Publicidade

Por Verônica Vasque; Por TechTudo


A Motorola apostou todas as suas fichas para se reiventar. Isso se deve ao lançamento de um celular que promete uma interface muito mais acessível ao usuário e de fácil e genial integração com as redes sociais - o MotoCubo.

O A45 Eco, que possui uma câmera de 2MP, teclado QWERTY e que permite o uso mínimo de banda larga possível foi desenvolvido, especialmente, a fim de melhorar a interação, bem como as atualizações do usuário, via aparelho, no Facebook, Twitter, Orkut, Picasa, entre outras mídias.

MotoCubo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

 Interface

Usando o MotoCubo, que roda no OS (sistema proprietário da Motorola), com poucos cliques, é possível interagir nas redes sociais. O aparelho apresenta uma interface simples, muito intuitiva, simplificada e com dimensões reduzidas.

A partir de três ou quatro toques, o usuário tem acesso a quase todos os aplicativos – softwares desenvolvidos especialmente para o celular. Entre os aplicativos, destaque para o Google Maps (versão exclusiva em parceria com o Mountain View) – que calcula a posição através de triangulação de antena de celular.

O player de música conta com botões de ir pra frente e para trás e permite que o usuário faça uma avaliação, dando nota, e organize, automaticamente, playlists.

A interação com o Orkut conta com as funções de escrever um scrap ou mudar o status, no próprio menu do celular. O mesmo acontece para os clientes do Facebook ou Last.fm, tendo em vista as atualizações de cada um deles. Uma das utilidades mais esperadas e, portanto, peculiar, é a função do aparelho de agrupar as mensagens em SMS como se fossem um histórico de conversas do messenger, por contato.

Design


Além de belo e moderno, na cor branca, o MotoCubo possui um design atraente e compacto. A principal finalidade é oferecer ao usuário grande comodidade e praticidade em qualquer ambiente, uma vez que ocupa o mínimo de espaço possível e pesa 110 gramas.

MotoCubo2 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

MotoCubo é um aparelho para caber na palma da mão. O tamanho é de 61.5 mm de comprimento com 82 mm de espessura e 16.6 mm de altura mm, display LCD 65k TFT de 2.5 polegadas e resolução de tela 320×240 pixels com 262 mil cores. O teclado QWERTY fica escondido por debaixo da tela.

Funcionalidades


A promessa da Motorola vem com uma câmera fotográfica digital muito fraca, de somente 2 megapixels, mas que grava vídeo com áudio; MP3 Player integrado com reprodução de diversos formatos, rádio FM com função RDS e com gravação de músicas. O aparelho acompanha cartão de memória de 2Gb, faz gravação de voz com duração de até 1 hora, tem toques polifônicos, bem como vibraCall, modo avião, aplicativos em java pré-carregados ou via download, discagem rápida, mensagens SMS, MMS e acesso a e-mails, plataformas EDGE e GPRS, navegador de Internet (Opera) e uma agenda telefônica capaz de salvar 1.500 contatos.
Além dos clientes para redes sociais, o MotoCubo conta com os jogos: Spore, The Sims 2 e Sudoku, além do Google Maps.

Player de música

O player de música é funcional e inclui botões deslizantes, permitindo que o usuário faça uma avaliação (com nota) e organize (automaticamente) as playlists. Possui uma entrada padrão para headphone (3.5 mm), suporte a bluetooth estéreo e integração com o Last.fm. O Rádio FM tem capacidade de reconhecer RDS, isto é, é possível mostrar textos, por exemplo, enviados pela emissora – como a programação e o nome da estação.

Internet

O MotoCubo não conta com boas opções de conectividade de ponta, uma vez que não dispõe de conexão 3G e WiFi. Com isso, a velocidade é obviamente mais lenta para navegação.
No entanto, para garantir a conexão de quem compra um MotoCubo, a Motorola entrou em negociação com as operadoras para fornecer planos de dados pré-pagos ou com tarifas especiais aos seus clientes. O celular ainda otimiza a transferência de dados via EDGE.

É possível fazer transferências de fotos para serviços como o Picasa, por exemplo, através de mensagens multimídia (MMS), o que não consome banda EDGE. Os aparelhos já vêm com o navegador Opera pré-istalado e o acesso é possível por meio de poucos toques.

Preço

O preço do MotoCubo é desbloqueado e sem subsídios de operadoras. É possível comprar o aparelho por menos de R$600.

Ficha técnica

Tabela

Resulução de tela 320x240
Formato slider
Conectividade EDGE, BLUETOOTH
Dimensões 61.5 mm x 82 x 16.6 mm
Peso 110g
Bateria 930/950 mAh (BN60)
Câmera [if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:DoNotOptimizeForBrowser /> </w:WordDocument> </xml><![endif] 2 MP
8

Design
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Muito compacto.
  • * Google Maps exclusivo.
  • * Fácil acesso às redes sociais

Contras

  • * Câmera com apenas 2 MP de resolução.
  • * Ausência de 3G e WiFi.
  • * Tela pequena para visualização.

Mais do TechTudo