Celular

NOTA tt
8.2

Review Moto G5

Celular intermediário da Motorola apresenta um bom conjunto, mas nenhum grande destaque; saiba se vale a pena comprar.

Aline Batista
por
em

O Moto G5 é o celular intermediário da Motorola/Lenovo, que chegou ao Brasil em março de 2017, acompanhado do Moto G5 Plus. O smartphone faz parte da quinta geração da linha Moto G, uma das mais populares entre os brasileiros que buscam um aparelho com bom custo-benefício. O G5 desembarcou no país com o preço de R$ 999, mais barato do que o valor de lançamento do seu antecessor  Moto G 4, e concorre com intermediários como LG K10 Novo, da LG, e o Galaxy J5 Metal, da Samsung. O TechTudo testou o Moto G5 durante uma semana e trouxe todas as impressões no review abaixo.

O que mudou do Moto G4 para o Moto G5? Descubra as semelhanças e diferenças


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

O Moto G5 tem design mais premium ao ser comparado com seus antecessores. O aparelho possui acabamento em alumínio de alta qualidade, que confere, além de beleza, maior durabilidade ao celular. Apesar de ser mais bonito do que o Moto G 4, a aparência não é um dos destaques do G5. O smartphone é grosso, com quase 1 cm de espessura, e tem uma "cara" um pouco bruta.

Na lateral direita, estão os botões físicos do Moto G5, responsáveis pelo bloqueio/desbloqueio da tela e por aumentar/diminuir o volume. Já na parte frontal, está localizado o leitor de impressões digitais. O botão permite utilizar a digital para desbloquear ou bloquear a tela de forma rápida e eficaz, dando maior segurança e privacidade ao dono do smartphone. Além disso, ele é inteligente e dispensa o uso dos botões capacitivos para realizar ações. O recurso funciona assim: ao ativar a função "Navegação em um toque", é possível utilizar o leitor de impressões digitais para voltar para a tela anterior, abrir os aplicativos recentes ou voltar para a tela inicial.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Moto G5 de frente com tela ligada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Um dos problemas no design do Moto G5 é a dificuldade na remoção da tampa traseira. O celular possui bateria removível, além de ser necessário abri-lo para inserir os chips e o cartão de memória. No entanto, a Motorola não facilitou nesse quesito. É preciso o auxílio de algum objeto para remoção da tampa e isso pode acabar danificando algumas partes do smartphone. Além disso, você precisa utilizar uma pinça para retirar o chip.

O conector para fone de ouvido fica na parte de cima, e a entrada micro USB, que permite carregar o telefone, fica embaixo. Ao contrário de alguns aparelhos que possuem alto-falantes na parte frontal para chamadas e na parte traseira para a execução de áudio mais altos e potentes, o Moto G5 possui um único alto-falante na sua frente. Isso é bom quando o smartphone está apoiado em alguma superfície, assim, o som sai pela parte frontal.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Lateral do Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

As medidas do Moto G5 são: 144,3 mm de altura e 73 mm de largura, com uma tela de 5 polegadas. Apesar de grande, o Moto G5 tem boa pegada, não escorrega das mãos e não suja com facilidade. O aparelho pode ser encontrado nas cores platinum e ouro.

Tela

O Moto G5 possui tela de 5 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Enquanto concorrentes, como Galaxy J5 Metal e o LG K10 Novo, possuem telas maiores com resolução inferior (HD de 1280 x 720 pixels), o G5 sai na frente nesse quesito. Como ele possui display menor e de maior resolução, apresenta maior densidade de pixels por polegada: 441 ppi. Esse número garante excelente visualização no Moto G5, oferecendo imagens com nitidez e contraste bem definido, sem o aspecto pixelado. O brilho da tela se adapta de acordo com a luz disponível no ambiente.

Na prática, o display do Moto é agradável para tarefas básicas, como navegar nas redes sociais, e até mesmo assistir a vídeos por períodos mais longos. Os usuários não devem ter problemas nesse aspecto.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Aplicativos no Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outra vantagem é que a tela não reflete muito, o que torna possível usar o aparelho em ambientes externos sem dificuldades. Já o ponto negativo do display fica por conta do touch. Durante os testes, por diversas vezes, o celular não respondeu ao toque de forma eficaz e foi preciso tocar mais de uma vez para que ele entendesse o comando. Isso é especialmente ruim quando estamos digitando alguma mensagem, por exemplo.

Um ponto positivo é o nano-revestimento repelente à água. O recurso oferece mais segurança para o caso de algum líquido espirrar no smartphone. O display também se mostrou resistente a arranhões, apesar de não possuir proteção Gorilla Glass, como seu antecessor.

Câmera

As fotos produzidas pelo Moto G5 não possuem qualidade excepcional, mas são agradáveis. O smartphone possui câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 MP. A câmera vale a pena principalmente por seus recursos. Um deles é a possibilidade de usar o modo profissional, que permite o controle manual de foco, balanço de branco e ISO, por exemplo.

A lente traseira tem abertura f/2.0 e a frontal tem f/2.2. As imagens produzidas com a câmera traseira são claras. Além disso, a estabilização é eficiente e as fotos não saem tremidas. O HDR ajuda a oferecer fotos mais bonitas, combinando o resultado de diferentes fotografias para a criação da imagem perfeita.

Foto tirada com a câmera do Moto G5 (Foto: Aline Batista/TechTudo)Foto tirada com a câmera do Moto G5 (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Um recurso interessante é que basta girar o celular duas vezes para abrir a câmera ou para alternar entre as lentes traseira e frontal. A câmera ainda conta com função de leitor de códigos de barras e código QR. Um ponto que vale destacar é que, assim como os aparelhos Moto mais recentes, o Moto G5 não tem uma galeria de fotos nativa e o usuário deve usar o Google Fotos. Quem não está acostumado com o app do Google pode estranhar no início, mas a falta de galeria não chega a causar prejuízos.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Interface da câmera do Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No geral, as câmeras oferecem bons resultados. Quando em condições adequadas de iluminação, o Moto G5 é capaz de produzir fotos agradáveis, ideais para compartilhar com os amigos em redes sociais. Os piores resultados acontecem com a gravação de vídeos em câmera lenta e nas fotos panorâmicas. Ambos os modos reduzem bastante a qualidade das imagens. A gravação de vídeos é em Full HD a 30 frames por segundo. As imagens possuem boa qualidade, mesmo quando visualizadas em telas maiores, como um computador. Um recurso interessante durante a captura dos vídeos é a possibilidade de clarear ou escurecer a imagens.

Desempenho

O Moto G possui processador Snapdragon 430 octa-core de até 1,4 GHz, que trabalha em conjunto com memória RAM de 2 GB. Vale ressaltar que, apesar de ter sido apresentado durante a MWC em versões com 2 GB ou 4 GB de RAM, apenas o modelo com número inferior desembarcou no Brasil.

O Moto G5 tem um ótimo desempenho, considerando seu hardware e a categoria de preço em que se enquadra. Durante os testes, o celular funcionou de forma fluida e apresentou um único travamento, em uma tentativa de abrir vários apps ao mesmo tempo. Apesar disso, o telefone executa as tarefas com velocidade e seu desempenho não decepciona. No entanto, vale ressaltar que o celular é ideal para quem faz um uso mais básico no dia a dia, como acesso a redes sociais e consumo de vídeo no YouTube. Se você procura um aparelho para jogos, por exemplo, o Moto G5 pode não apresentar uma melhor performance. Além disso, os smartphones tendem a ter uma queda no desempenho com o passar do tempo.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Detalhes superiores do Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aliado ao hardware, o Moto G5 roda Android 7.0 Nougat, versão mais recente do sistema do Google. Além de trazer as vantagens da plataforma, como o modo multitarefas e a economia de dados, a Motorola utiliza em seus aparelhos um Android quase puro, com poucas modificações. O sistema não traz muitos aplicativos instalados de fábrica, nem mesmo os mais usados como Facebook e WhatsApp. Assim, fica por conta do usuário decidir o que vai baixar em seu aparelho. A versão pura da plataforma ajuda a oferecer um desempenho mais fluido, sem engasgos ao abrir e rodar apps.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Traseira do Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No que se refere à memória interna, o aparelho possui armazenamento de 32 GB, expansível em até 128 GB via microSD. O telefone teve uma boa evolução nesse quesito em relação ao seu antecessor, que só possuía 16 GB. Ou seja, espaço para armazenar arquivos e apps não deve ser problema para o dono do Moto G5. Vale ressaltar que o sistema operacional ocupa 7,41 GB da memória.

A bateria é um dos pontos fortes do Moto G5. O celular aguenta um dia inteiro de uso frequente, com conexão à internet, acesso a redes sociais, mensageiros e aplicativos de streaming de músicas e vídeos. O componente possui 2.800 mAh e ainda é capaz de chegar ao final do dia com alguma carga. Além disso, a bateria é removível, o que possibilita a troca em caso de problemas, e o smartphone possui carregamento rápido. Durante os testes, o aparelho precisou de aproximadamente uma hora e quarenta minutos para atingir 100% da carga.

Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Detalhes inferiores do Moto G5 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outros pontos que valem ser lembrados é que o aparelho possui entrada para dois chips e conexão 4G. Durante os testes, o celular apresentou dificuldade para reconhecer o chip. Às vezes, ele parava de identificar o SIM, aparentemente, sem motivo algum. A Motorola, dessa vez, deixou o recurso de TV digital apenas para o Moto G5 Plus.

Custo-benefício

A linha Moto G sempre agradou aos brasileiros por apresentar um conjunto eficiente e com o Moto G5 não é diferente. O aparelho não possui nenhum grande destaque, mas tem uma boa relação custo-benefício. Seu preço oficial é de R$ 999, porém o smartphone pode ser adquirido por cerca de R$ 930 para pagamentos à vista. Esse preço inclui tela, câmera, desempenho e bateria que agradam, além de espaço para armazenamento e leitor de impressões digitais.

Se formos observar os outros modelos da linha Moto G, o Moto G5 parece ser um meio termo entre o Moto G 4 e o Moto G 4 Play. Considerando que o G 4 ainda é vendido por R$ 1.199 e a versão Plus do Moto G5 – que não possui muitas diferenças em relação ao modelo "comum" – custa R$ 1.499, o Moto G5 pode ser visto como um celular de preço justo. 

Além disso, o telefone se destaca em relação aos concorrentes. Por exemplo, o Galaxy J5 Metal possui menor quantidade de memória interna e sistema operacional mais antigo. Já o LG K10 Novo tem algumas semelhanças, mas perde em qualidade de tela e bateria. Outro ponto importante é que os dois não contam com leitor de impressões digitais. Se você procura por um smartphone com um bom conjunto de especificações, mas não tem nenhum requisito específico, vale dar uma olhada no Moto G5.

Tabela de especificações técnicas do Moto G5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações técnicas do Moto G5 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
8
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Bateria que dura o dia todo
  • Câmera com recursos manuais
  • Leitor de impressões digitais

Contras

  • Touch ruim
  • Design pouco atraente
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Batista
    2017-04-04T13:10:52  

    Volume em chamadas e em viva voz péssimo, se.comparado com o moto g 2 piora...Queria até conhecer outra pessoa que tenha um igual pra comparar....As vezes penso até que o meu está estragado, nem música da pra escutar.... Insatisfatissimo.

    recentes

    populares

    • Wesley Batista
      2017-04-04T13:10:52  

      O meu por sorte está normal

  • Caroline
    2017-09-08T16:03:27

    Comprei um a menos de uma semana, até gostei achei a bateria excelente, sistema limpo e não trava. Porém a câmera foi uma decepção! A frontal eu espera que fosse de qualidade baixa mas até a traseira me decepcionou demais comparado ao meu antigo que era um iPhone 5c. O fato de não ter aplicativos básicos como galeria e bloco de notas , outro auto falante e a remoção da tampa traseira são pontos bem negativos para mim.

  • Zé Lélé
    2017-04-04T12:50:05  

    Mas que bo sta, nem 3gb de ram tem kkkkkk, evolução que é bom nao tem nesse país

    recentes

    populares

    • Zé Lélé
      2017-04-04T12:50:05  

      Muda p Iraque então!

    recentes

    populares

    • Zé Lélé
      2017-04-04T12:50:05  

      "Nesse país" kkkkkkkkkk

  • Joao Rocha
    2017-04-04T13:15:59  

    Comprei um, deu 15 dias deu problema, tive que mandar para a fábrica porque, começou a travar na hora de ligar, 4g não pegava.

    recentes

    populares

    • Joao Rocha
      2017-04-04T13:15:59  

      Por um pouco mais voce leva um G5 Plus que é muito melhor que o J7 Prime.

    recentes

    populares

    • Joao Rocha
      2017-04-04T13:15:59  

      pela mesma faixa de preço vc pega um xiaomi redmi note 4 que dá um banho no moto g 5 em especificações

  • Josh Dilson
    2017-04-04T13:35:38  

    A globo é dona do maior dedo pobre do mundo, tudo que ela indica não presta.

    recentes

    populares

    • Josh Dilson
      2017-04-04T13:35:38  

      Igual você

  • Elisangela Valesi
    2017-04-12T16:21:36  

    Ganhei um moto G 5 a poucos dias,estou decepcionada com a duração da bateria. Uso o aparelho para acessar redes sociais apenas e a bateria eu carrego a noite e antes das 16 horas já era. Será problema já?

    recentes

    populares

    • Elisangela Valesi
      2017-04-12T16:21:36  

      o meu dura o dia todo e passo o dia todo nas redes sociais

    recentes

    populares

    • Elisangela Valesi
      2017-04-12T16:21:36  

      Elisangela, o problema é o consumo de energia do Facebook. Ouvi dizer que existe uma versão "ligth" do aplicativo que consome menos energia em troca de alguma simplificação nas funções. Eu sei que é um saco, mas sempre que não estou navegando no Facebook eu o desligo (lá na relação dos aplicativos na relação da bateria).

  • Daniel Junior
    2017-05-14T19:24:22

    Comprei meu G5 ontem e estava lendo as informações que vem junto com o aparelho e vi que esta escrito assim " 30 minutos em 1metro de água fresca " aí eu não entendi ele pode ficar em baixo da água sem nenhum aparelho de impedir a entrada de água ou não , meu amigo tem o G4 e ele lava o aparelho na água sem problemas e o aparelho não é aprova de água !

  • Fernando Magalhães
    2017-04-06T20:46:50  

    Comprei esse aparelho hoje e estou muito satisfeito! Aparelho é rapido, bonito. Fui direto em outro motorola por ter tido um Moto G1 XT1040 e nunca ter me dado problemas nem defeitos, apesar dele com o passar do tempo ter ficado lento, apenas por esse motivo abandonei e parte para o noto MOTO G5. Custo X Beneficio EXCELENTE! Um fator que me deixou bem espantado foi a qualidade da tela em comparação com outros celulares.... realmente a qualidade de imagem é ANIMAL! Recomendo demais!

    recentes

    populares

    • Fernando Magalhães
      2017-04-06T20:46:50  

      Pow, interessante seu review, Fernando. To justamente com um Moto G1 XT1040 e pensando em migrar para o Moto G5. Bem interessante esse review!

    recentes

    populares

    • Fernando Magalhães
      2017-04-06T20:46:50  

      O meu principal motivo é justamente ele ter ficado MUITO lento recentemente, mas ele é de 2013/14, então acho até aceitável.

  • Rodrigo Carvalho
    2017-04-09T00:47:59  

    Então comprei hoje e pelo custo benefício achei bem interessante, espero não me arrepender, voltando a comprar Motorola, anos que tinha abandonado está marca.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Carvalho
      2017-04-09T00:47:59  

      Você colocou microchip ou chip normal

  • Alx Rj
    2017-04-08T00:09:54

    Bateria 2800mAh é um dos pontos fortes...estagiario demitido em 3...2...1...

  • ana santos
    2017-04-05T09:49:27  

    Bem, tirando o fato de não existir mais o Ítem "Galeria" no MotoG5, o que pra mim é um desastre, acho o custo benefício TOP.

    recentes

    populares

    • ana santos
      2017-04-05T09:49:27  

      Verdade eu estranhei isso hoje..... vou dar uma olhada nesse app que o Ronaldo disse acima.

    recentes

    populares

    • ana santos
      2017-04-05T09:49:27  

      Outro fatos que acho que a motorola pecou foi não colocar um alto falante separado para ouvir suas musicas e tal..... achei bem baixo comparado com o meu MOTO G1 XT1040 que o altofalante para ligação era uma coisa e o altofalante para musicas era outra. Acho que esse é o unico fator negativo. O leitor biometrico funciona perfeitamente, a facilidade de bloquear e desbloquear me agradou muito.

  • Renato Lenas
    2017-04-05T04:51:49  

    O meu StarTac Baby ta bombando ainda.

    recentes

    populares

    • Renato Lenas
      2017-04-05T04:51:49  

      É DE CHIP?

  • Matheus Santos
    2017-04-04T19:36:05  

    Meu Moto Maxx quebrou, comprei este Moto G5 e adorei, até o processamento por incrível que pareça é melhor, talvez por ser um conjunto de 2017, ele só deixa a desejar do Moto Maxx em som e na câmera traseira, mas o resto bem melhor, design, bateria removível, tela apesar de FullHD é boa e até agora com uma semana de uso não tive problemas com o touché, mesmo usando película.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2017-04-04T19:36:05  

      Excelente aparelho. Relação custo beneficio excepcional. Não tive nenhuma dificuldade para tirar a tampa traseira e acessar os chips ou cartão de memória (não há necessidade de nenhuma ferramenta para isso!). O leitor de digital aliado à função um toque é show de bola! Recomendo.

  • Rosaura Metzker
    2017-04-05T08:45:22

    Comprei e gostei muito do seu desempenho, além de ser lindo...

  • Rico
    2017-04-04T23:13:19

    Ae picuasada....se nao tiver os 1000 qsj...compra um lenoxx....

  • Danilo Miguel
    2017-04-04T21:19:59

    Poderia ter no minimo 3GB esse G5...Eu sou eternamente meu redmi note 4.

  • MARCELO AVILA
    2017-04-04T12:44:13  

    Estou usando há 2 semanas e não notei nenhum problema no Touch. Por enquanto, sem queixas.

    recentes

    populares

    • MARCELO AVILA
      2017-04-04T12:44:13  

      PSe for igual o touch do mot g4 nota 0 . Péssimo. Impossivel fazer uso na claridade ele da aquele famoso ghost touch

    recentes

    populares

    • MARCELO AVILA
      2017-04-04T12:44:13  

      Até agora o ghost touch não apareceu aqui no meu g5.

  • Marcelo
    2017-04-04T16:38:58

    Já tive 2 Moto G e afirmo que esse é o pior deles. Muito feio, bateria removível, uma trabalheira danada para tirar a tampa traseira, retirar o chip, tela menor que o Moto G 4. Eu não compraria. Acho melhor o Moto G 4. Depois do Moto G eu passei a usar o Moto X e hoje uso o Moto Z. Óbvio que não se pode comparar com o Moto G mas não gostei dessa versão 5 do Moto G.

  • Rafael Datti
    2017-04-04T12:24:45

    Opa, conforme o comparador Econovia, já dá para encontrar por menos de 850 reais. Vale a pesquisa antes de comprar.

  • Fabiano Silva
    2017-04-04T15:05:59

    tenho um redmi note 3 pro a mais de 1 ano. dá de 10 neste aí e custou 600 reais importando da china.