que coisa feia motorola!

  • Almir Ribeiro
    2015-03-26T12:46:08

    Para intermediário, eu prefiro o Zenfone6, que tem 2GB de RAM, 16 GB de memória interna, e tira fotos muito boas com a câmera trazeira de 13 mgpxs no Zenfone6 e no 5 fica muito bom também.

  • Fábio Farias
    2015-03-20T14:02:16

    Resumindo, é um Moto G1 capado.

  • Paulo Neto
    2015-03-20T13:34:12

    Melhor que iPhone.

  • PATRICK ANTONIOLI
    2015-03-20T11:29:13

    Na verdade o Moto E anterior já tinha display qHD.