Jogos de corrida

NOTA tt
5.0

Review Nascar Unleashed

Os carros da Nascar estão de volta, mas dessa vez, nada de competição oficial. Nascar Unleashed coloca os veículos da famosa categoria americana em uma competição em que as regras são deixadas de lado. Confira:

Diego Borges
por
em

Nome: Nascar Unleashed 
Gênero: Corrida
Distribuidora: Activision
Plataformas: PS3, Xbox360, Nintendo Wii e Nintendo 3DS

Nascar Unleashed (Foto - Divulgação) (Foto: Nascar Unleashed (Foto - Divulgação))Nascar Unleashed (Foto: Divulgação)

Os carros da Nascar estão de volta, mas dessa vez, nada de competição oficial. Nascar Unleashed coloca os veículos da famosa categoria americana em uma competição em que as regras são deixadas de lado. Confira:

Uma Nascar fora do comum

Muitos jogadores torcem o nariz só em escutar a palavra: Nascar. Isso é um reflexo do retrospecto nada favorável dos últimos jogos baseados na popular categoria americana. Agora, a Activision busca apagar essa má impressão e coloca a popularidade de seus pilotos em um game totalmente voltado para a jogabilidade arcade em que não existem circuitos ovais e, tão pouco, regras.

Com isso, Nascar Unleashed é um jogo cujo objetivo é chegar na frente, custe o que custar. Para isso, vale – e deve – fazer de tudo, desde jogar o seu veículo contra o do adversário ou até usar artifícios como óleo na pista.

Esse espírito politicamente incorreto de Nascar Unleashed ajudaria a franquia a sair da mesmice – e consequentemente do fracasso – dos títulos baseados no campeonato oficial. Porém, o jogo também não fica livre das críticas negativas, uma vez que muita coisa mudou, mas não o suficiente para levá-lo ao topo da categoria.

NASCAR Unleashed (Foto: Divulgação)NASCAR Unleashed (Foto: Divulgação)

Um torneio atrativo e nenhuma opção online

O modo Championship é a principal competição em Nascar Unleashed. Nele você percorre todos os cenários do jogo, em corridas com seus respectivos objetivos. Em todas elas, você precisa chegar na frente para avançar no jogo, mas é possível adquirir mais pontos cumprindo outras tarefas, como arrumar determinados rivais ou destruir uma quantidade de objetos pela pista.

Além do Championship, o jogo conta com o modo Quick Racer e Time Trial. O primeiro permite ao jogador criar sua própria competição com a quantidade de corridas que ele desejar. Já o segundo, marca o melhor tempo em cada pista e, com isso, é possível adquirir pontos e medalhas.

Curiosamente, o jogo não conta com nenhuma integração online, ou seja, multiplayer apenas local com a tela dividida. Em uma geração em que os consoles estão cada vez mais integrados com os serviços online, é lamentável deparar-se com um título sem nenhuma opção.

NASCAR Unleashed (Foto: Divulgação)NASCAR Unleashed (Foto: Divulgação)

Visual simples que incomoda demais

Os gráficos de Nascar Unleashed beiram a simplicidade. Enquanto é possível notar o capricho da produtora em reproduzir os carros e seus patrocinadores, percebe-se o desleixo com os cenários e outros elementos. Apesar das pistas serem quase todas fictícias, a paisagem urbana é muito mal representada no jogo, com construções simples em meio a prédios e cenários que parecem ter sido feitas em papel.

Com o sistema de colisão a tragédia é ainda maior. Os carros possuem uma espécie de níveis de dano, ou seja, seu veículo fica pouco ou muito amassado, nada de meio termo. Além disso, na maioria das vezes, as marcas não aparecem no exato local da colisão, podendo surgir misteriosos amassados laterais mesmo em uma batida de frente.

Até os efeitos de sombra e luz são bem simples. Nascar Unleashed brinca um pouco ao tentar incomodar o jogador com um reflexo do sol direto na tela, mas esse efeito só surge na pista de Daytona e em nenhum outro cenário. Afinal, em que planeta acontecem as outras provas?

Nascar Unleashed (Foto: Divulgação)Nascar Unleashed (Foto: Divulgação)

Jogabilidade artificial e ineficaz

Curiosamente, os jogos da Nascar parecem seguir uma tradição por serem tão ruins em relação a jogabilidade. Esse quesito do jogo mudou drasticamente e foi levado para o lado mais arcade. Para quem não sabe, consiste em apresentar uma movimentação mais simples e sem tantos ajustes - sendo mais explícito: apenas acelere e faça curvas.

Em Nascar Unleashed é uma missão mais do que complicada completar uma volta sem colidir contra um adversário ou algum elemento do cenário. Isso deve-se em boa parte ao nível de dificuldade do jogo, que faz com que seus oponentes não tenham pena de jogar o carro contra você. Mas o maior problema ainda é a jogabilidade, que não permite ao jogador ter um controle total do veículo durante as curvas, fazendo com que o carro derrape com facilidade e não vire na direção desejada de uma forma simples.

A única coisa que merece elogios é a forma como o sistema de turbo é apresentado. Se é para ser politicamente incorreto, que seja de uma forma explícita. Por isso, procure sempre ficar no vácuo do oponente a sua frente e colidir sem piedade com os outros, para preencher a barra e utilizar o turbo quando necessário.

Nascar Unleashed (Foto: Divulgação)Nascar Unleashed (Foto: Divulgação)

Conclusão

Nascar Unleashed é mais uma tentativa – frustrada – de levar uma das categorias mais populares dos EUA para os consoles da atual geração. Por mais que a Activision tenha mudado o ponto central e desenvolvido um game focado na jogabilidade arcade, essa, por sua vez, é falha e compromete o produto final. Os gráficos simples também colaboram com o fiasco e tornam o jogo atrativo apenas para jogadores mais casuais e caçadores de troféus (PS3) e conquistas (Xbox 360). 

Nota TechTudo

NOTA tt
5.0
Gráficos
4
Jogabilidade
4
Diversão
6
Som
5

Prós

  • - Presença dos pilotos da nascar
  • - Facilidade para conseguir troféus/conquistas

Contras

  • - Péssima jogabilidade
  • - Gráficos simples demais
  • - Dificuldade desregulada
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares