Celular

NOTA tt
7.0

Review Nokia E72

Se o seu objetivo é o entretenimento, este não é o seu celular. Robusto e sério, o Nokia E72 e focado no profissional liberal que não abre mão de um bom smartphone para as mais diversas tarefas. É claro, não lhe falta os aplicativos para tocar MP3, rádio FM, e até alguns poucos jogos, mas nada muito animador.

Pedro Cardoso
por
em

Se o seu objetivo é o entretenimento, este não é o seu celular. Robusto e sério, o Nokia E72 e focado no profissional liberal que não abre mão de um bom smartphone para as mais diversas tarefas. É claro, não lhe falta os aplicativos para tocar MP3, rádio FM, e até alguns poucos jogos, mas nada muito animador.

O que animou foi perceber como o sistema está mais rápido com a melhoria no processador, que ficou quase duas vezes mais rápido que o anterior. Com isso, é possível trocar rapidamente entre aplicativos, sem delay, e ainda abrir vários ao mesmo tempo sem se sentir culpado por isso.

Teclado

Apesar de pequeno, o teclado do Nokia E72 é bastante confortável, mesmo para quem tem dedos grandes, acompanhando o sucesso do E71. Ele é mais macio que o seu antecessor, mas sem perder a firmeza, assim, você deve errar poucas vezes ao digitar com ele.

Além disso, ele vem com teclas de acesso rápido a funções como ativar e desativar o Bluetooth e você ainda pode usar o flash de lanterna, acionando-a na barra de espaço.

Nokia E72Nokia E72 (Foto: Pedro Cardoso/Techtudo)

Symbian e aplicativos

Um dos pontos fracos está no ultrapassado sistema operacional Symbian. No tempo onde as interfaces estão cada vez mais simplificadas e cheias de features que facilitam a vida do usuário, o Symbian fica para trás ao apresentar um sistema arcaico, onde você tem que dar mil voltas para realizar uma simples tarefa.

Pelo lado bom, o E72 já vem com alguns aplicativos muito úteis, como Quick Office completo e gratuito, Adobe Reader, programa de e-mail Nokia Messaging e outros mais básicos. Isso é importante, porque navegar e baixar aplicativos na OVI Store é outra via crucis, além de ter um visual fraco e poucas opções pada downloads, mas isso é assunto para outro review.

Mas por outro lado, não vem com nenhum aplicativo preparado para acessar as redes sociais, e a gente sabe o quanto é difícil achar opções para Symbian, além do Gravity.

Câmera

Apesar dos 5 megapixels, a câmera continua não apresentando uma boa qualidade no resultado, pois as lentes continuam as mesmas. Porém, sem dúvida, a qualidade das imagens estão melhores que o seu antecessor. De bom, está o auto foco, que funciona sem precisar apertar a tecla “T” como no E71, basta aproximar do objeto ou distanciar, para ele focar e acionar o flash se for necessário.

Tela

A tela usa um padrão e formato diferente da maioria dos celulares, o que dificulta a navegação em aplicativos de mensagem instantânea, Twitter e principalmente sites, visto que eles são construídos com uma orientação vertical, ao contrário da tela do Nokia E72.

Bateria

A bateria aguenta firme durante muito tempo, com uso constante. É possível ouvir rádio no caminho para o trabalho ao mesmo tempo que você acompanha o seu Twitter no Gravity e ainda lê e responde e-mail. Volta para casa com a mesma rotina, e durante o dia você ainda liga para algumas pessoas e envia SMS. No final do dia, a bateria do seu celular não terá acabado, diferente de muitos celulares como iPhone e diversos com iOS.

É claro, se você passar o dia todo ouvindo música com ele, navegando na internet e deixar o seu Bluetooth ativo, a bateria não vai durar muito tempo.

Ficha técnica

Tela 2,36"
Resolução de tela 320 x 240 pixels (QVGA)
Rede GSM, EDGE, 3G
Armazenamento 250MB de memória interna, cartão de 4GB, expansível até 16GB
Câmera 5 megapixels (2592 x 1944 pixels) com foco automático
Flash sim
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth, USB
Sincroniza com PC sim
Dimensões 114 x 58 x 10 mm
Peso 128g
Autonomia de bateria Stand-by, 480 h (2G) / 576 h (3G); Conversação 12 h 30 min (2G) / 6 h (3G)
Itens inclusos Bateria, Ccarregador de Bateria, Cabo de dados MicroUSB Nokia CA-101, Cartão de memória Micro SD 4GB Nokia MU-41, Fone de ouvido Estéreo Nokia WH-205.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Teclado QWERTY confortável.
  • * Bateria com boa duração.
  • * Novas funcionalidades.

Contras

  • * Symbian ultrapassado.
  • * Tela pequena.
  • * Baixa resolução de tela.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Haroldo Neto
    2011-10-12T21:16:15

    Caro Pedro Cardoso. Posso estar errado, mas que eu saiba, a linha E7 da Nokia saiu de linha, pois a Nokia começou a produzir o E5, que é muito parecido com o E72. :)