Publicidade

Por Verônica Vasque; Por TechTudo


O Nokia 5230 é uma opção de celular para consumidores não muito exigentes, que não estão atrás dos últimos avanços tecnológicos para dispositivos móveis, tais como as funcionalidades de um smartphone, tendo em vista que conta com funções boas, no entanto básicas.

Com tela touchscreen, o aparelho 5230 dispõe de conexão 3G e A-GPS, câmera de 2 megapixels, um reprodutor de músicas e Nokia Music PC Client, bem como de uma rádio FM. Além de ter acesso à loja de aplicativos da Nokia, a Ovi Store, onde os usuários podem baixar novos programas. Entretanto, falha por não contar com conexão Wi-Fi.

Design e interface

Com um design moderno, uma tela resistiva touchscreen de 3,2 polegadas - com resolução de 640 x 360 pixels - e cores arrojadas, o Nokia 5230 agrada muito visualmente.

No entanto, a interface com a tela não é muito boa. Para acionar alguns comandos, é preciso pressionar bem o display. Com a ajuda da palheta CP-306, que acompanha o aparelho, as coisas melhoram um pouco.

Nokia 5230 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Além disso, em nossos testes, encontramos erros ao clicar sobre a tela, especialmente ao digitarmos no teclado virtual, que, por sua vez, é bem pequeno. Outro problema é a interface no menu, que não é muito intuitiva.

Os comandos de volume e da câmera ficam localizados no lado direito. Enquanto que na lateral esquerda, encontram-se os slots para o chip e o cartão microSD de 2 GB, que acompanha os 75 MB de memória interna. Ainda conta com entrada para microUSB e para fone de ouvido. Esse ultimo pela saída P2.

Nas dimensões de 111 x 51,7 x 14,5/15,5 mm e pesando 115 g (com a palheta), o celular, apesar de um pouco grande, é fino.

Funcionalidades

O reprodutor de músicas do 5230, seu maior destaque, é compatível com os formatos MP3, WMA, WAV e AAC. Já os vídeos, são reproduzidos em H.263, MP4, RMVB e 3GP. O aparelho ainda conta com rádio FM.

O som é bem audível quando o usuário faz uso do fone de ouvido, que também acompanha o telefone – um fone estéreo Nokia WH-102. Contudo, com o falante mono do produto, o áudio não é bom.

A câmera, com 2 megapixels de resolução, possui alguns recursos, tais como equilíbrio de branco, ajuste de ISO e modo sequencial. Os vídeos são produzidos em até 480p, com 30 frames por segundo.

A conexão e a navegabilidade do celular com a Internet é boa, apesar de não possuir Wi-Fi. Um recurso interessante, entretanto, é a possibilidade dos usuários terem acesso à loja de aplicativos da Nokia, a Ovi Store, e poderem baixar novos programas.

Bateria

A bateria do Nokia 5230 é excelente. Em nossos testes, o aparelho mandou bem e aguentou cerca de 29 horas sem alimentação.
 

Tabela

Tela 3,2 polegadas
Resolução da tela 640 x 360 pixels
Resolução da câmera 2 megapixels
Dimensões 111 x 51,7 x 14,5/15,5 mm
Peso 115 g (com a caneta)
Bateria BL-5J Li-Ion de 1320 mAh
Conectores Conector microUSB, USB 2.0, Conector AV Nokia de 3,5 mm
Conectividade Bluetooth 2.0, 3G
Armazenamento Slot para cartão de memória microSD com hot-swapping, máx. 16 GB, 70 MB de memória dinâmica interna
6

Design
6
Desempenho
6
Custo-benefício
7

Prós

  • * Reprodutor de música bom.
  • * Tela touchscreen.
  • * Rádio FM.
  • * Fones de ouvidos excelentes.

Contras

  • * Sem Wi-Fi.
  • * Interface com a tela ruim.
  • * Menu confuso.

Mais do TechTudo