Celular

NOTA tt
8.0

Review Motorola Milestone

Maurício Carvalho
por
em

A Motorola é bastante conhecida dos consumidores de celular. É sempre lembrada principalmente pelos mais experientes do assunto, pois foi umas das primeiras fabricantes de aparelho celular no mundo. Teve uma história de sucesso no mercado mundial de celulares, principalmente no americano. Até que, depois do seu último sucesso V3, parecia fadada ao esquecimento. Seus smartphones nunca foram campeões de venda, nem tão populares quanto deveriam. Até o surgimento do Android.

O Android é muitas vezes tido como salvador da Motorola. Sem ele, e sem o Motorola DROID, talvez a empresa ficasse mesmo sem saída. Quando o DROID foi lançado nos Estados Unidos, de cara já caiu no gosto dos consumidores e da crítica. Foi eleito o smartphone do ano e as vendas dispararam. O detalhe é que o Motorola DROID é um aparelho CDMA que, hoje em dia, é uma tecnologia bem difundida apenas nos Estados Unidos e Coréia do Sul. Ou seja, o tão aclamado DROID, a salvação da Motorola, estaria preso a um nicho do mercado, se comparado ao mundial.

Mas é claro que a Motorola não ia perder essa chance. Foi então que ela anunciou a versão GSM (e 3G) do famoso DROID: o Motorola Milestone. Sim, o aparelho é praticamente o mesmo, porém, para redes diferentes. Agora ele poderia ser vendido em todo o resto do mundo. E chegou ao Brasil. Mas o que fez desse aparelho tão bem sucedido?

Motorola MilestoneMotorola Milestone (Foto: Divulgação)

Sistema Operacional

O Motorola Milestone vem equipado com o Android, o sistema operacional para smartphones do Google. Ao contrário de outros, é um sistema aberto, ou seja, qualquer fabricante que se interessar pode usa-lo para equipar seu produto. E mais do que isso, pode inclusive customizá-lo com novas interfaces e aplicativos. Não é o caso do Milestone: ele vem com o Android puro, do jeito que é disponibilizado pelo Google. Lá, todos os softwares nativos estão presentes: Gmail, Google Contacts, Google Maps, Google Calendar, Google Talk.

A configuração é muito simples para quem tem uma conta do Google ou do Gmail. O sistema pede apenas seu usuário e senha e pronto: todos os seus contatos, e-mails, compromissos, favoritos do Google Maps, tudo é carregado para o celular, e se mantém sincronizado. Ou seja, caso você inclua um contato ou um compromisso no celular, ele aparece automaticamente no seu Gmail ou Google Agenda na web. E vice versa: quer incluir um contato no seu celular? É só cadastra-lo nos contatos do Gmail. Simples. Aliás, toda a integração com serviços Google é muito simples e indolor.

Bateria

Só é uma pena a bateria do Milestone não agüentar por muito tempo. Com uso normal, mal chega a agüentar por um dia. Em uso pesado, você com certeza terá que recarrega-lo no meio ou no final da tarde. Talvez seja por isso que muitas versões do aparelho são vendidas acompanhadas de um dock multimídia, onde o aparelho pode descansar enquanto carrega e ainda serve de um relógio-despertador moderno.

Compartilhamento de conteúdo

Uma característica muito forte e que funciona muito bem no Android é o compartilhamento de conteúdo. Fotos, música, vídeos, praticamente todo conteúdo que seja acessível no aparelho pode ser compartilhado sem ter que abrir outros programas. Por exemplo, se você está visualizando uma foto, a partir dela, você terá opção de compartilha-la de várias maneiras, seja por Bluetooth, E-mail ou redes sociais como Twitter, Facebook, entre outras. Tudo dali mesmo, do visualizador de fotos. E é tudo muito prático, bastam 2 ou 3 toques.

Câmera e MP3 player

Falando em fotos, o aparelho conta com uma câmera muito boa no papel, mas que na prática deixa a desejar. É uma câmera de 5 megapixels, com flash LED duplo e que faz vídeos com qualidade de DVD, com 480 linhas de resolução e em widescreen. Porém, no caso das fotos, a qualidade final não é muito boa. Há muito granulado (ruído) nas imagens, a compensação de luz não é boa e o flash não ajuda muito. Se isso já não bastasse, a interface da câmera é um pouco lenta e as vezes chega a irritar. No caso dos vídeos, o produto final é um pouco melhor que as fotos. Mas a interface é a mesma, com a mesma lentidão quase frequente.

O Android possui também um tocador de MP3 para se ouvir músicas. Ele funciona muito bem, porém, é muito simples se comparado aos concorrentes. Não há muitas opções de configuração e a interface é pobre. Mas ele garante o principal: ouvir música.

Navegador e GPS

O navegador do Android é muito bom. Está entre os melhores do mercado, juntamente com o Safari do iPhone. É rápido, tem ótimo desempenho mesmo em páginas pesadas e, na versão instalada no Milestone, não é compatível com Flash.

O aparelho também possui GPS e, juntamente com o Google Maps Navigation, é uma excelente solução gratuita para navegação veicular ou mesmo para pedestres.

Teclado físico e tela de toque

O teclado físico QWERTY do Milestone é ótimo para produtividade. Tem pegada muito boa e não incomoda para digitação de textos. Claro, não vá querer escrever um relatório nele. Mas para mensagens, atualizações no Twitter, Facebook ou e-mails é perfeito. Principalmente se considerarmos que a tela de toque, apesar de ser multi-touch, não tem uma precisão muito boa. Não é difícil ver o sistema errando ou mesmo não reconhecendo seu toque, seja pela imprecisão da tela, seja pela performance do sistema.

Armazenamento

Para armazenar tantos aplicativos, é usada a memória interna do aparelho, de aproximadamente 130MB, o que é muito pouco, ou o cartão microSD de 8GB que o acompanha. Porém, para armazenar um aplicativo no cartão, é preciso que o aplicativo suporte esta opção.

Ficha técnica

Tela 3,7 polegadas
Resolução de tela 854×480
Sistema operacional Android 2.1 (2.2 em Fevereiro/2011)
Rede GSM/EDGE/3G
Armazenamento 130 MB (acompanha um cartão de 8GB)
Conectividad Wi-Fi/Bluetooth/USB
Sincroniza com PC sim, via Google
Dimensões 115,8 x 60 x 13,7 mm
Peso 165g
Autonomia de bateria 385min em conversação e 270h em espera
Itens inclusos Cabo de dados USB, Carregador, Dock Multimidia, Fone de Ouvido, Manual, CD de instalação

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Bom teclado físico QWERTY.
  • * Sistema Android.
  • * Tela grande de ótima resolução.

Contras

  • * Bateria acaba rápido.
  • * Câmera abaixo da média.
  • * Poderia ter melhor performance.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares