Celular

NOTA tt
8.2

Review Nokia E7

O smartphone E7 é a prova de que a Nokia está fazendo boas mudanças no design e na engenharia de seus aparelhos. Por outro lado, o Symbian parece já ter vencido a validade, mas não a ponto de desmerecer o celular como uma boa opção de compra.

Allan Melo
por
em

O Nokia E7 oferece, dentre suas vantagens, uma tela de 4 polegadas bem forte e um visual grande, mas sem exageros. O smartphone chegou ao mercado incrementado com algumas mudanças pontuais no design tradicional da empresa, com adaptações para competir com seus rivais de mercado. Conheça os detalhes sobre o E7 neste review feito pelo TechTudo.

Nokia E7 (Foto: Allan Melo)Nokia E7 tem visual sóbrio e profissional (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Design  

Em linhas gerais, o Nokia E7 é muito parecido com o N98 e o N8, com uma estrutura externa em alumínio e curvas leves nas extremidades, remetendo ao mesmo conceito bem desenhado de seus 'primos'. Entretanto, alguns detalhes tornam este modelo mais interessante que eles, a começar pelo conector de alimentação.

Contrariando a tradicional linha de conectores Nokia, o E7 parece se entregar a tendência de unir, em uma única porta, o conector de comunicação e o de alimentação. Não chega a ser uma solução completa, optando pelo popularizado micro USB, mas pelo menos já é um cabo a menos para se preocupar.

Entrada para fone de ouvido, botão de energia/perfis, HDMI e carregador/comunicação (Foto: Allan Melo)Entrada para fone de ouvido, botão de energia/perfis, HDMI e carregador/comunicação do Nokia E7 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O HDMI também é muito bem-vindo e bem posicionado, assim como a entrada para o fone de ouvido - com uma organização bem semelhante a usada no N8. Por outro lado, o botão para energia é bem rente ao celular, o que dificulta a sua operação.

Não que isso seja um problema, afinal, quem fica desligando o celular toda hora? O comentário vem a calhar apenas porque a Nokia sempre fez questão de deixar este botão bem acessível em seus modelos, e parece que essa concepção mudou junto com o conector.

Botão para travar a tela no lado esquerdo, e o botão de volume, no lado direito (Foto: Allan Melo)Botões do Nokia E7: recurso para travar a tela no lado esquerdo e o botão de volume no lado direito. (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O pequeno botão para travar a tela, posicionado no lado esquerdo, estranha à primeira vista, mas o fato de ser serrilhado e de ter uma boa mola ajuda na pegada e evita escapadas na operação. Mas o mesmo não acontece com o botão de menu, no centro inferior do celular.

Como o E7 possui um tamanho respeitável, ao tentar apertar o botão de menu é fácil ter a sensação de que o celular vai escorregar da sua mão, e a curvatura de seu case só aumenta essa impressão.

Mas o que é estranho mesmo neste modelo é o botão de volume, no lado direito, que usa a mesma engenharia do botão de travar a tela. Não sei se é questão de gosto pessoal, mas a ideia de aumentar e diminuir o volume assim não agradou.

Teclado Qwert do Nokia E7 (Foto: Allan Melo)Teclado Qwert do Nokia E7 (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Teclado  

Outra diferença notável é o teclado Qwert, escondido por detrás da sua grande tela de 4 polegadas. Seu acesso segue a mesma engenharia usada no N98, e seu design emborrachado com um leve relevo é suficientemente espaçoso e confortável, evitando erros de digitação. Sentimos apenas um pouco de dificuldade ao tentar levantar a tela, pois ela parece 'muito bem encaixada'. O único jeito confortável de abri-la é posicionando o celular na horizontal e empurrando a tela com os dedões, em ambos os lados. Fora isso, é praticamente impossível.

Além disso, a ordem das teclas é diferente e pode ser um pouco difícil se acostumar com elas, já que a primeira coluna de caracteres não é ocupada por funções, como o Caps, o Shift e o "Símbolos", mas pelas letras "Q", "A" e "Z".

Tela  

A resposta da tela do Nokia E7 é boa, e seu tamanho de 4 polegadas, agradará todos que quiserem tirar bastante fotos e ver filmes nele. Por conta do tamanho, também, a navegação fica até mais confortável, e o fato de vir com teclado Qwert físico só melhora a sua manipulação, já que não é necessário dividir espaço com teclados virtuais.

De desvantagem, notamos apenas que o sistema operacional Symbian parece não ter sido projetado para esse tamanho de tela. Os ícones e aplicativos ficam levemente esticados, com uma nitidez apenas satisfatória. Além disso, o visor parece mudar de cor de acordo com a luminosidade externa no ambiente, e essa variação é chata, mas sem irritar.

Câmera de 8 megapixels com duplo LED (Foto: Allan Melo)Nokia E7 vem com câmera de 8 megapixels com duplo LED (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Câmera  

Comparado aos seus primos, é decepcionante ver um Nokia prometendo 8 megapixels de resolução nas fotos, com duplo flash, mas esquecendo de colocar o autofoco. Fotos de perto tendem a ficar desfocadas, e as de longe só convencem se olhadas sem zoom - que por sinal, também é bem fraco.

Por outro lado, se você quer mesmo é tirar fotos dos seus amigos e família em festas e eventos, ele certamente te trará satisfação. As fotos ficam ótimas para objetos a partir de meio metro de distância, e o flash é muito, mas muito forte.

Além disso é impressionante a capacidade do E7 em capturar luz em ambientes de baixa luminosidade, sem deixar borrões ou efeitos fantasmas (ao contrário de muitas point-and-shot do mercado, inclusive). Por isso, seja para tirar fotos da praia pela manhã ou em um luau, ela cumprirá bem o seu papel.

Bateria  

Assim como seus primos, a bateria merece destaque neste modelo. Durante os testes, em uso normal, com algumas fotos e operações constante em 3G, o modelo aguentou praticamente um dia e meio de uso contínuo. Se não tivesse em testes, provavelmente duraria uns 2 dias. O preço sugerido do para o Nokia E7 é de R$ 1.599.  

Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
9
Desempenho
7
Tela
8
Câmera
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Câmera de 8 megapixels;
  • Flash duplo LED forte;
  • Resistente;
  • Ótimo teclado QWERT;
  • Tela de 4 polegadas.

Contras

  • Sem autofoco;
  • Processamento;
  • Baixa resolução do sistema;
  • Loja de aplicativos fraca.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares