Tablet

NOTA tt
7.4

Review Motorola Xoom 2 Media Edition

O tablet investe no diferencial multimídia para achar seu lugar no mercado e tem preço mais baixo do que a concorrência, por volta de R$ 1.300. Diante de tantos modelos xing-lings, o investimento um pouco maior vale a pena.

Rodrigo Bastos
por
em

Em sua segunda geração, o Motorola Xoom 2 Media Edition ganhou um corpo mais fino, com bordas emborrachadas, e uma tela menor de 8,2 polegadas, com proteção anti-riscos e contra respingos. Neste review do TechTudo, o modelo apresentou, dentre suas mudanças, um melhor equipamento de som, com duas saídas na parte de cima e uma saída na parte inferior. Confira todos os detalhes do gadget:

Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Motorola Xoom 2 Media Edition é um tablet que aposta no sistema de imagem e som (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A conectividade do Xoom 2 Media Edition só não é a melhor entre os concorrentes do mercado pela pouca oferta da opção 3G, modelo este vendido exclusivamente pela Vivo. No gadget, temos uma saída microUSB e uma saída microHDMI, além do slot para expansão de memória com cartões microSD. A grande novidade é a volta do sensor infravermelho, que transforma o tablet em um controle universal gigante - com ajuda do aplicativo Dijit, que já vem equipado de fábrica.

Design

Seu design diferenciado é um misto entre peças emborrachadas e parafusos expostos na parte traseira de alumínio. Seu corpo leve, pesando apenas 386 gramas, deixa o tablet "confortável" para uso contínuo, mesmo após muitas horas segurando-o com uma ou ambas as mãos.

Parte traseira do Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Parte traseira do Motorola Xoom 2 Media Edition, com câmera de 5 megapixels e bordas pretas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Na parte frontal, a tela TFT com tecnologia IPS e com Gorilla Glass (anti-riscos) de 8,2 polegadas domina todo seu corpo, envolvida por bordas pretas. Os únicos botões físicos do tablet, o de power/travamento da tela e o controle de volume, ficam na parte traseira.

O design do Xoom 2 Media Edition, desenhado pela fabricante Motorola, peca apenas no lugar escolhido para colocar o sensor da câmera traseira de 5 megapixels, que nos obriga a tirar fotos em modo retrato. Quando posto na horizontal, os dedos acabam tapando a lente do aparelho.

Detalhe da câmera no Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Detalhe da câmera traseira no Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Hardware

O hardware do Xoom 2 ME não poderia ser melhor. Ele apresenta processador dual-core de 1,2 Ghz, memória RAM de 1 GB, memória interna de 32 GB expansível com microSD, tela de 8,2 polegadas com resolução 1280 x 800 pixels, Gorilla Glass e revestimento de proteção à prova de líquidos, com som surround de 3 caixas. Além disso, possui Wi-Fi, GPS, Bluetooth, infravermelho, câmera principal de 5 megapixels e secundária de 1,3 megapixels, saídas micro USB e HDMI.

Software/Desempenho

Com Android 3.2 (Honeycomb), sem previsão da Motorola para receber atualização para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), ele chega trazendo aplicativos interessantes já embarcados de fábrica.

Android 3.2 (Honeycomb) rodando no Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Allan Melo/TechTudo)Sistema Android 3.2 (Honeycomb) rodando no Motorola Xoom 2 Media Edition (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O pacote corporativo é composto pelo Quickoffice HD (edição arquivos do Office), GotoMeeting (plataforma de reuniões), Citrix (acesso remoto) e Evernote (agenda e tarefas). Na parte multimídia, vem já instalado o Netflix (com assinatura de 1 mês grátis), Twonky (stream de músicas e vídeos), e o Dijit (funciona como um controle remoto universal gigante, podendo controlar TV's, aparelhos de DVD, Blu-Ray, home theater) e o Skitch (editor de imagens). O teclado Swiftkey Tablet X também já vem instalado, somando na melhoria da escrita pelo tablet.

No desempenho, a único coisa que sentimos falta é o de um player de mídia completo que rodasse todos os tipos de codecs, já que foi dado ênfase à parte multimídia e não incluíram, por exemplo, a versão paga do app DicePlayer. Com ele na versão completa, os usuários podem usufruir dos vídeos em HD (720p) e Full HD (1080p) sem engasgos. E não custava também colocar no kit do aparelho um cabo micro HDMI.

O Motorola Xoom 2 Media Edition pode ser usado como controle remoto, graças ao infravermelho (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Motorola Xoom 2 Media Edition pode ser usado como controle remoto, graças ao infravermelho (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Câmera

A câmera de 5 megapixels vem com o mesmo de todos os aparelhos Android da fabricante: é bem fraca para fotos e precisa de muita luz para que as fotos não fiquem com um aspecto "azulado". Todos esses defeitos, nos telefones, costumam ser corrigidos com um simples patch de atualização, então é bem provável que a câmera fique realmente boa com o próximo update. No vídeo, o foco automático ajuda a capturar em HD (720p), e o som tem as graças de um microfone estéreo.

Custo-benefício  

Se você procura um tablet rápido, leve, portátil, agradável de usar por um longo período (se a bateria deixar), bons aplicativos pré-carregados e uma boa conectividade, o Xoom 2 Media Edition é o tablet ideal. E não tem como não esquecer do "plus" que ele possui: o modo "controle remoto gigante".

Ficha técnica

 Sistema Operacional Android 3.2 (Honeycomb)
 Processador Dual core de 1,2 GHz
 Tela 8,2 polegadas com Gorilla Glass
 Resolução 1280 x 800 pixels
 Conectividade Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth e A-GPS
 Portas micro USB e micro HDMI
 Câmeras 5 e 1,3 megapixels
 Bateria Li-ion 3.900 mAh
 Dimensões 216 x 140 x 9 mm
 Peso 388 g


Nota TechTudo

NOTA tt
7.4
Design
8
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
5
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Corpo fino e emborrachado;
  • Tela de 8.2 polegadas;
  • Gorilla Glass;
  • Infravermelho;
  • Teclado SwiftKey Tablet X.

Contras

  • Sem previsão de update;
  • Sem 3G;
  • Câmera de 5 megapixels fraca;
  • 5 horas de bateria.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Acacio Junior
    2015-04-22T22:26:44

    pr ele não faz ligação se tem entrada pra chip