Celular

NOTA tt
8.4

Review Moto X

O Moto X é um excelente representante da Motorola após a compra pelo Google. O aparelho se destaca pelo design e pelo ótimo assistente de voz em português, embora este não tenha tantos recursos quanto a versão em inglês.

Elson de Souza
por
em

O Moto X é a primeira grande novidade da Motorola na era Google. Com design diferenciado e recursos exclusivos, o smartphone promete fazer jus ao título de "celular inteligente". No entanto, será que vale a pena investir no gadget, que custa oficialmente R$ 1.499? O Moto X cumpre com o prometido? Confira as respostas no review completo do TechTudo.

Moto X, smartphone Android da Motorola (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X, smartphone Android da Motorola (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Design

Um dos grandes atrativos do Moto X é, sem dúvidas, a sua aparência. Com uma traseira côncava, o smartphone da Motorola tem bom encaixe na palma da mão. No entanto, as linhas laterais "quadradas" do aparelho fazem com que as quinas do smartphone incomodem no contato com o dedo.

Lateral do Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Lateral do Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Com uma tela bastante próxima das laterais do aparelho, o Moto X consegue manter um tamanho confortável mesmo com as suas 4,7 polegadas. Para efeitos de comparação, o design edge-to-edge da Motorola faz com que o gadget seja menor do que o Lumia 920, da Nokia, que tem um display de 4,5 polegadas.

Comparação entre Moto X e Lumia 920: mesmo com tela maior, o smartphone da Motorola é menor (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Comparação entre Moto X e Lumia 920: mesmo com tela maior, o smartphone da Motorola é menor (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Resistência não deve ser um problema aos donos do gadget da Motorola. Revestido na parte traseira por Fibra Kevlar, o gadget é forte contra arranhões e pode ser colocado no bolso com chaves, por exemplo. Na parte frontal, o vidro Gorilla Glass também conta a favor neste quesito, embora isso não seja sinônimo de inquebrável. As bordas com um leve "relevo" também devem ajudar a proteger a tela em caso de queda.

Traseira do Moto X é côncava e feita de fibra Kevlar (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Traseira do Moto X é côncava e feita de fibra Kevlar (Foto: Elson de Souza/TechTudo)



Uma grande mancada da Motorola ao trazer o Moto X ao Brasil foi deixar de lado justamente de uma das suas grandes marcas lá fora: a personalização. Enquanto é possível usar o Moto Maker para personalizar cores e até estampas nos Estados Unidos, o gadget chega ao Brasil apenas nas opções branco e preto.

Tela

Ao contrário dos principais tops de linhas Full HD, o Moto X traz uma tela com resolução HD (720p). Apesar disso, com 312 pixels por polegadas de densidade, o smartphone da Motorola apresenta imagens nítidas, sem pixelização e com boas respostas ao toque. 

Desempenho

Assim como a tela, o processador dual-core também deixou muitos consumidores desconfiados com o poder do Moto X. No entanto, basta pegar do gadget para perceber que a combinação do chips gráficos e de processamento da Motorola faz um bom trabalho. O smartphone consegue rodar o Android 4.2.2 (Jelly Bean) sem nenhum engasgo e jogos pesados como o Fifa 14 com muita desenvoltura.

Moto X rodando o game Fifa 14 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X rodando o game Fifa 14 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Outro componente que também não faz feio é a bateria. Com um sistema bastante otimizado e chips com menos núcleos, o Moto X consegue durar cerca de oito horas com um uso mais intenso e o dia inteiro com utilização regular para acessar Internet, redes sociais e joguinhos.

No mais, o gadget da Motorola se divide entre altos e baixos. O Moto X é compatível com o padrão 4G, o que é um grande atrativo para sua faixa de preço e para quem busca conexões mais rápidas. No entanto, o aparelho só encontrado na versão de 16 GB no país, o que deve sacrificar, e muito, a experiência do usuário com apps e jogos.

Sistema

Comprada pelo Google recentemente, a Motorola não decepcionou e fez do Moto X um dos aparelhos que melhor aproveitam o poder de fogo do Android. Em primeiro lugar, o gadget traz um sistema bastante limpo, com personalização leve e poucos aplicativos. Dessa forma, os donos do aparelho tem maior liberdade para instalar somente o que precisam.

No quesito personalizações, o aparelho traz gratas surpresas. O primeiro dela é Touchless, que oferece a opção de executar pequenos comandos e fazer pesquisas sem tocar no aparelho. Para isso, basta dizer "OK, Google Now", seguido pelo comando ou pesquisa que deseja. Infelizmente, o recurso não é tão completo quanto na versão de língua inglesa, não sendo possível, por exemplo, programar alarmes e receber respostas de voz.

Assistente de voz do Moto X entende comandos em português (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Assistente de voz do Moto X entende comandos em português (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


O Moto X traz ainda uma tela de descanso bastante interessante. Ao receber uma notificação de aplicativo ou mensagem de texto, o aparelho exibe um círculo no centro da tela. Ao tocá-lo, você poderá abrir o alerta diretamente, desbloquear o telefone para a tela inicial ou então apagar as notificações do display. Os sensores do gadget, aliás, fazem com que suas notificações e horários seja exibidas a qualquer movimento do gadget, mudanças de luz ou espiada.

Acesso à notificação na tela de bloqueio do Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Acesso à notificação na tela de bloqueio do Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Equipado com a versão 4.2.2 (Jelly Bean), o aparelho tem todas as vantagens e desvantagens de qualquer aparelho Android. À favor, contam a grande variedade de apps da loja Google Play e personalização. Por outro lado, o Moto X está sujeito às brechas de segurança do sistema. Uma boa notícia é que a Motorola já confirmou a atualização para a versão 4.4 (Kit Kat) do sistema no Brasil, embora não tenha dado datas.

Câmera

O Moto X traz uma câmera de 10 megapixels, quantidade intermediária ao 8 megapixels do iPhone 5S e 13 megapixels do Galaxy S4, com tecnologia ClearPixel para melhores fotos em ambientes de baixa luminosidade. O gadget produz boas imagens à luz do dia e em ambientes com boa iluminação, embora em alguns casos tons amarelados se sobressaiam.

Foto tirada com o Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Foto tirada com o Moto X (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Em ambientes com baixa luminosidade, porém, o Moto X deixa a desejar. Mesmo fazendo algumas correções na imagem final, o aparelho da Motorola apresenta bastantes ruídos e granulações. Além disso, o aplicativo da câmera é bastante simples, com poucas funções e possibilidades de configuração, e os resultados com Zoom são frustrantes.

No quesito vídeos, há pontos altos e pontos fracos. O Moto X traz a badalada gravação em Slow Motion anunciada no iPhone 5S, mas com uma taxa de quadro menor, o que gera um resultado final com pouco natural. Além disso, uma grande ausência é um sistema de estabilização ótica (OIS), que tem se tornado um requisito em tops de linha.

Multimídia e acessórios

O Moto X chega acompanhado por fones de ouvidos auriculares de boa qualidade, mas que pecam na reprodução dos graves e também no isolamento acústico. Já a saída de som do celular tem reprodução em bom volume, mas, ao contrários dos fones, tende a distorcer as músicas para tons mais graves e estão mal localizadas, sendo facilmente encoberta pelos dedos do usuário.

Fones de ouvido que acompanham o Moto X são de boa qualidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Fones de ouvido que acompanham o Moto X são de boa qualidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Um acessório que chamou bastante a atenção foi o carregador do Moto X, graças às duas entradas USBs no plug da tomada. Uma grande vantagem disso é que é possível carregar até dois aparelhos simultaneamente, economizando tomadas na sua casa e também tempo.

Carregador que acompanha o Moto X tem entrada para dois cabos USB (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Carregador que acompanha o Moto X tem entrada para dois cabos USB (Foto: Elson de Souza/TechTudo)




Especificações técnicas do Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Especificações técnicas do Moto X (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
9
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Design confortável;
  • Funções exclusivas do Android;
  • Conectividade 4G;
  • Atualização para Android 4.4 garantida.

Contras

  • Pouco espaço para armazenamento;
  • Câmera decepcionante;
  • Vídeo sem estabilização;
  • Sistema de som ruim.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilvando Jesus
    2015-07-09T07:41:56

    Lg

  • Renan Souza
    2014-05-16T10:40:23

    Fanboy não pode fazer Review.. Como um smartphone octacore pode ser pior que um quadcore? Moto X = dual core CPU, quad core GPU, single core processamento contextual e single core para linguagem natura. Nexus, Galaxy, etc..(padrão outras marcas)= quad core CPU e single core GPU. O que me dizem??

  • Cassio
    2014-07-21T15:49:56

    Tenho uma Moto CG 125 com android 4.1234567 rodas em full HD, mega super camera dentro do Pneu e não reclamo, tem tem duas entasdas usb uma para mim e outra na garupa para minha gata

  • Jean Vieira
    2014-07-21T12:12:36

    Bom, de inicio o Moto X e muito bom... porem existe o problema da capacidade de memoria interna... que diga-se de passagem 8 gb hj é muito pouco. no seu anuncio a motrola diz que o moto x tem 16 gb de memoria, so nao falam que sao 8 gb interno e 8 no google drive... a tela muito sensivel qualqer toque ou queda por menor que seja existe a iminencia de quebra devido o espaçamento interno do aparelho a tela nao tem tanto apoio interno, entoa com qualquer pressao maior acaba quebrando

  • André Oliveira
    2014-07-18T10:29:40

    Mandaria esse estagiário pra algum lugar, mas enfim, já tive IPHONE, e hoje tô no MOTO X, ok, não é nenhum SUPER DISPOSITIVO, mas ao meu entender, foi o melhor custo beneficio que pude optar, telefone não trava, de USABILIDADE satisfatória, 8.8 no MOTO X e 8.4 no MOTO E, tá de brincadeira, né?! Compraria o MOTO X novamente, melhor DISPOSITIVO que já tive. 9.5 no mínimo.

  • Fabio Rocha
    2014-06-14T19:32:17

    Venhamos e convenhamos que a Motorola fez o smartphone mais esperto de todos os tempos. Recursos realmente úteis e inesquecíveis com o passar do tempo, diferente da parafernália que a Samsung injeta no seu carro chefe. Não tão humano como a Siri, mais na essência da coisa, deixa "Siri" inútil. 1080p, 2k, 4k, Quad, Octa-core, realmente vai fazer tanta diferença assim? Na minha não foi crucial. A câmera poderia ser sim melhor trabalhada, não é uma Pureview da Nokia (ops Microsoft), mas também não tudo de ruim assim como citaram. Já fui de iPhones e Lumias. Agora um feliz dono de um Moto X.

  • Matheus Lopes
    2014-06-09T08:51:24

    Camera decepcionante ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não é a melhor mais também não é tão ruim

  • Renan Souza
    2014-05-15T09:53:53

    Decepcionante é quem fez esse Review..

  • Benedito Barbosa
    2013-11-12T21:12:37  

    como pode dar nota 9 para um Smartphone com apenas 8 gb de memória e pasmem sem slot para cartão analistas sem noção? ou tem algo por traz?

    recentes

    populares

    • Benedito Barbosa
      2013-11-12T21:12:37  

      tem moto x de 16GB e 32GB quem manda é a necessidade e o bolso. Mas o de 32 acho que não está disponível no Brasil ainda.

    recentes

    populares

    • Benedito Barbosa
      2013-11-12T21:12:37  

      Só Lembrando aos Leigos ....Slot pra cartao só deixa o celular travando..isso é uma estrategia apenas de deixar o celular estável sem travamentos quanto ao seu desempenho .

  • Guilherme Fernandes
    2014-04-05T09:27:32

    Menor nota que o X recebeu no mundo foi essa.

  • Felipe Santos
    2014-03-29T15:03:06

    Não tem rádio!!!

  • Felipe Silva
    2014-03-22T10:32:16

    que review foi esse ,assisti a analise do tecmundo e eles apresentaram só um defeito que foi as capinhas diferentes igual a do moto g,pessoal esse review esta errado a câmera dele é boa sim,olhem a analise no youtube do tecmundo eles são mais confiaveis.

  • Luiz Pereira
    2014-03-13T20:35:56

    na moral acho que a motorola de recusou a pagar pro techtudo so assim pra explicar esse review

  • Gutierrez
    2013-12-17T22:18:34  

    Desempenho 8 hahahahahahaha

    recentes

    populares

    • Gutierrez
      2013-12-17T22:18:34  

      da pra ver como eles entendem do assunto quando são 8 de desempenho e julgam a ótima câmera do moto X como "decepcionante".

  • Julio Cesar
    2013-12-25T09:40:46

    Troquei meu S3 que rodava com CyanogenMod 10.1 pelo Moto X, não me arrependo em nada. Mesmo com meu S3 com Mod, ainda travava e sempre alertava que a memoria estava acima dos 90%. Não sou um Hard User mas uso bem um Smartphone, email pessoal, email de empresa, Feeds, poucos jogos. O Moto X é bem fluido, até agora não travou e assim que eu comprei e liguei ele ja atualizou para o 4.4 Recomendo esse aparelho. 1 polegada a menos em relação ao S3 não fizeram diferença. Abs

  • Rodrigo Marques
    2013-11-26T22:35:40  

    Como que um Smartphone desses não tem uma conexão DLNA ou algo do tipo, nao poder compartilhar arquivos em uma rede wifi domestica, ficar catando cabo é triste ..... sempre falta alguma coisa,

    recentes

    populares

    • Rodrigo Marques
      2013-11-26T22:35:40  

      ele possui DLNA sim!

  • ProgramaDoJo
    2013-11-14T08:29:23  

    O Mais bacana desse celular é que ele traz muitas lembranças, o carregador e o assistente de voz lembra o Iphone, olhando ele desligado de frente lembra o S4, e atrás ele lembra chinelo havaiana !

    recentes

    populares

    • ProgramaDoJo
      2013-11-14T08:29:23  

      Você já viu alguém reclamando que falou algo e o google now do Moto X interpretou outra totalmente diferente? NÃO! Portanto nada a ver com a Siri da Apple.

  • Lucas Silva
    2013-11-15T22:48:57

    A traseira não é Kevlar,é apenas plástico que imita o Kevlar.

  • Urubu Rei
    2013-11-13T15:41:11  

    CHUPA SAMSUNG!!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-11-13T15:41:11  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é pra rir??? heuheueheuheuheuheu

  • David Coelho
    2013-11-13T16:56:42  

    IMITAÇÃO DESCARADA DO NEXUS!

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2013-11-13T16:56:42  

      Motorola e Nexus pertencem a Google, portanto ninguém copiou ninguém!

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2013-11-13T16:56:42  

      É mesmo, a Google ta copiando ela mesmo!

  • Urubu Rei
    2013-11-13T15:37:27

    CHUPA SAMSUNG!!! SMARTPHONES AMERICANOS SÃO BONITOS E TEM QUALIDADE!

  • Phelipe Mascarenhas
    2013-11-13T10:37:24

    o Moto X tem 16 GB sendo 12 para o usuário!!!! realmente falta um slot para cartão, mas se é que compensa... o Google da 50 GB no Google Drive... Também não entendi a nota 9 poderia ser 9,5 só pecando na câmera a noite... que nem é tão ruim assim... O carregador não é mais esse apresentado na foto ou a FAST me enganou quando comprei o meu... a pegado não é prejudicada pelas laterais... Moto X o celular mais inteligente que eu conheço!!!!

  • Marcelo Bier
    2013-11-12T21:03:25

    Que eu saiba o moto x tem 16 GB de memo interna e não 8 arrumem aí