Celular

NOTA tt
7.0

Review Motorola MB502

Beline Cidral
por
em

Se o que você procura é um Android que custe menos de R$ 1000, mas que não tenha cara de brinquedo, ou que seja algo grande e complexo, você vai gostar do MB502 da Motorola. Seu jeito de Blackberry atrai executivos e pessoas que precisam de produtividade aliada a mobilidade. Esqueça a idéia de jogar, ouvir música ou assistir a vídeos, você até pode, mas se o objetivo principal é esse, talvez não seja o dispositivo mais indicado. Agora, se a idéia é acessar emails, se conectar a redes sociais, compartilhar mídia e navegar na internet, o aparelho cumpre muito bem essas funções.

motorola mb502motorola mb502 (Foto: Divulgação)

Tela e acessibilidade

Infelizmente a tela não é o grande destaque do MB502. Não por ser pequena, mas devido à baixa resolução. Apesar do eficiente touchscreen, o LCD TFT de 2,8 polegadas tem míseros 320×240 pixels de resolução. Isso acarreta na dificuldade de leitura e torna o aparelho uma opção ruim para assistir vídeos.

Por outro lado, a Motorola tem suas excentricidade bacanas e bem vindas, a mais interessante é o BackPad, uma espécie de trackpad localizada na traseira do aparelho. Em pouco tempo, o usuário tende a substituir o toque na tela pelo Backpad, poupando o LCD de manchas.

O modelo apresenta poucos botões físicos: na lateral esquerda o botão de volume e na parte superior o botão de liga e desliga. O disparo da câmera existe, mas fica junto ao teclado. Na frente, abaixo da tela, os tradicionais comandos do Android: menu, selecionar e home.

O teclado QWERTY físico é responsável pelas inevitáveis comparações com o Blackberry, Nokia E71/E72 e alguns Palms. Apesar das teclas serem menores que a do Flipout, e não possuírem o revelo tão destacado, o teclado do MB502 se mostra eficiente e confortável.

Conectividade e Internet

Sobre conexões, o MB502 está muito bem servido. A lista inclui Wi-fi b, g e n, Bluetooth 2.0, 3G, A-GPS e as conexões de cabo: jack 3.5mm para áudio e MiniUSB 2 para dados. Tudo funciona muito bem exceto pelo GPS que não é perfeito e demora um pouco mais para encontrar um satélite do que outros dispositivos similares.

Se a idéia é estar conectado 24 horas por dia, a interface Motoblur ajuda muito. Ela cria uma tela com feed RSS e atualizações de redes sociais. Pelo Android Market é possível encontrar milhares de aplicativos para web. A conectividade aliada aos aplicativos certos, são garantias de navegação rápida e economia de dados.

Câmera

Provavelmente não era a prioridade. São 3 megapixel, sem autofocus e sem flash. A qualidade das fotos não é das melhores, mas serve para registrar bons momentos. Você pode usar alguns aplicativos como o Vignette ou o Camera360 para abusar dos efeitos, ou ainda lançar mão dos recursos nativos como fotos panorâmicas para fazer melhor uso da câmera. Vídeo também não é um ponto forte, filmes ficaram restringidos a 352×288 megapixel de resolução em 25 fps.

Processador e memória

O aparelho possui um bom processador Omap de 600Mhz. Não satisfeitos, a Motorola decidiu equipar o modelo com 516MB de memória, que serão muito uteis, já que o Android 2.1, que equipa o modelo, não permite rodar aplicativos direto do armazenamento externo, que pode ser expandido para até 32GB com uso de cartão MicroSD.

Design

O MB502 é marcado pelo grande teclado QWERTY que ocupa quase 1/3 do aparelho. Com linhas sóbrias, o formato quadrado com bordas arredondadas e simétricas, ganha ares de um celular para profissionais e executivos. Com pouco mais de 1 cm de espessura, ele não faz volume no bolso e é muito confortável de usar (se sua mão for muito pequena a largura pode incomodar um pouco).

Sistema Operacional

Outra vantagem do Motorola MB502 é o seu Sistema Operacional. Ele é um dos poucos dispositivos Android na versão 2.1 que custam menos de 900 Reais. O sistema operacional da Google trás diversas vantagens como multi-tasking (rodar aplicativos ao mesmo tempo) e milhares de apps com preços acessíveis ou de graça para baixar e instalar através do Android Market. Aplicativos nativos também são muito úteis, especialmente o Economizador de Dados, que desativa a transmissão de dados enquanto o celular estiver inativo.

Ficha técnica

Tela 2.8 polegadas
Resolução de tela 320×240 pixels
Sistema operacional Android 2.1 (interface Motoblur 1.5)
Rede Quadribanda GSM 850/900/1800/1900, WCDMA 850/2100, HSDPA 3.6 Mbps (Categoria 5/6), EDGE Classe 12, GPRS Classe 12
Processador Omap 600 MHz
Armazenamento 516 MB memória interna / Armazenamento interno expansível até 32GB com cartão MicroSD
Câmera 3 megapixels
Flash Não
Conectividade Wi-Fi 802.11b/g/n / Bluetooth2.0 / USB 2.0 via MicroUSB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 6.72 x9.84 x 1.14 cm
Peso 110g
Autonomia de bateria Até 440 minitos em conversação (GSM) e 288 horas em stand-by
Itens inclusos Aparelho / Bateria / Carregador / Carregador Veicular / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo MicroUSB / Cartão MicroSD 2GB / Manual

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Bom custo benefício.
  • * Processador e memória.
  • * Design bonito e funcional.

Contras

  • * Tela com baixa resolução.
  • * Câmera sem flash e autofocus.
  • * Baixa autonomia da bateria.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valéria Albuquerque
    2014-09-16T11:34:48

    Bonitinho, mas ordinário. Tive vários problemas (desligava sozinho, não conseguia atender chamadas, celular travava constantemente, etc, etc, etc...), troquei de aparelho e mais tarde deu os mesmos problemas. Sinceramente, uma decepção. Quer um bom conselho? Não compre!!!

  • Andre Nunes
    2012-04-01T16:10:45

    bom pra tudo

  • Andre Nunes
    2012-04-01T16:10:35

    eu tenho um e otimo

  • Igor Pinheiro
    2011-12-10T16:20:20

    Bom celular!