Câmera

NOTA tt
8.0

Review Nikon D90

Em agosto de 2008 a Nikon lançou o modelo D90, que traz os robustos 12.3 Megapixels de resolução, bem mais definidos do que os de uma câmera amadora. Perto das outras máquinas, um diferencial deste modelo é a capacidade de se fazer gravações em vídeo, algo que não era comum nas máquinas profissionais da Nikon, até então. A câmera foi feita para ...

Pedro Zambarda
por
em

Para os amantes de fotografia, a Nikon D90 é a câmera ideal. Lançada em agosto de 2008, o modelo traz os robustos 12.3 Megapixels de resolução, bem mais definidos do que os de uma câmera amadora. Perto das outras máquinas, um dos diferenciais da câmera é a capacidade de se fazer gravações em vídeo, algo que não era comum nas máquinas profissionais da Nikon, até então.

Nikon D-90 (Foto: Divulgação)Nikon D-90 (Foto: Divulgação)

Design

A máquina foi feita para que os não profissionais aprendam a usá-la rapidamente. O visor lembra bastante o de uma câmera digital comum, com um botão para acionar o menu com as fotos registradas e outros para os demais comandos, todos localizados nas laterais do monitor LCD. Os contornos ao redor do botão de disparo das fotografias desenham um contorno ótimo para se segurar com a mão direita, mas isso acaba dificultando a vida de canhotos.

O peso, de 620 gramas - 703 com a bateria -, pode assustar quem nunca pegou em uma máquina profissional, mas ainda assim ela é muito mais leve do que as câmeras customizadas, e se assemelha muito às máquinas digitais semi profissionais que você encontra no mercado hoje.

Vídeos

A câmera é capaz de gravar vídeos em HD, com 720 p. de resolução e 24 frames por segundo. Não é a filmadora mais potente do mundo, nós sabemos, mas ela garante vídeos domésticos bem satisfatórios, assim como boas fotografias de exterior, dependendo da lente que você estiver utilizando.

Os filmes são gravados em formato AVI e podem ter as seguintes resoluções: 320 x 216 pixels, 640 x 424 pixels ou 1,280 x 720 pixels.

Nikon D-90 (Foto: Divulgação)Nikon D-90 (Foto: Divulgação)

Flash

Para fotógrafos amadores, a máquina vem com um flash embutido, mas que é de baixa intensidade. Se você quiser uma iluminação artificial mais elaborada, com defletores, é preciso desembolsar mais um pouco. Aí depende do uso que você dará à câmera.

Modos de fotografia

A câmera possui configurações pré-programadas para retratos, paisagens, esportes, close-ups e retratos noturnos, todos acertados na parte superior, à esquerda, em uma pequena roda que mostra a configuração que é ativada.

Além disso, a máquina possui um controle de ISO de 200 até 3200, que aumenta ou reduz o registro em fotografia digital. Esses valores podem ser ajustados automaticamente, e tudo pode ser facilmente monitorado pelo visor eletrônico do lado direito da máquina, acima.

Usando a máquina

Você esquece da bateria da câmera no uso contínuo, em eventos de médio porte, por pelo menos dois dias. A transferência de fotos por USB é simples, com ou sem o software do aparelho. A máquina tem uma pegada atraente, criando a tendência de ficar na mão do fotógrafo mesmo com a câmera presa ao pescoço.

Para desmontar as lentes, é necessário observar que há botões nas laterais que soltam a peça sem muito esforço para rosquear o equipamento. Na parte inferior do aparelho, você pode embutir um tripé. Para fotos de alta precisão, as três pernas impedem eventuais tremedeiras do profissional.

Ao carregar 700 gramas em um dia completo de trabalho, com uma lente de médio alcance, o desgaste nos ombros é sentido, mas não a ponto de causar grandes lesões. É uma máquina simples para carregar em qualquer lugar, apesar de chamar a atenção.

Preço

O custo da brincadeira de fotógrafo profissional depende da lente objetiva que você vai levar com a Nikon D-90, que pode ser usada para fotografar seus filhos ou um carro de Fórmula 1. O preço varia de quatro mil até oito mil reais, mas é válido considerar a versátil objetiva 18-105mm e motor de foco.

Ficha Técnica

Resolução 12,3 MP
ISO Até 3200
Tela LCD 3 polegadas
Formato de imagem JPG, RAW
Formato vídeo AVI
Cartão de memória SD Card
Bateria 850 fotos
Conexões USB
Dimensões 132 x 103 x 77 mm
Peso 650 gramas sem bateria
Itens inclusos Bateria recarregavel EN-EL3e, carregador rápido MB-D80, cabo USB, manual, CD-ROM

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
7
Custo-benefício
7

Prós

  • * Resolução de 12 megapixels.
  • * Filma em resolução razoável.
  • * Leve, frente às concorrentes.
  • * Menus simples ao usuário.

Contras

  • * Pode não agradar profissionais.
  • * Preço não agrada amadores.
  • * Depende de uma boa lente.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Borges
    2013-04-13T15:57:57

    qual o prazo para entrega

  • Julio Guedes
    2012-05-31T09:58:04

    Toda câmera depende de uma boa lente...