Por Thomas Schulze; Por TechTudo

TechTudo

NBA 2K18

Nintendo Switch

PS4

PS3

Xbox One

Xbox 360

Primeiro gameplay de NBA 2K18 é liberado

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

Além de ótimos controles, a série de basquete da 2K é conhecida por estabelecer paradigmas de qualidade em seus modos carreira. Após ver suas narrativas cinematográficas de anos anteriores copiadas por jogos como FIFA e Madden, foi preciso se reinventar mais uma vez.

O novo MyCareer ficou muito divertido ao priorizar a exploração de uma vizinhança rica em opções de afazeres em detrimento da clássica narrativa do “de desconhecido a rei da NBA”, posta agora em segundo plano.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

Ao explorar o bairro local, DJ (apelido do astro criado no começo da campanha) pode participar de diversas atividades, como fazer compras de roupas nas lojas locais, ir à barbearia para um novo corte de cabelo e até visitar a loja oficial da NBA para entrar em eventos com os fãs. O jogador escolhe o ritmo da jornada: focar mais nos treinos enquanto simula a extensa temporada da liga ou ignorar tudo e jogar minigames de basquete no fliperama da loja da 2K.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

A imersão fica ainda maior quando o player instala o aplicativo My NBA2K em seu dispositivo Android ou iOS favorito. Apesar do grande tamanho do arquivo, que ocupa mais de 500 MB, ele é útil e funcional. Basta participar de uma rápida sessão de fotos para que o app importe a face do jogador para o game com uma fidelidade sem precedentes. Testamos dois rostos diferentes e, nos dois casos, o resultado ficou bem parecido com a pessoa real.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

O modo MyTeam também retorna, sem muitas alterações na estrutura básica. A ideia continua sendo gastar dinheiro real ou a moeda do game para comprar pacotes de atletas e itens, na mesma linha do Ultimate Team da EA.

Agora há mais variedade de desafios para cumprir ao jogar sozinho contra a CPU e o matchmaking online está mais rápido, calibrado e justo graças a servidores bem mais estáveis do que os vistos anteriormente.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

Infelizmente, tanto os modos MyCareer como o MyTeam estão infestados por microtransações que atrapalham o balanceamento. Quem não quiser gastar dinheiro precisa investir centenas de horas para tentar se equiparar àqueles que compraram moedas ou a versão de luxo.

Até as menores alterações cosméticas, como a compra de óculos escuro muito legal ou um casaco oficial na loja da NBA, exigem gastar muito ou investir centenas de horas até ter nível suficiente para comprá-los. Isso é uma baita bola fora e atrapalha seriamente o ritmo do progresso, sem contar no sentimento de falta de justiça.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

Quem não estiver interessado em se conectar à internet também pode se aventurar pelo MyGM. O modo ficou ainda mais robusto ao incluir elementos de enredo interativo nas tradicionais mecânicas de gerenciamento de franquia.

Embora as escolhas tomadas durante a narrativa não criem ramificações tão significativas, as tomadas de decisão servem como um bom acréscimo de variedade. O roteiro, tal qual o mostrado nas cenas do MyCareer, é esperto e cheio de momentos engraçados.

NBA 2K18 (Foto: Divulgação/2K Sports) — Foto: TechTudo

Trocar e negociar atletas é um processo desafiador, mas irrita em certos momentos por parecer um pouco preso a um script predefinido que dá poder aos personagens secundários. Ainda assim, é gratificante cuidar do seu time favorito e vê-lo crescer através das habilidades de gerenciamento.

NBA 2K18 é um jogo de basquete excelente, o melhor já feito para consoles e computador. Devidamente licenciado com equipes atuais e times clássicos do esporte, o título apresenta ótimos gráficos e inteligência artificial, premiando quem se esforça para aprender suas ricas mecânicas a fundo. Menus de fácil acesso e bons servidores completam o pacote, que só é manchado pelo infeliz modelo de microtransações cuja premiação é para aqueles que pagam.

NBA 2K18 é o seu jogo de esporte favorito? Comente no fórum do TechTudo!

9.5

Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Modo carreira denso;
  • Boa inteligência artificial;
  • Captura de movimentos precisa;
  • Melhora nos servidores;
  • Interface simples.

Contras

  • Loadings demorados;
  • Microtransações demais.

Mais do TechTudo