Celular

NOTA tt
9.2

Review Moto X Force

Testamos o celular com 'tela inquebrável' da Motorola. O smartphone se destaca em quase todos os quesitos, mas o preço assusta. Veja se vale a pena comprar o Moto X Force.

Lucas Mendes
por
em

O Moto X Force marca uma nova fase para as telas dos celulares da Motorola - e de todos os outros smartphones, por sinal. O aparelho traz uma nova tecnologia que deixa a tela "inquebrável". Com o display super-resistente, além de especificações potentes, o top de linha da companhia chega para bater de frente com os principais aparelhos do mercado, como o iPhone 6S, Galaxy S6, Xperia Z5 e LG G4.

Moto X Force: 5 coisas legais sobre o celular com tela super-resistente

Mas toda a potência do novo Moto tem um preço. E que preço: R$ 3.145. Ele não chega a ser o mais caro do mercado - o Xperia Z5, por exemplo, custa R$ 4.299 -, mas gastar todo esse dinheiro em um único celular pode ser um problema, caso não seja um bom investimento. Veja tudo sobre o Moto X Force no review e confira se o aparelho realmente vale a pena.

Veja, abaixo, o teste em vídeo do Moto X Force:

Design

O Moto X Force é um celular grande, tanto na altura quanto na largura. Mas isso não é mais uma novidade hoje em dia, levando em consideração que os principais smartphones do mercado também têm essa característica. O detalhe está na traseira de nylon: além de deixar o aparelho bonito, ela proporciona uma boa pegada. Durante os nossos testes, a textura agradável ajudou a evitar que o X Force, apesar do tamanho, escorregasse e caísse das mãos (mas nós o jogamos várias vezes no chão para testar a tela inquebrável, pode ficar tranquilo).

Tela do Moto X Force tem 5,4 polegadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tela do Moto X Force tem 5,4 polegadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A opinião sobre a beleza de um celular é bastante subjetiva, mas não dá para negar que a Motorola caprichou. As bordas levemente arredondadas do dispositivo são muito bem acabadas, e o formato da câmera combinou com o design do Moto X Force - e seguiu o padrão adotado pela companhia nos novos Moto G 3, Moto X Play e Moto X Style. A parte frontal não é muito diferente dos outros e fecha o conjunto. Aquele que comprar o smartphone vai levar para casa um aparelho muito bem feito.

Moto X Force também conta com a opção de personalização no Moto Maker. É possível colocar detalhes em verde, azul, prata, cinza escuro, preto e champanhe, além de escolher diferentes tipos de traseira: de borracha, em preto, cabernet (roxo) e tabaco (marrom), de nylon (com já mencionado), em preto, e de couro, em conhaque (marrom).

Traseira do Moto X Force tem acabamento em nylon (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Traseira do Moto X Force tem acabamento em nylon (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O tamanho exato do novo smartphone é o seguinte: 149.8 x 78 x 7.6 mm, pesando 169 g. Mas, independentemente dos números, o importante a ser ressaltado é que nem o peso nem o tamanho incomodaram.  As medidas do aparelho atrapalham em apenas dois momentos: ao colocar no bolso, pois ele pode ficar para fora - principalmente quando a pessoa estiver sentada -, e na hora de ligar, já que ele chama bastante atenção.

Todos os botões do aparelho ficam do lado direito: o de início e o de volume. Já a entrada para fone de ouvido fica na parte de cima, enquanto a entrada do carregador, embaixo.

Tela

Agora, a afirmativa que todos esperam do novo top da Motorola: a tela Moto X Force realmente é inquebrável. Mas... para quedas do dia a dia (acidentais ou não, já que fizemos questão de jogá-lo no chão várias vezes). A promessa da companhia é que a tela do celular é super-resistente "contra trincas e estilhaçamentos" - e é mesmo. Para quedas acidentais, a tela do Moto X Force se sai muito bem. E nós o jogamos no chão inúmeras vezes.

Entenda como funciona a tela 'inquebrável' do Moto X Force

Com 3 GB de RAM, o Moto X Force tem capacidade para rodar aplicativos pesados (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Com 3 GB de RAM, o Moto X Force tem capacidade para rodar aplicativos pesados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O que a companhia não diz é que a tela não arranha. Apesar de o display ser super-resistente, ele ficou um pouco arranhado (e muito pouco mesmo, levando em consideração a quantidade de vezes que caiu). Quase não dá para ver os arranhões, mas eles estão lá. Também não há garantias de que celular em si é inquebrável. Depois de tantos impactos ficam visíveis os amassados da borda.

Quanto à qualidade e beleza, nenhum usuário terá motivos para se queixar da tela do Moto X Force. O tamanho de 5,4 polegadas é ótimo para qualquer função, e a resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) proporciona uma ótima experiência de uso ao display.

Desempenho

O desempenho do Moto X Force é digno de um smartphone top de linha. E não importa qual é o seu nível de exigência, ele com certeza vai dar conta do recado. Rodando o Android 5.1.1 (Lollipop), o aparelho funciona com perfeição.

Moto X Force roda Android 5.1 Lollipop (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Moto X Force roda Android 5.1 Lollipop (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Seis funções ‘escondidas’ do Moto X que você precisa conhecer

Se você costuma usar apenas os recursos básicos que um celular oferece - como utilizar os apps Facebook, WhatsApp e Instagram, além de acessar os e-mails, o X Force consegue ter um ótimo desempenho com uma mão nas costas (ou com um processador “nas costas”, se preferir). Na verdade, seria até um desperdício ter um smartphone tão potente e exigir tão pouco dele.

Esse é o smartphone ideal para quem gosta de tirar o máximo de um celular: como ver filmes, baixar jogos pesados, tirar muitas fotos e gravar vídeos, por exemplo. O tamanho da tela somado à capacidade do dispositivo fazem dele quase um mini-computador de bolso. É claro que você não vai deixar de usar o PC para tarefas mais longas e trabalhosas, mas o Moto X Force consegue executar boa parte das ações que um notebook realiza - ainda mais com a integração com o Google e com a interface do Android puro da Motorola.

Moto X Force tem tela 'inquebrável' (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Moto X Force tem tela 'inquebrável' (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Moto X Force ou Galaxy S6 Edge+: é melhor a tela curva ou a inquebrável?

Vamos aos números: o smartphone conta com um processador Snapdragon 810 octa-core de 2 GHz, trabalhando em conjunto com uma memória RAM de 3 GB. A capacidade de armazenamento é de 64 GB, com possibilidade de expansão via cartão de memória de até 2 TB (isso mesmo: dois terabytes). Especificações que dão ao celular um desempenho incrível, além de colocá-lo com um dos melhores processadores do mercado. E ele ainda tem entrada para dois chips, opção nem sempre presente nos celulares top de linha.

Câmera

Câmera do Moto X Force tem resolução de 21 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera do Moto X Force tem resolução de 21 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A câmera do Moto X Force chega para concorrer com a dos principais smartphones do mercado. Com 21 MP na traseira e 5 megapixels na frontal, ela oferece um dos melhores resultados que é possível encontrar em um celular atualmente. Tanto em ambientes internos quanto sob boas condições de luz, as fotos capturadas pelo X Force ficam muito boas.

Fotos perfeitas? Conheça os cinco melhores editores para Android

A câmera é cheia de recursos: flash duplo na traseira e único na frontal, função HDR, controle de foco e exposição pelo toque na tela, modo noturno, panorâmico e temporizador, além de ser possível ativar a câmera realizando um movimento de pulso "estilo motoqueiro". O que ficou de fora foi o controle de ISO e de outras opções presentes nas câmeras DLSR e nos melhores modelos da Microsoft, como o Lumia 950 e o Lumia 1020. Mesmo assim, o resultado obtido pelas lentes do X Force é de impressionar, com imagens bem nítidas e claras. Em alguns casos, parece até que elas ficam mais bonitas na foto do que na "vida real".

Exemplo de foto tirada com o Moto X Force (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Exemplo de foto tirada com o Moto X Force (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Oito aplicativos para deixar a sua selfie 'perfeita'

O Moto X Force também manda muito bem em vídeos. Ele grava em 4K (2160p), ou seja, qualidade Ultra HD, e proporciona imagens com ótima resolução. Se você preferir, também é possível filmar em "apenas" Full HD (1080p). O que pode ser útil, já que os arquivos em 4K ficam mais pesados do que o comum e o resultado será ótimo nas duas resoluções.

O aparelho também conta com o recurso de câmera lenta, tanto para a câmera traseira quanto para a frontal. Nas duas opções, a gravação é em HD (720p), e a qualidade do vídeo é bastante satisfatória. 

Moto X Force  (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Câmera do Moto X Force filma em 4k (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Bateria

A bateria promete agradar até usuário mais exigente. Com 3.760 mAh, o Moto X Force consegue ficar um dia inteiro longe das tomadas. Por exemplo: se você precisar sair às 7h e voltar apenas às 22h, o smartphone vai estar mais ou menos com 10% de carga quando você chegar em casa.

iPhone 6S Plus ou Moto X Force: celulares de tela grande em comparativo

O desempenho da bateria até poderia ser melhor, mas o potente processador do celular da Motorola exige muito. E isso faz com que a automomia fique um pouco aquém do que se espera de um aparelho com 3.760 mAh.

Mas convenhamos: passar o dia todo fora de casa, acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, ver vídeos, jogar, ouvir música, tirar fotos e, ainda assim, aguentar o dia inteiro é um feito e tanto do Moto X Force.

Para complementar, a companhia disponibiliza o carregador TurboPower. Ou seja, se você conseguir acabar com a bateria do X Force, em 30 minutos ela estará com 100% da carga novamente.

Moto X Force (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Moto X Force tem bateria de 3760 mAh (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Custo-benefício

Não dá para negar que o Moto X Force é caro - não tanto quanto o iPhone 6S, por exemplo, que custa a partir de R$ 3.999. Mas desembolsar R$ 3.145 em um smartphone não é pouca coisa. Agora, dizer que o celular não vale a pena por causa do preço também não seria correto.

Sete coisas para comprar com o valor de um iPhone 6S no Brasil

A verdade é a seguinte: se você tem condições financeiras de comprar o aparelho e faz questão de ter um dispositivo completo - com ótima câmera, desempenho top, bateria que dura o dia inteiro, tela inquebrável e design de ponta -, o Moto X Force é o celular certo para você. Mas se considera o preço é muito, também existem outras boas opções no mercado, como o Moto X Style, por R$ 2.499 e o Moto Maxx, por R$ 2.199.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.2
Design
9
Desempenho
10
Tela
10
Câmera
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela realmente não quebra
  • Ótimo desempenho
  • Câmera top
  • Bateria que dura o dia inteiro
  • Design de ponta

Contras

  • Preço salgado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clêider Soares
    2015-11-21T13:52:53  

    Alguém consegue convencer minha filha que é melhor comprar um desses do que o Iphone 6 plus! Ou eu que estou enganado. Please. Quem saca bem diz aí!!!

    recentes

    populares

    • Clêider Soares
      2015-11-21T13:52:53  

      Quem está dando uma de moralista aqui está sendo você. Continuo afirmando dar educação a ela e amor é o mais importante.

    recentes

    populares

    • Clêider Soares
      2015-11-21T13:52:53  

      Agora se entende porque tantos brasileiros vão mal na redação do vestibular: nunca se atem ao tema proposto. Quem aqui falou em educação, juventude? A discussão aqui é tecnológica e financeira. Nossa, povo as vezes num tem noção de nada, Putz...

  • Paula Victor
    2015-11-23T23:54:49  

    Acreditem se quiser o meu moto x force quebrou a tela e vazou vários pontos de cores em volta, assiti vários vídeos sobre ele e resolvi comprar o motox force, por incrível que pareça fez isso em meu bolso, se tiverem dúvidas podem de chamar no whatss mando fotos de quebrado 11940172439, antes de terminar leveia na assistência, falaram de mal uso. Brincadeira né ... Kkkkk se duvidarem pode chamar mando foto dele quebrado ...

    recentes

    populares

    • Paula Victor
      2015-11-23T23:54:49  

      Hoje Em Dia Tudo é Marqueting, Eu Realmente Acredito Que o Seu Caso Ainda Va Se Repetir Com Outros Consumidores, Hj Tudo Nao Passa De Marketing Uma Famijerada Industria Que So Quer Dinheiro

    recentes

    populares

    • Paula Victor
      2015-11-23T23:54:49  

      Eu acredito no mal uso mesmo, principalmente por ser bolso de calça de mulher, coloca no bolso de trás e senta em cima, entorna a tela. Coloca no bolso da frente que é minusculo e justo qualquer movimento que faz entorna a tela. Ou então fez aquelas babaquices de querer testar pra ver se não quebrava mesmo.

  • Tito Martins
    2015-11-21T13:34:41  

    Acho que eles testaram essa tela inquebrável antes no meu moto g que já caiu umas 500 mil vezes, sem película, sem capa ou nada parecido e até hoje não quebrou (2 anos).

    recentes

    populares

    • Tito Martins
      2015-11-21T13:34:41  

      Ricardo Santos = idiota....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tito Martins
      2015-11-21T13:34:41  

      É um Moto G ou um Nokia 3310?

  • John Carlos
    2015-11-22T01:14:17  

    Aparelho motorola estão com obsolescência programada, dão defeito 15 dias após o fim da garantia, o meu foi assim, travou e queimou a placa sem motivo nenhum.

    recentes

    populares

    • John Carlos
      2015-11-22T01:14:17  

      meu moto maxx foi assim. quase um mês após termino da garantia, parou de funcionar. arrumei. 1 mes apos o termino da garantia da assistencia tecnica, de novo! agora NAO SEI.se juntar as vezes da assistencia compro outro.

  • Wilquer Vitor
    2015-12-01T22:35:21  

    Não acho esse celular bonito não

    recentes

    populares

    • Wilquer Vitor
      2015-12-01T22:35:21  

      Mas é.

  • Ricardo Santos
    2015-11-21T19:04:56  

    Olá estou com um buraco na parede do meu banheiro, infelizmente não tenho azulejo, procurei nas lojas e não há mais; pelo tamanho desse celular ele caberá certinho. Bom irei comprá-lo para isso ou para colocar no lugar da telha que quebrou na minha varanda, abraços

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-11-21T19:04:56  

      kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-11-21T19:04:56  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk valeu! Ricardo Santos

  • Yves Soares
    2015-11-23T11:03:14  

    No vídeo é falado duas vezes "câmera" onde deveria ser dito "bateria".

    recentes

    populares

    • Yves Soares
      2015-11-23T11:03:14  

      Somente está faltando biometria !

  • Ronaldo Fonseca
    2015-11-22T11:27:10

    Cara, tive que assistir ao vídeo só pra ver o cara trocar bateria por câmera duas vezes. Sem contar o sotaque. Tosco demais!

  • Cloves Ferreira
    2015-11-22T10:56:05

    É sempre assim vcs enchem a bola do cel no lançamento depois que todo mundo compra é que falam dos defeitos, parece até que são pagos pra falar bem A verdade é esses celulares já saem de fábrica com vários defeitos, só lá na frente vcs vão falar Nenhum celular vale 3.145,00 reais

  • Edmilson Oliveira
    2015-11-22T08:10:51

    Reconheço o desenvolvimento tecnológico dos smartphones, daí aos preços praticados é uma desproporção absurda. Comparando com outros produtos de informática, mostram-se inviáveis. Por estes valores apresentados, compra-se equipamentos top de linha, é só procurar. Será que vale a pena ter um equipamento destes? Por muito menos podemos ter um smartphone que nos atende muito bem.

  • Silvia
    2015-11-21T18:40:47  

    ...Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

    recentes

    populares

    • Silvia
      2015-11-21T18:40:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre Correia
    2015-11-22T01:22:51

    Parem de ser bregas com essas chamadas de notícia com "top" no título.

  • Alex Santos
    2015-11-21T22:38:58

    Melhor celular do mercado... Só que não cabe no meu bolso kkk

  • Ricardo Santos
    2015-11-21T19:06:44

    faltou o teste "deixar cair sem querer"...quando taca querendo nunca quebra....quando é sem querer sempre quebra :'(

  • Nilson Tramontin
    2015-11-21T21:18:00

    4mil...2500reais...nossa que barato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gerson Santos
    2015-11-21T20:53:24  

    só eu que percebi o erro da nota na "câmera/bateria"?

    recentes

    populares

    • Gerson Santos
      2015-11-21T20:53:24  

      4mil..2,500...nossa!!!! que barato!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cobolman
    2015-11-21T17:59:22

    O rapaz na parte final do video trocou 2 ou 3x bateria por camera e nem assim refizeram o video, vai enteder xd.

  • Donodaverdade
    2015-11-21T17:51:50

    Sou usuário Apple,ex-Nokista....mas sinto muito Apple.A Motorola saiu na frente com esse vidro resistente,segurança é um item fundamental para os atuais preços dos smartphones hoje em dia.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-21T12:07:01  

    Antes de comprar no Black Friday consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo!

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-21T12:07:01  

      Já acabou Jessica?

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-21T12:07:01  

      Eu peguei a Jessica de 4

  • Zeti Comi
    2015-11-21T13:26:27

    engraçado, por que ele não jogou de quina no chão??

  • Edgar Santos
    2015-11-21T12:55:16

    3 k em um celular motorrola com acabamento em nylon?? Vlw sou trouxa não

  • Marcos Araujo
    2015-11-21T12:21:18

    3k ? dou não