Celular

NOTA tt
8.4

Review Nexus 5

O Nexus 5 é um smartphone muito equilibrado, aliando bonito design com um ótimo desempenho com seu Android puro. O dispositivo é melhor do que a geração anterior em todos os quesitos, especialmente na câmera.

Paulo Alves
por
em

O smartphone Nexus 5, fabricado pela LG, representa a idealização do Google com o Android e consegue despertar o interesse do consumidor. O dispositivo oferece um conjunto completo, que inclui design discreto, bom desempenho, tela de qualidade e uma câmera muito superior à do seu antecessor. Com tudo isso, o smartphone pode ser exatamente o que o usuário médio precisa – e por um preço cada vez mais atraente. Confira todos os detalhes sobre o Nexus 5 neste review.

Design

Na parte frontal, o design do Nexus 5 quase não sofreu modificações em relação ao seu antecessor, a não ser pelos cantos menos arredondados e pelo alto-falante do telefone, que fica colorido nas cores branca ou vermelha. A luz LED de notificação continua na parte inferior.

Bordas estão menos arredondadas do que na versão anterior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Bordas estão menos arredondadas no Nexus 5 do que na versão anterior (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Mas, ao virar o smartphone, é possível ver a primeira grande diferença entre as gerações 4 e 5, ambas fabricadas pela LG. Ao contrário do frágil material do Nexus 4, o modelo mais recente oferece uma espécie de revestimento emborrachado que recobre também as laterais nos modelos de cores preta e vermelha. Na cor branca, o material traseiro é ligeiramente menos rugoso para evitar manchas e a lateral é feita de plástico brilhoso, o famoso “black piano”.

Alto-falante fica na parte inferior e pode ser tampado com as mãos acidentalmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Alto-falante fica na parte inferior do Nexus 5 pode ser tampado com as mãos acidentalmente (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Ao segurar o aparelho, a sensação é de que há um case permanente, com toque agradável – a percepção, definitivamente, não é de um material pobre. Ao contrário: a inscrição Nexus na vertical e a lente grande da câmera dão ao smartphone uma aparência elegante e única, em um corpo fino e leve – as medidas são 137,9 x 69,2 x 8,6 mm e 130 g no peso.

Foto de capa 3Traseira do Nexus 5 tem material emborrachado agradável de segurar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O alto-falante foi movido de lugar. Localizado na traseira no Nexus 4, no 5 ele está na parte inferior do aparelho, ao lado da entrada microUSB. Olhando de primeira, é fácil se enganar achando que há duas saídas de áudio – mas ainda não é agora que veremos som estéreo no smartphone, já que a grade do lado direito é um microfone.

Nexus 5 coloca tela grande em corpo fino e leve (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nexus 5 coloca tela grande em corpo fino e leve (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Mas, apesar de agradável na aparência, é comum tampar a saída de áudio com as mãos acidentalmente, especialmente ao jogar. Afinal, é difícil não encostar na lateral quando o telefone está no modo paisagem, principalmente para usuários com mãos grandes.

Tela

Aproveitando as bordas finas, boa parte da frente do smartphone é ocupada pelo display, que é, talvez, a principal qualidade do Nexus 5. Ao usá-lo pela primeira vez, é impossível não se impressionar pela qualidade da tela, uma IPS+ de 5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) e 445 pixels por polegada.

Brilho e resoluçao do painel IPS impressionam (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Brilho e resolução do painel IPS impressionam no Nexus 5 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Os ângulos de visão são muito bons e, até mesmo sob incidência direta da luz do sol, é possível ver os pixels com fidelidade graças ao forte brilho da tela. As cores também são fieis, embora não haja o chamado “preto real” encontrado em telas com a tecnologia AMOLED, utilizada amplamente pela Samsung. Há também proteção Gorilla Glass 3 contra riscos.

Ângulos de visão também são excelentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ângulos de visão também são excelentes no Nexus 5 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Desempenho

Por mais que haja no mercado smartphones equipados já com a nova geração de processadores da Qualcomm, o Nexus 5 conta com algo de melhor que se pode encontrar. São 2 GB de memória, chipset quad-core Snapdragon 800 com frequência de 2,3 GHz e GPU Adreno 330, capazes de rodar o Android 4.4 (Kit Kat) com leveza e nenhum travamento.

Com essas especificações, o aparelho pode rodar absolutamente tudo o que há na Play Store sem preocupações, incluindo jogos e apps que exigem dos gráficos. A memória de armazenamento, porém, é um de seus pontos fracos: oficialmente, só a versão de 16 GB chegou ao Brasil e não há entrada para cartão microSD, como já é comum na linha Nexus.

Outro ponto fraco é a bateria. Por mais que ela aguente um dia inteiro de uso moderado sem descarregar completamente, seu desempenho é "inconstante". Às vezes, uma carga pode durar entre 10 horas e 18 horas, sem motivo aparente. Portanto, é bom andar sempre com o carregador por perto, pois não se sabe quando o Nexus irá precisar de energia extra para completar o dia.

Software

Outro campeão de elogios do Nexus 5 é seu Android sem modificações, considerado por muitos usuários como a melhor versão do sistema do Google por oferecer uma experiência consistente e livre de travamentos. O launcher é o Google Experience, que coloca o assistente Google Now à esquerda da tela, acessado com um arrastão para o lado. O recurso já tem os comandos de voz em português.

Android puro do Nexus 5 vem acompanhado de launcher exclusivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Android puro do Nexus 5 vem acompanhado de launcher Google Experience (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há também ícones maiores, grade de apps com transparência, ações de voz usando sem usar as mãos com o comando “Ok, Google” e outras funcionalidades. Além disso, donos do aparelho Nexus 5 têm a garantia de que, quando lançada, a nova versão do Android chegará rapidamente, evitando a dor de cabeça comum de usuários com os updates do sistema.

Câmera  

Calcanhar de Aquiles dos smartphones Nexus, a câmera recebeu mais atenção no Nexus 5 com Android puro do Google. Com um sensor de 8 megapixels e estabilizador óptico de imagem (OIS), ele é capaz de tirar fotos muito boas, comparáveis até com os tops de linha iPhone 5S, Galaxy S5 e Xperia Z2 para citar alguns.

Áreas onde não há incidência de luz natural podem perder detalhes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Áreas onde não há incidência de luz natural podem perder detalhes com a câmera do Nexus 5 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

A qualidade é inferior, se comparados com esses concorrentes, em algumas ocasiões, especialmente em ambientes com pouca luz. Mas em ambientes externos com luz natural, a riqueza de detalhes é surpreendente. Além disso, o modo HDR+ permite tirar fotos mais aprimoradas – a dica é usar esse modo sempre no escuro ou quando houver luz estourada na imagem.

Câmera captura de modo satisfatório em ambiente aberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Câmera do Nexus 5 captura de modo satisfatório em ambiente bem iluminado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

A decepção fica por conta do software. O aplicativo Google Camera, por mais que venha sendo melhorado com updates via Play Store, ainda oferece poucas opções de configuração. Portanto, há poucas maneiras de se fotografar com o Nexus 5, muito aquém do que é oferecido por outros aparelhos, até mesmo o simples app do iPhone 5S.

Foto sem HDR+ e com HDR+ (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Foto sem HDR+ e com HDR+ do Nexus 5 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Entre os modos de captura há Photo Sphere, Panorama, Efeito Foco e gravação de vídeo a 1080p, com captura de fotos simultâneas. Outras opções são timer, visualização de grade e ajuste de exposição, que deve ser habilitado nas configurações do aplicativo.

Custo-benefício

O Nexus 5 é, certamente, o melhor smartphone com Android puro já lançado pelo Google. Fabricado pela segunda vez pela LG, ele traz todos os acertos de versões anteriores e algumas melhorias, como um corpo mais resistente e uma câmera muito melhor.

O aparelho apela de forma especial a quem procura por um smartphone potente, mas por um preço relativamente baixo. Lançado em janeiro por cerca de R$ 1.700, o aparelho já é vendido com um desconto expressivo, podendo ser encontrado por algo em torno de R$ 1.100, preço similar ao do Moto X.

Qual é o melhor: LG G2 ou Nexus 5? Comente no Fórum do TechTudo 

Mas há alguns defeitos no Nexus 5. Sua bateria é inconsistente e o design não agrada a todos, já que não há acabamento em metal ou facilidade de operar com uma só mão. A câmera também não é top de linha, embora seja, graças a atualizações no Android, igual ou melhor do que o concorrente da Motorola.

O grande diferencial está na qualidade da tela, que é acima da média, e no Android rápido que oferece ao usuário. O software é bonito, simples de usar, aceita comandos de voz em inglês e tem a garantia de que receberá novas versões antes de qualquer outro telefone – o Android L Developer Preview, por exemplo, só pode ser testado em um Nexus.

A nota final, vale lembrar, reflete o posicionamento atual do Nexus 5 frente aos atuais concorrentes tops de linha. Por isso, mesmo que seja melhor em tudo do que o Nexus 4, seus números finais acabam ficando menores.

Tabela com as configurações do Nexus 5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Nexus 5 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
8
Desempenho
8
Tela
9
Câmera
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Leve e fino
  • Design discreto e traseira emborrachada
  • Tela com cores vivas
  • Atualizações garantidas
  • Boa câmera

Contras

  • Bateria com carga inconstante
  • Alto-falante em posição inadequada
  • Sem entrada para cartão de memória
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mc Finn
    2014-08-15T13:09:43  

    A minha dica é a seguinte: comprem em algum importador confiável a versão americana de 32GB. O preço será semelhante ao praticado no Brasil pela versão 16GB. E lembrando que esse é o primeiro smartphone que funciona em 4G tanto no Brasil quanto nos EUA (desde que seja comprada a versão D821, que começou a ser fabricada no final de 2013). Consegui o meu por R$1.399,00, que compensa, em muito, a diferença entre os 16GB do aparelho nacional e os 32GB do aparelho americano que comprei.

    recentes

    populares

    • Mc Finn
      2014-08-15T13:09:43  

      Conhece algum importador confiável?

  • Ederson Camargo
    2014-08-15T14:06:15  

    E não tem rádio? Poxa...

    recentes

    populares

    • Ederson Camargo
      2014-08-15T14:06:15  

      uso tune in radio com o 4g

    recentes

    populares

    • Ederson Camargo
      2014-08-15T14:06:15  

      uso tune in radio com o 4g

  • Emerson
    2014-08-15T13:22:32

    O Alto-falante é perfeito nesse local, pois na traseira abafa quando colocamos o celular em qualquer mesa.