Celular

NOTA tt
6.0

Review Nokia E71

Gabriel Louback
por
em

Os celulares Nokia estão sempre na lista dos aparelhos mais resistentes, que não vão te deixar na mão, com um sinal sempre melhor que os concorrentes e um sistema simples e eficiente na usabilidade. Os mais simples ainda são ‘cultuados’ por alguns, já que são conhecidos como verdadeiros guerreiros. Mas e os smartphones, como ficam nessa história?

O Nokia E71 já foi o carro-chefe da empresa finlandesa e, hoje, apesar de não estar fora de linha, não é o modelo mais avançado, sendo ‘substituído’ pelo E72 e E73. Porém, ainda é uma das opções válidas para quem procura um bom smartphone.

nokia e71Nokia e71 (Foto: Divulgação)

Câmera

Com uma câmera de 3.2 MP, o N71 faz boas fotos de dia, mas deixa a desejar para fotos à noite, mesmo com um flash de LED, pois a qualidade da imagem cai bastante.

Sistema

Seu sistema Symbian é um dos queridinhos entre quem gosta de brincar nas modificações e possibilidades dos sistemas de celulares, perdendo apenas para o Android. Até para quem não é esse tipo de usuário, conta com algumas vantagens: aplicativos leves, simples e que não precisam ter uma validação de grande marca, ou autorização da Nokia para tal (caso do iPhone, por exemplo).

Aplicativos rodando simultaneamente

Além disso, é possível rodar vários aplicativos no N71 sem a necessidade de fechar os que estão abertos, outra coisa que não é possível até a versão 3Gs do iPhone. Dá para deixar um IM (instant messaging) client aberto, enquanto se pesquisa algo no Google e baixa emails.

Porém, esse é um ponto negativo: como não está entre os sistemas mais badalados atualmente (Android, iPhone e BlackBerry), é preciso se virar com aplicativos que, muitas vezes, não são tudo aquilo que esperamos. Para Twitter e Facebook, por exemplo, há boas opções gratuitas, como o Snaptu, porém muito ultrapassado quando comparado aos aplicativos oficiais dessas redes sociais, disponíveis para os três sistemas citados.

Mensagens instantâneas

Para acessar Gtalk e MSN, o Fring (http://www.fring.com) resolve todos os problemas, criando inclusive uma conta de usuários do programa, sem precisar acessar o serviço de IM específico.

O serviço de email do próprio sistema Nokia, apesar de lento, é muito prático, com excelentes opções de configurações. O navegador padrão também não pede necessidade de se baixar outro.

Então por que o título do texto ser “quase lá”? Na nossa opinião, para quem deseja ter uma experiência repleta de usabilidade com aplicativos no celular, o Nokia N71 não chega às possibilidades de um BlackBerry ou iPhone.

Entre seus similares, da Samsung e Motorola, por exemplo, ainda tem o diferencial de não rodar em Windows, o que é sempre um problema. Mas não joga no mesmo nível que os Androids, BlackBerrys e iPhones. Porém, vale lembrar que possui uma relação custo x benefício muito vantajosa.

Ficha técnica

Tela 2,36”
Resolução de tela 320 x 240 pixel (16 milhões de cores)
Sistema operacional Symbian
Rede GPRS / GSM / EDGE / UMTS / 3G
Armazenamento Memória interna: 110 Mb // cartão de memória (microSD-HC): até 32 GB
Câmera 3.2MP
Flash Sim
Conectividade Wi-Fi / Bluetooth / Infravermelho / USB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 114 mm x 57 mm x 10 mm
Peso 126g
Autonomia de bateria em conversação: 10,5 horas (GSM) / 4,5 horas (WCDMA) // em stand-by: até 17 dias (GSM) / 20 dias (WCDMA)

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
7
Desempenho
5
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Sistema simples e prático.
  • * Uso simultâneo de aplicativos.
  • * Bateria dura bastante.
  • * Teclado espaçoso.
  • * Bom navegador.

Contras

  • * Poucos aplicativos conhecidos.
  • * Email client lento.
  • * Fotos ruins à noite.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares