Jogos de aventura

NOTA tt
8.3

Review No Man's Sky

Confira os prós e contras do jogo de exploração espacial com cenários infinitos

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

No Mans Sky é o novo jogo de aventura e exploração com temática de ficção científica desenvolvido pelo estúdio independente Hello Games. Com versões para PS4 e PC, o título tornou-se um dos games mais aguardados deste ano ao oferecer uma proposta incrivelmente ambiciosa com nada menos que milhões de planetas a serem explorados. Confira os prós e contras:

No Man’s Sky ganha data de lançamento e edição de colecionador

Perdido no espaço

Sob o comando de um explorador espacial pré-definido, o objetivo principal no game é alcançar o centro da galáxia, oculto em meio a buracos negros e constelações esquecidas. Para isso, é preciso coletar matéria -prima, explorar diferentes biomas e aprimorar equipamentos tecnológicos para suportar atmosferas desfavoráveis.


Diferentemente de muitos jogos atuais, No Man’s Sky pouco se esforça para mostrar como os sistemas de gameplay funcionam e, por isso, deixa o jogador se virar apenas com dicas básicas. Não há tutoriais explicativos nem mapas detalhados com pontos de interesse, apenas um sensor que realça localidades relevantes à exploração.

Ação voltada à exploração

No início da jornada, o protagonista é deixado com a nave sem combustível em um planeta hostil onde a temperatura negativa é o principal perigo. Então, cabe a você a tarefa de coletar componentes específicos, como carbono, ferro e Zinco para acionar o transporte e sair do local. Com o auxílio de um armamento multitarefa, você pode extrair itens valiosos e disparar feixes de energia contra a fauna agressiva para se defender.

No Mans Sky: confira a análise (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)No Man's Sky: confira a análise (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O combate em primeira pessoa, embora esteja presente, não é o foco de No Man’s Sky – na verdade, você vai passar  bem mais tempo caminhando do que atirando em tudo que se move. A arma não é exigida a todo momento, visto que os planetas não são completamente habitados. Há, de fato, uma variedade grande de criaturas, entre seres pré-históricos e animais híbridos, mas eles não estão sempre ao alcance.

De acordo com evolução dos equipamentos do personagem e, consequentemente, com a descoberta de novos mundos, surgem seres maiores e ameaçadores, cujo único objetivo é exterminar visitantes indesejados. Isso faz com que a arma seja requisitada com uma frequência maior, o que torna o sistema de batalha mais presente, ainda que como fator secundário.

No Mans Sky: sensação de descoberta é o que incentiva a progredir (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)No Man's Sky: sensação de descoberta é o que incentiva a progredir (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O combate ambientado no espaço sideral proporciona confrontos intergaláticos intensos graças aos comandos acessíveis da nave. O espaço, além de proporcionar vistas privilegiadas dos corpos celestes, também serve como fonte de matéria-prima, já que asteroides geram recursos quando destruídos.

A parte mais divertida de No Man’s Sky é, sem dúvida, explorar os diferentes ecossistemas livremente sem ter que se preocupar com os marcadores das atividades centrais que conduzem ao desfecho. A sensação de descoberta a cada aterrissagem é única, assim como a de decolar pela primeira vez rumo aos milhares de sistemas planetários. Você faz o que bem entender, viaja para onde quiser e quando quiser.

No Mans Sky não oferece tantas oportunidade de combate (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)No Man's Sky não oferece tantas oportunidade de combate (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Visual que confunde e encanta

A interface do estoque de itens, um ponto que deveria ser esclarecedor, confunde com ícones mal alocados – ainda que visualmente agradáveis. Gerenciar o limitado inventário, por exemplo, requer um tempo considerável de aprendizado. Por se tratar de um game voltado à sobrevivência, no qual o gerenciamento é essencial, navegar entre as confusas abas se torna uma das tarefas mais entediantes da aventura.

Como era de se esperar, No Man’s Sky conta com uma direção de arte impecável, além de uma trilha sonora especial que dita com maestria o tom futurista. Não se engane: mesmo gerando planetas de forma randômica, os ambientes são caprichados em todos os aspectos, desde as modelagens bizarras das criaturas até os vastos planetas.

No Man's Sky nos mostra um pouco de seus intensos combates nas superfícies dos planetas e no espaço sideral (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: No Man's Sky nos mostra um pouco de seus intensos combates nas superfícies dos planetas e no espaço sideral (Foto: Reprodução/YouTube))No Man's Sky nos mostra um pouco de seus intensos combates nas superfícies dos planetas e no espaço sideral (Foto: Reprodução/YouTube)

O único ponto negativo, ao menos na versão de PS4, fica por conta da frequente queda na taxa de quadros por segundo, especialmente quando se está passando pelas várias camadas do planeta com a nave. Um problema, entretanto, que certamente será solucionado por meio de atualizações.

Conclusão

No Man’s Sky é um título que, talvez, nem todo mundo consiga processar, uma vez que há muito a explorar e pouco a fazer levando em conta a infinidade de mundos. A gratificante sensação de descoberta mostra que a proposta inicial, apresentada durante a E3 2014, foi devidamente cumprida. No entanto, pouca ação e a simples premissa de descobrir o centro da galáxia podem não ser o bastante para manter o jogador entretido por centenas de horas. Agora, resta saber se o jogo conseguirá, de fato, sobreviver por muito tempo com seu círculo vicioso.

Qual console tem os melhores exclusivos: PlayStation 4 ou Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Gráficos
9
Jogabilidade
6
Diversão
8
Som
10

Prós

  • Tecnicamente impressionante
  • Sensação inexplicável de descoberta
  • Trilha sonora imersiva
  • Conteúdo imensurável

Contras

  • Interface pouco intuitiva
  • Combate limitado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Oliveira
    2016-08-11T18:36:31  

    Galera, o jogo não tem mistério. Se você quer ação tipo Destiny, COD, Battlefield, GTA... esse jogo não serve. Se você gosta de jornada nas Estrelas, viagem intergaláctica, exploração espacial e a sensação de imensidão e vazio do cosmos ao mesmo tempo, vai na fé.

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2016-08-11T18:36:31  

      Finalmente, alguém disse "TUTÔ"

  • Mais Tolo
    2016-08-12T03:37:25  

    afinal da ou nao para achar outra pessoa no mesmo planeta??? interessante isso...

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2016-08-12T03:37:25  

      Olha, você já consegue chegar na base de outra pessoa e deixar uma mensagem.... agora, bater de frente -a- frente, eu ainda não consegui....mas também não jogo da maneira que gostaria de jogar!

  • Anderson Badari
    2016-08-13T16:54:41  

    Jogo muito ambicioso para uma simples desenvolvedora índie. Seria melhor se o jogo fosse ambientado num único sistema solar, por exemplo, mas com mais coisas interessantes a se fazer. O jogo é muito "cheio de nada". A ideia central do jogo é meramente pousar num planeta, atirar em pedregulhos para coletar elementos químicos, encher o tanque da nave e ir para outro planeta fazer a mesma coisa...

    recentes

    populares

    • Anderson Badari
      2016-08-13T16:54:41  

      Uma galaxia, com no máximo mil sistemas solares, com cada sistema solar com 10 planetas. Multplayer. Populações inteligentes. Guerras no espaço. Algo mais científico.

  • David Silva
    2016-08-14T11:56:00  

    O jogo se resume á, pular de planeta em planeta, ativar uma antena, coletar elementos, catalogar animais e plantas, se atacado por robôs..e só. O modo Mulitplayer em que permitisse jogadores montar grupos para lutarem contra outros, para dominar planetas ou sistemas solares, deixaria o game perfeito.

    recentes

    populares

    • David Silva
      2016-08-14T11:56:00  

      Destiny

  • Mais Tolo
    2016-08-12T15:27:23  

    Alguem sabe se realmente da para encontrar outro jogador no mesmo planeta???

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2016-08-12T15:27:23  

      Não dá, o jogo é completamente single player.

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2016-08-12T15:27:23  

      Nao e nao pesquisa no YT so q sao milhoes de planetas e as vezes vc ja ate matou pu morreu por um sem saber

  • Patríciavaz
    2016-08-11T16:18:23  

    GALERA : ESTÁ VALENDO A PENA COMPRAR OU NÃO ?

    recentes

    populares

    • Patríciavaz
      2016-08-11T16:18:23  

      obrigada diego ,. vou dar mais uma pesquisada nele . fiquei sabendo dele através do the wicher porque junto com o jogo vinha com um folder desse jogo . obrigada

    recentes

    populares

    • Patríciavaz
      2016-08-11T16:18:23  

      Não, não está, mas é um jogo muito bom pelo valor certo (50 reais no máximo), e do jeito que está tendo problemas rapidinho você vai achar por esse preço. Mas eu estou me divertindo bastante no PC via capitão jack.

  • Rodolfo Santos
    2016-08-13T16:37:28  

    Muita gente criticando o Game, mas essas pessoas esqueceram que temos aqui um Game Indie desenvolvido por um pequeno grupo de pessoas. Joguei cerca de 5 Hrs achei interessante essa ideia de mundo infinito mas vi um jogo sem objetivo algum.. 7/10 para mim.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Santos
      2016-08-13T16:37:28  

      esse é aquele tipo de jogo que vc pega 1 vez, joga por horas e depois desanima só de pensar em voltar a jogar... Não vai vingar

    recentes

    populares

    • Rodolfo Santos
      2016-08-13T16:37:28  

      Lembre-se também que embora seja indie, tem o preço de um jogo grande.

  • Fabricio Souza
    2016-08-15T12:12:05

    tive sono só de ver as imagens, imagina jogando... Tedio 100%

  • Gearley Veloso
    2016-08-11T23:34:08  

    Jogo infinito, 30 horas para zerar.

    recentes

    populares

    • Gearley Veloso
      2016-08-11T23:34:08  

      mas qual e o objetivo final para " zerar o jogo"? kkkk

    recentes

    populares

    • Gearley Veloso
      2016-08-11T23:34:08  

      Ganhar um dos finais. O que leva MUITO mais que 30 horas

  • Renan Schroth
    2016-08-11T13:50:11  

    Um dos jogos mais INOVADORES da história dos games, mas claro que não agrada quem não está preparado pra esse tipo de game, o game era muito esperado sim, se vc não conhecia, a culpa é sua pq mora em uma caverna

    recentes

    populares

    • Renan Schroth
      2016-08-11T13:50:11  

      Correção: geradores para gerados*

    recentes

    populares

    • Renan Schroth
      2016-08-11T13:50:11  

      eu vou procurar no youtube a respeito, donald. valeu...

  • Fabio
    2016-08-11T10:32:34  

    tava curioso por esse jogo, mas parece ser um jogo meio sem graca, sem sentido. tem final?so fica nisso, explorando planeta?

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-08-11T10:32:34  

      joguinho bobo e sem graça nenhuma... mas tem quem goste... guardar meu dindim pra algo mais interessante, GT, BF 1, GOW, DAY GONE, eTC,

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-08-11T10:32:34  

      o objetivo do jogo é chegar no cento do universo , so que a varios caminhos e escolhas que faz o objetivo ser mais facil ou mais dificil

  • Vinicius Gonçalves
    2016-08-11T15:05:25  

    Realmente o jogo não tem ação, o diferencial é a experiência de descoberta que ele proporciona. O ideal seria reforçar o jogo com algum modo "survival" com mais ação e desafios e quem sabe um "multiplayer" reforçado também. Belíssimo gráfico e ótima mecanica, só faltaram os aspectos mencionados anteriormente.

    recentes

    populares

    • Vinicius Gonçalves
      2016-08-11T15:05:25  

      vai ter multiplayer sim em dlcs futuras

  • Mais Tolo
    2016-08-12T03:17:15  

    Esse jogo e bom so que estao pedindo muito caro nele... quando o preço baixar eu compro

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2016-08-12T03:17:15  

      é por conta de imposto se nao era pra ser pelo menos 120

  • Paulo Luizari
    2016-08-12T10:20:19

    que matéria mentirosa,o jogo mais aguardado do ano será BATTLEFIELD 1 ,qualquer jogo que lançarem será sempre coadjuvantes perto do BF1 ,quem viver verá

  • Artur Napoleão
    2016-08-11T16:39:39  

    jogo ruim , sem multiplayer , animais repetitivos , cenários , climas temperaturas iguais, muito limitado, para esse tipo de jogo tinha que ter mais opções, animais diferentes , climas alternados, parece que só muda a cor de um planeta para o outro, o jogo foi muito hypado mais na real é um jogo bem mediano e limitado.

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2016-08-11T16:39:39  

      só deve ter visto o video do zangado kkkk

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2016-08-11T16:39:39  

      Está na Cara que o Artur nem sequer encostou no game, pois escrever que climas, temperaturas são iguais e que o jogo limitado prova isso.

  • Thereza Castro
    2016-08-11T19:12:41  

    Mais esperado do ano. Não concordo.

    recentes

    populares

    • Thereza Castro
      2016-08-11T19:12:41  

      Se conhecesse a história da equipe e da construção do game eu não teria feito esse comentário.

  • Maciel Martins
    2016-08-12T09:26:42

    Um halo melhorado no gráfico, só isso.

  • Alex Fernandes
    2016-08-12T08:33:56

    Prefiro o Destiny.

  • Peter Schoel
    2016-08-11T21:33:54  

    Jogo que fica extremamente tedioso, cansativo e repetitivo após algumas horas de gameplay. Ainda bem que esperei os primeiros reviews e gameplays saírem para me decidir e assim economizar 180 reais.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-08-11T21:33:54  

      na steam ta 129,99

  • Saulo Nogueira
    2016-08-12T01:31:35

    Uncharted 4 é goty, resto é mimimi

  • Dylan
    2016-08-12T00:14:57  

    Fifa é melhor que PES!

    recentes

    populares

    • Dylan
      2016-08-12T00:14:57  

      Jamais!

    recentes

    populares

    • Dylan
      2016-08-12T00:14:57  

      JAMAIS

  • Luiz Justi
    2016-08-11T19:20:40  

    ATE ESTAVA PENSADO EM COMPRAR UM PS4 MAIS NAO TEM NEM UM JOGO QUE ME AGRADA VOU ESPERA O PS 5 MESMO

    recentes

    populares

    • Luiz Justi
      2016-08-11T19:20:40  

      Uncharted 4. Certeza!

    recentes

    populares

    • Luiz Justi
      2016-08-11T19:20:40  

      Nao vai ter ps5! O playstation começa uma evolução a partir do próximo onde não se aplica mais.ps5, ps6 e etc. Vai ser muito interessante.

  • Wendel Pereira
    2016-08-11T22:04:47

    Já vi esse título em Overwatch, Uncharted 4, Pokémon Go e sei lá mais o que...

  • Luiz Justi
    2016-08-11T19:17:47

    UM GRANDE MUNDO VAZIO ISSO SIM

  • Pedro Oliveira
    2016-08-11T18:40:54

    Site bugadão. Escrevi um texto maneiro sobre o jogo dando dica ra galera e não sai. Essa porcaria aqui vai ser postada, não dá pra entender.