O Lumia 520 é um smartphone de entrada da Nokia, conhecido por ser o mais barato da linha Lumia, com preço médio de R$ 550. Com a intenção de popularizar o Windows Phone 8, a empresa finlandesa aposta em um dispositivo leve e elegante, com nome de top de linha e preço mais em conta. Neste review, testamos todas as funcionalidades do aparelho. Confira!

Design
A primeira impressão do Lumia 520 é de um smartphone bonito, leve (apenas 124 g) e com curvas precisamente calculadas para o encaixe confortável nas mãos. O design segue o padrão da linha Lumia, com linhas retas e sofisticadas na frente que juntam-se com a lateral do dispositivo.
Como a tampa traseira é totalmente removível, é possível trocar as capas e ter o Lumia 520 sempre personalizado e com uma cor diferente.

Minimalista e clean, o smartphone tem apenas três botões físicos: controle de áudio, atalho de câmera e ligar/desligar. O resto dos comandos fica por conta da tela touch. A parte de trás do dispositivo é marcada pela presença da câmera e da marca “Nokia”. Além disso, o smartphone tem apenas o conector para fones de ouvido na parte de cima, e entrada do cabo USB na parte inferior.

Tela
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o Lumia 520 é um smartphone com configurações básicas, portanto, a tela não terá o padrão de qualidade de um Lumia 920, por exemplo. Ainda assim, a boa resolução de 800 x 480 pixels não decepciona, ainda mais com uma tela de 4 polegadas, grande o suficiente para navegar com conforto na Internet e ainda conseguir utilizar o celular com apenas uma mão.

Com display IPS LCD, a tela é muito sensível, com ótima precisão de toque e resposta dos comandos. A Nokia garante que a sensibilidade é tanta que é possível utilizar o smartphone até com luvas.
Além do ótimo desempenho na resposta dos comandos, o Lumia 520 ainda garante muita fluidez na transição das telas e na hora de abrir aplicativos, garantindo uma ótima experiência para o usuário, que com certeza não irá se irritar com comandos imprecisos ou travamentos na hora de executar seus apps.

Desempenho e Hardware
O Lumia 520 tem memória interna de 8 GB, expansível para até 64 GB com um cartão SD. Apesar de só contar com 512 MB de RAM, o Windows Phone 8 roda com tranquilidade, já que o sistema da Microsoft é superleve. Ao fazer o uso de funcionalidades básicas, como câmera, músicas, ou aplicativos leves, como o próprio Office - que já vem instalado no aparelho -, o celular teve um ótimo desempenho.
Entretanto, programas que exigem mais do sistema podem demorar um pouco para abrir, mas nada que prejudique o bom funcionamento do dispositivo, já que a Microsoft só aceita em sua loja aplicativos que sigam à risca as recomendações mínimas do sistema. Além disso, o Lumia 520 ainda vem com Wi-Fi, Bluetooth e GPS.

Sistema Operacional
Por falar em sistema, é fácil dizer que o Windows Phone 8 é ideal para o Lumia 520, pois com as configurações do aparelho, outra plataforma poderia não rodar com tanta facilidade e fluidez. Além de ser bonito e intuitivo, o Windows Phone combina com o design do smartphone, formando uma parceria de sucesso.
Entretanto, a falta de aplicativos do sistema da Microsoft mais uma vez é um ponto negativo. Usuários do Android ou iOS poderão sentir uma diferença muito grande ao migrar para o Windows Phone, justamente pela quantidade limitada de apps que são oferecidos. Entretanto, ao escolher um primeiro smartphone, por exemplo, o Lumia 520 deve agradar.

Câmera
O Lumia 520 vem com câmera de 5 megapixels, sem flash ou PureView, mas com boa qualidade de imagens e efeitos. Uma funcionalidade interessante é o sistema de ajuste de fotografias, que faz o balanceamento de luzes e deixa a foto muito mais bonita, além de compensar a falta do flash.
Outro diferencial do aparelho é o recurso "Foto Inteligente", uma aplicação que realiza quatro disparos em um curto intervalo de tempo e permite escolher depois qual a melhor imagem e armazená-la no celular.

Multimídia
Em termos de multimídia, não há o que reclamar. A troca de arquivos entre o celular e o computador é feita de forma simples e rápida, através de um programa da Microsoft, disponível para download assim que o usuário conecta o smartphone no computador pela primeira vez.
Ao iniciar o software, é possível transferir toda a sua biblioteca musical de uma só vez ou ir selecionando quais os arquivos desejados para a transferência. Também é possível sincronizar com o iTunes e transferir suas músicas a partir do
software
da Apple.
A experiência de ouvir músicas no 520 é bastante agradável. O aparelho exibe a faixa que está sendo tocada no momento, com o nome do artista e a capa do álbum em uma interface muito limpa e intuitiva. É possível ainda criar playlists e favoritar suas canções preferidas.
Bateria
Outro ponto positivo do Lumia 520 é a sua bateria, que dura um dia inteiro de uso comum: chamadas, câmera, aplicativos, jogos e documentos. Como é normal, ao reproduzir vídeos e músicas a durabilidade tende a ser reduzida.
Ainda assim, dá para chegar em casa com tranquilidade e colocar o celular para carregar. Em momento algum durante o teste o smartphone nos deixou na mão.
Custo-benefício
No geral, o Nokia Lumia 520 é um dispositivo muito bom, com configurações modestas mas ótimo desempenho. O smartphone é ideal para usuários que procuram funcionalidades de celulares mais conceituados, mas não estão dispostos a desembolsar valores astronômicos para ter um top de linha.
