Personalização

NOTA tt
9.0

Review New Super Mario Bros Wii

Quando a Nintendo lançou o Super Mario Bros. original em 1985, não poderia imaginar que o título se tornaria uma das franquias mais longevas, queridas e rentáveis da indústria dos videogames...

Arthur Figueiredo
por
em

Nome: New Super Mario Bros. Wii
Gênero: Plataforma
Distribuidora: Nintendo
Plataforma: Nintendo Wii 

New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Quando a Nintendo lançou o Super Mario Bros. original em 1985, não poderia imaginar que o título se tornaria uma das franquias mais longevas, queridas e rentáveis da indústria dos videogames. Sinônimo do gênero de plataforma de progressão lateral, a série manteve um alto nível de produção durante toda a sua vida, fazendo pequenas – mas significativas – melhorias a cada edição, e gerou polêmica logo no seu segundo título (por ser considerado “difícil demais” para o ocidente, o Super Mario Bros. 2 japonês não foi lançado na América na época, e só apareceu em Super Mario All-Stars com o subtítulo The Lost Levels.

O SMB2 que conhecemos aqui é, na verdade, uma versão modificada de Doki Doki Panic, que tem inimigos como Shy Guy, hoje pertencente ao universo do encanador).

Velha fórmula, novos desafios 

Quando a Nintendo decidiu revisitar a jogabilidade da série em 2006 com New Super Mario Bros., para o DS, o sucesso foi garantido. Com um novo motor gráfico, mas com o mesmo estilo de jogo e alguns power-ups inéditos, o jogo foi a sequência natural que a franquia merecia. Usando a mesma estrutura de mundos temáticos do fantástico Super Mario Bros. 3, o jogo é o mais vendido do portátil até hoje. Nada mais natural que uma nova sequência para o Wii fosse criada. 

O console doméstico tem um perfil bem diferente do portátil. Sua proposta é “juntar amigos e família na sala” e nisto o novo foi muito eficiente. Nunca antes a série viu um multiplayer cooperativo – ainda mais para quatro jogadores simultâneos –, e conseguiu fazê-lo de maneira que os jogadores poderiam se entender e se encontrar na fase, sem virar uma bagunça generalizada… a maior parte do tempo. 

New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Super Mario Bros. 5 

Imagine o primeiro SMB com quatro personagens jogáveis na tela. Parece absurdo, mas a Nintendo conseguiu. Mario, Luigi e dois Toads, um amarelo e outro azul – Wario e Waluigi, apesar de vilões, seriam muito mais interessantes, não? – devem trabalhar juntos (ou competir) para chegar ao final de cada fase até resgatar a Princesa Peach, que foi mais uma vez sequestrada por Bowser. 

Com um enquadramento mais afastado, o que permite espaço de ação para os quatro jogadores, New Super Mario Bros. Wii, lançado em novembro de 2009, reúne diversos elementos de edições anteriores da série – até de Super Mario 64, como o “wall kick” que permite escalar paredes paralelas e o “ground pound” para acertar objetos e inimigos com força no chão –, mas não perde sua própria identidade. Para completar, Yoshi está disponível para ajudá-lo novamente, como em Super Mario World, em algumas fases. E por falar no título para o SNES, os chefes finais de cada mundo são os Koopalings, lembra deles? 

New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Abordagem retrô 

Os controles mantém o esquema do NES: segurando o Wiimote de lado, um botão é usado para correr, outro para pular. Simples, não? Entender os controles, e descobrir o que é possível fazer com eles são coisas bem diferentes. Os comandos são ágeis o suficiente para navegar pelas fases com precisão, mas a adição de captura de movimentos pode atrapalhar um pouco. 

Por exemplo, ao realizar um salto longo, uma chacoalhada no Wiimote faz com que seu personagem dê um giro no ar, o que lhe dá um pouco mais de tempo aéreo. Ótimo! Entretanto, este jogo permite também que objetos e até seus companheiros sejam carregados e lançados. Para isso, é preciso apertar o botão 1 e chacoalhar.

Mas um movimento um pouco mais brusco durante uma corrida pode ativar a função e lançar um amigo acidentalmente em um precipício. Nada que suporte ao controle Classic e o mapeamento da função a um botão extra não resolveria, mas a Nintendo aparentemente exige movimentação em todos os seus jogos… 

Algumas funções são interessantes, como o controle de plataformas girando o Wiimote para virá-las na direção de caminhos alternativos ou para desviar de inimigos. Aliás, é importante frisar que o level design deste jogo é sensacional, e algumas fases são verdadeiros labirintos que são uma diversão só de passear por elas. 

New Super Mario Bros. Wii  (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Mushroom Kingdom Fashion Week 

Como falar de um Super Mario Bros. sem falar dos itens encontrados pelo caminho? Além dos clássicos cogumelos vermelho (para crescer e ganhar um ponto a mais de energia) e verde (vida extra), flor de fogo (para lançar bolas de fogo) e estrela (para invencibilidade temporária), o jogo traz a flor de gelo (para transformar inimigos em cubos de gelo que podem ser carregados, lançados ou usados como plataforma) e o mini cogumelo (para correr sobre a água e entrar em canos estreitos). 

Entre as novidades estão o cogumelo-hélice (que permite se lançar para o alto, para pequenos voos) e a roupa de pinguim (que evita escorregar ao andar no gelo, mas deixa deslizar deitado em alta velocidade e nadar com facilidade na água, e ainda solta bolas de gelo). É possível acumular estes power-ups e usá-los antes de entrar nas fases. É fundamental descobrir qual será mais útil em cada cenário. 

New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Hardcore ou casual? 

Muitos jogadores reclamam que o Wii tem jogos simples e/ou fáceis demais. E NSMBW não poderia ficar longe desta polêmica. É possível afirmar de cara que este não é, de maneira alguma, um jogo fácil. Mesmo os veteranos de SMB3 vão morrer diversas vezes na mesma fase até descobrir o timing ou o caminho correto.

conhecer ou revisitar fases e se divertir em disputas com vários jogadores.
Por outro lado, o jogo estimula o processo de tentativa-e-erro com seu fantástico design de fases e, para ser mais objetivo, simplesmente permite estocar muitas vidas extras, que podem ser encontradas nas próprias fases, ou em fases bônus dentro de cada mundo. O jogo também traz continues infinitos, mas não deixa de contá-los para mostrar ao final quantos foram usados.

Mas o que causou a grande discussão sobre o jogo foi a estréia do Super Guide, um sistema que, após oito mortes na mesma fase no modo single player, dá ao jogador a opção para que a fase seja completada pelo computador, controlando o Luigi. A fase fica marcada por ter sido completada desta forma até que o jogador a complete sozinho desde o início. Entretanto, o sistema é opcional e pode nunca ser usado. 

New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. Wii (Foto: Divulgação)

Admirável mundo novo 

NSMBW é um jogo de plataforma 2D com personagens, inimigos e elementos dos cenários em 3D. Mas quando falamos de gráficos, geralmente surge a expressão “para os padrões do Wii, está ótimo”, mas a verdade é que este jogo, pelo seu conceito, não precisa de gráficos fantásticos como Super Mario Galaxy ou Metroid Prime 3. No entanto, entrega cenários 2D detalhados e coloridos, com destaque para flores e inimigos alegremente animados que dançam conforme o tema de cada fase. 

E por falar nisso, a trilha sonora está muito boa, misturando diversas músicas reconhecíveis e outras faixas novas que se encaixam bem no universo cartunesco da série. Embora não seja nada orquestrado ou mesmo com arranjos ricos, as músicas são contagiantes e vão ficar na sua cabeça muito tempo depois de desligar o videogame. 

Conclusão 

Simples e objetivo, New Super Mario Bros. Wii é a quintessência do gênero de plataforma, com desafio na medida em fases que vão fazer você jogar várias vezes – não (só) porque você vai morrer várias vezes, mas para mostrar para os amigos como foi difícil passar dela. O título prova que o gênero, embora ultrapassado, ainda é estimulante e capaz de prender jogadores por horas na frente da TV. Sem achievements, sem multiplayer online. Só um grupo de amigos se reunindo na sala. Como nos velhos tempos. 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0

Prós

  • - Jogabilidade clássica impecável.
  • - Quatro jogadores simultâneos.
  • - Longo modo campanha.
  • - Curva de dificuldade crescente.

Contras

  • - Fases que não acomodam bem quatro jogadores
  • - Uso de captura de movimentos é falha
  • - Dois Toads genéricos como protagonistas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares