Acessórios

NOTA tt
9.0

Review Nyko Zoom

Desde os primórdios dos videogames, novos acessórios que complementam a experiência de jogo são lançados a cada mês. Alguns, como os clássicos controles com botão “Turbo”, permitiam que, de certa, forma, trapaceássemos nos games. Outros, como o Multitap Adapter do PS2, davam novos recursos para nossos consoles (a exemplo, deste último acessório, tínhamos a opção [...]

Ricardo Farah
por
em

Desde os primórdios dos videogames, novos acessórios que complementam a experiência de jogo são lançados a cada mês. Alguns, como os clássicos controles com botão “Turbo”, permitiam que, de certa, forma, trapaceássemos nos games. Outros, como o Multitap Adapter do PS2, davam novos recursos para nossos consoles (a exemplo, deste último acessório, tínhamos a opção de ligar até quatro controles simultâneos no aparelho).

Nyko Zoom (Foto: Divulgação)Nyko Zoom (Foto: Divulgação)

Produzido pela Nyko, o Zoom entra na lista dos acessórios que servem para melhorar a experiência de jogo. Porém, diferente de qualquer outro adaptador, estamos falando de um acessório para ser acoplado em outro acessório – no caso o Kinect do Xbox 360.

Em poucas palavras, com a adição deste adaptador, o sensor que reconhece os movimentos e gestos que realizamos na frente da TV ganha uma espécie de “lentes corretivas” que auxiliam para que a experiência em jogo possa ser curtida em um espaço muito menor do que o original. Será que funciona?

Nyko Zoom (Divulgação)Nyko Zoom (Divulgação)

Encaixar o Zoom no Kinect, na teoria (e como mostra em seu manual) é muito simples: basta posicioná-lo exatamente na direção em que as lentes se encaixem e prendê-lo na parte traseira do Kinect. Porém, em nosso teste não foi tão fácil – tivemos um tanto de desconforto na hora de encaixar o adaptador no Kinect muito pelo medo de riscar o sensor do Xbox 360. Ainda assim, a fixação da lente se tornou competente.

Basicamente com o Zoom acoplado, o Kinect reduz em 40% a distância mínima para reconhecer nossos movimentos nos games que usam o acessório. Isso em números concretos realmente impressiona – em média, os jogos que utilizam o Kinect, exigem uma distância mínima entre 1,8 metros e 3,0 metros. Em outras palavras, com o Zoom acoplado no Kinect, a distância mínima cai para uma média entre 90 cm e 1,7 metros. A grande vantagem disso tudo é que com o acessório você pode ficar muito mais próximo da sua televisão e, principalmente, não precisa jogar em um ambiente muito espaçoso.

Nossos testes
Os testes que realizamos com o Zoom envolveram três dos principais games que utilizam o Kinect. Em todos os casos uma constatação ficou clara: independente de estar ou não com o acessório acoplado, o Kinect continua com dificuldades para reconhecer movimentos em ambientes muito iluminados – fizemos um teste em um ambiente com janelas e o resultado não foi nada agradável (algo que o Kinect em si já sofre).

Nyko Zoom: Distância mínima (Divulgação)Nyko Zoom: Distância mínima (Divulgação)

Por outro lado, em ambientes mais escuros, o Zoom se mostrou um acessório indispensável, independente do seu ambiente de jogo e distância que prefere jogar. Confira um rápido resumo de como ele se comportou em cada jogo que testamos:

Kinect Adventures

Com os minigames de esporte que acompanham o Kinect a maior vantagem vista diz respeito ao uso do Kinect em modo multiplayer. Isso porque com mais gente jogando, obviamente que o espaço necessário para a diversão tende a ser maior. Ainda assim, em minigames como o River Rush (o de corrida aquática em botes salva-vidas) foi notória a diferença que o Zoom trouxe para a experiência.

O que antes seria necessário pouco mais de dois metros de distância da TV, com o acessório da Nyko conseguimos jogar com excelente desempenho a uma distância de apenas um metro aproximadamente.

Kinect Adventures (Foto: Divulgação)Kinect Adventures (Foto: Divulgação)

Just Dance 3

Jogos de dança exigem ambientes espaçosos. Just Dance 3 é um dos que mais se beneficia com o uso do Zoom. Isso porque com ele, facilmente você consegue colocar até quatro pessoas dançando simultaneamente na frente da TV em uma sala de tamanho convencional. Em nosso teste, conseguimos jogar com qualidade satisfatória a uma distância mínima de um metro de vinte centímetros (o que antes era necessário mais de dois metros e meio).

Just Dance 3 também tem uma vantagem em relação a outros games: o jogo exige principalmente que você realize os movimentos com perfeição de uma das mãos ao invés de todo o corpo. Isso porque o game foi desenvolvido para ser jogado também nos outros consoles que usam sensores de movimento, mas fazem isso com acessórios (como o Wii e seu Wii Remote e o PS3 com seu PS Move). Este tipo de recurso deixa experiência do game no Kinect ainda mais fácil, e o Zoom só complementa tudo isso.

Just Dance 3 (Foto: Divulgação)Just Dance 3 (Foto: Divulgação)

Forza Motorsports 4
O game de corrida mais famoso do Xbox 360 quase não fez fama com o Kinect. O modo de jogo que utiliza o acessório não faz parte da campanha original e diverte só os mais interessados em curtir uma experiência diferente no gênero. Mesmo assim, o Kinect em Forza 4 é perfeito para duas opções.

A primeira delas, cujo eu considero a mais importante, é a de usar o Kinect para reconhecer a movimentação da sua cabeça durante as corridas, de forma que conforme você se movimenta, ajuda na dinâmica das curvas e, principalmente aumenta o realismo no game. Neste modo o Zoom da Nyko quase não surte efeito, pois a distância necessária inicial já não é das mais absurdas. Ainda assim ficou muito mais fácil curtir o game sentado no sofá bem próximo da TV movimentando a cabeça sempre que necessário.

A segunda opção que utiliza o Kinect em Forza 4 é no modo Autovista, no qual podemos literalmente passear em volta dos carangos, abrindo portas, conferindo motores e visualizando os painéis. Isso tudo feito sem o Zoom exige uma distância mínima de quase dois metros. Com o acessório, obviamente que a experiência ficou muito mais fácil e divertida – facilitando muito o caminhar na frente da TV para movimentar o ângulo de visão do carro.

Forza 4  (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Em nota divulgada para o site americano CVG.com no ano passado, a Microsoft informou que qualquer acessório acoplado no Kinect poderia prejudicar no reconhecimento do sensor de movimento. Porém, ao menos durante nossos testes, este não foi o caso do Zoom da Nyko.

O Zoom ainda não está disponível para venda no Brasil, mas pode ser encontrado em muitos importadores do mercado.

Conclusão

O Zoom da Nyko é um acessório indispensável para quem só pode jogar em um ambiente pouco espaçoso. Ele continua exigindo um ambiente com pouca iluminação, mas ao menos reduz a distância mínima em até 40%.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • - Baixo custo (apenas U$ 20)
  • - Não danifica o Kinect original
  • - Reduz em até 40% a distância necessária

Contras

  • Ainda não está disponível no Brasil
  • A instalação, apesar de simples, exige cautela
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Andre
    2012-12-29T14:20:45

    materia paga!

  • Alisson Weber
    2012-10-22T10:27:28

    Não vale a pena, em alguns jogos não funciona perfeitamente......dinheiro jogado fora!!!