A Nokia C2-06 mostra que a empresa pode até estar perdendo terreno na fatia dos smartphones, mas nos feature phones (que a empresa chama de "touch and type"), a coisa é diferente. Nenhuma outra marca faz aparelhos baratos e com designs tão caprichados. O aparelho não tem acesso à Internet Wi-Fi, mas une o suporte a dois chips com uma tela de toque e uma boa câmera. Confira o review do Nokia C2-06 preparado pelo TechTudo.
Seja nos aparelhos mais poderosos ou nos mais simples, a Nokia sempre preza pelo bom acabamento. E o C2-06 é lindo. Seu corpo é todo em plástico, mas sua parte de baixo possui um tom perolado brilhante; enquanto a traseira vem em lilás metálico com grafismos. Ao redor da tela, um roxo metalizado.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
Tudo indica que o aparelho é voltado ao público feminino, mas há também versões em preto, branco e marrom, bem mais discretas. É um celular simples, o que fica claro pelo material usado para sua confecção e pelo seu peso, de apenas 130 g.
A frente do aparelho é bem clean, contando apenas com a tela e com dois botões para atender e desligar chamadas. No lado direito ficam o botão de travamento de tela e o volume. Do lado esquerdo fica apenas a entrada para o segundo cartão SIM, já que o celular é dual-chip. O outro é inserido dentro do aparelho, embaixo da bateria, facilitando a vida de quem tem mais de dois chips e precisa ficar trocando-os toda hora.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
Em cima do dispositivo fica a entrada para o carregador, a conexão microUSB e a entrada para fones. Na traseira, a câmera e a saída de som; e no canto superior direito há uma entrada para cordinhas e chaveiros.
A tela de toque é resistiva – ou seja, você deve apertá-la, e não apenas tocá-la –, de 2,6 polegadas - um tamanho bem razoável. A definição é QVGA, ou 240 x 320 pixels, com 65.536 cores. As letras são grandes porque a definição é baixa, mas a qualidade e as cores são boas para essa configuração. Uma das desvantagens do celular é muitas vezes ter que tocar o display com muita força para o comando ser reconhecido.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
O processador não costuma ser informado em modelos como esse, então não há muito como comparar. Ele tem um desempenho normal para este tipo de aparelho. A interface é leve e só fica mais devagar quando é acessada a Internet. Fora isso, o aparelho funciona com rapidez nas tarefas corriqueiras.
Aliás, não há conexão de alta velocidade com a Internet. Ou seja: nada de 3G ou Wi-Fi. Com esse aparelho você ficará à mercê do GPRS e do EDGE. Eles são bem vagarosos, mas o navegador facilita o acesso com menos gastos de dados. Pelo menos ele tem Bluetooth 2.1, bom para transmissão de dados e conexão de acessórios.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
O Nokia C2-06 não só realiza ligações e acessa à Internet com os dois chips que suporta, mas também disponibiliza uma área de gerenciamento onde você escolhe qual chip será utilizado para quê.
Sabendo que é um Nokia, dá pra esperar o melhor da câmera. Não é uma profissional de alta qualidade, mas o sensor de 2 megapixels é competente dentro das suas capacidades. As fotos de interiores têm pouco granulado, e a lente é bem luminosa.
A câmera, simples e com poucas configurações, é indicada para registros rápidos do dia a dia. É possível ajustar o temporizador, equilíbrio de branco e efeito de tom da cor. Não há botão dedicado para foto, então tudo é feito por controles de toque. Também não há flash e nem zoom óptico, mas é possível fazer upload direto para Facebook ou Flickr.
Ele também faz gravações de vídeo, mas o formato é de 176 x 144 (QCIF) a 15 frames por segundo, pouco indicado para uma filmagem que exija qualidade.
Temos aqui a tradicional Series 40, um sistema simples, que passa bem longe dos grandes, como Android e Windows Phone. Mas sua interface foi repaginada, e agora é possível até instalar alguns aplicativos.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
O sistema é voltado à facilidade e à economia de bateria. E ele é tão simples de manusear que em poucos minutos você já está dominando tudo, satisfeito com a beleza lúdica dos novos ícones quadrados com bordas arredondadas, coloridos e minimalistas.
Como já foi dito, a tela de toque é importante em algumas interações. Todos os comandos são feitos com os dedos – ou com uma caneta stylus –, e uma de suas funções permite ir diretamente para seus aplicativos favoritos com um deslizar da tela inicial para a direita ou para a esquerda. O sistema traz também Flash Lite e Java MIDP 2.1, que permitem a instalação de diversos aplicativos encontrados na Internet.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
Aparelhos dessa marca costumam vir com tudo o que for necessário para não esquentar a cabeça de seus donos baixando e instalando novos aplicativos. E o C2-06 não é diferente. O Nokia Mapas é sempre um destaque da empresa. Completo, ele tem uma interface bonita e que permite pré-carregar mapas, eliminando o uso da Internet e agilizando o traçar de rotas.
Entre os aplicativos já disponíveis no aparelho encontramos calendário, contatos, reprodutor de música, loja, navegador, mapas, comunidades – cliente Facebook e Twitter –, e-mail, chat, conversor e cronômetro. O dispositivo também acompanha seis jogos: Golf Tour, Paciência, Memorize, Nature Park, Picture Puzzle e Music Guess. Mas é possível baixar novos aplicativos na Ovi Loja, diretamente do celular.
Considerando a simplicidade do aparelho, seu som externo é bem razoável. Com volumes altos, porém, sua saída de som fica um pouco estourada. Nos fones de ouvido, a qualidade é ótima, sendo um perfeito MP3 player. Possui também rádio FM.
Nokia C2-06 (Foto: Reprodução/Stella Dauer) — Foto: TechTudo
A tela de 2,6 polegadas do dispositivo permite a transmissão de vídeos. O C2-06 aceita os formatos, H.264/AVC, MPEG-4 – armazenado como arquivos .mp4 ou .3gp – e WMV. Com os fones de ouvido, ele se torna um reprodutor de mídia bastante prático.
Os modelos mais simples da Nokia são bravos na duração de bateria. Mesmo com a tela de toque, o celular se pode ser usado por uma semana sem descarregar. Em stand-by, ele pode ficar praticamente 15 dias longe da tomada. Se o uso for intensificado, com internet, música e reprodução de vídeo, esse número cai pra menos de 3 dias.
São apenas 10 MB de memória interna, a Nokia envia junto um cartão microSD de 2G, onde é possível levar músicas e outras mídias. É possível colocar cartões de até 32GB, transformando-o em um prático MP3 player.
Dentro de sua caixa há o aparelho, a bateria, cabo USB, carregador, fones de ouvido, cartão microSD de 2GB e manuais.
Tabela
Tela | 2,6 polegadas |
Resolução de tela | 240 x 320 pixels |
Sistema operacional | S40 |
Rede | GSM/EDGE – 2 chips |
Armazenamento | 10 MB internos, cartão microSD de 2 GB |
Câmera | 2 megapixels |
Conectividade | 10,3 x 5,1 x 1,7 cm |
Autonomia de bateria | Até 400h em stand-by / Até 5h em conversação |
Prós
- Entrada para dois chips SIM;
- Tela de toque
- Teclado alfanumérico físico;
- Longa duração de bateria.
Contras
- Sem conexão 3G ou Wi-Fi;
- Tela resistiva pouco sensível;
- Câmera sem flash.