Câmera

NOTA tt
7.0

Review Panasonic Lumix DMC-ZS7

A Panasonic já provou anteriormente que sabe fazer uma câmera com um zoom razoavelmente grande, porém compacta em formato. A Panasonic Lumix DMC-ZS7, com zoom óptico 12x, equivalente a 25mm, é mais uma prova dessa capacidade da desenvolvedora. A máquina conta com 12,1 megapixels de resolução, oferece uma grande flexibilidade de disparo e um GPS embutido que situa o usuário ao local de onde as fotos foram tiradas. Além de contar com boa resolução de vídeo HD e controles manuais.

Verônica Vasque
por
em

A Panasonic já provou anteriormente que sabe fazer uma câmera com um zoom razoavelmente grande, porém compacta em formato. A Panasonic Lumix DMC-ZS7, com zoom óptico 12x, equivalente a 25- 300 mm, é mais uma prova dessa capacidade da desenvolvedora.

A máquina conta com 12,1 megapixels de resolução, oferece uma grande flexibilidade de disparo e um GPS embutido que situa o usuário ao local de onde as fotos foram tiradas. Além de contar com boa resolução de vídeo HD e controles manuais.

Design

O design da ZS7 não é muito diferente de sua antecessora, a ZS3. O peso e o tamanho das duas são praticamente os mesmos, o que é notável, considerando seus recursos e lente grande angular com zoom de 12x. Compacta, a câmera cabe facilmente no bolso do casaco ou numa média ou pequena mala de mão.

Panasonic Lumix DMC-ZS7  (Foto: Divulgação)Com um zoom de 12x, a Panasonic Lumix DMC-ZS7 consegue ser compacta (Foto: Divulgação)

A máquina está disponível nas cores prata, azul, preto e vermelho. O LCD de 3 polegadas tem um tamanho razoável, no entanto, em contato com a luz do Sol, fica com reflexos, o que atrapalha um pouco a visualização.

12,1 megapixelsde resolução

Embora o sensor seja de 14 megapixels, a câmera utiliza apenas 12,1 megapixels, o que torna possível ter três formatos - 16: 9, 3:02 e 4:3 - com o mesmo ângulo de visão em todo o alcance de zoom da lente.

Qualidade da imagem

A lente grande angular, uma Leica, possibilita fotos com ótimas qualidades. Em nossos cliques, no modo automático, os tons ficaram equilibrados e houve pouca granulação das imagens. Também obtemos boa nitidez nos detalhes, em fotos tiradas com luz artificial e ISO baixo. Contudo, as cores não ficaram vivas.

Com iluminação natural, a DMC-ZS7 também se saiu bem. No ISO 200, a performance foi ótima. Já em ISO 800 encontrou degradação forte.

Quanto às configurações de modos, no modo manual, o usuário pode regular a exposição e a velocidade do obturador, bem como fazer o balanceamento de branco. Há, também, as cenas pré-programadas.

Vídeos

A Panasonic Lumix DMC-ZS7 faz videos, em resolução de vídeo HD, em até 1.280 por 720 pixels, nos formatos AVCHD Lite ou Motion JPEG.

A qualidade dos vídeos não é das melhores, no entanto é boa. E o usuário ainda pode usar o recurso do zoom na hora da filmagem.

Com a capacidade de armazenamento garantida pelo cartão de 2 GB de memória, que acompanha o equipamento, o usuário pode gravar cerca de oito minutos de video na opção de qualidade máxima.

A DMC-ZS7 também conta, como a maioria de sua categoria, com a função de reconhecimento de face. Esse recurso adiciona nomes às pessoas fotografadas.

GPS

Um dos principais atrativos para o ZS7 é o GPS embutido. É bastante simples usá-lo. O sistema de menu principal tem uma aba “Modo de Viagem” com acesso a todas as funcionalidades do recurso.

Uma vez ligado o receptor, é possível ter suas informações de localização atual disponibilizadas pela câmera. Em nossos testes, a ZS7 localizou o lugar rapidamente, em menos de um minuto. As informações das áreas abrangem 173 países e regiões de todo o mundo e mais de meio milhão de cidades em 73 países.

O recurso é bastante interessante para ser usados em viagens, caminhadas ou mesmo em passeios por lugares diferentes, tendo em vista que memoriza a localização para o usuário. O GPS também atualiza automaticamente o tempo entre os diferentes fusos horários.

Vale ressaltar que o receptor fica ligado até ser desligado pelo usuário. É importante ter atenção a essa questão para não descarregar a bateria facilmente.

Conclusão

A Panasonic faz excelentes câmeras compactas com superzoons e a Lumix DMC-ZS7 é certamente uma delas. Seus controles manuais, os conjuntos de recursos, o zoom 12x e a lente grande angular a tornam uma máquina boa e flexível. O GPS é uma boa adição, também, especialmente para viajantes frequentes. O maior problema é a qualidade das fotos de ISO elevado, que não é boa.
 

Tela LCD de 3 polegadas TFT
Resolução 12,1 megapixels
Zoom óptico 12x
Lente Leica DC
Proporção de imagens 16: 9, 3:02 e 4:3
Formato de arquivo JPEG, AVCHD Lite, QuickTime (Motion JPEG
Armazenamento Cartões de memória SD/SDHC/SDXC
2 GB de memória interna
Peso 196 g (sem bateria
Dimensões 10,2 x 6,2 x 3,2 cm
GPS Sim

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
7
Custo-benefício
7

Prós

  • * Zoom 12x.
  • * GPS embutido.
  • * Controles manuais satisfatórios.
  • * Lente grande.

Contras

  • * Qualidade ruim das fotos de ISO elevado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares