Como sugere o nome, o MotoTV (EX245) é um dispositivo móvel desenvolvido com a finalidade de conectar-se à televisão. Com o lançamento desse aparelho, a Motorola finalmente aderiu à onda dos celulares com sintonizador de TV Digital integrado.
Além de acesso à TV, o MotoTV conta com navegador web, e-mail, MP3 Player, rádio FM, câmera de 3 MP com filmadora com “qualidade de DVD”, entre outras funções.
O aparelho é ideal para os consumidores que não buscam recursos muito robustos e não estão interessados em um celular com todas as novidades tecnológicas.
Design
A aparência do MotoTV privilegiou a tela e deixou o espaço da frente apenas para três botões sensíveis ao toque. O design lembra outros parelhos touch que tentam assemelhar-se ao IPhone – extremidades cromadas, cantos arredondados e quase nenhum botão visível.
MotoTv (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo
A tela do MotoTV tem 3.2 polegadas e é sensível ao toque. No entanto, o celular usa a tecnologia resistive, isto é, para interagir com a tela, a melhor maneira é usando a caneta stylus, que já vem com o aparelho.
Mesmo assim, a tela resistiva não é das melhores. Em nossos testes, às vezes, tivemos de fazer força para rolar uma página.
Funcionalidades
O MotoTV conta com uma câmera de 3 Megapixels, sem flash, que também grava vídeos. Ainda vem com Rádio FM, fones de ouvido com microfone, funciona como MP3 Player e possui um cartão de memória microSD de 2 GB, sem contar o sintonizador de TV Digital no padrão 1Seg.
A ausência de flash, impede qualquer tentativa ousada dos usuários de fotografarem à noite.
A câmera grava em resolução de até 720 x 480 pixels no formato MPEG4, o que facilita a reprodução dos vídeos no computador ou em outros aparelhos. Porém, a qualidade dos videos não é das melhores.
As funções do MotoTV incluem navegador web, cliente de e-mail, editor de imagens e de vídeo, gravador de voz e um “compositor de melodia” - para o usuário criar seus próprios ringtones.
A tela inicial do aparelho é composta por três telas, tal como nos smartphones Android. Essas são personalizáveis com Widgets: programas como relógios, calendários ou controles para o rádio FM e Media Player. O MotoTV vem com 13 widgets e não é possível instalar widgets novas.
O celular roda um sistema operacional próprio, intitulado, pela própria Motorola, de “sistema proprietário”. Com isso, não é possível instalar novos programas como em um iPhone ou Android, exceto aqueles escritos em Java - tal como o navegador Opera Mini, o GMail e o Google Maps, essenciais em qualquer aparelho móvel conectado à web.
A interface do celular para o acesso à esses aplicativos, entretanto, é meio confusa. Uma vez instalado, o ícone que conecta ao Gmail, por exemplo, fica situado dentro de Diversão e Jogos – o que não faz muito sentido, em se tratando de um cliente de e-mail. (todos os aplicativos instalados ficam situados em Diversão e Jogos).
Vale ressaltar que o volume do alto-falante interno é bom, mas para melhor qualidade de som, o uso de fones de ouvido é muito bem vindo.
Internet
Sendo o MotoTV um aparelho 2G (EDGE), o acesso à Internet, naturalmente, é mais lento do que em um aparelho 3G. Se o usuário for um “heavy user” de e-mail ou navegação na rede, vai perceber facilmente a diferença.
Televisão
Mesmo levando alguns minutos para começar a reproduzir o conteúdo televisivo, o MotoTV consegue fazê-lo com eficiência.
O que chamou a atenção no aplicativo de televisão é a possibilidade dos usuários terem acesso à lista com todos os canais disponíveis, bem como de suas respectivas programações.
Além disso, os programas podem ser assistidos em tela cheia e é possível gravá-los como em um videocassete. Há, também, a opção de habilitar legendas – o que, por sinal, é um ótimo recurso.
Também é possível fazer gravação de vídeo a partir do próprio aplicativo de televisão, que é iniciada quase que imediatamente. No entanto, até que a gravação seja encerrada, não é mais possível colocar o vídeo em tela cheia.
O recurso “replay” é genial. Essa opção armazena automaticamente na memória os últimos 10 a 60 segundos de programação (tempo configurável), sendo possível rever esse trecho com um toque em um botão na tela.
Em nossos testes, o aparelho funcionou melhor próximo de janelas. Mesmo com a anteninha retrátil exposta. No entanto, a qualidade da conexão depende, também, da emissora de televisão acessada.
Bateria
De acordo com a Motorola, a autonomia de bateria no modo TV é de 120 minutos (duas horas), um tempo razoável para conseguir assistir a um programa de TV, novella ou uma partida de futebol.
Preço
Com um preço de mercado sugerido pela Motorola de aproximadamente R$600, o MotoTV é um celular para um consumidor que procura um aparelho com TV, mas não quer gastar muito.
Prós
- * Sintonizador de TV.
- * Autonomia de bateria resistente.
- * Barato.
Contras
- * Interface complicada.
- * Tela resistiva não é das melhores.
- * Câmera sem flash.