Celular

NOTA tt
7.0

Review Nokia 808 PureView

O aparelho agradou pela qualidade nas imagens e pelos vídeos em FullHD (1080p), mas decepcionou no design e por trazer o sistema Symbian. Com a chegada do produto ao Brasil, fica a dúvida: vale a pena dar os R$ 1.999 sugeridos no produto? Confira.

Elson de Souza
por
em

No início do ano a Nokia surpreendeu os consumidores com o anúncio do 808 PureView, um smartphone com sensor de incríveis 41 megapixels. O aparelho agradou pela qualidade nas imagens e pelos vídeos em FullHD (1080p), mas decepcionou no design e por trazer o sistema Symbian. Com a chegada do produto ao Brasil, fica a dúvida: vale a pena dar os R$ 1.999 sugeridos no produto? Confira o teste do TechTudo:

Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Design

O 808 PureView está longe de ser um dos celulares mais bonitos do mercado. O espaço exigido pelo sensor de 41 megapixels criou uma espécie de “caroço” na parte superior do aparelho, onde a empresa alocou sua poderosa câmera. Além disso, o smartphone possui uma espessura de 13,9 milímetros, quase o dobro do iPhone 5, com apenas 7,6 mm.

O peso é outro detalhe que chama a atenção de quem pega o 808 Pureview pela primeira vez: ele tem 169 gramas, contra 133 g do Galaxy S3 e 112 g do iPhone 5. É verdade que as mãos se acostumam com o tempo, mas os primeiros dias de uso são bastante desconfortáveis, assim como segurar o aparelho por várias horas.

O Nokia 808 PureView é o smartphone com a câmera mais potente do mercado (Foto: TechTudo/Elson de Souza)O Nokia 808 PureView é o smartphone com a melhor câmera do mercado (Foto: TechTudo/Elson de Souza)

A Nokia também pecou em alguns botões físicos do smartphone. Para bloquear/desbloquear o 808 Pureview é preciso deslizar uma espécie de alavanca na lateral do aparelho. Além de parecer um pouco arcaico, o procedimento se torna cansativo e desconfortável com o tempo e nem sempre as respostas são satisfatórias.

Ainda que não agrade os usuários mais exigentes, o design do 808 PureView também merece alguns elogios. O primeiro é a tela de 4 polegadas, o mesmo tamanho usado no iPhone 5. Apesar de celulares com displays maiores estarem mais valorizados no mercado, a tela do 808 PureView garante que os dedos do usuário alcançarão as extremidades. O aparelho também utiliza a resistente Gorilla Glass, que evita riscos e arranhões.

Outro ponto positivo é o material usado no corpo do aparelho, que aparenta resistir bem às quedas. Além disso, as curvas presentes na extremidade do sensor da câmera facilitam o encaixe das mãos, já que a parte mais alta do aparelho se apoia confortavelmente no dedo indicador. Por fim, a entrada do fone de ouvido na parte de cima do celular também agrada, uma vez que torna mais fácil ouvir música com o aparelho dentro do bolso.

A espessura do smartphone da Nokia é muito maior do que a do Galaxy S3 (Foto: TechTudo/Elson de Souza)A espessura do smartphone da Nokia é muito maior do que a do Galaxy S3 (Foto: TechTudo/Elson de Souza)

Software

Não dá para negar: o Symbian é a maior frustração do camera phone da Nokia. O sistema foi abandonado pela maior parte dos desenvolvedores e a própria fabricante já anunciou que irá atualizá-lo apenas até 2016. Entretanto, é preciso refletir para que finalidade comprará o 808 PureView: se o seu objetivo é ter os aplicativos mais bombados do mercado, como Angry Birds Space e Instagram, o Symbian será uma péssima escolha. Mas se você quer um sistema para navegar na internet e tirar fotos, o modelo da Nokia será uma boa aquisição.

O 808 PureView vem com a versão Symbian Belle Feature Pack 1 pré-instalada de fábrica. Para quem está acostumado com a versão presente no Nokia N8, por exemplo, o 808 PureView oferece boas surpresas. O sistema é mais fluido, com transições de tela suaves e agradáveis. Além disso, a tela maior e com tecnologia ClearBlack certamente o ajudam a conquistar o consumidor.

Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Embora não ofereça nenhum risco ao Android e iOS, o Symbian também tem suas cartas na manga. Com os aplicativos nativos do sistema, o usuário pode escutar músicas em outros aparelhos via rádio, criar arquivos compactados (.zip), identificar músicas, compartilhar a conexão 3G via Wi-Fi e ler PDFs, além de criar e editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint.

Um detalhe que não pode ficar de fora quando se fala em aparelhos da Nokia é o aplicativo Mapas. O software é um dos melhores serviços de localização do mercado. Com ele, o usuário pode baixar os mapas e usá-los offline. Além disso, é possível usar navegação GPS com comandos de voz em português, fazer check-in em redes sociais, consultar locais próximos de interesse e também a previsão do tempo.

Câmera

Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A primeira interação do usuário com a câmera do 808 PureView já mostra o esforço da Nokia em produzir um campeão da fotografia. Além do botão dedicado à câmera, o aparelho conta com as famosas lentes Carl Zeiss, normalmente usadas em câmeras digitais dedicadas. Outro recurso importado das máquinas fotográficas é o flash xenon, que oferece mais luminosidade e fotos noturnas melhores.

O aplicativo da câmera do 808 (Foto: TechTudo/Elson de Souza)O aplicativo da câmera do 808
(Foto: TechTudo/Elson de Souza)

O software da câmera possui muito mais opções do que as encontradas em outros aparelhos. Ao tirar uma foto, o usuário pode optar entre três modos do aplicativo da câmera: Automático, Cenas e Criativo. O primeiro, como o nome já sugere, é o que oferece maior praticidade no momento da captura. Basta o usuário faça o enquadramento da foto que o sistema realiza os ajustes automáticos de exposição, equilíbrio de branco, entre outros.

No modo Cenas, o usuário escolhe entre nove configurações que melhor se adaptam ao ambiente e ao tipo da fotografia: Paisagem, Macro, Retrato, Esportes, Noturno, Retrato Noturno, Refletores, Neve e Automático. Se você vai fotografar seu artista preferido em um show, por exemplo, a melhor opção de cena seria “Refletores”, tendo em vista as condições do ambiente em que a foto será tirada.

Já o modo Criativo é perfeito para quem deseja ter total controle sobre as fotos. A primeira escolha é como o sensor que será usado: Resolução Máxima, que captura imagens com até 38 megapixels; e Pureview, que fotografa em até 8 MP, mas oferece melhor processamento de imagens. Outras opções nas configurações iniciais são: proporção da foto (16:9 ou 4:3), tons de cor, modo de captura, saturação, contraste e nitidez. Feito isso, você pode salvar até 3 perfis de configurações.

Além das opções iniciais, é possível escolher a compensação de exposição, equilíbrio de branco, ISO e velocidade do obturador. Ou seja, com o Nokia 808 PureView, o usuário poderá ter uma experiência bem próxima à encontrada nas câmeras profissionais. É possível fazer fotografias completamente diferentes de um mesmo objeto com um simples deslizar de dedos nas configurações da câmera.

Você acreditaria que a primeira imagem é um recorte da segunda? (Foto: TechTudo/Elson de Souza)Você acreditaria que a primeira imagem é um recorte da segunda? (Foto: TechTudo/Elson de Souza)

A captura de vídeo oferece personalizações muito semelhantes às de fotografia. Com o Nokia 808 PureView é possível fazer gravações em Full HD (1080p), com taxa de quadros de até 30 fps (frames por segundo). Outro detalhe importante é que o usuário pode dar foco em um local da imagem ou do vídeo que será capturado, apenas tocando na tela do aparelho.

Durante os testes, sentimos a falta de um sistema de estabilização de imagens semelhante ao do Lumia 920. Em fotografias noturnas sem flash e em gravações de vídeos, o camera phone da Nokia apresentou imagens tremidas em alguns casos. Outro ponto negativo é a falta do aplicativo Instagram. É decepcionante ter uma câmera tão poderosa e não poder compartilhar suas imagens no serviço. Porém, é possível encontrar alternativas, como o app Molome.

Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Hardware

Para dar conta de uma câmera com tamanha qualidade, o hardware também teve que ser reforçado. O Nokia 808 conta com processador ARM 11 de 1,3 GHz, que garante boa execução de tarefas, principalmente vídeos e jogos pesados. Os resultados alcançados pelo modelo são muito superiores do que os obtidos pelo “irmão mais velho” N8, que possui possui processamento de apenas 680 MHz.

Um ponto negativo encontrado no aparelho é a baixa resolução da tela. Não faz sentindo um celular que fotografe em até 38 megapixels e grave em Full HD tenha uma resolução de apenas 360 x 640 pixels. Ou seja, o usuário conseguirá capturar excelentes fotos e vídeos, mas nem de perto poderá aproveitar tamanha qualidade em seu dispositivo.

Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia PureView 808 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Já a bateria de 1400 mAh possui uma duração satisfatória. Com uso moderado da rede 3G, fotografias e reprodução de música, ela chega a durar um dia. No entanto, é bom andar com o carregador na mochila para os dias de uso mais intenso. Uma boa maneira de se garantir umas horas a mais é ativar o Modo de Economia de Energia do sistema, porém não será possível usar a conexão 3G do aparelho.

Por fim, o espaço para armazenamento de dados deixa um pouco a desejar. O 808 PureView conta com memória interna de apenas 16GB, pouco para quem gosta de andar com todas as fotos e músicas no smartphone. No entanto, esse espaço pode ser expandido até 32 GB com o uso de cartão de memória microUSB. Melhora, mas pode ainda não ser o suficiente para quem quiser carregar muitos vídeos em FullHD.

NFC

Ao contrário do iPhone 5, o Nokia 808 PureView possui a famosa conexão Near Field Communication (NFC). Com esse recurso, o usuário pode trocar arquivos com outro dispositivo apenas com a aproximação dos aparelhos, pagar contas, alterar configurações ou abrir aplicativos com tags. Em nossos testes, porém, não conseguimos compartilhar nenhuma foto ou vídeo entre o 808 PureView e o Sony Xperia S, Galaxy S3 ou Motorola RAZR i, todos com Android.

O Music Player do Symbian possui suporte a letras (Foto: TechTudo/Elson de Souza)O Music Player do Symbian possui suporte a
letras (Foto: TechTudo/Elson de Souza)

Multimídia

Para quem busca um bom aparelho para escutar músicas e assistir vídeos, o 808 PureView não vai decepcionar. O aparelho da Nokia possui um alto-falante na parte traseira do aparelho com boa qualidade e volume razoável. O mesmo pode-se dizer dos fones de ouvido que o acompanham. Entretanto, o acessório possui apenas o botão de atender chamadas, não sendo possível navegar entre as faixas nem aumentar/diminuir o volume.

O Music Player do Symbian, atualizado durante os nossos testes, conta com recursos bastante interessantes. Com o aplicativo, o usuário pode criar listas de reprodução, ver as letras das músicas, reproduzi-las via rádio e alterar as configurações de equalização. Além disso, é possível ter acesso à loja de músicas da Nokia, onde o usuário pode comprar CDs completos de seu artista preferido ou apenas o single desejado.
 

Ficha Técnica

Tela: 4 polegadas (360 x 640 pixels)
Sistema Operacional: Symbian Belle
Rede: Wi-Fi, 3G, Bluetooth, NFC
Câmera: 41 megapixels
Flash: Sim
Dimensões: 123.9 x 60.2 x 13.9 mm
Peso: 169 g
Bateria: Li-Ion 1400 mAh
Sincronia com o PC: Sim
Itens inclusos: Carregador, cabo de dados, fone de ouvido e pingente-pulseira

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Câmera;
  • * Bateria;
  • * Mapas.

Contras

  • * Symbian;
  • * Design;
  • * Preço.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Oliveira
    2013-01-24T01:26:12

    Me poupe viu, um aparelho com processamento tão bom e câmera que dispensa comentários com um sistema desse? Acabou com o celular.

  • Hamilton Bento
    2012-12-07T15:58:48

    symbian não é ruim, tive um n8 com ele, hoje to com android no s2 lite... mas lembro com carinho do meu symbian ainda, kkk

  • Diego
    2012-10-24T13:31:51

    muito doido.. queria um kkk mas o 1100 com lanterninha tem seu lugar kkkk

  • Wallef Santos
    2012-10-24T08:13:38

    To nem ai se é o symbian, não vejo a hora de compra-lo, pena que os estoques estão todos indisponíveis desse aparelho =/

  • Áquila Busman
    2012-10-19T10:11:02

    Celular feio, gordo, com um sistema morto, aliás, a Nokia já está morta mesmo, não quero nem de graça...

  • Peterson Lopes
    2012-10-18T15:24:03

    Bom memo é o meu Nokia 5125, tem ótima resistencia e a durção da bateria ser ótima também. KKKK

  • CLAUDEVIR ZANFOLIN
    2012-10-18T14:26:08

    Já vários testes que mostram que a câmera do Noka Lumia 920 (com o pureview tb) é melhor do que a do N808. E vem com o Windows Phone 8. Talvez por isso o resultado de fotos e vídeo seja melhor.

  • Fábio Souza
    2012-10-18T14:06:02

    Putz mano a nokia vai morre no Symbian,que suado,os cara só pensa na câmera não pensa uma coisa deferenti

  • Lucas Carnaúba
    2012-10-18T12:23:36

    Nossa! A nokia ta insistindo ainda no Symbian!! Lamentavel!

  • Bruno Nunes
    2012-10-18T09:30:56

    a camera é ótima, mas mesmo que o symbian seja um SO bom, acho que se não vier com Windows phone já não atrai muita gente. O Lumia 920 vai vir com uma camera animal, mas precisam lançar um Lumia com essa camera aí.

  • Cassius Oliveira
    2012-10-18T12:06:09  

    Se o Samsung S3 foi considerado o melhor do mundo, qualquer aparelho de boa qualidade que aparecer VAI SER RIVAL DO S3 e não do iPhone como diz a manchete desta matéria; mais uma matéria escrita por um frustrado applemaniaco.

    recentes

    populares

    • Cassius Oliveira
      2012-10-18T12:06:09  

      S3 melhor do mundo onde? Isso é gosto pessoal, eu particularmente axo o S3 um tijolo parece mais um tablet q um celular.. Tem quem goste, tem quem nao goste.. Agora concordo q n é rival do iphone, nao é do galaxy, eh mais um cel meia boca no mercado, só isso

    recentes

    populares

    • Cassius Oliveira
      2012-10-18T12:06:09  

      falou tudo Cassius