Celular

NOTA tt
7.0

Review Nokia N97 mini

A tela do Nokia N97 mini possui resolução de 640 x 480, consegue gerar até 16,7 milhões de cores, em um tamanho de 3,2 polegadas. Este formato é mais estreito do que os reconhecidos smartphones com tela sensível ao toque do mercado, e pode incomodar um pouco quem precisar um pouco mais de espaço para visualizar seus documentos ou navegar na web.

Pedro Cardoso
por
em

A tela do Nokia N97 mini possui resolução de 640 x 480, consegue gerar até 16,7 milhões de cores, em um tamanho de 3,2 polegadas. Este formato é mais estreito do que os reconhecidos smartphones com tela sensível ao toque do mercado, e pode incomodar um pouco quem precisar um pouco mais de espaço para visualizar seus documentos ou navegar na web.

A tecnologia usada na tela desse celular é a ultrapassada resistiva, assim, é muito melhor você usar a unha para digitar selecionar as opções na tela, ou até mesmo uma “canetinha”, que não acompanha o aparelho. É irritante e frustrante ter que navegar pelo menu e pela web usando os dedos.

Nokia N97 miniNokia N97 mini (Foto: Pedro Cardoso/Techtudo)

Design

O Nokia N97 mini tem um corpo bem compacto e estreito, o que favorece qualquer bolso da calça ou bolsa feminina. o teclado QWERTY, é bem confortável até para mãos grandes, pois o seu tamanho se estende por toda área do aparelho e se esconde atrás da tela.

O que incomoda um pouco, é que este slide não funciona de maneira suave, e é preciso fazer um pouco de força para fazer o teclado aparecer. Sem contar que só há um modo de posicionar a mão para realizar este movimento.

Seguindo uma tendência da Nokia para os seus celulares mais caros, ele também apresenta um ótimo acabamento, que passa sobriedade e até um toque de sofisticação.

Câmera

O Nokia N97 mini possui duas câmeras, sendo uma delas frontal, para videoconferência. A câmera principal possui lentes Carl Zeiss, tem 5 megapixels (2584 x 1938 pixels) e até consegue registrar imagens com boa qualidade. O escuro é bem compensado com seu flash LED duplo. Para ativá-la, sem precisar navegar no menu, basta apertar o botão de disparo, que fica localizado na lateral direita do aparelho, até o fim.

A parte de fotografia possui vários ajustes automáticos, incluindo ISO, ajustes de cores, exposição, contraste e outros. Uma mão na roda é o bom foco automático presente, e para acioná-lo, é preciso apertar o botão de disparo até o primeiro estágio, sem ir até o fim.

Apesar de ter uma certa qualidade, não é o top do mercado da Nokia, nesse sentido, o N8 é imbatível, e deve ser a sua escolha se o foco é ter uma excelente câmera.

Outros recursos

A função de rádio FM funciona muito bem, pois o aplicativo encontra rapidamente as estações, troca muito rapidamente entre elas com apenas um toque, e apresenta uma boa qualidade de repepção.

Além do rádio, o smartphone apresenta recursos completos para ouvir suas músicas em MP3 e podcasts, porém, a qualidade do som poderia ser melhor. O som dos alto-falantes é abafado, e falta um pouco de definição.

A bateria tem uma boa autonomia. Em uso normal no Wi-Fi para atualizar as redes sociais, receber e responder e-mail, além de registrar várias fotos, a bateria aguentou mais do que 24 horas sem precisar recarregar. Segundo o fabricante, o Nokia N97 mini tem autonomia de 430 minutos de conversação, 32 horas para reprodução de música (totalmente offline) e 170 minutos em gravação de vídeo (VGA, 30 fps, máximo).

Ficha técnica

Tela 3,2 polegadas
Resolução de tela Symbian S60 3rd Edition Feature Pack 2
Rede GSM, EDGE, 3G
Armazenamento 8GB de memória interna, expansível até 16GB com cartão de memória microSD
Câmera 5 megapixels (2584 x 1938 pixels) com foco automático
Flash sim (LED)
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth, USB
Sincroniza com PC sim
Dimensões 113 x 52,5 x 14,2 mm
Peso 138g
Autonomia de bateria Stand-by, 480 h (2G) / 576 h (3G); Conversação 12 h 30 min (2G) / 6 h (3G)
Itens inclusos Bateria, carregador de bateria, cabo de dados Nokia (CA-101), fone ouvido Nokia (WH-701), carregador veicular e manual do usuário

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Teclado QWERTY confortável.
  • * Pequeno e portátil.
  • * Vários programas já instalados.
  • * Rádio FM funciona muito bem.

Contras

  • * Tela resistiva.
  • * Vem com Symbian.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogenes Cruz
    2012-02-17T15:30:36

    Tenho um n97-mini também. Estava dando erro de sistema ao excluir imagens. Não conseguia mais liberar o espaço utilizado. A única solução foi formatar o aparelho, como descrito em uma dica aqui no blog mesmo. Fiz backup de tudo e depois formatei. Após a formatação, tive que retirar a bateria e colocar de novo para que voltasse ao normal. Mas resolveu muitos probleminhas que eu tinha com ele. Agora está nota 10.

  • Gean Emerêncio
    2012-02-15T02:12:11

    Tenho Um N97 mini e quando vou ver as fotos aparece dizendo assim - memoria cheia feixe os aplicativos e tente novamente " e as vezes nao abre o facebook ! e nenhum aplicativo que usa conexão de dados ! oque devo fazer ?