O
Nokia Asha 205
é um celular dual-chip desenvolvido pela gigante filandesa para ser um produto voltado principalmente para o uso das redes sociais. Com ele, é possível acessar diretamente o
Facebook, através de um botão específico para a rede social que fica localizado no canto superior esquerdo. Entretanto, o aparelho não tem um sistema operacional complexo, e possui funcionalidades muito básicas. Confira o review:

Design
O Nokia Asha 205 tem um design interessante, voltado para o conceito da linha Lumia, com cortes retos na parte superior e linhas arredondadas na parte de trás. O desenho proporciona uma aparência suave e elegante. Com corpo todo de plástico, o aparelho parece ser frágil, mas também é levíssimo e tem uma pegada confortável.
Para inserir a bateria e o primeiro chip do aparelho é necessário retirar a tampa traseira inteira, o que não é tarefa fácil. O segundo chip é colocado na lateral do Asha 205, em uma entrada sinalizada como SIM 2. Carregador e fone de ouvido são conectados na parte superior
Tela
O celular da Nokia conta com uma tela LCD de 2,4 polegadas e resolução de 320 x 240 pixels. Apesar de não ser touchscreen, é fácil acessar os aplicativos da tela, graças ao pad de navegação e ao
teclado QWERTY físico do modelo. Há ainda os botões de atalho, como Facebook e e-mail, que facilitam ainda mais a navegação.

Hardware e usabilidade
O Nokia Asha 205 tem memória interna de 64 MB, muito pequena, e não vem com cartão de expansão Micro SD. É possível adquirir um cartão posteriormente com a capacidade de até 32 GB, é uma grande desvantagem para quem compra o aparelho sem saber desta condição.
Apesar de ser chamado de "celular para redes sociais", as conexões não são o forte do Asha. O aparelho possui suporte à rede 2G, mas não conta com Wi-Fi, e para por aí mesmo. A vantagem fica por conta dos aplicativos do
Twitter, Facebook e
eBuddy Messenger, que já vêm integrados.
Outro ponto positivo é a bateria, que é leve mas potente. Com ela, o celular dura até 36 dias em standby e tem autonomia de 660 minutos em conversação. Ao ouvir músicas, o Asha 205 suporta até 30 horas.

Durante o teste, o Asha 205 se comportou bem com o uso moderado. Ao ser usado intensamente, porém, as aplicações demoravam para ser iniciadas, e muitas vezes não chegavam a carregar, o que pode ser um problema, principalmente se há urgência em checar os e-mails ou fazer uma ligação importante.
Sistema operacional e desempenho
O Asha 205 conta com a plataforma S40, que não chega nem perto dos smartphones da empresa equipados com
Windows Phone. No geral, o sistema é lento e muito básico, ainda que as características variem de acordo com o aparelho. No caso do Asha 205, a proposta de celular totalmente integrado com as redes sociais não deu muito certo, pois é difícil se conectar ao Facebook, mesmo em condições ideais de rede.
Usar a internet é outro problema no Asha: o seu browser é lento, e o texto não tem boa formatação na telinha. Ou seja, é difícil ler as informações que aparecem, já que elas não se ajustam automaticamente.
Em termos de uso comum, como no envio de mensagens e na alternância entre os dois chips, o Asha 205 se mostrou muito eficiente. A troca entre SIM 1 e SIM 2 é realizada sem dificuldades e as informações sobre os cartões SIM são exibidas na tela inicial do celular.

Personalização e imagem
A personalização é um ponto positivo do Asha 205. O aparelho oferece a possibilidade de criar atalhos tanto na tela inicial quanto no menu, ou até mesmo modificar as funções de alguns botões do teclado físico. O modelo ainda vem com duas possibilidades de temas para configurar o celular conforme o seu estilo.
Além disso, como o Nokia Asha vem equipado com uma câmera VGA é possível utilizar suas próprias fotografias para personalizar ainda mais o dispositivo. Aliás, as câmeras VGA costumam ser bastante básicas e bem inferiores às encontradas nos smartphones, mas como a Nokia tem tradição em oferecer câmeras com um padrão de qualidade avançado, as fotos do Asha 205 chegam a surpreender. Não são nada espetaculares, mas estão acima da média.

Reprodução de Música
O reprodutor estéreo no Asha 205 é muito bom, e ouvir música usando os fones de ouvido também é bem satisfatório. Um dos problemas, entretanto, é a transferência das músicas: como o celular não vem com um cabo, é preciso passar os arquivos por Bluetooth, o que poder ser um pouco trabalhoso.
Além disso, a memória inicial do telefone é mínima, e quase não dá para equipar o aparelho com as suas músicas preferidas. Uma solução é utilizar o rádio FM do dispositivo, que funciona muito bem.
Custo-benefício
Com preço sugerido de R$ 229, o Asha 205 é ideal para usuários que procuram funcionalidades típicas de smartphones, como acesso à internet, jogos e redes sociais, mas não usuários frequentes destas tecnologias. Isto porque os recursos no aparelho são bem simples, e não têm funcionamento destacável, como acontece nos verdadeiros smartphones.
Além disso, comprar o aparelho da Nokia para funções comuns de celular é uma boa para quem não quer gastar muito dinheiro, até porque o modelo possui a função dual-SIM, para usar dois chips de operadoras diferentes. O desempenho do aparelho, porém, é inferior ao de outros modelos da própria Nokia, como o Asha 311, por exemplo, que custa em torno de R$ 349.
Dimensões | 112.8 x 61.1 x 13 mm |
Tela | 2.4 Polegadas |
Dual-chip | Sim |
Wi-Fi | Não |
Bluetooth | 2.1 com A2DP/EDR |
Memória | 64 MB |
Sistema | Nokia OS S40 |
Câmera | VGA 0.3 Mp |
Acessórios | Bateria, carregador, fone de ouvido |