Media centers

NOTA tt
7.0

Review NewLink TV101

Adaptador que leva Android para TVs normais peca pela falta de poder de processamento.

Dário Coutinho
por
em

Com a eminente entrada da Google no mercado de TVs, não é surpresa o surgimento de dispositivos com Android, como o Adaptador Android para TV NewLink TV101. Conectado à entrada HDMI, o dispositivo, que mais se parece com um pen drive grande, transforma qualquer televisão normal em uma Smart TV com sistema operacional Android.

Caixa, manual e acessórios do adaptador com Android para TV da Newlink  (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Caixa, manual e acessórios do adaptador (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)


Transforme a sua TV em uma TV com Android

Apesar de as Smart TVs invadirem o mercado, é comum o usuário se deparar com situações em que não consegue acessar um conteúdo de um serviço, porque o aplicativo muitas vezes não é suportado pelo sistema do seu televisor.

O NewLink TV101 é indicado ao usuário que não tem uma Smart TV ou não consegue usufruí-la como deveria. Vale lembrar que o gadget é um produto de baixo custo e não pode ser comparado com soluções mais robustas, como videogames da antiga ou nova geração. O dispositivo concorre como uma versão mais popular do Chromecast e Apple TV.

Adaptador pode ser conectado na entrada HDMI traseira, ficando totalmente oculto (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Adaptador pode ser conectado no HDMI traseiro (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)


O Adaptador

O NewLink TV101 é um adaptador que pode ser plugado facilmente pela porta HDMI. Contudo, independentemente de sua TV ter HDMI 1.4 ou não, será necessário utilizar a fonte de energia que acompanha o aparelho. A caixa do aparelho vem com manual, cabo de energia e adaptador.

Em nossos testes, a conexão por cabo USB na TV ou outro adaptador de energia, resultou em queda de desempenho. Em algumas situações, o adaptador parou de funcionar. Porém, ao utilizar novamente a fonte que acompanha o produto, ele funcionou normalmente. O motivo para o NewLink TV101 funcionar apenas com o seu próprio adaptador consiste na corrente de saída do mesmo, que deve ser de pelo menos 1.5 A (1500 mA).


Interface

Ao ser conectado e iniciado, a interface do NewLink TV101 se parece exatamente com a de um tablet com Android 4.2 Jelly Bean. O adaptador já vem com a Play Store instalada. Após configurar a conexão Wi-Fi, é preciso aguardar alguns minutos enquanto o sistema atualiza vários aplicativos.

Interface do Newlink TV101 é idêntica à de um tablet com Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Interface do Newlink TV101 (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Na parte inferior da tela, estão os botões virtuais para controle de volume, minimizar a barra inferior, desligar o adaptador e até tirar alguns screenshots. Para interagir com a interface, é necessário conectar algum dispositivo USB, sendo o mais indicado um mouse.

Desempenho 

O hardware do NewLink TV101 é modesto para os dias atuais. Com um processador single-core e apenas 512 MB de memória RAM, ele perde em poder de processamento até mesmo se comparado com seus irmãos que costumam ser vendidos em sites chineses. Entretanto, no que tange a consumo de vídeos, o aparelho reproduz com facilidade conteúdo em HD e até Full HD. Aplicativos de serviços de vídeos como Netflix, Youtube, Crackle, TwitchTV, Crunchyroll funcionaram perfeitamente. 

Vídeos por streaming são exibidos sem problemas (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Vídeos por streaming são exibidos sem problemas (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

No menu de configurações do NewLink TV101, há uma opção onde o usuário pode escolher a resolução de tela. Para vídeos, testamos a resolução máxima de 1.920 x 1.080p a 60 MHz (Full HD). Todos os conteúdos foram exibidos sem problemas. No entanto, a transição de menus e a execução de alguns aplicativos se mostrou lenta nesse padrão. Essas tarefas na resolução HD (1.280 x 720 a 60 Hz) já foram executadas mais rapidamente.

A entrada para cartão microSD possibilita expandir o armazenamento interno para até 32 GB. Com isso, é possível transferir mídias muito grandes para o dispositivo. Nos testes, o adaptador executou vídeos em vários formatos perfeitamente, sem precisar baixar softwares adicionais.

Conectividade

Com apenas uma entrada USB para conectividade de dispositivos, o NewLink TV101 precisa ser conectado a um Hub USB. Utilizando um Hub, é possível conectar vários dispositivos USB, como teclado, mouse e até um joystick. Em nossos testes, tudo funcionou perfeitamente, desde que o usuário não tentasse digitar e mover o mouse ao mesmo tempo. Também é possível conectar adaptadores de 2.4 GHz na entrada USB, o que permite utilizar mouses e teclados sem fio.

Aparelho não possui bluetooth e apresenta apena suma entrada USB para conectar dispositivos  (Foto: Reprodução/Dario Coutinh)Aparelho apresenta apenas uma entrada USB (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Sentimos falta da conexão via Bluetooth e mais ainda de um aplicativo próprio para controlar o dispositivo por smartphones. Porém, há várias opções de softwares na Google Play que permitem controlar o stick HDMI a distância. Em uma pesquisa rápida, achamos o app gratuito, Tablet Remote, que pode suprir essa necessidade. 

Navegação

Quando esses adaptadores HDMI foram concebidos, muita gente os via como pequenos PCs com Android. Porém, devido ao baixo poder de processamento, fica difícil os utilizar para tarefas do cotidiano, normalmente realizadas em um PC com Windows. Navegar pela Internet no NewLink TV101 é algo sofrido e pouco recomendado. Apesar do processador ser aparentemente capaz, seu desempenho não se traduz na realidade.

Apesar da configuração, navegação web foi sofrível (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Navegação na Internet é ruim (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

O carregamento das páginas é lento e utilizar apps como Facebook chega a ser não recomendável. Apesar da possibilidade de aumentar a resolução da tela, a maioria das versões de aplicativos instaladas são reconhecidas com a versão para smartphones. Há outro agravante. Por conta da quantidade limitada de memória RAM, instalar muitos apps de redes sociais ou abrir muitas abas do Chrome deixa o a aparelho lento.

Games

Por contar com a possibilidade de ser controlado por um joystick USB, rodar jogos no NewLink TV101 não é uma má ideia. Contudo, é importante ser seletivo nos jogos. Como não há opção de múltiplos toques, é preciso escolher bem os jogos que serão executados pelo adaptador.

Em nossos testes, utilizamos jogos como Sonic 2, Dead Trigger e Riptide GP2. Todos funcionaram perfeitamente, reconhecendo o controle joystick no momento em que eram iniciados. O adaptador também se deu bem com emuladores de consoles antigos. Porém, engasgou bastante com a geração 32 bits, com emuladores como o do Nintendo 64.

O adaptador reconhece vários tipos de controles joystick, até mesmo, alternativos  (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Ele reconhece vários tipos de controles joystick (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

No entanto, o dispositivo não aceitou games muito pesados como Modern Combat 4 ou Real Racing. Dead Trigger 2 também não funcionou. 

Custo-benefício

Com os set-up boxes e miniconsoles com Android batendo à porta, investir em um adaptador HDMI como o NewLink TV101 será uma boa opção apenas pelo preço. Atualmente, o aparelho pode ser encontrado por algo em torno de R$ 139. Apesar de parecer caro frente aos modelos importados de sites chineses, a vantagem, nesse caso, recai sobre sua garantia.

Entretanto, se o usuário quer um aparelho robusto para executar jogos e não deseja realizar “gambiarras” com hubs USB, a melhor opção será esperar pelos set-up box com Android TV. O novo sistema, focado exclusivamente para telas grandes, provavelmente terá usabilidade muito maior do que o sistema do NewLink TV101, que não conta com atualização.

Conclusão

Ideal para quem não tem uma Smart TV e gosta de assistir a conteúdo online, o adaptador NewLink TV101 é ótimo para carregar seus apps de vídeo. Ao trocar de TV, não é preciso configurar tudo novamente. Basta espetar o adaptador na entrada HDMI. Contudo, para os padrões atuais, o NewLink TV101 dispõe de um hardware modesto, fazendo sua compra não valer a pena para quem procura algo com mais poder de processamento.

NewLink TV101 (Foto: TechTudo)Tabela NewLink TV101 (Foto: TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
6
Custo-benefício
8

Prós

  • Queda no preço
  • Ainda roda bem apps de vídeos
  • Reconhece vários controles joystick USB
  • Possibilidade de rodar jogos

Contras

  • Interface lenta
  • Não possui botão externo para ligar
  • Hardware defasado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares