Celular

NOTA tt
8.0

Review Nokia Asha 501

TechTudo testou aparelho de baixo custo da Nokia. Asha 501 traz sistema operacional novo e apps grátis, mas será que vale a pena? Confira o review.

Elson de Souza
por
em

O Asha 501 é um aparelho que chegou para dar novos ares à linha de entrada da Nokia. Com design colorido, boa oferta de apps e sistema novo, o celular promete ser uma boa pedida para quem não quer investir caro em um smartphone, mas busca uma boa experiência. No entanto, será que o aparelho cumpre as expectativas? Confira o teste completo do Nokia Asha 501.

Nokia Asha 501 traz sistema novo e preço em conta (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Nokia Asha 501 traz sistema novo e preço em conta (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Design

O Asha 501 é um smartphone bastante compacto e com tela de apenas 3 polegadas, pequena para os padrões atuais. Seu encaixe na mão é confortável e o uso no bolso não incomoda. Na parte frontal, o gadget traz apenas o botão "voltar", que promete deixar o uso do aparelho mais fácil para usuários ainda não acostumados com os vários comandos de um smartphone.

Asha 501 traz design extremamente compacto, com tela de 3 polegadas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 traz design extremamente compacto, com tela de 3 polegadas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

No geral, o aparelho da Nokia lembra bastante a linha Lumia, com corpo de plástico e opções variadas de capas coloridas. Um dos grandes pontos positivos do Asha 501 é a facilidade de abrir e fechar a tampa traseira do aparelho através de um botão na parte inferior. Além disso, o celular aparenta ser bastante resistente e bem construído.

Botão traseiro do Nokia Asha 501 facilita a abertura da tampa (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Botão traseiro do Nokia Asha 501 facilita a abertura da tampa (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Tela

O display do celular da Nokia reproduz bem as cores, mas deixa os pixels mais evidentes do que a maioria dos smartphones. Isso, porém, não chega a ser um grande desvantagem, tendo em vista o preço cobrado pelo aparelho. O Asha 501 tem boas respostas ao toque e reconhece mais de um dedo, com suporte à função de "zoom com pinça", o que torna a experiência bem mais agradável.

Asha 501 tem tela com qualidade razoável, mas justificável pelo preço (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 tem tela com qualidade razoável, mas justificável pelo preço (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Sistema Operacional

A nova plataforma Asha é um sistema novo, mas que apresenta uma evolução interessante em relação ao S40. À primeira vista, é impossível não lembrar do "finado" Symbian e seus ícones com cantos arredondados, mas há também traços mais arrojados e coloridos inspirados no Windows Phone.

Fastlane do Asha 501 traz ícones semelhantes ao Windows Phone e notificações rápidas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Fastlane do Asha 501 traz ícones semelhantes ao Windows Phone e notificações rápidas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O sistema possui, basicamente, duas telas: a primeira traz a lista com os os aplicativos instalados no aparelho, já o Fastlane é uma central com os últimos aplicativos abertos e suas atividades nas redes sociais. Há ainda uma barra de notificações similar à do Android, com atalhos para funções, alertas de apps e status dos dois chips.

Nova plataforma Asha traz ícones arredondados no menu que lembram o antigo Symbian (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Nova plataforma Asha traz ícones arredondados no menu que lembram o antigo Symbian (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

No geral, a plataforma possui uma navegação fluida, baseadas em gestos para minimizar apps e exibir menus. Um grande problema nisso, porém, é que programas e jogos acabam fechados ao arrastar os dedos nos cantos direito e esquerdo. Nesse caso, é necessário abrir o app desde o início, já que não é possível retonar ao ponto anterior — função multitarefa.

Asha 501 tem barra de notificações bem semelhante ao do Android (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 tem barra de notificações bem semelhante ao do Android (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Já no quesito aplicativos, o sistema se sai bem para um celular na sua faixa de preço. Além de trazer os principais apps de produtividade e redes sociais pré-instalados, a nova plataforma Asha chega com 40 jogos da EA Games, como The Sims Sobrenatural e Worms, disponíveis gratuitamente para download.

Asha 501 traz design coloriado do Windows Phone, da Microsoft (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 traz design colorido do Windows Phone, da Microsoft (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A configuração da função dual SIM é bem simples, com a possibilidade de escolha do chip que será usado para acessar a Internet e qual fará ligações e eviará mensagens a cada procedimento. Outra funcionalidade interessante é o Slam via Bluetooth, que facilita muito o compartilhamento de arquivos apenas com a aproximação dos dispositivos.

Desempenho

A dobradinha da Nokia na construção do celular e também no sistema faz com que o Asha 501 rode liso, sem travamentos ou muitos engasgos. Além disso, o celular tem uma duração de bateria surpreendente: quatro dias longe das tomadas com um uso moderado e cerca de dois dias com um uso intenso.

Asha 501 tem suporte a dois chips de operadoras e bateria de longa duração (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 tem suporte a dois chips de operadoras e bateria de longa duração (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O grande problema do Asha 501 é, sem dúvidas, a falta da conectividade 3G. Embora o celular da Nokia traga um navegador que promete reduzir em 90% o trafego de dados, a baixa velocidade do 2G faz com que as páginas e aplicativos demorem muito para carregar. Dessa forma, o usuário ficará refém de conexões Wi-Fi para acessar a Internet satisfatoriamente ou terá que ter muita paciência.

Asha 501 utiliza padrões diferentes para carregamento e transferência de dados (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 utiliza padrões diferentes para carregamento e transferência de dados (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outro incômodo é que o celular da Nokia traz o padrão micro USB apenas para a transferência de arquivos para o computador e usa um modelo próprio para o carregamento. Isso obrigará os donos do Asha 501 a andar com dois acessórios diferentes, além tornar o celular incompatível com a maioria dos carregadores disponíveis no mercado. Para piorar a situação, o Asha 501 não traz um cabo micro USB na caixa.

Câmera

Asha 501 faz fotos com qualidade satisfatória para a sua faixa de preço (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 faz fotos com qualidade satisfatória para a sua faixa de preço (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O celular da Nokia traz uma câmera de 3,15 megapixels, com gravação de vídeos QVGA a 15 quadros por segundo. O resultados, obviamente, estão longe dos principais smartphones do mercado, mas as fotos tem qualidades satisfatórias para um aparelho vendido a R$ 330. Para melhorar um pouco a experiência com fotografias, a Nokia incluiu efeitos direto no software da câmera e também no app "Câmera 5-em-1", que vem pré-instalado.

Multimídia

Asha 501 é acompanhado por fones de ouvido com ótima qualidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 é acompanhado por fones de ouvido com ótima qualidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O Asha 501 chega acompanhado por fones de ouvidos auriculares com qualidade surpreendente, considerando que se trata de um dispositivo de baixo custo. O acessório da Nokia apresentam boa reprodução de áudio, sem chiados ou distorções incômodas. Já o player tem um visual interessante, mas é bem simples e não traz efeitos ou opções para a regulagem de áudio.

Custo-benefício

Asha 501 traz app do Facebook pré-instalado de fábrica (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Asha 501 traz app do Facebook pré-instalado de fábrica (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Vendido por cerca de R$ 330, o Nokia Asha 501 é, sem dúvida, um bom smartphone para quem procura um aparelho dual-chip com funções básicas, boa autonomia de bateria e bastante resistente. No entanto, a falta do 3G deve pesar negativamente para usuários que buscam um celular para acessar a Internet em qualquer lugar. Outra dificuldade será a falta do cabo micro USB para a transferência de músicas, vídeos e fotos. Ainda assim, o novo Asha é uma boa opção de compra, mas não imbatível.

Nokia Asha 501 (Foto: TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Design compacto e resistente;
  • * Tela multitoque;
  • * Muitos aplicativos grátis;
  • * Função Slam via Bluetooth;
  • * Fones de ouvido de boa qualidade.

Contras

  • * Ausência da função multitarefa;
  • * Programas fechados por gestos;
  • * Ausência do 3G;
  • * Ausência do cabo microUSB.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Osca Sousa
    2013-12-18T07:07:35

    tenha um telefone, Asha 501, è quando as pessoa enviar foto para mim eu não consigo ver as foto e nem as imagem,, o que eu posso fazer para ver a imagem,

  • Santos Andrade
    2015-01-15T17:41:55

    verdade a informação sobre o carregamento com o cabo usb esta incorreto. e não precisa andar com carregador e cabo usb para fazer transferência e carregamento, pelo menos o meu faz carregamento e transfere dados tudo pelo usb. Quando ao fato de não vir com cabo usb, isso é facil de resolver pois um cabo usb micro é bem barato e não se pode colocar como avaliação de peso. Na minha opinião o que mais pesa literalmente é a questão de alguns aplicativos e programas de jogos indesejáveis que fazem o aparelho ficar lento e não podem ser desinstalados. Isso vocês deveriam ter falado aqui.

  • Rubens Brito
    2013-09-06T22:05:18  

    Só falta o Whatsapp para ele! Mas em breve a Nokia irá lançar, já anunciaram no facebook.

    recentes

    populares

    • Rubens Brito
      2013-09-06T22:05:18  

      o nokia asha 305 ja vem com Whatsapp

    recentes

    populares

    • Rubens Brito
      2013-09-06T22:05:18  

      Philip Gonzalez Agora já vem

  • Osca Sousa
    2013-12-18T07:13:13

    tenho um telefone asha 501 é gostaria saber como eu faço para eu ver as imagem que as pessoas enviar para mim ja q não aparece na tela

  • Marcio Maciel
    2013-09-06T19:01:48  

    Apesar da numeração ser menor, hoje o melhor Asha é o 311: 3G, tela Gorilla, sensores de luz e rotação, roda whatsapp e etc. E se encontra pelos mesmos 300 reais do 501. A diferença é que o 501 é dual chip, o que faz sucesso aqui no Brasil, mas acho melhor ter um smartphone e realmente aproveitar seus recursos do que usá-lo como telefone propriamente dito.

    recentes

    populares

    • Marcio Maciel
      2013-09-06T19:01:48  

      Só que esse é dual chip. Que deixa ele com um diferencial muito grande com relação nokia asha 311. Prefiro 501! Só que tenho S3.

  • Izabella Cavalcante
    2013-09-21T17:47:22

    É verdade que preicisa ter microchip?

  • Joaquim Ribeiro
    2013-09-06T23:19:09

    Comprei o 501 depois que meu Xperia cheio de frescuras adquiriu vida propria. Ele surpreende pela simplicidade, duração de bateria e faz o básico. Não me deixou na mão como 2 Androids cujas baterias não duravam o dia todo.. Ele carrega sim pelo USB que é o mesmo padrão usado pelas outras marcas. Todo mundo tem um por perto, e quem não tem compra um por qualquer R$ 10,00 fácil.

  • Fora Lei
    2013-09-06T20:49:38

    Logo venderão só o celular, o carregador é comprado por fora, o cabo, a bateria e outros, lamentável.

  • Victor Soares
    2013-09-06T17:23:06

    Ele já tem a disponibilidade para o Whatsapp?

  • Antonio Cristovão
    2013-09-06T16:32:27

    tenho um asha 305 e bonzinho

  • Marco Pires
    2013-09-06T17:05:07  

    esse celular é muito bom, tenho um aqui e funciona muito melhor do que o LG L3, o ruim é q nao tem alguns app importantes como whatsapp, no resto nao faz feio, tanto em qualidade de tela, bateria, velocidade de processamento e inclusive as fotos sao melhores. Quem sabe se lançarem um whatsapp e instagram, ai sim seria perfeito. Mas o preço dele ta bom d+

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-06T17:05:07  

      A maioria dos ashas tem Whatsapp!!!!

  • Renato Souza
    2013-09-06T16:36:52  

    Tem como instalar o whatsapp e o viber?

    recentes

    populares

    • Renato Souza
      2013-09-06T16:36:52  

      tem sim... Mas não tenho tanta certeza do viber!!!

  • Augustiny Oliveira
    2013-09-20T11:39:26  

    sem 3G e não pega o whatsapp... então não presta! kkkkk

    recentes

    populares

    • Augustiny Oliveira
      2013-09-20T11:39:26  

      Como não funciona Whatsapp? Eu uso um Nokia X2-01 e uso Whatsapp :S

  • Sabrina Araujo
    2013-09-07T11:35:26  

    Esse celular é bom, mesmo sem o android??? ,estou com medo de comprar e me arrepender.

    recentes

    populares

    • Sabrina Araujo
      2013-09-07T11:35:26  

      Realmente , concordo com o Marcelo.

    recentes

    populares

    • Sabrina Araujo
      2013-09-07T11:35:26  

      valeu gente

  • André Hermenegildo
    2013-09-07T06:51:44

    Nokia na moral ela já foi boa, agora o que ainda presta é a serie Lumina, que vem com windows phone que ainda não tem muitos programas, mas roda mais suave em relação ao Android. Já o Iphone a muito tempo não investe em hardware mais pesado, o IOS é mais suave que o Android! se tiver que adquirir um novo smartphone, com certeza vai ser ou um Galaxy S4 ou Xperia ZQ!!! se for comprar baratinho tem os motorolas e LG da vida e o iphone 4 que ta baratinho!

  • João Rocha
    2013-09-06T19:18:24  

    Fala sério! Por esse preço vc pega um motorola D1! Muito mais celular e com Android 4.1!

    recentes

    populares

    • João Rocha
      2013-09-06T19:18:24  

      so s for de segunda mão, novo nao sai por menos de 430 a vista o d1