Jogos de corrida

NOTA tt
7.3

Review Need for Speed

Game de corrida busca retornar as suas origens, mas comete deslizes na execução

Diego Borges
por
em

Need For Speed é o mais recente capítulo da popular franquia corrida da Eletronic Arts disponível para PS4, Xbox One e PC. O novo game é um reboot da série, trazendo uma coletânea de elementos que a tornaram referência no gênero. Entretanto, vários deslizes comprometem o resultado final. Confira a análise completa de NFS:

Need for Speed: testamos o novo game que é inspirado em Underground

Enredo sem sal 

O novo Need for Speed busca resgatar a essência de uma das maiores franquias de corrida do mundo dos games. Para isso, há elementos de diversos capítulos da série, como a tunagem de Underground e as cenas cinematográficas, como de The Run e Undercover.  


A grande diferença do título é a presença de atores reais que interagem com o jogador. Interessante no começo, mas um tanto cômico ao longo do enredo. Primeiro por ser um pouco clichê, sem grandes reviravoltas ou algo que faça o usuário assistir à cena. Tudo isso por conta de diálogos fracos que se resumem a elogios ao ator e desafios nos quais você é obrigado a participar. 

O novo Need for Speed traz também mais modelos da Nissan, como o Nissan Skyline GT-R V-Spec 1999 (Foto: Divulgação/Electronic Arts) (Foto: O novo Need for Speed traz também mais modelos da Nissan, como o Nissan Skyline GT-R V-Spec 1999 (Foto: Divulgação/Electronic Arts))O novo Need for Speed traz também mais modelos da Nissan, como o Nissan Skyline GT-R V-Spec 1999 (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Além disso, a forma com a qual os atores interagem com o jogador também provoca certos risos. Isso porque você nunca fala, e se limita apenas a concordar com tudo o que é dito. Parece que o personagem é mudo ou tímido o bastante para não ter coragem de se posicionar diante dos acontecimentos. 

O único momento no qual o personagem toma as rédeas da situação é na hora de escolher as missões de determinado aliado. A todo momento ele pede ajuda ou te desafia para alguma prova. Cabe ao jogador escolher qual será o amigo da vez.

Em Need for Speed os diálogos são fracos e não tem muita participação do jogador  (Foto: Reprodução / TechTudo)Em Need for Speed os diálogos são fracos e não tem muita participação do jogador (Foto: Reprodução / TechTudo)

Modalidades variadas e policiais quase inexistentes 

Se há outra característica marcante de Need For Speed é a variedade de modos. Além de corridas simples contra até cinco adversários, o jogo proporciona modalidades como Sprint, Corrida contra o Relógio e o famoso Drift - manobra na qual seu carro realiza uma curva saindo de traseira.

Outro elemento que está de volta são os carros policiais. Porém o retorno é apenas na teoria, pois o que deveria ser o grande coadjuvante do jogo, se esconde de forma nunca vista nos games da série. É uma tarefa árdua achar os homens da lei em Need for Speed. E, mesmo depois de encontrar os agentes, despistá-los é simples, pois necessita apenas de uma boa reta ou de uma sequência de curva.

O reboot de Need for Speed traz mais modelos de carros da BMW, como o BMW M3 E92 (Foto: Divulgação/Electronic Arts) (Foto: O reboot de Need for Speed traz mais modelos de carros da BMW, como o BMW M3 E92 (Foto: Divulgação/Electronic Arts))O reboot de Need for Speed traz mais modelos de carros da BMW, como o BMW M3 E92 (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Sendo assim, aqueles que esperavam pelo retorno de perseguições desenfreadas, com direito a dezenas de carros em seu encalço, terão uma enorme decepção. Se não bastasse tamanha tragédia, ainda há vários desafios diários em torno dessas perseguições, como despistar uma quantidade de veículos policiais, ou furar determinados bloqueios. É preciso muita paciência e sorte para conseguir completá-los. 

Belos cenários em meio à noite e muita chuva

O visual de Need For Speed cumpre o que prometeu durante toda a campanha de divulgação. Os veículos são bem parecidos com os modelos reais, e passam realismo visual que por muito tempo ficou fora da franquia. Seja por decisão das produtoras em focar nas disputas e nos demais elementos, ou simplesmente por optar por outro padrão de gráfico que não consome muito tempo de produção. 

Os cenários do título também receberam cuidado especial. A sensação é de realmente estar pilotando por meio de ruas e estradas de verdade. Pena que não há uma visão interna do carro para que essa sensação de imersão seja ainda maior.

Chove a todo momento em Need for Speed (Foto: Reprodução / TechTudo)Chove a todo momento em Need for Speed (Foto: Reprodução / TechTudo)

Entretanto, há também alguns deslizes na parte visual. Os danos nos carros continuam bem artificiais, pois causam apenas alguns amassados na lataria sem influenciar a jogabilidade. O que também não afeta no game é a chuva, que insiste em cair a todo momento. Para completar, o fato do jogo se passar sempre à noite contribui para a sensação de mesmice.

Inimigos artificiais e exigência de estar online o tempo estragam a brincadeira

A jogabilidade de Need for Speed acabou ficando abaixo do esperado. Embora o game seja focado em algo mais arcade do que "simulador", ainda há problemas que poderiam ter sido facilmente contornados, como a condução dos veículos em alta velocidade, ou em alguns ajustes que não refletem tanto na performance do carro.

Need for Speed trará rede social própria e sistema de curtidas que valerá dinheiro para seu carro (Foto: Reprodução/VG247) (Foto: Need for Speed trará rede social própria e sistema de curtidas que valerá dinheiro para seu carro (Foto: Reprodução/VG247))Need for Speed: veja a análise completa do jogo (Foto: Divulgação/EA)

Mas o grande problema é em relação à inteligência artificial dos oponentes do jogador. Por exemplo, em uma prova que exija velocidade média de 250 km/h, mesmo que seu carro sofra colisão e perca um bom tempo, em algum momento do circuito, seus adversários misteriosamente perdem velocidade e você consegue alcançá-los. O inverso também acontece: mesmo que seu automóvel abra boa vantagem, ou até mesmo o rival fique pelo caminho depois de colidir, uma hora ele vai surgir perto de você. 

Qual o melhor game da série Need for Speed? Comente no Fórum do TechTudo!

Isso faz com que Need For Speed perca uma de suas principais essências: a competitividade virtual. Pode ser que isso tenha sido a forma de forçar o confronto com oponentes de verdade pelo modo online, que funciona o tempo todo no jogo. Aliás, esse também é um dos grandes vilões. Primeiro pelo fato de que nem todos possuem internet boa o suficiente para rodar o game. Segundo, se o servidor da EA cair durante uma corrida, você simplesmente é desclassificado e perde todos os pontos adquiridos. 

Conclusão

Need for Speed prometeu mais do que cumpriu. O título agrada ao trazer elementos que se tornaram marcantes na franquia, como Drift e a personalização dos carros - o famoso tunning. Mas erra feio ao apresentar inteligência artificial ineficaz, policiais que quase não aparecem no game, e também ao exigir que o jogador tenha conexão online constantemente. Ficamos na torcida para um novo recomeço da série.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
6
Som
8

Prós

  • - Volta dos tunnings
  • - Variedade de provas

Contras

  • - Exigência de conexão
  • - I.A. ridícula
  • - Polícia inexistente
  • - Enredo fraco
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hummerhell
    2015-11-06T12:55:36  

    ....aaaaaa... saudades do NFSMW... melhor da série... nem o "2" chegou perto...

    recentes

    populares

    • Hummerhell
      2015-11-06T12:55:36  

      Me desculpem, mas vocês não devem ter jogado "The Need For Speed", que foi revolucionário por trazer carros muito bem definidos e corridas de rua.

    recentes

    populares

    • Hummerhell
      2015-11-06T12:55:36  

      Todo mundo fala do NFS Most Wanted, mas eu prefiro o Carbon

  • BRUNO SOUSA
    2015-11-13T17:03:56

    Cara eu acho que a Policia ineficiente foi de propósito, pois a idéia do game é mais as corridas e a customização do que aquelas perseguições policiais intermináveis.

  • Clauber Cirino
    2015-11-06T18:30:54  

    Já passou da hora de evoluir em Need. So tem historia e mais historia. Graficou ficou show. Mas não sai da mesma coisa sempre. Evolui ou volta para Hot Persuit

    recentes

    populares

    • Clauber Cirino
      2015-11-06T18:30:54  

      Viajou agora manolo. Esse Need sem dúvida terá o melhor mutiplayer e bem aos que não curtiram o modo história deixo uma dica: cai direto no multi. Mas quem curtia Need Under 1 e 2, Most e Carbon com certeza precisa dar algum crédito para a produtora pois só por meio dos gameplays da pra ver que o jogo está longe de ser ruim.

    recentes

    populares

    • Clauber Cirino
      2015-11-06T18:30:54  

      pra mim carbon foi um dos melhores

  • Dan Santos
    2015-11-06T17:36:04  

    Gente aproveitando a deixa sobre games, convido vcs a conhecer meu canal , la vc encontra turorials e gameplays de varios outros games. Denn 7 - GameplayGO

    recentes

    populares

    • Dan Santos
      2015-11-06T17:36:04  

      Caraca, 20 deslikes e 0 likes, porque brasileiro é tão hater assim?

  • Jorge Fernandes
    2015-11-06T11:55:15  

    Esse lance dos adversários tirarem o pé quando você tá longe deles ou meterem o pé no acelerador quando estão muito longe de você sempre existiu nos NFS, cara que analisou comprou o primeiro videogame ontem pelo jeito.

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2015-11-06T11:55:15  

      Pois é Vinicius, e ao meu ver esse lance traz mais realidade a IA, pois é natural que ao estar muito na frente você tireo pé para não se arriscar, e ao contrário, você tende a meter o pé quando esta muito atras, arriscando-se mais.

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2015-11-06T11:55:15  

      Olha Jorge, eu particularmente não gosto de handcap em jogos de carros, na verdade em jogo nenhum, mas quando você se propõe a jogar os NSP atuais, a habilidade do volante não é exatamente o que mais importa. O problema do handcap do Need, é que você, mesmo naquela corrida horrível consegue chegar na dianteira, mesmo batendo e andando mal, os adversários parecem andar ainda pior.

  • Sergio Senna
    2015-11-06T13:23:34  

    Essa bandeira do braziu aí no vidro traseiro é pra mostrar que o carro custou o triplo do valor por causa dos impostos e abasteceu com gasolina a R$ 3,50/l???

    recentes

    populares

    • Sergio Senna
      2015-11-06T13:23:34  

      kkkkk Boa!

    recentes

    populares

    • Sergio Senna
      2015-11-06T13:23:34  

      Macaé RJ 3,999

  • Mais Tolo
    2015-11-07T01:48:59

    pra mim jogar ele mesmo single player preciso de estar conectado na internet?? se for ai sim e uma grande bosta

  • Francisco Evangelista
    2015-11-06T22:31:13

    acho q foi culpa de uma certa inexperiência da Ghost games pq quis fazer e muito e acabou fazendo quase nada

  • Vinícius Augusto
    2015-11-06T15:20:44  

    jogo muito parecido com forza horizon 1 e 2

    recentes

    populares

    • Vinícius Augusto
      2015-11-06T15:20:44  

      ?

  • Alessandro Siqueira
    2015-11-06T17:09:31

    O Cara jogando é mto fera... conseguiu arrancar todas as placas e postes no caminho!

  • Vinicius Gonçalves
    2015-11-06T17:06:58

    Concordo que o game não parece lá estas coisas, mas gostaria de saber se o autor do texto realmente já jogou os demais jogos da franquia, uma vez que ao ler os comentários sobre falhas, identifiquei exatamente a proposta dos games anteriores, que até onde entendi, foram base para o jogo novo. Um exemplo o famoso handcap, corridas noturnas, o fato do player não interagir nas conversas.

  • Eduardo Menezes
    2015-11-06T17:06:47

    Pelo review, parece uma porcaria, tem mais aspectos negativos que positivos, e ainda assim leva uma nota 7,3???

  • Gabriel Mannarino
    2015-11-06T15:03:22  

    Quem fez esse review devia ir pro driveclub, algum simulador, porque nunca jogou underground/underground 2

    recentes

    populares

    • Gabriel Mannarino
      2015-11-06T15:03:22  

      Underground nem são os melhores da serie.. o melhor da serie e o Monst Wanted!!!

  • Valter Alves
    2015-11-06T15:57:09

    O melhor da franquia pra mim ainda é o Underground 2.

  • Sandro Miranda
    2015-11-06T15:29:40

    Saudades do Underground 1 no PS2 (a cena de introdução do jogo foi uma das melhores de jogos de corrida, e as músicas eram da hora - quem não se lembra de Get Low?!) Mesmo sem jogar online a diversão era 10. Relembrar é viver

  • Paulo Souza
    2015-11-06T15:28:31

    parece que foi inspirado no need for speed carbon

  • Thiago
    2015-11-06T14:42:33

    Com pouco tempo de jogo posso dizer que o game está muito bom!!! Polícia realmente tem pouco, mas há quem não goste dessa parte e há quem goste muito, ou seja, sempre haverá choro. As cutscenes realmente são bem mornas, melhor passar. Corridas contra a IA são bem fracas, só serve pra ganhar pontos, se queres mesmo jogar de verdade tem que ser contra outros adversários. E essa questão de estar sempre online é sofrível pra quem tem uma internet ruim.

  • Eduardo Maruoka
    2015-11-06T13:37:48  

    Q decepção!!! Sempre fui fã da série mas se for verdade q ele está assim, passo bem longe dele.

    recentes

    populares

    • Eduardo Maruoka
      2015-11-06T13:37:48  

      Na verdade esse review que é uma decepção. kkkk O jogo ta ótimo! Sempre há pontos a melhorar em qualquer jogo, mas está ótimo!

  • Bruno Araujo
    2015-11-06T14:00:22

    Dá lhe Forza !

  • Marcelo Dias
    2015-11-06T13:55:01

    Irreal... o comportamento dos carros em jogos de corrida deixa muito a desejar, quando vão entender que não é mais só criança que joga vide game. Nem vou falar dos games de futebol.. anos luz de uma realidade.

  • Wedson Cruz
    2015-11-06T12:44:45  

    Parabéns pro cara que tava no controle aí.. JOGA DEMAIS. DEMAAAAAAAAAAAAAAAIS

    recentes

    populares

    • Wedson Cruz
      2015-11-06T12:44:45  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wedson Cruz
      2015-11-06T12:44:45  

      kkkkkkkkkkk eu ia comentar exatamente isso

  • Fabricio
    2015-11-06T13:34:24

    Confesso que Jogo Mal, Mas Meus Parabêns a Quem esta no Controle kkkkkkkkk

  • Daniel Lima
    2015-11-06T13:30:35

    doido para jogar, so não gosto quando os carros são pesados demais, e tem que quase parar para fazer uma curva, espero que seja parecido com o need for speed underground 2

  • Pedro Almeida
    2015-11-06T13:21:20

    Prometeu mais do que cumpriu. Esperava mais desse jogo.... Saudade dos NFS Underground....

  • Adrian Ferrari
    2015-11-06T13:13:18

    Resumindo a análise: o jogo é só a noite e com chuva, é arcade, história enjoativa e clichê e só tem gráficos top.