Notebook

NOTA tt
9.0

Review ASUS N53JQ

Pedro Cardoso
por
em

O notebook ASUS N53JQ é uma excelente ferramenta de trabalho para você que é profissional na área de criação de áudio e vídeo, com seu som poderoso e sua placa gráfica de respeito. Por consequência, ele se torna também uma ótima opção para assistir filmes e ouvir música, e pode rodar vários jogos, contanto que não estejam com suas configurações no máximo.

Notebook ASUS N53JQNotebook ASUS N53JQ (Foto: Divulgação)

Design

O ASUS N53JQ tem um excelente acabamento e um design muito bonito, que demonstra capricho na criação do equipamento. Porém, algumas coisas irritam, como a escolha de colocar o dissipador de calor do lado esquerdo, quando todos sabem que o melhor local é na parte traseira.

Deste modo, todo objeto colocado do lado, como um HD externo ou um pendrive, fica exageradamente quente, o que pode até diminuir o tempo de vida útil dos aparelhos com o uso constante.

Processador e memória

O processador desta máquina é um Intel Core i7, o mais atual do mercado. Mas a memória é pouca para um computador que pretende ser uma máquina robuista. Creio que 6 GB acompanharia melhor o poder de processamento e faria essa máquina voar.

De todo modo, é um equipamento mais do que suficiente para rodar com rapidez e qualidade vídeos em alta definição (1080p). Outro ponto a ser destacado, é que ele conseguiu a pontuação 5,9 no exigente índice de experiência do Windows 7 Home Premium, que já vem instalado nele.

Som

O som é espantoso, tanto na qualidade do áudio, quanto na altura que ele atinge sem distorcer ou cair a qualidade. Os alto-falantes ocupam toda a área atrás do teclado.

Disco rígido

Existem notebooks mais baratos no mercado com HD maior. Se você pretende colocar muitos jogos, vídeos e séries completas no seu computador, este tamanho pode ser pequeno. Mas não há nada que um HD externo não resolva.

Tela e placa gráfica

A tela do ASUS N53JQ é Full HD e apresenta uma ótima qualidade ao rodar vídeos em alta definição, mesmo em tela cheia. O ponto fraco dela é a sua superfície reflete como um verdadeiro espelho.

A placa gráfica Geforce GT425M (que tem suporte ao DirectX 11), em conjunto com o ótimo processador, conseguiu fazer o máximo de 62 frames por segundo no benchmark do jogo Mafia II, e ficou na média de 26 FPS. Com isso, ele ficou com a qualificação "D".

Durante o jogo, é possível rodá-lo de forma suave com as configurações default, mas caso queira habilitar antialiasing, ou recursos de sombra, o jogo ficará muito lento, assim como em nossos testes com o Mafia II.

Teclado e touchpad

Este é um dos poucos notebooks de 15 polegadas com teclado alfanumérico integrado, o que representa uma mão na roda para quem faz muitos cálculos, mas pode atrapalhar quem presente usá-lo para jogar. Para caber tudo, as setas diminuiram de tamanho e ficaram apertados entre os números e as teclas ctrl, shift e enter.

O touchpad tem um bom tamanho e textura, o que representa um bom conforto para usá-lo. Além disso, há botões multimídas independentes na parte de trás do teclado, perto da tela, para controle de volume, play e pausa.

Ficha técnica

Tela 15,6 Full HD
Resolução máxima 1366 x 768
Sistema operacional Windows 7 Home Premium
Processador Intel Core i7
Memória RAM 4 GB DDR3
Vídeo NVIDIA Geforce GT 425M
Mídia ótica BD-ROM (Blu-ray)
Armazenamento 500 GB
Webcam e microfone Sim
Conectividade Wi-Fi/USB
Dimensões (LxA) 39,1 x 26,6cm
Peso 3kg (com a bateria)
Autonomia de bateria até 6 horas (segundo o fabricante)
Itens inclusos Recarregador de bateria, manual, CD com drivers

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Processador poderoso.
  • * Áudio excelente.
  • * Boa placa de vídeo.
  • * Vem com Blu-ray player.
  • * Teclado macio.

Contras

  • * Dissipador de calor na lateral.
  • * Tela que reflete.
  • * Pesado.
  • * Esquenta rápido.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares