Jogos

NOTA tt
8.3

Review NES Remix

Redescubra os clássicos com uma nova roupagem. Leia a análise completa!

Felipe Velloso
por
em

NES Remix foi uma compilação de jogos clássicos do "Nintendinho" com uma mudança bastante drástica nas velhas formas. Lançado originalmente para a loja online do Nintendo Wii U, no lugar de apresentar os games originais da década de oitenta, a compilação optou por recortá-los em pequenos desafios, a fim de atualizar o ritmo dos jogos e torná-los ainda mais desafiadores.

SEGA Saturn faz 20 anos, confira curiosidades

O belíssimo logo reúne os clássicos do NES (Foto: Divulgação)O belíssimo logo reúne os clássicos do NES. (Foto: Divulgação)



No final de 2014, a Nintendo decidiu aproveitar a popularidade dos dois NES Remix lançados online, transformando-os em um jogo só (Ultimate NES Remix para 3DS e NES Remix Pack para o Wii U). Ambos foram colocados a venda em uma versão física para os consoles atuais. Os pacotes apresentam pequenas diferenças, a versão de 3DS compila o melhor do NES Remix, enquanto a do Wii U reúne todos os desafios. Apesar disso, as edições são praticamente dos mesmos jogos e, por isso, decidimos reunir ambos em uma única resenha.

Jogabilidade

Não dá para definir muito bem a jogabilidade do NES Remix. Afinal, são quase 30 games diferentes picotados, misturados e editados para um novo formato. Nada poderia ser mais interessante do que algumas das combinações. Existe um desafio que é passar da primeira fase de Donkey Kong usando o Link, que é incapaz de pular.

Os desafios sempre são curtos, ainda que ofereçam muita diversão aos jogadores. Que tal ver o quão bom você é no primeiro Super Mario Bros. tendo que coletar todas as moedas de uma fase em menos de um minuto? Ou colocando novos inimigos de outros jogos no cenário?

Derrote o Bowser gigante (Foto: Divulgação)Derrote o Bowser gigante. (Foto: Divulgação)

No total, são quase 300 desafios que passam por clássicos incríveis como Kirby, Kid Icarus, Punch Out, Donkey Kong, Excitebike, além de Mario e Zelda. Vários critérios são levados em conta quando você completa uma fase, e o jogo lhe dará uma pontuação que varia de uma até três estrelas, no estilo Angry Birds. É possível checar o quão bom você foi ao visitar os leaderboards online do jogo.

Visual e apresentação

Derrote todos os inimigos sem tomar dano (Foto: Divulgação)"Derrote todos os inimigos sem tomar dano" (Foto: Divulgação)

Em termos visuais, NES Remix continua contendo apenas jogos de 8 bits da época do Nintendinho, ou seja, não dá para esperar um gráfico em Alta Definição e outros luxos que os gamers modernos podem desfrutar nos dias de hoje. Apesar disso, não podemos falar mal da experiência visual. Isso porque todos os desafios apresentam belíssimas bordas que ajudam a compor os espaços. Afinal, seria muito difícil esticar os pixels de games como Super Mario Bros. para os televisores modernos com mais de 50 polegadas.

A interface dos menus representa bem o espírito dos jogos da época, com sons e imagens clássicos de um videogame da era 8 bits. Para os mais nostálgicos, o jogo certamente se mostra ser uma clara e carinhosa homenagem a esse importante período da história.

Conclusão

Salve a princesa, com a princesa (Foto: Divulgação)"Salve a princesa, com a princesa" (Foto: Divulgação)

NES Remix prova mais uma vez que o catálogo oitentista da Nintendo se encontra em pleno vapor nos dias de hoje. Ainda que as duas versões do jogo sem incríveis, devo dizer que o 3DS me pareceu ser um pouco superior ao Wii U, talvez porque já estejamos mais familiarizados com esta dinâmica de microjogos em nossos portáteis e celulares.

É melhor comprar um PlayStation 4 ou montar um PC Gamer? Comente no Fórum do TechTudo. 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Revisitar alguns dos melhores jogos da década de 80
  • - Os desafios revitalizam muitos jogos que possuem um ritmo mais lento
  • - A interface e a jogabilidade são simples e intuitivas

Contras

  • - Alguns dos maiores clássicos do NES ficaram de fora, como Mega Man ou Contra.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares