Celular

NOTA tt
6.0

Review Motorola Motokey EX117

A Motorola trouxe ao mercado o Motokey EX117. O aparelho tem capacidade para até três chips SIM; uma necessidade para um público que não quer gastar muito com o celular, nem com o aparelho, nem com planos.

Stella Dauer
por
em

Pensando em não gastar muito dinheiro com celulares, muitas pessoas recorrem a marcas alternativas - os conhecidos xing-ling - para resolverem seus problemas de comunicação. Comprados sob procedências duvidosas e em lojas que não garantem o funcionamento do produto, que é mal acabado e tem o sistema mal traduzido, a Motorola resolveu atacar essa lacuna e trouxe ao mercado o Motokey EX117. O aparelho tem capacidade para até três chips SIM; uma necessidade para um público que não quer gastar muito com o celular, nem com o aparelho, nem com planos.

Aparelho tem bom acabamento (Foto: Stella Dauer/TechTudo) (Foto: Aparelho tem bom acabamento (Foto: Stella Dauer/TechTudo))Aparelho tem bom acabamento (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Design e tela

Comparado com ostelefones básicos que encontramos em lojas alternativas, o EX117 é muito bem acabado. Seu único defeito no visual é a tela, que é pequena e muito similar aos aparelhos bem mais baratos.

Sua traseira é cinza escura, emborrachada e com textura, ótima para se manusear com apenas uma mão, passando segurança na pegada. As bordas são de plástico prateado acinzentado, um detalhe elegante. Já as teclas do teclado QWERTY físico, assim como os botões de atalho, são similares ao material da traseira: emborrachas e escuras, com a vantagem de serem retroiluminadas, facilitando o uso em locais escuros.

Traseira emborrachada e texturizada (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Traseira emborrachada e texturizada (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Na parte superior há entradas para fones e o orifício para pendurar chaveiros e enfeites. No lado direito, uma conexão microUSB, onde funciona conexão e carga (muito bom, sem conexões particulares!). No esquerdo, uma entrada especial para um dos chips SIM possibilita uma troca rápida para um possível quarto SIM (as outras duas entradas ficam embaixo da bateria). A traseira abriga a câmera e uma saída de som, enquanto a frente traz o teclado QWERTY, a tela, microfone, cinco botões de menu e um pad de navegação.

A tela é o calcanhar de Aquiles do aparelho. Ela tem apenas 2 polegadas e uma enorme moldura. É uma TFT com 262 mil cores e definição de 176 x 220 pixels. Para o sistema funciona bem, mas para vídeos ou jogos, fica precária.

Tela de baixa definição, botões emborrachados (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Tela de baixa definição, botões emborrachados (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Conexões e mídias

Por ser um modelo muito simples, não é passada qualquer informação a respeito de processamento ou memória RAM. Informações sobre o sistema são poucas, mas é possível saber que esse modelo roda o MTK RTOS, a mesma plataforma usado em celulares provenientes da China. Um RTOS (Real Time Operating System) é um sistema operacional destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido, não importando se a velocidade de resposta é grande ou não. Assim, é um sistema que roda sem depender muito do hardware e sua qualidade.

Teclado QWERTY tem botão exclusivo para o Facebook (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Teclado QWERTY tem botão exclusivo para o Facebook (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Por sua simplicidade, não é muito complicado de se mexer. Ele está totalmente em português – ao contrário dos alternativos – e é um sistema utilizado há um bom tempo, então você com certeza já deve ter visto ele em algum outro celular que teve. Os menus são em lista e há ícones coloridos para facilitar a navegação, e a página principal é simples, com um widget do Facebook, lembrando de sua principal feature.

Entrada para dois chips no aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Entrada para dois chips no aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Não há conexão Wi-Fi nesse aparelho, nem 3G. Para navegar na internet você ficará dependente da rede GPRS, que é mais lenta, mas adequada ao aparelho. Em nossos testes, ele não quis aceitar o chip SIM da Claro usado nos reviews, portanto, mesmo sendo desbloqueado e quad band, é melhor checar com sua operadora antes de adquirir um modelo desses.

O EX117 conta também com Bluetooth 2.1 com A2DP, tecnologia que permite a conexão do aparelho com fones de ouvido sem fio, kits hands free, entre outros. Não há qualquer tipo de sensor nele.

Terceiro chip pode ser trocado sem a necessidade de tirar a bateria (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Terceiro chip pode ser trocado sem a necessidade de tirar a bateria (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Áudio

O som externo é um pouco baixo, mas como vantagem não tem distorção, e por isso é de boa qualidade. Com os fones convencionais que acompanham o EX117 na caixa, percebe-se que o estéreo não é muito bom e que faltam um pouco de graves, mas quebra o galho tranquilamente. Há ajustes e equalizadores que ajudam a melhorar isso.

Os fones também servem como antena, uma vez que o aparelho aceita rádio FM. Ele não quis rodar os vídeos grandes que colocamos na memória.

Câmera e entrada para fones de ouvido (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Câmera e entrada para fones de ouvido (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Fotos e aplicativos

A câmera é de apenas 2 megapixels, com foco fixo e sem flash, contando ainda com um zoom digital de 4x que não é nem recomendável de ser usado. É possível enviar a foto diretamente para o Facebook ou fazer edições simples em um editor de fotografias. Há opções para a inserção de ícones, molduras e efeitos básicos como sépia, escala de cinza, inversão de cores, espelho e outros. Na hora do clique, você pode escolher o tipo de disparo, cena, tamanho da imagem, temporizador, balanço de branco, contraste, anti-vibração e efeitos. Até que é bem completa.

Quanto às imagens finais, não há muito o que esperar de uma câmera com poucos megapixels, sem autofoco e flash. São fotos que servem para o dia-a-dia, registros corriqueiros. O sensor apresentou ruídos em ambientes com pouca luz, mas a fotos surpreenderam, melhor do que esperávamos. Para o seu modelo e hardware, a captação de vídeo até que é boa, embora bem escura. Em definição baixa, HVGA, a captação do som funcionou bem.

Conexão microUSB serve também para carregar o aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Conexão microUSB serve também para carregar o aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Sistema

Nos aplicativos há bastante coisa. Simples, mas suficientes. Temos um histórico completo de ligações, contatos, mensagens e emails, um navegador simples, calendário, lista de tarefas, alarme, relógio mundial, calculadora, conversor de moedas, navegador OperaMini, gerenciador de arquivos, gravador de voz, editor de fotos, compositor de melodia, apresentação de slides e até o MotoID, aplicativo da Motorola para reconhecer músicas pelo som. Entre os jogos temos Sonic Advance e Need for Speed Hot Pursuit.

Há também aplicativos Java para várias redes sociais como Facebook (que possui inclusive uma tecla dedicada no teclado QWERTY), Orkut, Twitter e YouTube. E para gerenciar os três chips SIM tem também uma configuração que permite escolher qual chip serve para ligações, qual para SMS, qual para navegação de dados,...

Saída de som é boa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Saída de som é boa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Bateria e armazenamento

Como o armazenamento é de apenas 50MB, a Motorola envia junto com cartão de memória microSD de 2GB, mas caso você queira mais espaço é possível colocar um cartão de até 32GB, aumentando monstruosamente a capacidade do aparelho e permitindo levar mais músicas e guardar mais fotos com você.

Quanto à bateria, uma decepção. Geralmente, aparelhos assim tão simples costumam durar dias longe da tomada, mas como o EX117 aceita três chips SIM, a bateria se vai rapidamente no gerenciamento de tantas conexões simultâneas. No stand-by são 4 dias, mas o uso contínuo durou apenas 4 horas.

Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Na caixa

Os acessórios que vem na caixa são simples, mas é o essencial para o uso do Motokey. Além da bateria e do cartão microSD de 2GB, encontramos os manuais básicos, cabo USB, carregador e fones de ouvido convencionais, com microfone e botão para atender chamadas.

Ficha Técnica

Tela 2 polegadas
Resolução de tela 176 x 220 pixels (QVGA)
Sistema operacional MTK RTOS
Rede GSM/EDGE/GPRS
Armazenamento 50MB internos + microSD de 2GB
Câmera 2 megapixels
Flash não
Conectividade Bluetooth 2.1 / USB
Sincroniza com PC sim
Dimensões 10,2 x 5,9 x 12,8 cm
Peso 87g
Autonomia de bateria Até 72h em stand-by / Até 4h em conversação
Itens inclusos Aparelho, bateria, cabo USB, carregador, cartão microSD de 2GB, fones de ouvido e manual

 .

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
7
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Suporte a 3 operadoras;
  • * Entrada especial para 3º SIM;
  • * Teclado QWERTY macio.

Contras

  • * Tela muito pequena;
  • * Não tem Wi-Fi;
  • * Bateria dura pouco.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Belens
    2012-09-03T08:20:19

    to fora! so em ser motorola... tsc

  • Marcos Melo
    2012-09-02T15:56:59  

    R$300,00 por um lixo desses? Sou mais um galaxi 5, vantagem é só os três chios msm, nem android ele tem? Pra gastar esse valor sou mais um xing-ling msm, e ainda vem com tv, android, 7 chips, gps, tem uns até que você pode usar como martelo, e ainda quando eles são usados por mais de 5 minutos da até pra fritar aquele delicioso Hambúrguer nele, de tanto que eles esquentão! Xing-ling é show!

    recentes

    populares

    • Marcos Melo
      2012-09-02T15:56:59  

      E tambem vem com FM despertador com toques pra acordar mesmo!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Melo
      2012-09-02T15:56:59  

      E ainda faltou vc mencionar a lanterna

  • Keisy Fernandes
    2012-10-05T16:26:33  

    Tenho um motorola Ex117 e agora estou rebolando pra tirar a tarja do facebook da tela, alguem pode me ajudar? URGENTE.

    recentes

    populares

    • Keisy Fernandes
      2012-10-05T16:26:33  

      Para tirar a tela do face, é preciso fazer uma atualização no telefone, as instruções estão no site da Motorola. Comprei um aparelho desse e precisei fazer esse processo.

    recentes

    populares

    • Keisy Fernandes
      2012-10-05T16:26:33  

      Também comprei um ex 117,o tamanho da fonte é realmente uma decepção,no site da motorola vc receber informações de como tira a tarja do facebook. Sinceramente apesar de barato eu comprei por 244,00 eu não recomendo esse aparelho não.

  • Luiz Barbosa
    2012-09-02T18:15:23  

    uma das coisas que me irritou nesse aparelho,e o icone do facebook que atrapalha a visao de tudo,nao deveria ser fixo

    recentes

    populares

    • Luiz Barbosa
      2012-09-02T18:15:23  

      O site da motorola resolve seu problema, vc baixa um programa que tira a faixa

  • Paulo Vieira
    2012-09-02T21:49:18  

    Tenho um xingling 4 chips que vou jogar no lixo assim que o meu EX117 que acabei de comprar chegar, se funcionar bem como um EX115 que tive, ta bom demais. Xing Ling nunca mais...

    recentes

    populares

    • Paulo Vieira
      2012-09-02T21:49:18  

      Tive os dois modelos e o EX115 dá de 10 a 0.

  • Debora E
    2012-09-03T07:36:03

    Tenho um aparelho deste modelo há 2 meses e não estou totalmente satisfeita. As teclas têm um sério problema que o EX115 também tinha, por serem emborrachadas elas começam a descascar com o tempo (e não precisa de muito tempo de uso pra isso começar acontecer). Outra coisa que não gostei foi a tecla “V/9” que veio com problemas, é necessário apertar várias vezes para que o aparelho entenda o comando. Recomendo, com restrições.

  • Valério Vito
    2012-09-03T08:32:30

    Minha mae tem o modelo anterior a esse, e posso afirmar que é um lixo, o celular nao passa 2 ou 3 dias sem precisar reiniciar, pois os chips simplesmente param de funcionar. Esse novo modelo nao deve fugir dessa premissa e deve sr um lixo ainda maior. MOTOROLA já foi boa um dia... Hj é lixo dos lixos.

  • Paulo Rocha
    2012-09-02T15:35:37

    este celular, sem alguns requisitos atuais, não serve....

  • Manoel Ramon
    2012-09-02T15:10:58

    Nossa Senhora!!! conexao GPRS sem wifi e eles ainda colocam facebook e aplicacoes sociais ? Cartao de 2Gb e camera de 2 Mp ? Design com entrada pra chaveiro ? A maior piado foi comentarem sistema operacional RTOS ... deve ter sido alguem de marketing falando uma besteira dessas.. bom.. se for pra usar somente a voz em tres diferentes chips, talvez! mas como celular em si... nem morto! 300 reais compro um samsung muito melhor que isso

  • Diego Oliveira
    2012-09-02T14:54:47

    Esse aparelho é comercializado pelo Ebay a US$ 88 e aqui no Brasil R$ 300. Acho que pagar R$ 300 só porque é tri-chip é loucura. Muito melhor é o P970 da LG que custa R$ 429. Antes de comprar pesquisem, a Motorola tem colocado muita porcaria no mercado brasileiro.

  • Arlene Schneider
    2012-09-02T17:58:56

    Como faz pra tirar nessa tela o acesso ao face, não quero isso na tela inicial

  • Romulo Oliveira
    2012-09-02T17:28:32

    Tá de brincadeira comprei um de 3 chips made in china por 130,00 a 2 dois anos nunca tive problema, gostaria de saber se estes fabricantes pensam que as pessoas sao idiotas, eles podem sim fazer aparelhos mais em conta, é porque a maioria dos brasileiros se importa mesmo é com as etiquetas dos produtos nao com o preço e qualidade, por isso comprem este aparelho e deixem os mais baratos pra mim.

  • Paulo Rocha
    2012-09-02T15:42:03

    um celular sem alguns requisitos básicos para os dias de hoje, não serve.

  • Jonas Albuquerque
    2012-09-02T15:37:05

    Nasss... Não, obrigado!

  • Lucas Fernandes
    2012-09-02T18:36:24

    Não vale nada, celular da Motolixo, 80% são verdadeiras merdas.

  • Marcio Borde
    2012-09-02T18:30:03

    Que lixo...

  • Rodrigo Xavier
    2012-09-02T22:16:57

    LIXO

  • Tatiana Noronha
    2012-09-02T20:51:02

    Sem Wifi e nem 3G só com muita paciência para usar em alguma rede social. Se for só pelos 3 chips tem coisa melhor e mais barata no camelô.

  • Renato
    2012-09-03T08:35:41

    Modelos Motorola tem que inovar mesmo e nas baterias que são umas porc.#$%&¨... que quanto mais avança em tecnologia, perdem por não pensar ou simplesmente não se preocupar que, o uso destes aparelhos dependem exclusivamente de uma BATERIA.

  • Divino Silva
    2012-09-03T00:41:37

    Tinha um um motorola Ex115 e era muito bom, mas como no meu trabalho uso muito o celular e tenho problemas de quebrar por diversar vezes comprei um LG A290 que hj considero ser o melhor celular para uso diario no trabalho, é resistente, Quadriband ,menu facil acesso, e uma bateria incomparavél aos demais do mercado Li-Ion 1500 mAh dura até uma semana dependendo das condições de uso, e encontra até por 200R$. Vale a pena.

  • Fabiano Portel
    2012-09-02T23:00:54

    ae na boa eu acho muito bom e vou da uma opnião pra vcs que usam o celular pra entrar em rede sociais e chamam o xing ling de lixo , vcs são pobre quando eu quero entrar em rede sociais eu uso not ou tablete quando nao to no pc , eu acho muito bom eu tenho um desses e pra quem trabalha é muito eficaz ,abç

  • Claudio Jesus
    2012-12-12T00:39:44

    bem o foco deste aparelho são os 3 chips, redes sociais luxo D+

  • Carlos Sales
    2012-11-14T13:56:00

    so serve pelos 3 chips tela com facebook horrivelllllllllll

  • Keisy Fernandes
    2012-10-05T16:23:58

    Ñ gostei! Como tirar a tarja do facebook da tela do motorola Ex117?

  • Acenir Quaglio
    2012-09-02T15:55:08  

    EU TENHO UM DESSE E NAO ME ARREPENDO POIS FUNCIONA MUITO BEM. EU PRECISO DE UM CELULAR QUE FUNCIONE PARA FAZER E RECEBER CHAMADAS E ISSO ELE FAZ MUITO BEM NAS TRES OPERADORAS TIM CLARO E VIVO

    recentes

    populares

    • Acenir Quaglio
      2012-09-02T15:55:08  

      vc tem razão, eu tambem possuo um e para falar somente ele é muito bom...