Celular

NOTA tt
8.8

Review Nokia Lumia 925

O Lumia 925 é uma boa opção para quem deseja um celular leve, com uma câmera de alto nível e uma tela com brilho quase inédito no mercado. A oferta restrita de apps do Windows Phone e a memória de 16 GB, no entanto, são seus pontos negativos.

Luciana Maline
por
em

O Lumia 925 é um smartphone recém chegado em terras brasileiras, mas já tem roubado a atenção dos que vão à loja da Nokia conferir se o top de linha, o Lumia 1020, é tudo isso que dizem por aí. Não à toa. O sucessor do Lumia 920 é super prático para se carregar no dia a dia: leve, fino, ótima tela, bateria com duração de um dia inteiro e uma câmera que não deixa nada a desejar, pelo contrário. Só algumas restrições que não estão agradando muito, como a pouca oferta de apps do Windows Phone e memória de 16 GB, sem espaço para cartão de memória. Quer saber mais? É só conferir o review abaixo.

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 925 tem a tela clara sua bateria dura bastante (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Design

A Nokia trouxe uma grande vantagem para o Lumia 925 em relação a seu antecessor, o 920; o revestimento de alumínio, que chega a alcançar as suaves medidas de 139 g para seu peso e 8,5 mm para a espessura. Na prática, o novo aparelho é mais leve e mais fino, o que garante o bom uso cotidiano.

Somado ao conjunto de altura 129 mm e largura 70,6 mm, ele pode ser transportado no bolso da calça, sem apresentar volumes incômodos, em uma bolsa média ou até naquelas “doleiras”. Outra vantagem é o fato de o aparelho poder ser manuseado com uma mão só, sem problemas, mas, naturalmente, com as duas, a experiência fica mais confortável. 

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Lumia 925 é fino e leve (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Até porque, se por um lado as medidas trazem benefícios de transporte e usabilidade, por outro, ele também escorrega pela mão com muita facilidade, fator que pode reduzir muito a sua vida útil por conta das frequentes quedas. Um fato, no entanto, que auxilia essa questão é o seu formato retangular com bordas retas, que podem se “encaixar” na parte da mão logo abaixo do polegar e dá mais estabilidade na “pegada”. Principalmente quando se precisa acessar os botões das laterais.

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O telefone cabe no bolso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O material da traseira também é muito sensível à absorção da gordura dos dedos, o que faz com que o telefone fique com o aspecto de sujo, principalmente, quando exposto à luz do dia. As marcas de digital ficam super visíveis e são removidas com certa dificuldade. O clássico recurso de limpar com a borda da camisa até resolve, mas requer algumas “esfregadas”. Ainda na parte de trás do telefone, a câmera não está bem protegida do acúmulo de poeira. Em seu redor, ela acaba concentrando pó e é super difícil de limpar.  

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A traseira absorve gordura dos dedos com facilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Botões

Ele tem três botões na lateral esquerda e outros três na frente. Na parte superior da borda, há o de volume, logo abaixo, o de Liga/Desliga e, na parte inferior, o disparador da câmera. O Liga/Desliga também é responsável por bloquear e desbloquear a tela. Os da frente são, da direita para a esquerda, o de retorno, o de acesso à interface principal do Windows Phone e, por fim, o de pesquisa. Todos são muito sensíveis ao toque e, os da frente, tema iluminação bem adaptada a ambientes noturnos e diurnos.     

Tela 

A tela do 925 inegavelmente é um de seus destaques. Primeiro, por ter um display AMOLED PureMotion HD+ com o razoável tamanho de 4,5 polegadas e resolução de 768 x 1280 pixels. Resultado: ótima experiência visual pelo brilho e, consequentemente, pela agradável saturação de cores. Isso não só garante a qualidade das imagens e vídeos vistos, como na captação e edição das fotografias tiradas pela câmera do aparelho.

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Sua tela é clara e a experiência visual gerada ao usuário é incrível (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Aliás, no menu de Configurações, o usuário também tem a possibilidade de modificar a temperatura e a saturação das cores de tela. Há, também, um recurso disponível no display para auxiliar a leitura em ambientes ensolarados, ponto que os brasileiros devem levar bem em conta, já que o sol é um constante aliado do clima por aqui. 

O touch hiper sensível é o outro ponto que chama a atenção para o aparelho. Basta um toque sutil para que o telefone já efetue e comando desejado. O problema maior desse recurso, porém, não está no celular, mas nos usuários desajeitados, que acabam "curtindo" fotos em rede social sem querer, pelo simples ato de esbarrar. 

Se por um lado, o smartphone vai fácil ao chão, como já dito, seu display parece bem resistente a quedas e colisões, além de não arranhar com facilidade.  

Desempenho 

No geral, o Lumia 925 apresentou um bom desempenho em suas funções. Ele responde rápido aos comandos na maior parte do tempo e roda o Windows Phone 8 de forma normal. Apesar do conjunto de processador dual-core 1,5 GHz e 1 GB de RAM não ser nada demais perto de tops do mercado, aqui, ele não deu dor de cabeça.

Para não dizer que não foi dito, no período de testes, que durou duas semanas, houve alguns bugs; um deles se deu no acesso à apps. Na ocasião, quando clicava em qualquer aplicativo baixado, ele não respondia. Foi necessário desligar e religar o aparelho para que voltasse a funcionar normalmente. O outro ocorreu, algumas vezes, durante o uso do WhatsApp, quando se estava no menu de conversas e o botão para voltar à interface anterior era acionado. Nesses casos, ele apresentava uma mensagem de erro na tela e pedia que o usuário desligasse e religasse o celular para que voltasse a funcionar normalmente.   

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O celular apresentou, no geral, um bom desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A bateria é de 2.000 mAh e não pode ser removida, mas aguenta, tranquilamente, um período de 15 horas com o uso frequente de apps como Facebook, WhatsApp e 6tag, além da utilização normal da câmera, incluindo disparos de flash. Para uma recarga completa, ela demora em torno de duas horas e meia.

No quesito sistema operacional, o smartphone roda bem o Windows Phone, mas, a plataforma pode ser um ponto que afaste alguns de seus potenciais consumidores. O motivo é pela oferta mais restrita de apps disponíveis. Além disso, sua interface também pode causar um certo estranhamento aos usuários que estavam acostumados com Android ou iOS.  Ainda no campo de restrições, o espaço de memória RAM também é um ponto a se reclamar. Ele tem, apenas, 16 GB e não há espaço para adição de micro SD. Em bom português: o usuário tem que se virar com o espaço que tem.  

Durante as ligações, ele se saiu muito bem. Mesmo em ambientes movimentados, era possível ouvir claramente a fala de quem estava no outro lado da linha, sem ruídos ou grande oscilação de volume de voz. Como um discreto “buraquinho” escondido na parte inferior da tela do aparelho, o microfone também faz bem sua função e, pelo que foi relatado do outro lado da linha, a qualidade da ligação é a mesma.

Aliás, o comando de voz também é ótimo. As palavras ditas são identificadas de forma precisa e a resposta é rápida e efetiva. Também não há necessidade de “colar” o celular na boca; basta posicioná-lo paralelo ao peito e ele já é capaz de compreender o que você quer. 

- Fone de Ouvido

O fone de ouvido que vem no kit é um acessório que merece um destaque especial. Ele é leve e inclinado de modo a encaixar no ouvido do usuário, o que faz com que não caia com facilidade. Além de não deixar "escapar" o conteúdo que está sendo reproduzido para os que estão ao redor, seja uma música ou uma conversa. Assim, o usuário garante a sua privacidade e não incomoda os demais em transportes públicos. 

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O fone de ouvido é leve, de qualidade e adaptável ao ouvido (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Como antena de rádio FM, ele possui um funcionamento normal, nada extraordinário. Já a reprodução de músicas já salvas no aparelho ganha pontos maiores em qualidade.

Para ligações, o fone também é muito bom. Mesmo em locais mais movimentados, como rua, shopping ou ônibus, é possível realizar uma ligação boa para quem liga e para quem recebe, sem precisar aproximar o microfone presente no fio.

Câmera 

Quem curte fotografia e não quer carregar uma câmera para todo o canto, nem pode desembolsar R$ 2.399 no top de linha da Lumia, o 1020, sem dúvidas, o Lumia 925 é uma ótima opção. Ele possui duas câmeras, uma localizada na traseira e outra na parte frontal do celular.   

- Câmera Traseira

A câmera traseira do 925 faz a função que se propõe e funciona super bem, tanto no modo manual quanto no automático. Aos que quiserem arriscar no modelo manual e montar suas próprias configurações de foto, ela oferece o controle de brilho, velocidade do obturador, o ISO, que pode variar de 200 a 3.200, o foco, balanço de branco e presença ou ausência de flash. Mas, para poder explorar todas essas possibilidades, é necessário baixar, antes, um aplicativo gratuito, chamado Nokia Camera.

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A câmera traseira do Lumia 925 é um dos seus grandes destaques (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


As seis lentes de Pure View Carl Zeiss (uma a mais do que o 920) somadas a um sensor de respeito, garantem fotos claras e de cores vivas, além dos planos bem definidos. Destaque a seu foco automático, que age rapidamente.

Dois pontos, no entanto, deixam a desejar. O resultado das fotos tiradas com zoom máximo não é muito satisfatório. Com, apenas, 8,7 megapixels, a imagem fica muito granulada e perde seus contornos.  

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Com, apenas, 8,7 megapixels, o zoom máximo da câmera danifica os contornos da foto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Além disso, as fotos tiradas à noite não mostram a mesma qualidade dos retratos diurnos; elas apresentam ruídos e a distância alcançada ainda em foco (profundidade de campo) é bem menor. Mas, não chega a ser uma fotografia ruim; a iluminação permanece boa, além do flash LED duplo conseguir compensar um pouco esse defeito. 

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Comparativo entre fotos tiradas de dia e de noite. (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Na produção de vídeos, a câmera permanece cumprindo bem o seu papel, assim como também carrega os mesmos prejuízos de captação de imagem noturna. Os destaques, neste caso, vão para seu formato Full HD, para o estabilizador de imagem e para a captação de áudio. Nos testes realizados, o tremor nas mãos de subir escadas e o movimento de rodopiar em volta do eixo não danificaram a qualidade do vídeo, pelo contrário. O resultado foi excelente.  

- Câmera Frontal

A câmera frontal, de 1,2 megapixels (1280 x 960 pixels), também é interessante perto do que se vê no mercado. Ela tira fotos diurnas excelentes, além de funcionar super bem em conversas por vídeo, via Skype, por exemplo, para os dois lados da linha. Seu estabilizador permanece em igual qualidade. 

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A câmera frontal faz bem o seu papel (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


- Aplicativos de câmera

Os aplicativos da câmera do 925, sem dúvidas, são uma perna às possibilidades de criação oferecidas pela câmera. 

Um deles, como já apareceu por aqui, é o Nokia Camera. Com a oferta de compor a foto manualmente, pode-se fazer várias “brincadeiras” com a imagem. As mudanças no balanço de branco podem funcionar como filtros, assim como o controle da velocidade do obturador pode gerar imagens em movimento ou exercer a prática do light-painting. 

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Foto tirada em alta exposição (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O outro é o Nokia Smart Cam, app que já vem instalado no aparelho. Ao ser ativado, ele tira uma sequência de várias fotos com apenas um disparo, e as seleciona nas categorias: “Melhor Foto”, “Melhor Sequência”, “Foco no movimento”, “Alterar Faces” e, por fim, “Remover objetos em movimento”. Os efeitos são ótimos e os comandos para atingir o seu objetivo são achados com facilidade. O usuário só deve ficar alerta de que não são todos os elementos em movimento que podem gerar os efeitos propostos pelo app. Objetos próximos, quando muito rápidos ou devagar demais, não devem ser escolhidos para esse tipo de fotografia.

Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Com Nokia Smart Cam, as fotos podem alcançar esse efeito (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Custo-benefício

Para quem vai às lojas atrás de um Lumia super colorido e memória interna capaz de guardar uma vida inteira, não vai se contentar com o 925. São, apenas, 16 GB, sem entrada para cartão de memória para armazenamento, e as cores disponíveis no Brasil, são, só, os clássicos preto e branco.

Mas, se você ama tirar fotos, fazer vídeos, quer sempre ter uma máquina de qualidade à mão e não se importa (ou até gosta) de ser um Windows Phone, não há dúvidas de que o 925 é uma ótima escolha. Uma boa experiência de áudio, bateria que não te deixa na mão com facilidade e uma tela super prazerosa de ser vista fazem valer o investimento de R$1.799.

Lumia 925 (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 925 (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
9
Desempenho
8
Tela
9
Câmera
10
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Câmeras excelentes
  • Touch super sensível
  • Ótimo brilho na tela
  • Respostas rápidas a comandos
  • Fino e Leve

Contras

  • Escorrega facilmente das mãos
  • Absorve gordura dos dedos com faclidade
  • Apenas 16 GB, sem extensão para cartão de memória
  • Sem muitas opções de cores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael
    2016-03-08T22:04:37

    uma bosta acabou a garantia deu problema na placa mae

  • Kleber Lima
    2014-07-21T15:45:00  

    Alguém sabe onde eu posso comprar o fone de ouvido do Lumia 925 separado ?

    recentes

    populares

    • Kleber Lima
      2014-07-21T15:45:00  

      Em qualquer loja oficial da Microsoft

  • Monyk Albuquerque
    2015-10-23T15:47:06

    O meu Windows fone 925 e perfeito tenho uma curiosidade por que ele toca uma musiquinha quando e colocado em cima de um cartão de ônibus ? E muito curioso oh gostaria muito de saber por que ?

  • Daniel Rezende
    2014-07-18T12:02:20  

    Acabei de comprar o segundo 925, o primeiro tinha apenas 8 dias de uso e ainda não tinha comprado capinha para ele, acabou caindo de frente e estraçalhou a tela, aproveitei para pesquisar e li diversos comentários sobre esse problema e o custo ainda é alto para arrumar, certo de R$ 680,00 na assistência oficial. Acabei comprando outro, principalmente pela câmera. Também sou um ex-android e estou me acostumando com o Windows, mas recomendo a mudança.

    recentes

    populares

    • Daniel Rezende
      2014-07-18T12:02:20  

      Daniel ou alguém, em pesquisa no buscapé achei este aparelho em uma variação de preços que vai desde 825,63 até 1.999,00. Existe alguma explicação plausível para isso? Diferenças de versão etc?

  • Hegel Mota
    2014-06-20T17:59:28

    Tenho um 925 sem essa de ficar travando, tem respostas rápidas. É compatível com 3 e 4G depende muito da região e da sua conexão. Resolução da tela em hd é perfeito. Não me arrependi vale o quanto custa. Se tiverem oportunidade podem comprar não vão se arrepender.

  • Marcio
    2014-06-09T10:58:42

    Eu usei Android por anos e hoje tenho um iPhone. O iOS é muito bom, principalmente quanto a estabilidade. Mas é monótono e meio burro em certas funções. Estou pensando em migrar para um WP. Esse 925 é um excelente aparelho. Concordo que 16GB é pouco, mas o meu iPhone tem 16GB e dá conta. É o único SO que apresenta um visual diferente, foge da mesmice dos demais.

  • Edson Rúdio
    2014-04-01T12:16:30

    Utilizei android por 5 anos. Sempre ouvia muito sobre iPhone, comprei um iPhone 5, me decepcionei. Tinha um aparelho que não era meu por completo, com muitas restrições de uso, sem falar é claro que o consumo de dados é muito alto. Então troquei, agora estou com um Lumia 925. Nunca mais volto para Android, talvez IOS porque gosto de mudanças de novidades claro se isso significar que vai valer a pena. Mas nokia com WP8 é sensacional.

  • Max William
    2014-03-28T14:00:36

    Na minha opinião, o que chega mais perto de ser o único contra desse aparelho, é a memória interna. Se tivesse versão com 32gb ou slot pra sd seria sensacional!

  • Paulo Barbosa
    2014-02-14T15:25:06

    Tenho um a quase 1 mês, sai do iPhone pois tava super enjoado da mesmice do iOS após 4 anos. Digo que me surpeendi com o windows phone 8 e me arrisco a dizer que não volto nem tão cedo pro iOS! Recomendadíssimo!!

  • Igor Brasil
    2013-12-21T14:28:23

    Merece mais que 8,5...

  • Elderson Cunha
    2013-12-16T12:12:52  

    é compatível com o 4G?

    recentes

    populares

    • Elderson Cunha
      2013-12-16T12:12:52  

      sim

  • Alexandre Tavares
    2013-12-18T11:47:24

    Tenho o lumia925 ha um mês e digo com todas as letras ele é surpreendente e os apps não falta nenhum, a bateria é dez, e uso um androide e continuo com o WP.

  • José Gonçalves
    2013-11-26T08:42:01

    Ótimo aparelho! ops.. Windows Phone? refazendo... Aparelho legalzinho! Brincadeiras a parte, parabéns ao Techtudo, belo review...

  • Eduardo Costa
    2013-11-26T00:27:30

    16 GB é um retrocesso em relação ao antecessor 920. Pela capacidade e câmera eu prefiriria um 1020 ou ainda esperaria o 1025.

  • Bruno Santana
    2013-11-25T18:07:19

    Acho louvável o techtudo ser um dos poucos sites de tecnologia a dar espaço ao WP8. Quanto a gigantesca diferença em opções de aplicativos não vejo isso como grande problema, visto que o básico de um usuário comum (whatsapp, facebook, twitter, instagram) o WP também tem, e tem vários outros que o IOS e Android tem, contando ainda com o diferencial do GPS.

  • Jefferson Cruz
    2013-11-25T17:51:47

    Gostaria de saber qual o problemas que vocês têm com o Windows Phone 8? Pois eu uso e não vejo problemas, prefiro do que o Android e olha que aqui em casa tem dois que usam!!!

  • Rui Moraes
    2013-11-25T17:34:58

    Acho que é o primeiro review para um aparelho não IOS e não Android mais sensato que vi nesse site. Pelo menos usou o aparelho, no dia a dia. Só faltou falar dos programas de localização do pacote Here. A redatora passou o ponto de vista como usuária. Essa do aparelho de escorregar achei interessante a observação, mas vem o fato do aparelho, diferente dos concorrentes, ser mais resistente. Quanto a lista de aplicativos ser restrista, acredito que a cada dia, pilares estao sendo derrubados, os maiores foram o Instagram e Waze.

  • Weslen Lopes
    2013-11-25T16:48:32

    É muito bonito a qualidade da maquina Nokia então! Ele não te engana não diz que vai te levar ao céu num foguete voador por exemplo mas vai fazer tudo o que se espera dele! imagem e desepenho fluido no dia a dia 16GB ta bom sim o resto vc salva no computador a maioria vem só com 4GB ai vc compra um cartão de 8GB e acha lindo! marca de dedo coloca uma capinha de silicone q resolve até amortece as quedas e pode ser de varias cores! Preço ta caro ainda, tem q ser um diferencial mais os mauricinhas q gostam de "ostentar" não vão querer néh! no geral é otimo sim sonho de consumo!

  • Mateus Oliveira
    2013-11-25T16:19:51

    Primeiro review bom que vi no techtudo, parabéns à redatora. Só senti a falta de uma foto com a câmera frontal.