Tablet

NOTA tt
6.0

Review Multilaser Elite

A Multilaser já possui três modelos de tablet no Brasil, e dentre eles, o que mais se destaca é o Elite, com 7 polegadas e bom custo-benefício. Apesar de os produtos da Multilaser serem fabricados no exterior, ao chegarem no Brasil eles recebem a autorização da Anatel...

Stella Dauer
por
em

A Multilaser já possui três modelos de tablet no Brasil, e dentre eles, o que mais se destaca é o Elite, com 7 polegadas e bom custo-benefício. Apesar de os produtos da Multilaser serem fabricados no exterior, ao chegarem no Brasil eles recebem a autorização da Anatel - o que já o torna melhor do que outros tablets de origem duvidosa.

Design

O tablet Elite tem bastante a cara de outros produtos da Multilaser. Tanto a traseira quanto a frente são de plástico preto brilhante, e as laterais usam o mesmo material, mas possuem um preto fosco. Ele é todo preto, e bem bonito e leve, com 390 gramas.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer)

Na traseira brilhante encontramos uma saída de som prateada, a marca do tablet e várias inscrições que explicam as conexões e entradas que ficam na parte inferior: fone de ouvido, microfone, miniUSB, slot para microSD, entrada para fonte e conexão miniHDMI.

Na frente fica o display, rodeado por uma moldura preta simétrica. Encontramos também uma câmera frontal e um botão físico, que se divide em dois para acolher as funções Menu e Voltar do Android. No lado direito ficam os botões de energia, Home – estranhamente na lateral – e volume.

Tela

A resolução de tela é de apenas 480 x 800 pixels, a mesma utilizada em smartphones com aproximadamente 4 polegadas de tela, como o Nexus S e o Galaxy S II. Para essas telas menores não é ruim, mas quando se “estica” essa imagem para 7 polegadas, o resultado é bem estranho, e a qualidade cai bastante. Ao menos o display é capacitivo, o que o faz superior frente aos aparelhos com telas resistivas.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

Hardware e processamento

Em um aparelho cujo preço médio é de R$ 499, esse é o melhor processamento que você encontrará. O Elite possui chip ARM Cortex A8 de 1,2 GHz, acompanhado de 512MB de RAM. Com tais configurações, ele é bem mais rápido e possui uma boa resposta, comparado a modelos na mesma categoria e faixa de preço.

A tela reage bem ao toque – ou aperto –, e para as tarefas básicas, como navegar pela internet, conferir e-mails, acessar mensageiros instantâneos e ler livros, ela se sai bem. Não há conexão 3G, nem GPS e nem Bluetooth no tablet, mas encontramos um Wi-Fi b/g de bom funcionamento.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

Entre os sensores, temos presente o de gravidade -ou acelerômetro -, bom para jogos e para virar a tela automaticamente. O mais engraçado é que há traços de conexão de telefone e de 3G espalhadas pelo sistema, mas não há qualquer entrada para chips SIM.

Câmera

Só há uma câmera no Elite, com 0.3 megapixels, na frente. Não espere muito por aqui, já que esse foi um recurso adicionado provavelmente apenas para vídeo conferências. Não há flash e nem gravação de vídeo em qualidade superior. É apenas para quebrar um galho, mesmo.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

As fotos são básicas, e com muita granulação em ambientes com pouca luz. O vídeo não é sequer HD, mesmo havendo uma conexão HDMI no aparelho.

Sistema operacional e usabilidade

Ao contrário dos tablets mais avançados, o Elite não possui Android Honeycomb, mas há pelo menos uma versão bem atualizada do sistema, a 2.3.3 Froyo. Ela deixa o aparelho mais rápido e permite a instalação de aplicativos no cartão de memória, dentre outras vantagens. Isso deixa o Elite bem melhor do que outros modelos que trazem apenas as versões 2.2, ou ainda a 2.1, como o Samsung Galaxy Tab original.

A usabilidade dele é como a de um grande smartphone. Os botões padrão do Android, porém, estão em locais diferentes - com dois na frente e um ao lado -, uma configuração bem estranha que pode causar problemas de navegação.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

Vale citar aqui o manual do aparelho. Ele pode ser baixado diretamente do site da Multilaser, e é realmente um passo a passo, ensinando ao usuário como se mexer em praticamente tudo, de forma bem pontual. Uma boa iniciativa.

Entretanto, tivemos muitos problemas na hora de reformatá-lo às condições de fábrica. Foi preciso contatar o atendimento ao cliente para que nosso problema fosse resolvido.

Aplicativos

São apenas 19 aplicativos, uma quantidade muito inferior à dos demais tablet com Android. Como não há GPS, a Multilaser limou o mapa, o navegador GPS, o Locais e deixou apenas apps como Gmail, Gtalk, YouTube e Google Play. Nem a pesquisa por voz sobrou para contar história. Como o tablet conta com apenas 8 GB – dos quais apenas 6,7GB estão disponíveis ao usuário – a empresa decidiu retirar o que não seria tão necessário.

Com tão poucos aplicativos, a Multilaser incentiva o usuário a baixar apps de diversas fontes, uma vez que possui um aplicativo exclusivo, de nome appInstaller. Ele permite a instalação de conteúdo de procedências desconhecidas. Fora esse aplicativo, não há mais nada que a Multilaser tenha inserido.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

O bom é que dá sempre para contar com a loja de apps do Google, que fornece mais de 500 mil apps em sua base, muitos deles gratuitos. Assim, dá pra deixar o Elite pronto para o trabalho, diversão e entretenimento.

Música e mídia

O Elite reproduziu bem os arquivos de vídeo em diversos formatos. Oficialmente, ele aceita 3GP, AVI, MKV, MP4, MPG, RMVB e WMV. Com essa tela e esse tamanho – widescreen, aliás –, fica fácil levá-lo para cama e assistir algo sem pesar ou machucar o braço.

Vale lembrar também que há uma conexão miniHDMI, que permite ao Elite reproduzir conteúdo em alta definição (1080p) em TVs com HD.

O som externo não trouxe nada de novo. Como só há uma saída de som, na traseira, não há estéreo, o que deixa o áudio com pouco baixo e com ruídos. Mas o volume é alto, apesar de um pouco estourado. Com fones de ouvido isso melhora um pouco.

Armazenamento e bateria

Aqui ele tem desempenho médio a baixo. O Elite vem com 6,7GB de memória interna disponível, e não vem com nenhum cartão microSD para aumentar isso, embora aceite até 32GB extras. Quanto à bateria, sua duração é de meras 4 horas em uso na reprodução de mídias e navegação da internet. Em stand-by, pode chegar a 6 horas.

Tablet Multilaser Elite NB003Tablet Multilaser Elite (Foto: Reprodução/Stella Dauer) 

 

O que vem na caixa

Nada mais do que o essencial. Temos o aparelho, o cabo de conexão USB, um adaptador USB para mini USB, o carregador e o manual. Sem capa de proteção ou fones de ouvido.

Ficha técnica

Tela: 7 Polegadas 
Resolução de tela: 800 x 480 pixels  
Sistema operacional: Android 2.3.3 Froyo  
Memória RAM: 512MB 
Armazenamento: 8 GB internos  
Conectividade: Wi-Fi b/g / miniUSB / miniHDMI  
Dimensões: 19,3 x 17,7 x 1,4 cm  
Peso: 390 gramas  
Autonomia de bateria:  4 horas de uso, 6 horas em stand-by  
Itens inclusos:  Aparelho, cabo USB, carregador, manual, adaptador USB  

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
6
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Cumpre funções básicas;
  • * Android 2.3;
  • * Preço;
  • * Conexão HDMI para vídeos 1080p.

Contras

  • * Acabamento muito simples;
  • * Baixa duração de bateria;
  • * Não tem conexão 3G.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peter Briam
    2012-04-24T10:08:18

    Concordo com o Markos Vitorr em que é jogar grana fora. o placa sem fio não é nem /n , ou seja, muito lenta e se ligado a bateria não dura nem 3 horas (meu primo tem um, se nao jogou fora ainda rsr). se for pra usar multimidia só se for pra assistir um episódio de uma série, porque o segundo vai ter que ser conectado na tomada....esse, tambem é ching ling, só montam a carcaça aqui no Brasil e colocam como nacional...

  • Jaime Reis
    2012-04-06T15:20:33

    Apesar da MULTILASER dizer não ser possivel utilizar 3g no Elite, com o MODEM HUAWEI E1750 e a configuração da APN é possivel. A configuração pode ser obtida na operadora ou pesquisando "APN operadora". Funciona perfeitamente com este modem.

  • Markos Vitorr
    2012-03-30T10:32:02

    Testei esse tablet num shopping paralelo, e ele é bem impreciso, é jogar dinheiro fora, é preferido juntar dinheiro mesmo e comprar um medio da samsung, ou um top da samsung como o meu p7500 de 32gb importado, pq a versao nacional so tem 16gb. Mas nao troco meu sgtb2 com android 3.2 agora, obrigado samsung pelo update, por nenhum outro tablet nem se for da maça. Com esse up ele ta cerca de 30% mais rapido q o a.d 3.0

  • Erick Savassa
    2012-03-28T10:17:56

    Comprei esse Tab, curti bastante, atende todas minhas necessidades, videos e imagens rodam perfeitamente. A tela capacitiva ajuda bastante, mesmo que sua resolução não seja das melhores mas ainda assim é uma ótima aquisição. Como o review informou é uma pena não ter Bluetooth nem 3G, mas por esse preço com esses dois itens só os "chinglings" mesmo.