Por Pedro Cardoso; Por TechTudo


O Nokia N810 é um gadget preparado pela Nokia com o objetivo de acessar a internet onde você encontrar uma rede Wi-Fi, para ficar por dentro das notícias e em contato com os seus amigos o tempo todo, sem ter a necessidade de assinar um plano de celular e carregar um notebook para tarefas simples.

Assistir vídeos e ouvir música são dois outros usos constantes que você fará com este tablet, mas a falta de recursos e aplicativos de terceiros fizeram este tablet não obter o sucesso que se esperava.

Design e tela

Ele tem um design robusto e sóbrio, todo em grafite, com detalhes prateados. Atrás dele, tem um teclado com um bom tamanho, que desliza para baixo. Devido ao seu tamanho, é bem confortável escrever textos até um pouco mais longos nele.

Nokia N810 Internet Tablet — Foto: TechTudo

O Nokia N810 tem uma tela com tamanho razoável, mas pequena se comparado com os tablets atuais. Ela é uma WVGA de 4.13 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels e até 65.000 cores.

Sistema operacional e aplicativos

O Nokia N810 usa o Maemo para controlar suas funções, um sistema operacional baseado em Linux, e com recursos bem limitados. Não ter uma loja própria de aplicativos é um problema menor, quando nem um acervo de aplicativos decentes tem para essa plataforma. Não existe nem mesmo um aplicativo para Twitter, cheio de recursos, como estamos acostumados em outros sistemas mobile.

Ele já vem com alguns aplicativos instalados de fábrica, principalmente para receber seus e-mails, toda a parte de multimídia, navegador web baseado em Mozilla e leitor RSS. Ele também vem com aplicativos básicos de escritório como leitor de PDF, gerenciador de arquivos, mas sentimos falta de um QuickOffice ou similar.

Bateria e outros recursos

A bateria acaba rapidamente se você tiver fazendo uso intenso da conexão com Wi-Fi, e dura menos tempo do que as 4 horas anunciadas pelo fabricante. Porém, se você usá-lo apenas como MP3 player, ou para assistir pequenos vídeos, a bateria vai durar muito mais tempo.

O Nokia N810 já vem com uma base móvel presa a seu corpo, que quando estendida, serve para apoiar o tablet na mesa e deixá-lo no seu ângulo de visão. Ainda falando de acessórios, ele vem com uma “canetinha” para você navegar mais facilmente pelos menus e na internet.

Ficha técnica

Tabela

Tela 4,13 polegadas
Resolução de tela 800x480
Sistema operacional Maemo
Processador TI OMAP 2420, 400Mhz
Memória RAM 128 MB
Armazenamento 2 GB (suporta cartões SD de até 8 GB)
Conectividade Wi-Fi, USB
Dimensões (L x A x P) 128 x 72 x 14 mm
Peso 226 g
Autonomia de bateria Até 4 horas em uso contínuo na rede wireless e 10 horas reproduzindo música
6

Design
7
Desempenho
6
Custo-benefício
6

Prós

  • * Browser baseado em Mozilla.
  • * Tela com boa resolução.
  • * Boa qualidade de áudio.
  • * Bom teclado QWERTY.

Contras

  • * Apenas 2GB de memória interna.
  • * Poucos aplicativos.
  • * Sistema lento.

Mais do TechTudo