Acessórios

NOTA tt
8.0

Review Nike+ GPS SportWatch

Nike entra na onda dos relógios com tecnologia GPS, que fazem bem mais que medir o trajeto, trazendo informações sobre calorias queimadas, altitude e - com o devido acessório - marca os batimentos cardíacos. Veja as nossas impressões!

Gino Olivato
por
em

Seja você um corredor assíduo ou um atleta de final de semana a idéia de visualizar informações sobre seu treino sempre aparece. Para isso existem os relógios com tecnologia GPS, que fazem bem mais que medir o trajeto, trazendo informações sobre calorias queimadas, altitude e - com o devido acessório - marca os batimentos cardíacos. Esse mercado foi durante muito tempo dominado pelos equipamentos da Garmin, renomada fabricante de GPS automotivo. Mas agora essa tendência pode mudar. A Nike utilizando tecnologia GPS da holandesa TOMTOM lançou o Nike+ SportWatch GPS para esquentar essa briga.

Nike+ GPS (Foto: Divulgação)Nike+ Sportwatch GPS é ideal para os atletas (Foto: Divulgação)

Fácil Set-up

Diferente dos outros GPS para corridas, o Nike+ Sportwatch GPS pode der facilmente configurado com alguns cliques em seu computador. Ao invés de ficar procurando os botões no relógio, tudo é feito no computador - seja um PC ou Mac - de forma bem simples. Você só precisa baixar o software indicado no manual, conectar o relógio na USB e escolher as opções. Depois disso é sair para a rua, ou esteira, e correr.

Correndo com o Nike+ SportWatch GPS

Mais fácil que configurar o relógio é correr com ele. Se for correr em um local fechado, terá que utilizar o pedômetro que acompanha o produto, pois não haverá comunicação com os satélites. Utilizando um tênis Nike compatível, basta acondicionar o sensor no local indicado, sob a palmilha. Caso contrário existem suportes de terceiros com o qual é possível prender o sensor à qualquer tênis.

Se o treino for outdoor, o relógio sincronizará a posição com os satélites e passará a marcar seu trajeto. Esse sincronismo pode demorar alguns minutos. Assim, se for correr uma prova importante, não esqueça de buscar os satélites minutos antes da largada. Como todo GPS para corrida, o Nike+ Sportwatch GPS também dá a opção de contar as voltas automaticamente, baseando-se na distância, ou somente quando o usuário apertar um botão.

Utilizando as Voltas Automáticas, a tela do aparelho mostra o tempo decorrido desde o início da volta atual em destaque e na parte superior é possível alternar entre a distância percorrida, o tempo total do treino, quantidade de calorias queimadas, o ritmo em minutos/quilômetro, o ritmo médio e a hora atual. Já desligando a opção de voltas, é possível alterar o que é mostrado em destaque no display.

Compartilhando seus resultados

Seja um treino leve ou uma maratona, quando terminamos bate aquela curiosidade de saber como foi o desempenho. É possível fazer isso no próprio relógio em Histórico; mas o mais divertido é conectá-lo ao computador: associando-se ao NikeRunning.com você poderá acompanhar suas estatísticas, classificar sua corrida, visualizar seu trajeto no mapa e compartilhar suas conquistas através das redes sociais como Facebook e Twitter. Além disso poderá desafiar outros corredores ou criar desafios pessoais.

Bateria Recarregável

Para recarregar a bateria do relógio, basta conectar a interface USB que está escondia em sua pulseira ao computador, sem necessidade de cabos ou adaptadores; tudo está integrado no relógio. Para viajar, isso é ótimo, pois não é mais necessário levar o carregador!

Agora, se o computador não for na viagem, problema à vista… Não existe um carregador de parede - análogo ao dos celulares - para o relógio, só é possível alimentá-lo por um computador. Segundo o manual do fabricante, a bateria dura 9 horas de corrida ou 70 dias se utilizado somente como relógio. O tempo total para carregar é de aproximadamente 2 horas.

Iluminação

Vai correr à noite? Para o Nike+ GPS Sportwatch isso não é problema. Sua tela é retro-iluminada para uso no escuro. O charme fica por conta de como acendê-la: dê um tapa no relógio e a tela será iluminada. Essa tecnologia é chamada de Tap Technology, e com ela também é possível marcar as voltas quando o relógio for utilizado com voltas manuais.

Ficha técnica

Conectividade USB embutido na pulseira do relógio
Tipo de tela display monocromático com iluminação
Autonomia de bateria 9 horas em atividade (GPS ligado)
Impermeabilidade 5 ATM
Temperatura de operação -20C até +60C
Ítens inclusos Cabo extensor para conexão com o computador; sensor para atividades indoor

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
7
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Design moderno.
  • * Simples de usar.
  • * Duração da bateria.
  • * Conector USB na pulseira do relógio.

Contras

  • * Só carrega a bateria no computador.
  • * Não permite mudança das estatísticas favoritas pelo relógio.
  • * Não mostras os segundos no modo relógio.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Otavio Neto
    2012-02-03T19:50:49

    Comprei o meu e recebi semana passada. O relógio é ótimo, mas a Nike poderia modificar a página do nike+, é péssima. O download do aplicativo do pc dapágina principal está desatualizado o que é péssimo! Perdi umas 2hs pensando que havia algum problema com meu relógio até "descobrir" que aquela versão não estava atualizada. Resolvido esse problema, não tenho reclamações. Lindo design, fácil usabilidade, mas o preço é salgado, 200.00$