Celular

NOTA tt
7.0

Review Motorola i1

Beline Cidral
por
em

A Nextel é um caso a parte na telefonia móvel brasileira e presta serviços que nenhuma outra operadora tem, comunicação direta e ilimitada por rádio. Talvez por isso nunca tenha se preocupado em oferecer bons aparelhos ao seus clientes.

Os primeiros smartphones da operadora só foram aparecer recentemente, mas nunca dispositivos topo de linha. Ainda é assim, mas existe uma luz, pequena e fraca, no fim do túnel. O Motorola i1 é um smartphone, grande, pesado, mas que roda Android, na versão 1.5, mas se você tem que escolher entre um dumbphone ou Windows Mobile, o i1 de ruim pode passar a fantástico.

  •  
motorola i1 (Foto: d)Motorola i1 (Foto: d)

Tela e acessibilidade

Infelizmente a tela não é o grande destaque, não porque é pequena, mas porque a resolução é baixa. Apesar da tela touchscreen ser capacitiva, o LCD TFT de 2,8 polegadas tem míseros 320×240 pixels de resolução. Poderia ser melhor, já que dificulta a leitura e torna o aparelho uma opção ruim para assistir vídeos. Mas, se a sua intenção for ver emails, páginas simples de web e acessar redes sociais, a resolução não chega a atrapalhar o uso dessas funções.

O i1 vem com XT-9 (auto-completar), QWERTY completo nativo e teclado SWYPE, o único que alguém pode precisar. Dessa forma, escrever e inserir dados é fácil, rápido e só não é perfeito pelo pouco espaço na tela, mesmo na horizontal. Os botões clássicos do Android (menu, home e voltar) estão todos na parte inferior, na frente do aparelho, com exceção do botão “pesquisar” que foi substituído pelo tradicional comando de viva-voz da Nextel.

Conectividade e Internet

Mesmo com todas as limitações, um Android pode estar sempre conectado. A lista inclui Wi-fi b/g, Bluetooth 2.0, além das conexões a cabo jack 2.5mm (ponto negativo) para áudio e MiniUSB 2 para dados (ponto positivo). Não sentiu falta de nada? O 1i não tem suporte 3G, o que pode ser um problema, ainda que a cobertura na maioria do Brasil possa dar a impressão de que conexão 2G seja suficiente.

Se a idéia é estar conectado 24 horas por dia, a interface Motoblur ajuda ao criar uma tela com feed RSS e atualizações de redes sociais. Pelo Android Market é possível encontrar milhares de aplicativos para web, de navegadores a clientes de email, passando por redes sociais. A conectividade aliada aos aplicativos certos são garantias de navegação rápida com economia de dados.

Câmera

Ponto para o i1 neste quesito, não porque tenha uma câmera excelente, mas o resultado das fotos tiradas pela câmera de 5 megapixels são realmente acima da média, sem falar no flash LED. Não podemos dizer o mesmo de vídeos, mas dentre as opções para quem usa Nextel, sem dúvidas o i1 surpreendeu e merece elogios.

Processador e memória

Estamos falando de um aparelho Nextel com SO mais do que defasado, neste cenário o processador Freescale Zeus 2.0 ARM 1136 de 500MHz não faz feio, principalmente porque é apoiado por 512 MB de RAM. O armazenamento pode ser expandido para até 32 GB via cartão MicroSDHC. Com os novos aplicativos disponíveis no Android Market, a configuração de hardware pode parecer fraca, mas como veremos depois, CPU e memória não são os maiores problema do i1.

Design

Se existe um Android que chama atenção pelo visual, o Motorola i1 é esse celular. Segunda a fabricante, o aparelho foi construído segundo especificações militares. A chamada Rugged Construction é certificada para sobreviver a condições ruins e resistir a chuva com vento, poeira, choque, vibração, temperaturas extremas, baixa pressão, umidade e radiação solar.

Basta olhar para o aparelho para ver que os materiais, acabamento e construção são bem diferentes. Ao segurar o celular logo é possível notar diferenças, principalmente no peso, empunhadura e nas borrachas laterais. O material do corpo é basicamente metal e realmente da a impressão de ser indestrutível.

A lateral esquerda possui botão para o push-to-talk e os botões de volume. Na lateral direita temos entrada micro USB, o botão de disparo da câmera e uma trava da tampa traseira que requer algum esforço para abrir. Em cima estão a saída de fone de ouvido e o clássico botão para travar tela. A parte de trás na cor grafite tem a logo Motorola estampado em prata e a logo da Nextel.

Sistema Operacional

Eis o único e provavelmente decisivo motivo para comprar e não comprar um i1. O ponto forte é que ele é o único Nextel que roda Android e isso já seria suficiente para ser considerado como a melhor opção. A decepção, grande decepção, fica por conta da versão do sistema operacional.

Motorola i1 vem com Android 1.5 Cupcake, um bom sistema operacional, quando foi lançado. Depois dele vieram mais 4 versões: 1.6 Donut, 2.1 Eclair, 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread. Nenhuma atualização aconteceu nem vai acontecer. O problema é que a grande maioria dos bons aplicativos disponíveis no Android Market só rodam a partir da versão 1.6 ou 2.0, ou seja, infelizmente pouca coisa vai funcionar no i1. Se você quer um Android, o Nextel não é uma opção, mas se você precisa dos aparelhos da operadora, o Motorola i1 é sem dúvida a melhor opção, muito acima da média.

Ficha técnica

Tela 3.1 polegadas
Resolução de tela 320×480 pixels
Sistema operacional Android 1.5 (interface Motoblur 1.5)
Rede: iDEN 800 / 900 MHz
Processador Freescale Zeus 2.0 ARM 1136 500MHz
Armazenamento 516 MB memória interna / Armazenamento interno expansível até 32GB com cartão MicroSD
Câmera 5 megapixels
Flash LED
Conectividade Wi-Fi 802.11b/g / Bluetooth2.0 / USB 2.0 via MicroUSB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 5.8 x11.8 x 12.8 cm
Peso 131g
Autonomia de bateria 1400mAh, até 210 minutos em conversação e 100 horas em stand-by
Itens inclusos Aparelho / Bateria / Carregador / Carregador Veicular / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo MicroUSB / Cartão MicroSD 2GB / Manual

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Bom custo benefício.
  • * Único Nextel Android.
  • * Contrução sólida.

Contras

  • * Tela com baixa resolução.
  • * Sistema operacional defasado.
  • * Baixa autonomia da bateria.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiano Garcia
    2011-09-23T07:23:06

    A Nextel lançou a cerca de duas semanas o Motorola Titanium que vem com a versão 2.1 do Android.