Filmadoras

NOTA tt
8.0

Review Panasonic HDC-TM900

Com uma qualidade de imagens que impressiona, especialmente pela fidelidade das cores à realidade, a HDC-TM900, da Panasonic, que também grava em 3D, manda bem como uma filmadora ideal para se ter ao lado na hora de registrar os momentos felizes da vida. Os filmes em 2D são gravados em resolução full HD (1080p).

Verônica Vasque
por
em

Com uma qualidade de imagens que impressiona, especialmente pela fidelidade das cores à realidade, a HDC-TM900, da Panasonic, que também grava em 3D, manda bem como uma filmadora ideal para se ter ao lado na hora de registrar os momentos felizes da vida. Os filmes em 2D são gravados em resolução full HD (1080p).

Panasonic HDC-TM900 (Foto: Divulgação)Panasonic HDC-TM900 (Foto: Divulgação)

Visual e interface

Compacta, tem uma ergometria boa e se encaixa perfeitamente às mãos. Leve, pesa 460 gramas, e dispõe das dimensões de 6,6 cm por 7,2 cm por 14,6 cm. Por conta do peso, gravar filmes longos é uma experiência confortável. O visual sofisticado é desenvolvido em um plástico preto brilhoso, com pequenos detalhes em prata.

O display LCD, touchscreen, de 3,5 polegadas, tem uma sensibilidade boa e responde bem aos comandos. O tamanho do visor, por sua vez, garante uma visualização otimizada das imagens, tanto em 2D quanto em 3D. Além disso, ainda há a opção de filmar pelo visor ocular retrátil.

Quanto à usabilidade, o equipamento deixou um pouco a desejar. Por exemplo, ajustar o foco, a velocidade do obturador ou o balanço de branco no anel frontal é uma tarefa tranquila e ágil, no entanto, encaixar o equipamento - kit 3D VW-CLT1 – para fazer imagens em terceira dimensão, de tão complicado, chega a ser chato. Vale ressaltar que, com esse kit integrado, a HDC-TM900 passa a pesar 655 gramas.

A interface no menu também é um ponto positivo. O usuário pode configurar o estabilizador OIS, o tipo de zoom, bem como editar o reconhecimento facial com facilidade.

Recursos e qualidade das imagens

A HDC-TM900 impressiona com a qualidade dos vídeos em 2D gravados em full HD (1080p), cujas imagens são captadas pelo trio de sensores MOS de um quarto de polegada (com 3,05 MP de resolução cada). Para fazer imagens em 3D, no entanto, é preciso usar um acessório próprio, que é vendido separadamente.

Os arquivos são armazenado em formato AVCHD, com extensão M2TS. O zoom óptico é de 12x, enquanto o digital, de 700 x. A filmadora tem memória interna de 32 GB, expansível para cartões SD, SDHC, SDXC, MS e MSPRO. Ainda conta com saídas miniHDMI, AV e P2, para fone de ouvido e microfone, e uma entrada USB.

Em nossos testes, os vídeos gravados em 2D apresentaram uma qualidade impressionante, sem granulação e com cores bem fiéis à realidade. O contraste e definição também ficaram na medida. As nossas configurações no zoom foram satisfatórias e não acarretaram em imagens tremidas.

Quanto às imagens em terceira dimensão, que apresentaram qualidade inferior, àquelas gravadas em primeiro plano tiveram uma nitidez melhor. Nesse tipo de registro, não é possível acionar recursos como zoom, estabilizador e ajustes manuais.

Bateria

A autonomia de bateria é um ponto negativo. Em nossos testes, a Panasonic HDC-TM900 não se saiu bem e só resistiu por aproximadamente duas hora, tempo insuficiente para fazer gravações longas.
 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Filma em 3D.
  • * Boa qualidade das imagens em 2D.
  • * Compacta.

Contras

  • * Encaixar o equipamento 3D é trabalhoso.
  • * Autonomia de bateria poderia ser maior.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciana Rodrigues
    2011-12-27T14:32:06

    Olá... vc consegue passar informações a respeito da gravação em 3D? é possivel editar?