O Asha 305, fabricado pela Nokia, é uma boa pedida para quem deseja usar duas operadoras diferentes em um mesmo aparelho. O celular chega às prateleiras com preço para competir com qualquer xing-ling, apenas R$ 299, oferecendo recursos para navegação na web, redes sociais e entretenimento. Veja os detalhes do Asha 305 neste review preparado pelo TechTudo.

Design
No geral, o Asha 305 apresenta uma aparência bem limpa e elegante. Além da tela touchscreen, o celular possui dois botões físicos na parte de frontal: o de atender/fazer ligações e o de desligar chamadas/aparelho. Nas laterais, há também os botões para bloquear o telefone, aumentar e diminuir o volume, além das entradas para o SIM 2 e cartão de memória. Já na parte superior há conectores para o carregador, fone de ouvido e para cabo USB.
O novo dual chip da Nokia tem corpo levemente curvado, que se encaixa facilmente às mãos. No entanto, a carcaça lisa do celular pode fazer com que ele escorregue facilmente caso os dedos do usuário estejam úmidos. Outro problema encontrado é a localização dos alto-falantes na parte inferior traseira do aparelho, fazendo com que o som seja abafado pelas mãos. Já a tampa da bateria apresenta aparência frágil e manuseio difícil.
Tela
O Asha 305 possui tela LCD resistiva de 3 polegadas e resolução de 240 x 400 pixels. A qualidade das cores não é das melhores, mas isso não é uma falha grave, considerando o preço atrativo do aparelho. Por outro lado, o celular agradou pelo suporte ao multitoque (reconhecendo mais de um dedo), o que traz recursos como o zoom em pinça.
O grande problema da tela, porém, é a qualidade de resposta do touchscreen. Não são raras as vezes em que o usuário tem que insistir para que o aparelho reconheça um comando, principalmente na digitação de textos. Nesse quesito, o Asha 305 fica atrás dos principais concorrentes, como o
Samsung Galaxy Y, que utiliza tela capacitiva e apresenta melhores respostas.
Desempenho e hardware
As configurações do novo dual chip da Nokia são compatíveis com o preço, ou seja, não espere nada espetacular. O celular tem memória interna de apenas 10 MB, mas acompanha cartão de memória de 2 GB, com capacidade de expansão para até 32 GB. Um ponto positivo do Asha 305 é a presença de conectividade Bluetooth 2.1 + EDR, trazendo mais velocidade de transferência, além da utilização de fones de ouvido sem fio.

A gigante finlandesa, no entanto, deixou algumas configurações importantes de fora. O Asha 305 não possui conexão Wi-Fi, nem acesso à rede 3G. Assim, o usuário ficará refém dos planos de dados das operadoras com conexões de baixa velocidade.
O celular da Nokia possui bateria de lítio com 1110 mAh, o que garante 14 horas de conversação e 40 horas de reprodução de músicas. Em stand-by, o celular apresenta uma autonomia de 528 horas, segundo a fabricante.
Sistema operacional e usabilidade
O novo Asha 305 vem equipado com o sistema S40. O aparelho cumpre com sua principal proposta: a troca fácil entre os SIMs. Ao fazer uma ligação ou enviar SMS, o usuário pode escolher facilmente qual chip deseja utilizar. Além disso é possível adotar padrões para a realização de chamadas, conexão de dados e envio de SMS e MMS.
No geral, o software possui uma boa usabilidade, com três telas iniciais personalizáveis. O Asha 305 vem também com aplicativos interessantes, como um gerenciador de e-mails, jogos, redes sociais e os principais serviços de chat da internet. Além disso, mensagens podem ser digitadas em teclado alfanumérico, com o aparelho na vertical, ou QWERTY, na horizontal.
Outro detalhe interessante é a loja de aplicativos da Nokia e os 40 títulos da EA Games disponíveis para download. Entretanto, a ausência de uma conexão de alta velocidade no aparelho pode tornar a tarefa um pouco sofrível. O mesmo vale para o Nokia Maps, que não permite que o usuário utilize o serviço offline, como no caso dos outros aparelhos da fabricante.
Câmera e reprodução de música
Se você está buscando um celular que faça excelentes imagens, o Asha 305 está longe de ser o aparelho ideal. O celular tem uma câmera fotográfica com resolução de apenas 2 megapixels e foco fixo. Além disso, o gadget grava vídeos com resolução de até 176 x 144 pixels e 10 frames por segundo.
Um grave problema encontrado no aparelho é a ausência de um botão físico dedicado à câmera, obrigando o usuário a fazer todos os comandos pela tela.

No quesito reprodução de músicas, o Asha 305 traz um player com o recurso de equalização das faixas e rádio FM. O celular vem acompanhado de um fone de ouvido
earbud
com qualidade razoável. Já a reprodução sem os fones é bastante prejudicada pela já citada localização do alto-falante, que também possui qualidade mediana. Outra grande “mancada” da Nokia é não disponibilizar um cabo USB com o produto, o que pode tornar o usuário refém do Bluetooth para a transferência de músicas ao telefone.
Relação custo x benefícios
Os grandes trunfos do Asha 305 na guerra pelo mercado dual chip são o preço baixo - R$ 299 - e a durabilidade dos dispositivos Nokia. No geral, esse aparelho serve para tarefas básicas, como fazer ligações, e também navegar e ler e-mails na internet. Se o seu principal interesse em um aparelho for esse, o Nokia Asha 305 é uma excelente escolha. Caso contrário, há opções com o preço um pouco mais elevado, mas com recursos mais robustos.
Ficha Técnica
Tela | 3 polegadas, touchscreen |
Resolução | 400 x 240 pixels |
Dual Sim | Sim |
Wi-Fi e 3G | Não |
Bluetooth | 2.1 |
Memória | 10 MB + 64 MB expansível com cartão |
Câmera | 2 megapixels sem flash |
Sistema | Nokia OS |
Rádio FM | Sim |
Dimensões | 110,3 x 53,8 x 12,8 mm |