Jogos simuladores

NOTA tt
6.8

Review MotoGP 14

MotoGP 14 não encanta pelos gráficos, mas é um jogo melhor do que parece

Dário Coutinho
por
em

MotoGP 14 é o game oficial do campeonato mundial de motovelocidade. Para quem busca apenas requinte gráfico, este é um game que pode decepcionar. Mas, para quem ama, jogos de corrida e procura uma experiência desafiadora, MotoGP 14 é surpreendentemente divertido, especialmente para os veteranos em jogos de moto. Confira o review:

Quais os melhores jogos de suspense / terror para playstation 3?

MotoGP 14 não tem gráficos da nova geração, mas aposta em jogabilidade desafiadora (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)MotoGP 14 não tem gráficos da nova geração, mas aposta em jogabilidade desafiadora (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Visual da geração anterior

Lançar versões de um mesmo jogo ano a ano pode ser uma tarefa ingrata. Especialmente para a produtora Milestone. Depois de uma interrupção na versão 2013, a produtora retomou a franquia MotoGP. Ainda assim, esta produtora italiana fez um bom trabalho ao adicionar novos elementos a MotoGP 14, deixando a clara sensação de que estamos jogando um game novo.

Visual está bonito na nova geração, mas na antiga, o jogo parece o mesmo de 2013 (Foto: Reproduçao / Dario Coutinho)Visual está bonito na nova geração, mas na antiga, o jogo parece o mesmo de 2013 (Foto: Reproduçao / Dario Coutinho)

MotoGP 14 tem pequenos incrementos no PlayStation 4 e PC, mas nos demais consoles, o game vai parecer muito com MotoGP 13. Apesar de não ser tão fotorealista como muitos queriam, MotoGP 14 traz coisas muito mais importante, boa jogabilidade e desafio para os amantes de velocidade.

Para profissionais

Jogos de simulação baseado em motovelocidade tem uma coisa em comum, eles pedem um nível de precisão muito maior do que jogos de carros. E em MotoGP 14 essa sensação ficará evidente na primeira curva. Cair da moto não é o maior problema do jogo, mas sim acertar as curvas. É possível perder algumas horas até aprender como contorná-las e como ter boas retomadas.

MotoGP 14 é implacável com novatos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)MotoGP 14 é implacável com novatos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Desafiador até mesmo nos modos mais fáceis, não estranhe correr nas últimas posições e nunca ver a o pneu traseiro do líder da prova. Em qualquer modo, MotoGP 14 é um jogo difícil. Contudo, a sensação de evolução no modo carreira é nítida. Durante a temporada é possível sentir o progresso ao avançar posições em cada corrida.

Ao invés de possuir toneladas de ajuda. MotoGP 14 trouxe um recurso curioso, a capacidade de voltar no tempo para corrigir pequenos erros. O recurso permite voltar apenas um ou dois segundos, e deve ser usado de modo preciso. Apesar de parecer uma trapaça, é essencial para economizar tempo, e felizmente é um recurso limitado.

Recurso que permite regressar no tempo é uma ótima ajuda, mas é limitado (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Recurso que permite regressar no tempo é uma ótima ajuda, mas é limitado (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Acima de tudo, MotoGP 14 é um jogo especialmente indicado para os fãs de motovelocidade. Com toneladas de conteúdo licenciado, o jogo apresenta clipes com os pilotos e vídeos apresentando cada cidade e país onde as corridas acontecem.

No modo carreira, você começa o jogo dentro do seu trailer, no qual você poderá acessar um computador, checar e-mails, conferir as últimas notícias, estudar os circuitos e muito mais. Já dentro da oficina, é possível conversar com engenheiros para melhor o setup da moto. Ao iniciar o modo carreira, começamos na Moto3 e leva-se um bom tempo para chegar a categoria principal, MotoGP.

Muitos modos para correr em duas rodas

A quantidade de modos de jogo também surpreende. Além do modo carreira, há modo para corrida individuais, eventos reais, Modo GP e até mesmo um modo com apenas desafios, como se o modo carreira por si só já não bastasse.

No modo para desafios, Challenge Mode, é possível enfrentar pilotos como Valentino Rossi ou Max Biaggi em corridas dificílimas. O game já situa o jogador dentro da corrida e você terá a tarefa de fazer o impossível para vencer as feras da motovelocidade.

No modo carreira, você tem o seu próprio trailer (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)No modo carreira, você tem o seu próprio trailer (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Parece que a Milestine passou muito tempo desenvolvendo os modos do jogo e afinando o gameplay, mas esqueceu de detalhes. Já citamos o visual, mas o áudio também merece um destaque, infelizmente negativo. Não estamos pedindo músicas empolgantes durante as corridas, mas o jogo bem que poderia soar melhor, o som das motos correndo é simplesmente podre e sem vida. Mesmo se você utilizar o melhor fone de ouvido que tiver no mercado.


Conclusão

MotoGP 14 não empolga pelo visual. Mas este é um jogo para os fãs de motovelocidade e pelo preço que está sendo vendido, vale o download. Há uma tonelada de conteúdo e um modo carreira com muitos desafios. Parece que a produtora investiu pesado na jogabilidade, o que é bom, mas poderia ter melhorado o áudio e os gráficos um pouco mais.


Nota TechTudo

NOTA tt
6.8
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
4

Prós

  • - Desafiador
  • - Recurso que permite voltar no tempo
  • - Modo carreira viciante

Contras

  • - Pouca evolução visual
  • - Requer muita precisão e paciência
  • - Áudio fraquíssimo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fred Costa
    2015-03-09T09:05:16

    O jogo é bom. Mas faltou mencionar os VÁRIOS e VÁRIOS bugs que o game apresenta. Alguns dos bugs: Encerramento inesperado do game; Perda de texturas nas motos e capacetes; E o mais bizarro de todos, o "Ghost Rider". Simplesmente o piloto desaparece, ficando somente a moto e o capacete flutuando em cima dela. E quando o piloto reaparece, fica todo distorcido com braços e pernas esticados pra frente ou para o lado. Desde o lançamento, pessoas no mundo inteiro reportam esses bugs para a Milestone, que não faz nada. Mesmo com 1 ano do lançamento e com os Bugs, o jogo está na versão 1.0 ainda.