Jogos de esporte

NOTA tt
9.0

Review NBA 2K13

Melhorar o que já é excelente não é nada fácil. No entanto, a 2K Sports conseguiu fazê-lo com sua franquia de games de basquete. Depois de um estrondoso sucesso com NBA 2K12, a companhia repetiu a fórmula, adicionou alguns novos ingredientes e produziu um novo hit neste ano: NBA 2K13.

Thiago Barros
por
em

Depois de um estrondoso sucesso com o jogo anterior, a 2K repetiu a fórmula, adicionou alguns novos ingredientes e produziu um novo hit neste ano: NBA 2K13. Gráficos incríveis, animações empolgantes, jogabilidade fluente, trilha sonora irretocável e modos de jogo viciantes fazem com que, sem sombra de dúvida, este seja o melhor game do esporte da bola laranja já feito até hoje.

NBA 2K13 empolga do início ao fim (Foto: Divulgação) (Foto: NBA 2K13 empolga do início ao fim (Foto: Divulgação))NBA 2K13 (Foto: Divulgação)

O primeiro aspecto a ser notado no novo título é a sua integração com o hip-hop, ritmo musical que tem tudo a ver com o basquete norte-americano. Isso acontece por conta da assinatura do rapper Jay-Z como produtor-executivo do game. Logo no vídeo de abertura do jogo, diversos lances do basquete virtual são apresentados ao som do hit “Public Service Annoucement”, sendo intercalados com imagens de Jay-Z cantando a música. Então, a tela principal do game aparece com Derrick Rose, Kevin Durant e Blake Griffin com a introdução de “H.A.M” ao fundo.

O menu principal do game está bem diferente de seu antecessor. Mais compacto, com muitas cores e um toque mais urbano, ele tem três opções principais: MyPlayer, jogo exibição e o modo de jogo mais recente que o usuário tiver disputado. Basta apertar o botão círculo para abrir as outras opções em um menu do lado esquerdo inferior, assim como acontece nos últimos jogos da série. Neste menu, há opções bem legais de jogo, como o Association Mode, onde o gamer controla uma franquia por diversas temporadas e tenta levá-la ao topo da NBA, e o BlackTop, onde um estilo street de basquete é jogado, permitindo até partidas de 3 x 3. Os modos online também estão lá, no mesmo estilo de sempre, proporcionando muita diversão e rivalidade entre os jogadores.

Há opções para todos os gostos. Algumas clássicas da franquia, outras que foram implantadas nesta edição, mas não há dúvida de que NBA 2K13 é um game completo para o fã de basquete. O TechTudo testou a versão para Playstation 3 e listou abaixo alguns dos principais destaques do jogo.

Modo BlackTop é bastante divertido e com ótimos gráficos (Foto: Divulgação) (Foto: Modo BlackTop é bastante divertido e com ótimos gráficos (Foto: Divulgação))Modo BlackTop é bastante divertido e com ótimos gráficos (Foto: Divulgação)

Menus mais bonitos e visual muito apurado

O visual é um dos principais atrativos. Os menus estão recheados de cores e artes conceituais, os jogadores cada vez mais parecidos com os reais e até mesmo os elementos extras dos jogos, como torcedores, árbitros, mascotes e outros que ficam do lado de fora das quadras, também foram muito bem trabalhados. O que, aliás, é uma marca registrada dos jogos da série NBA 2K.

Até pequenos detalhes, como textura das camisas e os movimentos que elas fazem de acordo com as ações dos jogadores, foram bem pensados. Mas o grande destaque fica por conta dos vídeos pré-jogo e pós-jogo, que combinam a ótima trilha sonora, com hits do hip-hop clássico e moderno, e cenas do próprio game – como esta incrível introdução do Brooklyn Nets, cujo dono, por sinal, é o próprio Jay-Z. Ou seja, graficamente, o NBA 2K13 é, como seu antecessor, nota 10.

Dribles estão mais intuitivos no novo NBA (Foto: Divulgação) (Foto: Dribles estão mais intuitivos no novo NBA (Foto: Divulgação))Dribles estão mais intuitivos no novo NBA (Foto: Divulgação)

Control Stick e jogabilidade mais física e real

A jogabilidade dos games da franquia de basquete da 2K Sports sempre foi bastante aclamada pelos fãs. E a empresa não decepcionou no mais recente lançamento da franquia. Houve quem ficasse um pouco cético em relação aos novos comandos, no entanto, o resultado foi bastante positivo.

Agora, o usuário tem no stick direito do joystick o controle de dribles do jogador, que é muito mais instintivo. Se você mexê-lo para a direita, ele dará um drible para a direita. Rodando, ele aplica um 360, e por aí vai. A lista de possibilidades é enorme. Stepbacks, criação de espaços para arremesso e ankle breakers ficam mais simples e eficazes.

O “shooting stick” também continua funcionando no stick direito, porém é necessário apertar o botão R2 para arremessar a bola utilizando esta técnica. Outro ponto bem interessante dos novos comandos é a função do botão círculo. Em velocidade, se o usuário apertá-lo, dá um determinado drible para tentar tirar o marcador da jogada. O recurso, se bem utilizado, vira um inferno para os defensores.

Chamar jogadas no NBA 2K13 é simples e eficiente (Foto: Divulgação) (Foto: Chamar jogadas no NBA 2K13 é simples e eficiente (Foto: Divulgação))Chamar jogadas no NBA 2K13 é simples e eficiente (Foto: Divulgação)

É importante destacar que estas modificações também ajudam muito a deixar o jogo bastante próximo da realidade neste tipo de lance. O título também conta com um novo motor de contato bastante semelhante ao do Fifa 13, onde o atleta virtual reage de uma determinada maneira a cada tipo de contato físico,

O sistema de chamar e executar jogadas é simples: basta apertar o direcional para frente para listar as quick plays ou então R1 e depois o símbolo do jogador para o qual você vai fazer a movimentação para exibir as combinações disponíveis. O usuário pode escolher se quer que instruções para fazê-la corretamente apareçam na tela ou, se já tiver treinado bastante, pode optar por não colocá-las, tornando o jogo ainda mais real e imprevisível.

O pick and roll foi bem simplificado. Basta apertar R1 para o pivô sair de sua posição e correr para fazer o bloqueio em quem está com a bola. O tempo que você pressiona o botão indica a ação do jogador que está bloqueando: se a barrinha acima dele ficar na cor amarela, ele fingir o bloqueio e cortar para a cesta, se ficar verde, ele bloqueia e aparece para chutar um jumpshot, e se ficar vermelho, ocorre o pick and roll tradicional.

Apesar de tudo isso, ainda assim o jogo não é nada fácil em alguns níveis de dificuldade. Quando se enfrenta um adversário real, online ou ao seu lado, tudo parece fluir com mais naturalidade. Contra a máquina, em uma dificuldade de média para alta, suas bolas não caem com tanta frequência, eles forçam muitos turnovers e vencer é bastante difícil. Este é um ponto grave, afinal, corre o risco de o gamer se irritar por ter que jogar ou em modos muito fáceis ou muito difíceis.

NBA 2K13 (Foto: Divulgação)NBA 2K13 (Foto: Divulgação)

Faça sua carreira no MyPlayer e MyCareer

O modo MyPlayer, já presente na franquia há algum tempo, passou por uma repaginada. Agora, o usuário cria o seu personagem logo no início do game e depois pode iniciar uma carreira com ele na NBA - no modo MyCareer. A opção MyPlayer fica única e exclusivamente para personalizações do jogador. De acordo com o progresso no game, é possível arrecadar moedas e adquirir boosts de performance, animações de pré-jogo, pacotes de jogadas diferenciadas e até roupas e acessórios para exibir no “dia-a-dia”.

No modo de jogo em si, alguns pequenos detalhes mudaram. Você ainda começa em um jogo exibição, depois faz entrevistas com times que se interessam na sua contratação e só então vai para o draft, onde será levado para um time da NBA. Depois de assinar o seu contrato, então, você passa a ter acesso aos jogos, práticas de “drills” para ganhar bônus e todas as outras opções das edições anteriores. Mais alguns recursos novos.

MyPlayer evoluiu e está muito mais personalizável (Foto: Divulgação) (Foto: MyPlayer evoluiu e está muito mais personalizável (Foto: Divulgação))MyPlayer evoluiu e está muito mais personalizável (Foto: Divulgação)

Por exemplo: agora, o gamer pode requisitar entrevistas com seu general manager, o dono da franquia, para falar de diversos assuntos: elogiar ou criticar o técnico, falar do relacionamento com um jogador e até exigir que seja trocado com outra equipe. O seu jogador também tem acesso a uma espécie de “rede social”, como se fosse o Twitter, onde jogadores e jornalistas da vida real mandam mensagens para você de acordo com o que é feito na quadra. Tudo de mentirinha, sem interação, mas bem legal.

Outra mudança é que você pode optar qual empresa quer representar: Nike ou Jordan. Além de todas as pequenas novidades fora de quadra, no ingame ele é basicamente o mesmo do 2K12. A principal adição fica por conta dos toques do treinador de acordo com sua atuação. Conforme você vai jogando, aparece no lado esquerdo superior da tela uma janela redonda, com o rosto do treinador e uma mensagem parabenizando ou criticando.

As entrevistas pós-jogo continuam, as animações pré-jogo estão mais personalizáveis e o objetivo continua o mesmo: levar seu jogador a títulos e ao Hall da Fama da Liga Norte-Americana de Basquete.

Modo MyPlayer agora tem novas opções (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Modo MyPlayer agora tem novas opções (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Modo MyPlayer agora tem novas opções (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

MyTeam: o “Ultimate Team” do basquete

Se você é fã de games de esportes, principalmente futebol, deve estar familiarizado com o modo de jogo “Ultimate Team” da série Fifa. Nele, a EA misturou um jogo de cartas ao futebol e obteve grande sucesso. O gamer compra “pacotinhos” de cards com jogadores, boosts, uniformes, estádios e assim vai montando o seu próprio clube de acordo com a sua sorte e o seu gosto. Essa é a mesma fórmula do “MyTeam” de NBA 2K13.

Ao começar o modo de jogo, você recebe um “pacote” aleatório com 12 jogadores, uma quadra, um escudo e uniformes. A partir daí, cabe a você decidir o rumo que seu time vai tomar: é possível disputar partidas online e offline para arrecadar moedas (que, por sinal, são as mesmas de qualquer modo de jogo, então cuidado para não gastar demais, por exemplo, no MyPlayer, e esquecer do MyTeam) e reforçar sua equipe.

MyTeam é um dos novos modos de jogo do 2K13 (Foto: Divulgação) (Foto: MyTeam é um dos novos modos de jogo do 2K13 (Foto: Divulgação))MyTeam é um dos novos modos de jogo do 2K13 (Foto: Divulgação)

Times clássicos e personalidades completam a festa

Um ponto negativo do NBA 2K13 é o fim do modo de lendas – na versão mobile, ele ainda continua, mas não nos consoles. Não há mais partidas históricas pré-definidas, com os times clássicos, para o usuário disputar. No entanto, isso não quer dizer que a empresa se esqueceu das equipes que marcaram época na NBA. Pelo contrário. Elas estão, sim, disponíveis, mas para a disputa de amistosos.

São diversos times inesquecíveis, como o Philadelphia 76ers do início dos anos 2000, com Allen Iverson, o Los Angeles Lakers de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant no fim da década de 90, além do Boston Celtics de Larry Bird e muito mais. Mas o que chama a atenção mesmo é a presença de duas seleções norte-americanas: a de 92, o famoso Dream Team, e a atual, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Tudo isso porque houve um grande debate, durante os Jogos, sobre qual das duas seria melhor. Agora, com o 2K13, será possível cada usuário tirar sua prova dos nove, botando Michael Jordan e companhia contra LeBron James e seus companheiros. A promessa é de embates épicos. Uma pena que, infelizmente, isso ficará só no mundo virtual. Outro destaque é o time de celebridades, que tem até Justin Bieber como personagem jogável.

Seleções dos EUA se enfrentam em NBA 2K13 (Foto: Divulgação) (Foto: Seleções dos EUA se enfrentam em NBA 2K13 (Foto: Divulgação))Seleções dos EUA se enfrentam em NBA 2K13 (Foto: Divulgação)

2K Sports deve levar mais prêmios neste ano

Por tudo isso, não há a menor dúvida de que o NBA 2K13 já é um dos grandes favoritos para repetir o NBA 2K12 e conquistar os mais variados prêmios de game esportivo do ano. A 2K Sports tinha tudo para se acomodar com o domínio de mercado e a falta de concorrência, já que o NBA Live 2013 foi cancelado, mas não o fez.

Arregaçou as suas mangas, foi ao trabalho e criou um game ainda mais completo do que o seu antecessor. Fazendo uma comparação com o futebol, é como se NBA 2K13 fosse um game que misturasse a beleza de PES e a jogabilidade de FIFA – mas no basquete.

Conclusão

NBA 2K13 é um dos favoritos para repetir o sucesso do título anterior e conquistar os prêmios de game esportivo do ano. A 2K tinha tudo para se acomodar com o domínio de mercado e a falta de concorrência, mas não foi ao trabalho e criou um game ainda mais completo do que seu antecessor. Fazendo uma comparação com o futebol, é como se unisse a beleza de PES e a jogabilidade de FIFA.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Integração com o hip-hop
  • - Novo sistema de comandos
  • - Modos MyCareer e MyTeam

Contras

  • - Muito difícil nos níveis mais altos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filipe Barreto
    2013-03-07T17:35:31

    Olha, eu confesso: eu tô viciado!! rsrsrs...o modo carreira é SHOW! Pena que é difícil pacas, eu tô apanhando. Só queria saber como se faz pra adquirir mais "drills" e poder praticar, para consequentemente ganhar mais "SP". Alguém sabe? oO

  • Reynald Oliveira
    2012-12-13T18:34:18  

    esse é o jogo do ano, sem dúvidas, a trilha sonora é mto boa, tem Mercy do Kanye West, I'mma Boss do Meek Mill com o Rick Ross, fora as músicas do mano Jay-z... e a jogabilidade, e tudo mais.. arrebentou!!!!!!!!! ;) Otimo trabalho da 2K sports

    recentes

    populares

    • Reynald Oliveira
      2012-12-13T18:34:18  

      aonde eu ajo esse jogo por 100 ou meno reais???

  • Felipe Moraes
    2012-12-18T01:32:55  

    nba 2k13 é o melhor simulador de esporte que existe, graficos, jogabilidade, variedade e movimentos dos atletas sao fielmente reproduzidos alem do modo carreira que é viciante.

    recentes

    populares

    • Felipe Moraes
      2012-12-18T01:32:55  

      aonde eu ajo esse jogo por 100 reais ou menos

  • Humberto Carlos
    2012-12-15T01:49:05  

    Nuss, agora q fiquei doidão pra jogar! Bem que poderia fazer um REVIEW do MADDEN 13'

    recentes

    populares

    • Humberto Carlos
      2012-12-15T01:49:05  

      aonde eu acho esse jogo por 100 ou menos reais???? me ajuda ai eu to loco para comprar esse jogo??

  • Matheus Gomes
    2013-05-31T17:25:47

    o gráfico do nba 2k13 dispensa comentários

  • RAFAEL GRIPP
    2012-12-14T15:44:04  

    Nossa veio, ele da surra em Fifa e PES...

    recentes

    populares

    • RAFAEL GRIPP
      2012-12-14T15:44:04  

      verdade...

  • Rodrigo Oliveira
    2012-12-14T08:20:36  

    é candidato mas dificil ganhar de fifa e pes...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2012-12-14T08:20:36  

      Nao sei se vc já jogou... mas falando em gráficos, ambiente, animação. Nem se compara! O NBA2K10 já bate qualquer jogo de futebol 2013. É um absurdo os gráficos desses jogos. Agora, como gostamos de futebol, realmente não dá pra dizer que um é melhor que o outro.